Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: eu

De facto, os sistemas PV têm um ROI bastante apetecível relativamente à duração dos painéis.

É um daqueles investimentos praticamente garantidos; melhor que ter o dinheiro no banco a render 2%.

Sem dúvida. Estamos a falar de um rendimento bem superior a esse.
  2.  # 2

Bem superior mesmo, pelas minhas contas chega a superar o SP500, tenho uma rentabilidade de mais de 30% sem apoio do fundo.
    •  
      omega
    • 5 dezembro 2024 editado

# 3

tenho 8 painéis de 550w, 4.4kw e uma pylontech US5000.
    Inverno é mesmo muito fraca a produção, a bateria raramente passa dos 10%.
    hoje gerei 4,6kwh, no verão ando nos 20Kwh.
    o pico de produção foi 1,27kW as 13:00

se de verão me dá vontade de comprar outra bateria, pois uma, esgoto-a bem e o ideal era ter duas, de inverno é completamente desnecessária, simplesmente, praticamente não carrega.
    infelizmente os painéis não estão na solução ideal, tenho cobertura plana e eles apanham ainda alguma sombra.
    quando chegar ao verão, volta a paranoia de comprar outra bateria e colocar mais painéis :(
  3.  # 4

Colocado por: omegao pico de produção foi 1,27kW as 13:00

Tenho uma configuração semelhante. 580W*8 / 4kW. Hoje produzi ~5kWh com pico de ~2kW
    E é como diz, de verão da vontade de comprar uma bateria, mas feitas as contas só a aproveitava 6-7 meses por ano.

O meu plano passa por meter mais um conjunto igual ai uns 6000Wp com outro inversor de 4kW em cascata, e limitar a exportação do conjunto a 4kW.

Teoricamente isto é possível de se fazer sem precisar de um contador adicional, mas como já se falou ali para cima, isso não está escrito dessa forma em lado nenhum.
    • eu
    • 5 dezembro 2024

# 5

Colocado por: hangasO meu plano passa por meter mais um conjunto igual ai uns 6000Wp com outro inversor de 4kW em cascata, e limitar a exportação do conjunto a 4kW.

Teoricamente isto é possível de se fazer sem precisar de um contador adicional, mas como já se falou ali para cima, isso não está escrito dessa forma em lado nenhum.

Porque não quer colocar contador? Pelo custo?
    • box
    • 5 dezembro 2024

# 6

qual é o custo mensal associado ao contador?
    • hangas

# 7

Pelo custo (quer do contador, quer de o manter)

Pela complexidade técnica; os dois inversores iria ficar muito afastados e a injectar em quadros parciais diferentes.

E porque sou contra o princípio de ter esse contador apenas para fins estatísticos, quando para gestão da rede a contagem bi-direcional do contador principal chegava.

E depois tenho 4.60 contratados, não tenho interesse em injectar mais que os 4kw, se chegarem a ir todos para a rede.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, box
    • eu
    • 5 dezembro 2024

# 8

Colocado por: hangasE porque sou contra o princípio de ter esse contador apenas para fins estatísticos, quando para gestão da rede a contagem bi-direcional do contador principal chegava.

De facto, a única vantagem desse contador extra é a EREDES ficar a saber quanto é que nós auto-consumimos.

Faz pouco sentido.
    • pfov

# 9

Colocado por: omegatenho 8 painéis de 550w, 4.4kw e uma pylontech US5000.
    Inverno é mesmo muito fraca a produção, a bateria raramente passa dos 10%.
    hoje gerei 4,6kwh, no verão ando nos 20Kwh.
    o pico de produção foi 1,27kW as 13:00

se de verão me dá vontade de comprar outra bateria, pois uma, esgoto-a bem e o ideal era ter duas, de inverno é completamente desnecessária, simplesmente, praticamente não carrega.
    infelizmente os painéis não estão na solução ideal, tenho cobertura plana e eles apanham ainda alguma sombra.
    quando chegar ao verão, volta a paranoia de comprar outra bateria e colocar mais painéis :(

O tempo tem estado mau. Muitas nuvens. Eu tenho 12 painéis (5,5 total) inversor de 3.7kw e baterias 5,6. Hoje consegui carregar até 91% e produzi 10kw. Já ontem consegui 17kw. Antes de ontem 8kw. Está fraco
    • HFSF
    • 6 dezembro 2024

# 10

Isso é mau?
    Eu com 9680 wp ontem produzi 6Kwh.
  4.  # 11

17,5kw de 1 a 5 de dezembro. Tenho 2,03kw instalados com inversor de 2kw.
    Concordam com este comentário: CMCardoso
  5.  # 12

Quem vende o excedente à MEO e receberam ou vão receber auto fatura este mês, validem se a quantidade de kWh faturada está correta.
    Ao que parece existe um erro na faturação... Injetei perto de 500 kWh em 3 meses e só faturaram 124.
  6.  # 13

Colocado por: fpacardosoInjetei perto de 500 kWh em 3 meses e só faturaram 124.

Esses 500 é já deduzindo o netmetering? Ou são valores brutos?
    • SACS
    • 6 dezembro 2024 editado

# 14

Colocado por: fpacardosoQuem vende o excedente à MEO e receberam ou vão receber auto fatura este mês, validem se a quantidade de kWh faturada está correta.
    Ao que parece existe um erro na faturação... Injetei perto de 500 kWh em 3 meses e só faturaram 124.

Calma lá que afinal não fui o único.
    Pelo gráfico reparei que só estariam a pagar mês de outubro e novembro (dados comprovados pelo shelly e eredes) tendo ficando de fora o mês de setembro.
    Liguei para lá hoje pela manhã e confirmaram que havia um erro e seria corrigido, mas sem data para tal.
    Resta aguardar pacientemente...
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  7.  # 15

Colocado por: SACS

Calma lá que afinal não fui o único.
    Pelo gráfico reparei que só estariam a pagar mês de outubro e novembro (dados comprovados pelo shelly e eredes) tendo ficando de fora o mês de setembro.
    Liguei para lá hoje pela manhã e confirmaram que havia um erro e seria corrigido, mas sem data para tal.
    Resta aguardar pacientemente...
    Concordam com este comentário:fpacardoso

Não fomos casos únicos não.
    O gráfico está correto, a faturação é que não.
    Disseram-me que estão a resolver e vou receber nova fatura.
  8.  # 16

Colocado por: nhenriquesBoa noite

Estou a ponderar colocar mais painéis e vem novamente a questão das baterias. Estou a falar com a solarimpact para a zona de torres Vedras. Ao colocar 4kw é natural ter excedente mas será que compensa gastar 2k numa bateria de 5.8Kw? Pelas minhas contas ao preço da energia a bateria teria que durar 10anos para ter o retorno financeiro. Será que estou a pensar mal?
    Obrigado
    Concordam com este comentário:eu

Boas
    Também estou a pensar em colocar. Ainda em fase de construção. Neste momento somos 2 apenas, mas com o objetivo de sermos 4. Temos bomba de calor, AC, casa virada a sul com bastante sol e vais bastante grandes.

Será que compensa investir em baterias? Vender a rede? I am lost…
    • SACS
    • 7 dezembro 2024

# 17

Colocado por: fpacardoso
    Não fomos casos únicos não.
    O gráfico está correto, a faturação é que não.
    Disseram-me que estão a resolver e vou receber nova fatura.

Factura corrigida
  9.  # 18

Colocado por: SACS
    Factura corrigida

Como está a sua fatura?
    Tem o valor da primeira fatura a negativo na primeira linha e na segunda o valor correto?
    A não ser que enviem dois Saft, diria que não está correta ainda.
    • SACS
    • 7 dezembro 2024

# 19

Colocado por: fpacardoso
    Como está a sua fatura?
    Tem o valor da primeira fatura a negativo na primeira linha e na segunda o valor correto?
    A não ser que enviem dois Saft, diria que não está correta ainda.

Confirmo
    • HFSF
    • 10 dezembro 2024

# 20

Estes dias dão gosto!
    Concordam com este comentário: eu
      Screenshot 2024-12-10 at 11.29.33.png

0.5604 seg. NEW