Colocado por: eu
De facto, os sistemas PV têm um ROI bastante apetecível relativamente à duração dos painéis.
É um daqueles investimentos praticamente garantidos; melhor que ter o dinheiro no banco a render 2%.
Colocado por: omegao pico de produção foi 1,27kW as 13:00
Colocado por: hangasO meu plano passa por meter mais um conjunto igual ai uns 6000Wp com outro inversor de 4kW em cascata, e limitar a exportação do conjunto a 4kW.
Teoricamente isto é possível de se fazer sem precisar de um contador adicional, mas como já se falou ali para cima, isso não está escrito dessa forma em lado nenhum.
Colocado por: hangasE porque sou contra o princípio de ter esse contador apenas para fins estatísticos, quando para gestão da rede a contagem bi-direcional do contador principal chegava.
Colocado por: omegatenho 8 painéis de 550w, 4.4kw e uma pylontech US5000.
Inverno é mesmo muito fraca a produção, a bateria raramente passa dos 10%.
hoje gerei 4,6kwh, no verão ando nos 20Kwh.
o pico de produção foi 1,27kW as 13:00
se de verão me dá vontade de comprar outra bateria, pois uma, esgoto-a bem e o ideal era ter duas, de inverno é completamente desnecessária, simplesmente, praticamente não carrega.
infelizmente os painéis não estão na solução ideal, tenho cobertura plana e eles apanham ainda alguma sombra.
quando chegar ao verão, volta a paranoia de comprar outra bateria e colocar mais painéis :(
Colocado por: fpacardosoInjetei perto de 500 kWh em 3 meses e só faturaram 124.
Colocado por: fpacardosoQuem vende o excedente à MEO e receberam ou vão receber auto fatura este mês, validem se a quantidade de kWh faturada está correta.
Ao que parece existe um erro na faturação... Injetei perto de 500 kWh em 3 meses e só faturaram 124.
Colocado por: SACS
Calma lá que afinal não fui o único.
Pelo gráfico reparei que só estariam a pagar mês de outubro e novembro (dados comprovados pelo shelly e eredes) tendo ficando de fora o mês de setembro.
Liguei para lá hoje pela manhã e confirmaram que havia um erro e seria corrigido, mas sem data para tal.
Resta aguardar pacientemente...
Colocado por: nhenriquesBoa noite
Estou a ponderar colocar mais painéis e vem novamente a questão das baterias. Estou a falar com a solarimpact para a zona de torres Vedras. Ao colocar 4kw é natural ter excedente mas será que compensa gastar 2k numa bateria de 5.8Kw? Pelas minhas contas ao preço da energia a bateria teria que durar 10anos para ter o retorno financeiro. Será que estou a pensar mal?
Obrigado
Colocado por: fpacardoso
Não fomos casos únicos não.
O gráfico está correto, a faturação é que não.
Disseram-me que estão a resolver e vou receber nova fatura.
Colocado por: SACS
Factura corrigida
Colocado por: fpacardoso
Como está a sua fatura?
Tem o valor da primeira fatura a negativo na primeira linha e na segunda o valor correto?
A não ser que enviem dois Saft, diria que não está correta ainda.