Iniciar sessão ou registar-se
    • HFSF
    • 6 março 2025

# 1

Não há como tentar realmente na sua zona (ou fora).

Colocado por: jfkptAlguma explicação para este facto?

Muita procura e pouca oferta :)
  1.  # 2

Tenho acompanhado esta discussão com interesse.

Não passa da minha opinião, e talvez esteja errado, mas não resisto a comentar.

Confirma-se cada vez mais que o mercado está controlado duma forma perfeitamente corporativa.

Senão vejam ??

Será que um canalizador só vem a minha casa trabalhar, e fazer uma nova casa de banho, se me obrigar a comprar-lhe a ele as loiças sanitárias ??

Será que um electricista chamado por um empreiteiro só lá vai se for ele a vender os fios, as tubagens, as tomadas, os quadros, os disjuntores, etc ?

Será que o pintor só me pinta a casa se me vender a tinta ? ou posso contratar apenas o serviço e comprar eu as tintas ??

Será que o Mecanico me obriga a comprar-lhe o carro ?

Será que o programador que contrato para programar um site, me obriga a comprar-lhe os servidores, o portatil, os programas, as licenças de software, etc ??

Porque é que não posso ser eu a escolher o melhor preço para um bom inversor, e um bom preço para uns bons paineis, e até a coloca-los no telhado (a parte da fixação mecânica dos trilhos, etc) ??

Porque é que os inversores estão à venda nas grandes superficies, e os paineis, e temos preços como os referidos pelo jfkpt, e depois os orçamentos de venda e instalação são na ordem dos 4 ou 5 mil euros ??

Reparem que eu não estou contra serem os profissionais a fazerem a parte elétrica, da ligação entre os paineis e os inversores e dos inversores ao quadro (ou à tomada da casa). Claro que se aceita que se eles têm de assinar um documento, mesmo que simples, a confirmar que a instalação elétrica está bem feita, é compreensivel que a queiram fazer eles, para terem a certeza que está bem feita, mas precisa de custar milhares de euros ???????????

Apesar de haver situações em que os paineis já possuem o kit de fios adequados ao inversor, e o inversor possui a saida para a ficha da casa, tudo preparado e super facil de fazer.

Qual é o preço da hora do trabalho destes profissionais, destas empresas ??

Porque é que a DGEG baixou dos 1500W para os 700W o limiar das instalações que podem ser feitas em modo DIY, por pessoas "normais" ?? e porque é que valores noutros países são bastante superiores a estes ???

Tal como em tudo, respeito o trabalho dos profissionais e os investimentos que fizeram na formação, mas não podemos levar a coisa ao exagero.

É por causa deste controlo corporativo dos procedimentos e do custo elevadissimo das instalações, que as pessoas não montam nem mandam montar mais paineis, mesmo sabendo que os custos dos equipamentos são cada vez mais acessíveis.....

Na minha rua não há uma instalação de paineis fotovoltaicos nos telhados, e na maior parte das casas dos bairro e até da cidade. A maior parte dos casos que vejo são de "muitos" paineis, provavelmente de casos em que querem produzir e vender....
    não vejo muitos casos de autoconsumo real, porque os custos se tornam incomportáveis, e difíceis de amortizar....

se as margens de lucro dos instaladores (e as margens que aplicam na "venda" dos equipamentos que montam, fossem mais baixas, as instalações talvez viessem em catadupa.

mas é a lei da oferta e da procura, como disse um post acima

assina: um habitante sem paineis, porque acha errado este estado das coisas....
    Concordam com este comentário: RUIOLI, RS2025
    • HFSF
    • 6 março 2025

# 3

Colocado por: MorgadinhaSerá que um canalizador só vem a minha casa trabalhar, e fazer uma nova casa de banho, se me obrigar a comprar-lhe a ele as loiças sanitárias ??

Será que um electricista chamado por um empreiteiro só lá vai se for ele a vender os fios, as tubagens, as tomadas, os quadros, os disjuntores, etc ?

Será que o pintor só me pinta a casa se me vender a tinta ? ou posso contratar apenas o serviço e comprar eu as tintas ??

Ui que vamos à mesma discussão noutro topico :)

O mercado tem ciclos, porquê que iriam trabalhar só com a mão de obra quando não lhes falta trabalho em que ganham o dobro porque cobram uma % em tudo?
    Os bons ficam com boa reputação e trabalham sem problemas quando o mercado abrandar (que pode ser dentro de muitos anos mas vai acontecer eventualmente)

Ainda há muita gente a fazer em modo DIY, eu por exemplo acabei de comprar mais 30khw de bateria.
    Aprendi neste topico que há mais malta a fazer o mesmo.
  2.  # 4

Colocado por: MorgadinhaTenho acompanhado esta discussão com interesse.

Não passa da minha opinião, e talvez esteja errado, mas não resisto a comentar.

Confirma-se cada vez mais que o mercado está controlado duma forma perfeitamente corporativa.

Senão vejam ??

Será que um canalizador só vem a minha casa trabalhar, e fazer uma nova casa de banho, se me obrigar a comprar-lhe a ele as loiças sanitárias ??

Será que o Mecanico me obriga a comprar-lhe o carro ?

Será que o programador que contrato para programar um site, me obriga a comprar-lhe os servidores, o portatil, os programas, as licenças de software, etc ??

Porque é que não posso ser eu a escolher o melhor preço para um bom inversor, e um bom preço para uns bons paineis, e até a coloca-los no telhado (a parte da fixação mecânica dos trilhos, etc) ??

Porque é que os inversores estão à venda nas grandes superficies, e os paineis, e temos preços como os referidos pelo jfkpt, e depois os orçamentos de venda e instalação são na ordem dos 4 ou 5 mil euros ??

Reparem que eu não estou contra serem os profissionais a fazerem a parte elétrica, da ligação entre os paineis e os inversores e dos inversores ao quadro (ou à tomada da casa). Claro que se aceita que se eles têm de assinar um documento, mesmo que simples, a confirmar que a instalação elétrica está bem feita, é compreensivel que a queiram fazer eles, para terem a certeza que está bem feita, mas precisa de custar milhares de euros ???????????

Apesar de haver situações em que os paineis já possuem o kit de fios adequados ao inversor, e o inversor possui a saida para a ficha da casa, tudo preparado e super facil de fazer.

Qual é o preço da hora do trabalho destes profissionais, destas empresas ??

Porque é que a DGEG baixou dos 1500W para os 700W o limiar das instalações que podem ser feitas em modo DIY, por pessoas "normais" ?? e porque é que valores noutros países são bastante superiores a estes ???

Tal como em tudo, respeito o trabalho dos profissionais e os investimentos que fizeram na formação, mas não podemos levar a coisa ao exagero.

É por causa deste controlo corporativo dos procedimentos e do custo elevadissimo das instalações, que as pessoas não montam nem mandam montar mais paineis, mesmo sabendo que os custos dos equipamentos são cada vez mais acessíveis.....

Na minha rua não há uma instalação de paineis fotovoltaicos nos telhados, e na maior parte das casas dos bairro e até da cidade. A maior parte dos casos que vejo são de "muitos" paineis, provavelmente de casos em que querem produzir e vender....
    não vejo muitos casos de autoconsumo real, porque os custos se tornam incomportáveis, e difíceis de amortizar....

se as margens de lucro dos instaladores (e as margens que aplicam na "venda" dos equipamentos que montam, fossem mais baixas, as instalações talvez viessem em catadupa.

mas é a lei da oferta e da procura, como disse um post acima

assina: um habitante sem paineis, porque acha errado este estado das coisas....
    Concordam com este comentário:RUIOLI,RS2025

Porque neste caso em particular, conhecendo-se as manhas do material, é mais fácil trabalhar.
    Embora todos os inversores pareçam iguais não o são.
    Que aconteceria, se o instalador instasse o material todo e chegasse ao fim e a instalação não funcionasse ou porque o inversor avariou, estava avariado de quem é a responsabilidade?
    • dom123
    • 7 março 2025 editado

# 5

Colocado por: callinasestava avariado de quem é a responsabilidade?

De quem o adquiriu
    Resolve o problema do inversor e paga novamente ao técnico para terminar a instalação.
    No meu caso eu comprei e montei tudo, após isso só veio o técnico verificar a instalação e fazer o resto do processo burocrático
    Caso para dizer que poupei quase metade do que fosse uma empresa a vir fazer o que eu fiz.
  3.  # 6

Parece-me que o mercado ainda é recente, não atingiu um nível de maturidade que se espera do mesmo.
    Falta de instaladores não me parece que seja... há vários anos que o mercado fotovoltaico está em expansão e certamente os ajustes já foram feitos ao nível da mão de obra... as pessoas gravitam para os empregos com mais procura.

Estou habituado a comprar diretamente os produtos e a instalá-los eu próprio ou a recorrer a alguém para o fazer. Prefiro analisar pessoalmente as características técnicas e montar o puzzle.

Não será "rocket science", estamos a falar de suportes para painéis, painéis, ligações a inversor, ligações a quadro eléctrico.
    No meu caso, existe a necessidade do sistema ser instalado por uma entidade certificada para ter acesso a um benefício fiscal.

Ainda não encontrei nenhuma empresa que se dispusesse a fazer apenas a instalação e ajuda com parte burocrática, mas vou continuar a tentar.

No limite, não instalo nada (para já).
  4.  # 7

Colocado por: dom123
    De quem o adquiriu
    Resolve o problema do inversor e paga novamente ao técnico para terminar a instalação.
    No meu caso eu comprei e montei tudo, após isso só veio o técnico verificar a instalação e fazer o resto do processo burocrático
    Caso para dizer que poupei quase metade do que fosse uma empresa a vir fazer o que eu fiz.

Quer/pode partilhar o contacto do técnico?
  5.  # 8

Para referência, numa instalação de 6 paineis fornecidos por uma empresa, o valor para instalação foi de 200€.

Imaginem se pudessemos escolher os nossos equipamentos e depois adjudicar a montagem por, nem que fosse, 400 ou 500€.
    • HFSF
    • 7 março 2025

# 9

Colocado por: jfkptNão será "rocket science", estamos a falar de suportes para painéis, painéis, ligações a inversor, ligações a quadro eléctrico.

Não é rocket science mas é preciso na mesma fazer as contas.

Pense bem na fixação dos paineis no meu caso tive de calcular o bem o lastro para a estrutura já que não queria furar a cobertura.
    Use boas marcas que poupa muito tempo e possivelmente dinheiro.

Na minha opinião, não use inversores que precisem de baterias de marcas limitadas. A bateria é algo que obrigatoriamente vai ter de mudar daqui a uns anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jfkpt
    • dom123
    • 7 março 2025 editado

# 10

Colocado por: jfkpt

Quer/pode partilhar o contacto do técnico?

O que eu quis dizer é que no caso de por exemplo o inversor que o cliente comprou estar avariado ao ser instalado pelo técnico, o mesmo não tem culpa na avaria, sendo esta da responsabilidade do cliente.
    E claro que quando tiver um inversor novo ou reparado, tem de voltar a pagar para terminar a instalação
    Concordam com este comentário: Camões
    • HFSF
    • 8 março 2025

# 11

O problema é que nem todos os clientes são assim tão sérios como se diz aqui.

Basta o cliente dizer que quem avariou foi o instalador que têm logo um problema
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 12

Colocado por: dom123
    De quem o adquiriu

Nem toda a gente pensa assim. Muitas pessoas pensam se comprei está bom, se está avariado, avariou durante a instalação. Já não era o primeiro nem será o último
    • eu
    • 9 março 2025

# 13

No cenário em que o cliente fornece o equipamento, o instalador corre muitos riscos.

É uma questão de atribuir um valor a esses riscos e cobrar ao cliente.

Mas depois não se admirem se o instalador cobrar 1200€ pela mera instalação do equipamento fornecido pelos cliente.
  7.  # 14

Orçamento obtido do Leroy:
    Kit autoconsumo - 4 paineis sobrelevados - 1419€
    Instalação - 1250€

Alguém lhes compra painéis?
  8.  # 15

Instalação 1250?? Bolas...
    • eu
    • 11 março 2025

# 16

Colocado por: jorgemlflorencioInstalação 1250?? Bolas...

Parece que estava a adivinhar...
  9.  # 17

5 paineis de 605w longi com inversor solax trifasico de 4000w

2650€ iva incluído

Chave na mão
  10.  # 18

Colocado por: jfkptAlguém lhes compra painéis?

Os painéis e inversor em si nem são caros, já lá vi boas promoções.
    Agora a instalação uiui, foge Quim 😁
  11.  # 19

Colocado por: Na_mouch5 paineis de 605w longi com inversor solax trifasico de 4000w

2650€ iva incluído

Chave na mão

Para inversor trifasico não está a mau preço. Qual a empresa que faz a instalação??
  12.  # 20

Colocado por: eu

Parece que estava a adivinhar...

Neste caso o equipamento é fornecido pela "própria" empresa ;)

0.0343 seg. NEW