Colocado por: jfkptAlguma explicação para este facto?
Colocado por: MorgadinhaSerá que um canalizador só vem a minha casa trabalhar, e fazer uma nova casa de banho, se me obrigar a comprar-lhe a ele as loiças sanitárias ??
Será que um electricista chamado por um empreiteiro só lá vai se for ele a vender os fios, as tubagens, as tomadas, os quadros, os disjuntores, etc ?
Será que o pintor só me pinta a casa se me vender a tinta ? ou posso contratar apenas o serviço e comprar eu as tintas ??
Colocado por: MorgadinhaTenho acompanhado esta discussão com interesse.
Não passa da minha opinião, e talvez esteja errado, mas não resisto a comentar.
Confirma-se cada vez mais que o mercado está controlado duma forma perfeitamente corporativa.
Senão vejam ??
Será que um canalizador só vem a minha casa trabalhar, e fazer uma nova casa de banho, se me obrigar a comprar-lhe a ele as loiças sanitárias ??
Será que um electricista chamado por um empreiteiro só lá vai se for ele a vender os fios, as tubagens, as tomadas, os quadros, os disjuntores, etc ?
Será que o pintor só me pinta a casa se me vender a tinta ? ou posso contratar apenas o serviço e comprar eu as tintas ??
Será que o Mecanico me obriga a comprar-lhe o carro ?
Será que o programador que contrato para programar um site, me obriga a comprar-lhe os servidores, o portatil, os programas, as licenças de software, etc ??
Porque é que não posso ser eu a escolher o melhor preço para um bom inversor, e um bom preço para uns bons paineis, e até a coloca-los no telhado (a parte da fixação mecânica dos trilhos, etc) ??
Porque é que os inversores estão à venda nas grandes superficies, e os paineis, e temos preços como os referidos pelo jfkpt, e depois os orçamentos de venda e instalação são na ordem dos 4 ou 5 mil euros ??
Reparem que eu não estou contra serem os profissionais a fazerem a parte elétrica, da ligação entre os paineis e os inversores e dos inversores ao quadro (ou à tomada da casa). Claro que se aceita que se eles têm de assinar um documento, mesmo que simples, a confirmar que a instalação elétrica está bem feita, é compreensivel que a queiram fazer eles, para terem a certeza que está bem feita, mas precisa de custar milhares de euros ???????????
Apesar de haver situações em que os paineis já possuem o kit de fios adequados ao inversor, e o inversor possui a saida para a ficha da casa, tudo preparado e super facil de fazer.
Qual é o preço da hora do trabalho destes profissionais, destas empresas ??
Porque é que a DGEG baixou dos 1500W para os 700W o limiar das instalações que podem ser feitas em modo DIY, por pessoas "normais" ?? e porque é que valores noutros países são bastante superiores a estes ???
Tal como em tudo, respeito o trabalho dos profissionais e os investimentos que fizeram na formação, mas não podemos levar a coisa ao exagero.
É por causa deste controlo corporativo dos procedimentos e do custo elevadissimo das instalações, que as pessoas não montam nem mandam montar mais paineis, mesmo sabendo que os custos dos equipamentos são cada vez mais acessíveis.....
Na minha rua não há uma instalação de paineis fotovoltaicos nos telhados, e na maior parte das casas dos bairro e até da cidade. A maior parte dos casos que vejo são de "muitos" paineis, provavelmente de casos em que querem produzir e vender....
não vejo muitos casos de autoconsumo real, porque os custos se tornam incomportáveis, e difíceis de amortizar....
se as margens de lucro dos instaladores (e as margens que aplicam na "venda" dos equipamentos que montam, fossem mais baixas, as instalações talvez viessem em catadupa.
mas é a lei da oferta e da procura, como disse um post acima
assina: um habitante sem paineis, porque acha errado este estado das coisas....
Colocado por: callinasestava avariado de quem é a responsabilidade?
Colocado por: dom123
De quem o adquiriu
Resolve o problema do inversor e paga novamente ao técnico para terminar a instalação.
No meu caso eu comprei e montei tudo, após isso só veio o técnico verificar a instalação e fazer o resto do processo burocrático
Caso para dizer que poupei quase metade do que fosse uma empresa a vir fazer o que eu fiz.
Colocado por: jfkptNão será "rocket science", estamos a falar de suportes para painéis, painéis, ligações a inversor, ligações a quadro eléctrico.
Colocado por: jfkpt
Quer/pode partilhar o contacto do técnico?
Colocado por: dom123
De quem o adquiriu
Resolve o problema do inversor e paga novamente ao técnico para terminar a instalação.
No meu caso eu comprei e montei tudo, após isso só veio o técnico verificar a instalação e fazer o resto do processo burocrático
Caso para dizer que poupei quase metade do que fosse uma empresa a vir fazer o que eu fiz.
Colocado por: jorgemlflorencioInstalação 1250?? Bolas...
Colocado por: jfkptAlguém lhes compra painéis?
Colocado por: Na_mouch5 paineis de 605w longi com inversor solax trifasico de 4000w
2650€ iva incluído
Chave na mão
Colocado por: eu
Parece que estava a adivinhar...