Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Foi mesmo um belo teste!
    Apesar de ouvir um toc-toc de um dos painéis que bate na cumeeira, estão lá fortes e a produzir!
  2.  # 2

Colocado por: RUIOLIEsta noite deve ter sido um bom teste à fixação dos painéis FV

Bota teste nisso e logo os meus que têm uma inclinação de 45°
  3.  # 3

Colocado por: dom123
    Bota teste nisso e logo os meus que têm uma inclinação de 45°

Sempre tive medo dos levantados por causa de dias de vento. Até os rente às telhas como os meus fiquei a pensar .. Mas produzem por isso estamos bem.
  4.  # 4

Centro comercial da Portela (Loures)
      FB_IMG_1742482144022.jpg
  5.  # 5

Colocado por: RUIOLICentro comercial da Portela (Loures)

Pelos vistos estava só lastrado com esses pequenos blocos de betão, uns 2 por cada 2 painéis em média, e com inclinação.
    Os outros só não voaram porque a primeira fila deflectiu o vento.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
    • HFSF
    • 20 março 2025

# 6

Não consigo ter a noção da dimensão do bloco mas isso parece-me bastante pequeno.
    Claro que agora é fácil criticar, podiam ter alguma limitação de peso máximo.
  6.  # 7

Colocado por: HFSFNão consigo ter a noção da dimensão do bloco mas isso parece-me bastante pequeno.

São paineis de 72Celulas (formato pequeno)

As bases devem ter uns 20x20cm por 30cm de altura em piramide.. uns 25kgs?
  7.  # 8

Acham que estes blocos que pesam 67kg chegariam para manter os painéis na cobertura, só com o peso? 2 blocos por painel (3 blocos para 2 painéis) e os painéis na horizontal a 35 graus.
    que vos parece?

Blocos
  8.  # 9

Colocado por: RUIOLICentro comercial da Portela (Loures)
      FB_IMG_1742482144022.jpg
    com aqueles lastros é de estranhar não terem voado antes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Na_mouch
  9.  # 10

Colocado por: jpmassenaque vos parece?
    já opções melhores, mais fiáveis, flexíveis e menos introzivas
    • HFSF
    • 20 março 2025

# 11

Colocado por: hangasSão paineis de 72Celulas (formato pequeno)

As bases devem ter uns 20x20cm por 30cm de altura em piramide.. uns 25kgs?

Ou seja nunca fizeram contas...
  10.  # 12

Independentemente do tipo e peso de lastro utilizado para fixar a estrutura dos painéis, no caso de uma cobertura plana, eu sou da opinião de que não será demais ancorar a estrutura aos muretes (platibanda) com uns cabos de aço em tensão para não ter de confiar apenas em peso. Será isso que pretendo fazer quando chegar a essa fase.
    • HFSF
    • 20 março 2025

# 13

E vai furar a impermeabilização?
  11.  # 14

Colocado por: HFSFE vai furar a impermeabilização?

Há formas de dar a volta a isso. Se fosse no chão, certamente que não furava. É possível deixar pontos de ancoragem previamente chumbados, etc.
    • hangas
    • 20 março 2025 editado

# 15

Colocado por: HFSFOu seja nunca fizeram contas...

Se calhar nem contas, nem um coçar de cabeça.

Eu aqui há uns tempos quando ponderei meter uns painéis em cima de uma pergula, fiz as contas para um cenario extremo.
    Assumindo vento perpendicular à face (neste caso inferior) do painel.

e.x. assumindo que o vento lateral enrola junto ao muro e sobe direto por baixo da pergola.

Por cada painel de ~2x1m um vento de 25Kmh fazia uma força de uns 100Newton, e um vento de 50kmh quase 400newton. (a força aumenta no quadrado da velocidade do vento)
    Por painel! depois é so multiplicar :)

Mesmo simplificando e assumir que um painel a 45% só provoca metade da força elevatória, ainda é muito.

Aqui atras falava-se de "fixar qualquer um faz, depois so é preciso um electricista para certificar a parte electrica", e se calhar não é tão assim. A fixação mecanica também requer um certo conhecimento, mas que está ao acesso de qualquer um que entenda o que está em causa e tenha acesso ao google e a uma calculadora.
    • HFSF
    • 20 março 2025

# 16

Colocado por: Ruikode
    Há formas de dar a volta a isso. Se fosse no chão, certamente que não furava. É possível deixar pontos de ancoragem previamente chumbados, etc.

Fura a camada de impermeabilização de todas as formas.
    Supostamente também há forma de dar a volta aos furos nas telas mas também não arriscava.
  12.  # 17

Update à procura pela melhor solução para a minha utilização.

1 - Desisti para já de encontrar um instalador que fizesse a montagem do kit por mim escolhido.
    Ou não estão disponíveis ou não são certificados ou são mais de 1000€.

2 - O meu objetivo neste momento é encontrar uma empresa que faça a instalação de um sistema com inversor híbrido compatível com as baterias pylontech.
    Das 5 empresas contactadas nenhuma delas o faz... vendem apenas Huawei ou Fox e dessa forma empurram-me para 2600€ no mínimo para um BMS + bateria.
    Estou certo que poderia eu instalar 5kW pylontech por cerca de 1100€ pelo que não vou investir num sistema proprietário que me fica muito mais caro.

A procura continua.
  13.  # 18

Colocado por: jfkptinversor híbrido compatível com as baterias pylontech.

Não é fácil encontrar inversores híbridos decentes para baterias de 48V, como as pylontech.

Mais vale um inversor simples, e depois fazer AC coupling com um Victron.. Mas o custo da solução completa começa a aproximar-se do custo da bateria de alta-voltagem proprietária para o respectivo inversor.
  14.  # 19

Colocado por: hangasNão é fácil encontrar inversores híbridos decentes para baterias de 48V, como as pylontech.

???
    • jfkpt
    • 23 março 2025 editado

# 20

Colocado por: hangas

Não é fácil encontrar inversores híbridos decentes para baterias de 48V, como as pylontech.

Mais vale um inversor simples, e depois fazer AC coupling com um Victron.. Mas o custo da solução completa começa a aproximar-se do custo da bateria de alta-voltagem proprietária para o respectivo inversor.

O site da pylontech tem literalmente dezenas de modelos de inversores compativeis com a US5000.
    Muitos deles de marcas "tradicionais" no mercado portugues.
    Link

0.8073 seg. NEW