Iniciar sessão ou registar-se
    • box
    • há 4 dias

# 1

Por com Deye tudo funcionou como esperado. não sentimos o apagão exceto na abertura do portão que é feito através de rede móvel (completamente indisponível) pelo que tive de ir "desenterrar" o típico comando.
    • box
    • há 4 dias

# 2

Colocado por: callinasA ineficácia de sistemas com painéis solares e baterias durante falhas de energia, conforme relatos que conheço, reside na ausência de um componente essencial no quadro elétrico (custo aproximado de 300 euros). Esta peça é crucial para a comutação da alimentação da rede para as baterias. Adicionalmente, a autonomia da bateria é limitada pela intensidade do consumo. No meu sistema, a falta desta instalação baseia-se na previsão de que os cortes de energia ocorrerão no inverno, período de baixa produção solar e carga limitada das baterias. Um teste recente, mantendo apenas frigorífico e arca ligados, indicou uma autonomia estimada até amanhã. A possibilidade de usar o inversor solar (de rede) durante um apagão nunca foi considerada, dada a expectativa de produção solar nula no inverno. Ontem, verificou-se que a frequência da energia das baterias era inferior a 50 Hz, condição que impede o arranque do inversor solar, resultando num erro de baixa frequência na rede.

Já tive ATS, agora tenho MTS e qualquer um deles custou menos de 40€. Contundo, penso que o determinante aqui é mesmo o tipo de inversor. O meu é híbrido pelo que permite o funionamento em offgird.
  1.  # 3

Que e ATS e MTS?
    Se a bateria mandasse para a rede mais de 50 hz o inversor solar funcionária.
    Tenho inversor múltiplos ii da Victron que carrega a bateria e manda energia para a casa, o mesmo não me manda a energia a 50hz. Depois tenho outro inversor Solar .

Realmente vi agora na internet já se arranja por 40 euros monofásico
      Screenshot_2025-04-29-06-52-36-833_com.android.chrome.jpg
      Screenshot_2025-04-29-06-55-10-819_com.android.chrome.jpg
  2.  # 4

Colocado por: callinasA ineficácia de sistemas com painéis solares e baterias durante falhas de energia, conforme relatos, reside na
    na escolha de soluções que na sua genese não são para offgrid e quererem fazer offgrid,

apesar de alguns terem saídas backup mas isso são outros quinhentos.

99% das instalações fotovoltaicas com baterias caiem quando as condições da rede não são estáveis, mas ninguem questionou o projetista sobre o assunto.
    Concordam com este comentário: Zé Meirinho, ALCLCF, RS2025
  3.  # 5

Colocado por: boxO meu é híbrido pelo que permite o funionamento em offgird.
    nim, tem uma saida de backup e outra saida suportada, e são coisas muito diferentes e por segurança não se deve/pode ligar uma saida de backup diretyamente num quadro electrico não p+reparado para isso.
  4.  # 6

Colocado por: callinasA ineficácia de sistemas com painéis solares e baterias durante falhas de energia, conforme relatos, reside na ausência de um componente essencial no quadro elétrico (custo aproximado de 300 euros).

Se tem Victron (como vi pelo screenshot) não precisa disso quase de certeza desde que os paineis estejam nas saídas criticas.
    Sei que há umas versões que precisavam de uma peça adicional para verificar que a rede tinha caído mas os atuais multiplus II já não precisam. Se realmente precisar por pouco mais já compra um multiplus e consegue paralelizar os 2.

Deve ter isso com o codigo de rede de gerador.

Colocado por: jorgealvesnim, tem uma saida de backup e outra saida suportada, e são coisas muito diferentes e por segurança não se deve/pode ligar uma saida de backup diretyamente num quadro electrico não p+reparado para isso.

Verdade. Supostamente tem haver com alguma ligação entre o neutro e a terra que nunca pesquisei muito.
  5.  # 7

À semelhança de muita gente, fico curioso sobre o que teria que fazer para ter um sistema a funcionar com baterias.

Tenho vários páineis com microinversor. Seria possível, usando um Victron Multiplus II, de lhe indicar dinamicamente (por exemplo com recurso ao Home Assistant que vai monitorizando a produção solar e a injeção na rede) com que potência deve estar a injectar nas baterias?
  6.  # 8

Colocado por: gil.alvesÉ o pessoal com baterias a rir-se pelo “ah e tal, não compensa”… :)

Para que serve ter um Ferrari na garagem com o tanque vazio? 🤭
  7.  # 9

Como muitos ontem também fiquei sem energia, apesar de estar a produzir nos paineis e com as 2 baterias cheias (5.6kwh).
    O inversor (da fox) entrou automaticamente em modo EPS mas eu não tenho EPS e o respetivo circuito instalado.

Conclusão: à minha conta e risco foi-me aconselhado a desligar o quadro geral (para impedir consumo da rede quando esta voltasse) e a ligar o cabo que alimenta o inversor, no output do EPS. E voilá, a partir do meio da tarde fiquei a conseguir usar a energia dos paineis e baterias.

Para isto funcionar automaticamente, seria necessário ter o tal dispositivo e circuito que faz o EPS.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, Zé Meirinho
      IMG_DADC33545933-1.jpeg
      foto.jpg
  8.  # 10

Colocado por: tgferreiraSeria possível, usando um Victron Multiplus II, de lhe indicar dinamicamente (por exemplo com recurso ao Home Assistant que vai monitorizando a produção solar e a injeção na rede)

Documentação da ESS da Victron
    https://www.victronenergy.com/media/pg/Energy_Storage_System/pt/ess-introduction---features.html

Basicamente o inversor sem comunicação tem de responder às alterações de frequencia (há um certificado qualquer) para poder parar quando as baterias estão cheias e não há rede.
    Se houver comunicação como Fronius não é tema.

Eu não me metia a fazer isso via homeassistant porque se perdes rede e o PC morre podes ter um problema. Há medidores por exmeplo que fazem esse trabalho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  9.  # 11

Desculpem chatear mas alguém sabe se há um procedimento simples para ligar um inversor da fox à rede wifi? Há tempos mudei de router em casa e obviamente deixei de ter acesso ao dados de produção porque a rede à qual o inversor estava ligado deixou de existir... Aquando da instalação foi a empresa que tratou disso, pelo que não sei como foi feito.
  10.  # 12

Colocado por: pcspinheiroDesculpem chatear mas alguém sabe se há um procedimento simples para ligar um inversor da fox à rede wifi? Há tempos mudei de router em casa e obviamente deixei de ter acesso ao dados de produção porque a rede à qual o inversor estava ligado deixou de existir... Aquando da instalação foi a empresa que tratou disso, pelo que não sei como foi feito.

Veja se isto ajuda: https://www.foxesscommunity.com/viewtopic.php?t=456
    (ou outro tópico nesse forum)
  11.  # 13

Obrigado!
  12.  # 14

Eu não acertei com o "instalador" da bomba de calor, mas acertei com o do Fotovoltaico, ao qual enviei mensagem a agradecer e recebi de reposta "eles que estudassem" :)
    Desde o ínicio de Abril tenho do "pinga pinga da injecção zero" 12kWh consumidos, capacidade off grid (box EPS), baterias de bom "débito" e painéis para acompanhar e só não desligo o geral da rua, porque o "pipipi" chateia.
    Mais que o que tenho, só para gastar dinheiro para ser também completamente independente no Inverno.

Quem vi preparado ontem? Lidl ao meu lado. A funcionar o dia todo (só não sei se solar/baterias ou gerador...ou tudo junto) e antes da eletricidade voltar, e depois da hora de fecho, tinham tudo ligado (tal como eu liguei as luzes exteriores todas). O receio à noite era outro.
    E apenas mais um vizinho tinha "luz"...mas esse não era baterias e solar, porque eram dois pavilhões inteiros, duas moradias e um "pequeno" jardim (~2ha)
  13.  # 15

Colocado por: jorgealvesnim, tem uma saida de backup e outra saida suportada, e são coisas muito diferentes e por segurança não se deve/pode ligar uma saida de backup diretyamente num quadro electrico não p+reparado para isso.

O que se entende por "quadro não preparado para isso?" Estava a pensar pedir ao eletricista para ligar o quadro parcial da cozinha num circuito de backup de um Deye no quadro principal. Isto não é possível/recomendável? O que teria de ser feito para que fosse possível/seguro/legal?
  14.  # 16

Colocado por: boxPor com Deye tudo funcionou como esperado. não sentimos o apagão exceto na abertura do portão que é feito através de rede móvel (completamente indisponível) pelo que tive de ir "desenterrar" o típico comando.

Posso contactá-lo por email de alguma forma para tirar umas dúvidas?
  15.  # 17

Colocado por: drpm

Posso contactá-lo por email de alguma forma para tirar umas dúvidas?

Também estou interessado na info deste setup ( portão icluído) se der para me meter em CC agradecia - [email protected]
    • box
    • há 3 dias

# 18

Começo por esclarecer que não sou técnico da área, apenas um tipo que tenta fazer o trabalho de casa antes de perguntar "que solução propõe e quanto me vai custar?".
    A configuração que tenho não "recomendo" pois são muito ajustadas às minhas necessidades e (principalmente) à minha vontade. Contudo, os equipamentos - Painéis tipo N 430w = 3870w teóricos. Inversor Hibrido Deye. Baterias LiFePo4.
    O porquê de muitos inversores não terem funcionado durante o apagão está muito bem explicado aqui (também explica como tenho configurado o meu inversor que é do mesmo fabricante)
    Carga em "grid" ou "críticas" ou "backup" ou seja "offgrid" -> videovigilância, alarmes, domótica, comunicações, entradas, rede de frio e iluminação. outros equipamentos com MTS (manual transfer switch) simplesmente porque quero ter controlo manual e não automático (há equipamentos devoradores de Kw). E sim, tivemos o cuidado de corrigir o aterramento para garantir o normal funcionamento dos diferenciais.
    Para o portão instalei um GC G202 GSM. Por 15€ tenho controlo por rede móvel mas requer um cartão móvel. basicamente ligamos ao portão -> ele recusa a chamada - > e abre/fecha o portão. Podemos configurar (autorizar) dezenas de números, receber notificações etc etc. Vantagem relativamente aos típicos "shellys" da vida é não precisar de ligação à net (funciona com telemóveis antigos)
    A única recomendação que faço é: estudem. sejam críticos. perguntem. há um mundo de informações na ponta dos vossos dedos. Caso contrário correm o risco de vos proporem uma solução que interessa ao mercado e que não responde necessariamente à vossas necessidade/pretensões.
    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: WAraujo, zed
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, RUIOLI, Troino, jpmassena, WAraujo
    • eu
    • há 3 dias editado

# 19

Colocado por: boxbasicamente ligamos ao portão -> ele recusa a chamada - > e abre/fecha o portão.

E se receber uma chamada de telemarketing?

Ou só atua se receber chamadas de certos números? edit: já vi que sim
    • box
    • há 3 dias editado

# 20

Podemos configurar para aceitar qualquer contacto ou apenas números autorizados (como tenho)

Manual aqui

0.9353 seg. NEW