Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: omegaexacto, até porque as baterias são ao preço da uva mijona.
    a troca do inversor é feita sem encargos, é um pelo outro.

a resposta para a minha pergunta sff?

Sim é mesmo assim, quanto mais potência o inversor tem maior é a voltagem de arranque, e acho que não há exceções. Estará a compara inversores de potências diferentes, não ?
    Efetivamente no manual do Deye, refere os 125 v de arranque em todos os modelos quer seja o 3.6 quer seja o 10 k, em princípio não será bem assim.
    Mas na realidade não ligue a isso, pelos seu tópicos julgo ter mais que 4 kW de painéis.
    Tenho um inversor de 4 kW e outro de 1,5 marcas diferentes até, sinceramente não tenho percepção de que um demore mais arrancar do que o outro...
  2.  # 2

Colocado por: callinasHá aqui duas ligas, aliga premium, e dentro desse preço, o orçamento que fala é razoável.

Depois há outra liga, Segunda liga, inversor Deye, baterias da mesma marca, ou a Felicity Es. Por menos de 5000 euros tem sistema com 15 kWh.

Tem de ponderar a que liga se junta....

Eu até que nem me importava da segunda liga, visto que pelo preço da bateria de 15kw da primeira liga compro 3 da segunda liga eheh.

O cerne da questão é que não existem instaladores que trabalhem com essas marcas, e comprar o material e tentar contratar uma dessas empresas já percebi que é uma tarefa herculiana que acabará por ser rejeitada por todas elas.

Mas compreendo, isto deve ter a ver com as margens de lucro sobre o material e talvez pelo rácio de problemas gerados pelo tal equipamento da segunda liga.
  3.  # 3

Em relação ao Inversor DEYE tenho sérias duvidas que seja inferior aos Solax, pelo menos o X1 que estive a validar a ficha técnica só permite ligar 4 baterias em paralelo enquanto a Deye permite ligar até 16.

Agora se entrando nesses limites os inversores aguentam , isso já não sei.
  4.  # 4

Colocado por: RUIOLI

Os painéis são de que marca?

Os painéis são Aiko dual-glass, são pretos também nas costas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  5.  # 5

Colocado por: callinasMas na realidade não ligue a isso, pelos seu tópicos julgo ter mais que 4 kW de painéis.

Tem de ligar à voltagem de arranque dos MPPTs.
    Quando mais baixa for essa voltagem mais cedo começa a gerar energia dependendo dos valores e da configuração das strings podemos estar a falar de uma produção considerável.
  6.  # 6

Colocado por: omegaexacto, até porque as baterias são ao preço da uva mijona.

Esta é realmente a razão de não ir para sistemas com baterias proprietárias.

Se estão a pensar num sistema já com bateria por base eu iria para sistemas com mppts e inversor à parte.
    Menos perdas mais possibilidade de expansão futura se necessário
  7.  # 7

HSF o seu sistema é diferente, Victron , os painéis ligam aos MPPT, e o inversor é carregador.

Nos meu caso e na maioria das pessoas, temos o solar independente do armazenamento.
    Os painéis produzem energia que entra na casa pela rede elétrica, através de um inversor.
    Depois há um inversor, que gere a energia da casa e carrega e descarrega a bateria conforme as necessidades.

Já agora por curiosidade de alguns existem micro inversores da Deye de 2000 watt, cerca 300 euros, para um sistema de 4-6 kW pode ser de ponderar.

No seu caso está facilitado, é só juntar uma bateria que não tem de ser especial se corrida
  8.  # 8

A grande diferença que há entre o meu e do tipico inversor que faz tudo é que o meu não funciona sem baterias.
    Quando se começa a pensar num sistema já com baterias não vejo razões para não pelo menos considerar um sistema em "DC coupling"

Um dia quer ligar mais paineis? Mais um mppt
    Quer aumentar a potencia do inversor? Compra outro e mete em paralelo com o que já tem
    A marca da bateria morreu? Indiferente desde que use uma com as mesmas voltagens e quimica.

Até pode manter o inversor que tem e ter AC coupling desde que saiba o que está fazer.

Não digo que seja para todos porque se não conseguir levar o cabo dos paineis para perto da bateria já não tem hipótese mas perdia uns minutos a ver se dá.
    Nem digo só Victron há outras marcas a fazer o mesmo.
    Concordam com este comentário: hangas
  9.  # 9

Colocado por: ghost12Por causa de ter mais de 4kW? Não tenho porque a injeção na rede vai estar limitada aos 4kW, neste momento a injecção está limitada a 0 porque a instalação foi terminada ontem e ainda não está registada.

Pegando neste comentário, aproveito para colocar uma questão. Confesso que ainda não me dediquei a ler toda a informação sobre as instalações fotovoltaicas (e até já estou um pouco perdido com os conceitos que tenho lido por alto neste tópico), mas estava convencido que acima dos 4KW (com ou sem injeção) seria obrigatoriamente necessária a tal telecontagem dedicada para a produção FV.
    Isto é assim, ou se eu não pretender fazer injeção na rede (ou limitar a mesma aos tais 4KW), posso ter uma potência superior sem precisar do contador extra?
    Por exemplo: Se eu instalar uns 10KW em painéis (com inversor de uns 8KW), e não fazer injeção na rede, não sou obrigado ao contador?
    No meu caso, a rede será monofásico 10,35KVA, e pelo que entendo, deverei limitar a produção FV abaixo da potência da rede, certo?

Obrigado.
    •  
      omega
    • há 5 dias editado

# 10

Colocado por: callinas

Sim é mesmo assim, quanto mais potência o inversor tem maior é a voltagem de arranque, e acho que não há exceções. Estará a compara inversores de potências diferentes, não ?
    Efetivamente no manual do Deye, refere os 125 v de arranque em todos os modelos quer seja o 3.6 quer seja o 10 k, em princípio não será bem assim.
    Mas na realidade não ligue a isso, pelos seu tópicos julgo ter mais que 4 kW de painéis.
    Tenho um inversor de 4 kW e outro de 1,5 marcas diferentes até, sinceramente não tenho percepção de que um demore mais arrancar do que o outro...

Achei curioso haver uma discrepância tão grande no valor de arranque.
    Eu tinha isto com uma bateria Pylontech US5000, mas avariou, e aproveitei e troquei por esta de 15kW com o acerto do devido valor.
    Infelizmente, o goodwe não parece que esteja a querer comunicar por CAN com ela.
    O que é estranho, pois o BMS da felicity, é da pylontech e esta bateria, inclusive, é igual à HinaESS PowerGem Plus e à Dyness PowerBrick, que são compatíveis com a Goodwe!!
    Ás tantas, o problema até está é do lado do inversor.
    aguardemos...

entretanto fui ver as características e achei curioso a discrepância do valor de arranque.
    mesmo com esta questão da comunicação via CAN, o inversor carrega e descarrega a bateria, infelizmente só a carrega a um máximo de 44A, o que agora no verão, nem é muito problemático, mas no inverno, convém carregar o mais rápido possível
    O que é certo, é que desde que cá tenho a bateria, por dia tenho comprado à rede, menos de 1kWh
  10.  # 11

A comunicação está limitada aos 4 kW do inversor e não ao número de painéis.
    Pode colocar 6 kW de painéis com inversor de 4 kW.
    Pode colocar 6-8kw de painéis com inversor de 6 kW, limitado a 4 kW, desde que entregue uma declaração do vendedor a dizer que o inversor está limitado.

Vantagens, que já foram mas já estão a deixar de ser.
    Muitas vezes um inversor de 6 kW era mais barato que o de 4 kW.
    •  
      omega
    • há 5 dias editado

# 12

Colocado por: callinasA comunicação está limitada aos 4 kW do inversor e não ao número de painéis.
    Pode colocar 6 kW de painéis com inversor de 4 kW.
    Pode colocar 6-8kw de painéis com inversor de 6 kW, limitado a 4 kW, desde que entregue uma declaração do vendedor a dizer que o inversor está limitado.

Vantagens, que já foram mas já estão a deixar de ser.
    Muitas vezes um inversor de 6 kW era mais barato que o de 4 kW.

Callinas, acho que isso é o que nós desejamos que seja, mas não creio que seja esse o espirito da lei, infelizmente
  11.  # 13

A Victron tem um problema (em Portugal)....das duas empresas com representação oficial, com quem contactei, uma nem respondeu e a outra ficou-se com o pedido de detalhes e até hoje orçamento nenhum (anda mais activos no facebook em determinados grupos, que a trabalhar, lol).
    Havia/há um rapaz, com bastante feedback online, mas como já andava queimado com outras situação não quiz arriscar e não contactei.

Quem percebe alguma coisa de eletricidade e se dedique a procurar informação (diysolarforum e afins) excelente e até o fazem sozinhos. Para nós meros mortais lá teremos de ir para os instaladores com o normal material Chinês (não que os outros não sejam lá fabricados) em soluções integradas "plug and play".
    Para ser honesto desde as intalação do meu sistema, nem no manual paguei.
  12.  # 14

Colocado por: omega

Callinas, acho que isso é o que nós desejamos que seja, mas não creio que seja esse o espirito da lei, infelizmente

Alguns anos atrás, até 2021, a potência da instalação era referênciada pelo número de painéis e potência.
    Alguns anos atrás a potência da instalação é função do inversor.

Por isso vê lojas a vender inversores acima dos 4 kWh com limitação de potência.
      Screenshot_2025-06-09-18-51-55-793_com.android.chrome.jpg
  13.  # 15

Colocado por: ALCLCFA Victron tem um problema (em Portugal)....das duas empresas com representação oficial, com quem contactei, uma nem respondeu e a outra ficou-se com o pedido de detalhes e até hoje orçamento nenhum (anda mais activos no facebook em determinados grupos, que a trabalhar, lol).
    Havia/há um rapaz, com bastante feedback online, mas como já andava queimado com outras situação não quiz arriscar e não contactei.

Quem percebe alguma coisa de eletricidade e se dedique a procurar informação (diysolarforum e afins) excelente e até o fazem sozinhos. Para nós meros mortais lá teremos de ir para os instaladores com o normal material Chinês (não que os outros não sejam lá fabricados) em soluções integradas "plug and play".
    Para ser honesto desde as intalação do meu sistema, nem no manual paguei.

É complicado, alguns anos atrás dei quase 4500 euros , por mais que procurasse, não tinha soluções.
    Hoje vou a caminho de fazer um upgrade de instalação, por uns 2200 euros , onde vou duplicar a potência da instalação e triplicar a capacidade de armazenamento. Infelizmente foi preciso gastar 4500 euros para ter uma instalação e configuração a partir da qual consegui agora perceber as coisas mais simples.
  14.  # 16

Não consegui ler as 95 páginas e por isso peço desculpa se a minha pergunta é redundante ou sem sentido.

É possível perceber a equivalência entre a quantidade de painéis fotovoltaicos e a poupança na fatura?

Ou seja, eu gasto 1000kwh por mês, qual é em média a produção de um painel?

Qual é a potência/ quantidade de painéis ajustada para uma habitação? Existe mínimos e maximos?

Obrigado e desculpem.
  15.  # 17

4 kW de painéis com uma inclinação e orientação que não é a mais vantajosa dá o seguinte:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
      Screenshot_2025-06-09-19-29-45-018_cloud.shelly.smartcontrol-edit.jpg
  16.  # 18

Energia gasta em casa provavelmente da rede:
    Ou seja
    Consumi 8,3 kWh da rede
    Produzi 5,3 kWh em solar
    Exportei 2,1 kWh para a rede
      Screenshot_2025-06-09-19-33-22-192_cloud.shelly.smartcontrol-edit.jpg
  17.  # 19

A medida dos painéis é o que? A produção maxima?

Ou seja, num cenário perfeito com a sua configuração poderia produzir 96 kWh num dia?
  18.  # 20

Colocado por: Bragas VÉ possível perceber a equivalência entre a quantidade de painéis fotovoltaicos e a poupança na fatura?

Ou seja, eu gasto 1000kwh por mês, qual é em média a produção de um painel?

Qual é a potência/ quantidade de painéis ajustada para uma habitação? Existe mínimos e maximos?

Da para calcular a produção muito aproximada para quantos paineis com determinada orientação produzem em cada dia.
    Mas também se podem fazer aproximações genericas tipo.

No maior dia do ano (21 Jun) a produção rondará 5-6x a potencia instalada (e.g 5kWp geram uns 30kwh)
    No dia mais curto do ano (21 Dez) com ceu limpo devem produzir 1x a potencia instalada (5kWp -> 5kWh/dia)

O mais difícil de generalizar é a poupança na fatura, porque vai depender imenso dos consumos que podem ser feitos na altura da produção, de forma a acompanhar a curva o melhor possível. E isso já depende de cada caso.

Claro, num sistema com baterias, esse matching entre produção e consumo fica com muito menos restrições. Mas também o investimento já é outro.

abaixo: 2300Wp de paineis a nascente + 2300Wp a poente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pribeiro, Bragas V
      Screenshot 2025-06-09 at 19.50.17.png

0.9299 seg. NEW