Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Bragas VA medida dos painéis é o que? A produção maxima?

Ou seja, num cenário perfeito com a sua configuração poderia produzir 96 kWh num dia?

Os valores são mensais. O total é anual. Os valores que coloquei são em MWh e não kWh.
    Num dia de hoje os meus painéis produziram 22 kWh.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  2.  # 2

Colocado por: callinasA comunicação está limitada aos 4 kW do inversor e não ao número de painéis.
    Pode colocar 6 kW de painéis com inversor de 4 kW.
    Pode colocar 6-8kw de painéis com inversor de 6 kW, limitado a 4 kW, desde que entregue uma declaração do vendedor a dizer que o inversor está limitado.

Vantagens, que já foram mas já estão a deixar de ser.
    Muitas vezes um inversor de 6 kW era mais barato que o de 4 kW.

Pelo que estive a ler, pode ter o inversor superior a 4kwh, desde que não injete a produção excedente na rede publica. Para isso existem uns bloqueadores. Portanto para quem tem baterias, pode colocar o excedente nas baterias, se estas encherem o excedente remanescente perde-se, mas em contrapartida não necessita de comprar um contador especifico para vender o excedente a valores miseráveis (diga-se de passagem).
    •  
      omega
    • há 4 dias editado

# 3

Colocado por: pribeiro

Pelo que estive a ler, pode ter o inversor superior a 4kwh, desde que não injete a produção excedente na rede publica. Para isso existem uns bloqueadores. Portanto para quem tem baterias, pode colocar o excedente nas baterias, se estas encherem o excedente remanescente perde-se, mas em contrapartida não necessita de comprar um contador especifico para vender o excedente a valores miseráveis (diga-se de passagem).

Há quem defenda essa tese, de apenas ter que limitar a injeção na rede abaixo dos 4kWh, eu duvido que assim seja, para grande pena minha. Não creio que seja esse o espírito da lei.
    No meu entender, nem inversor, nem painéis, podem ter mais de 4kW.
    Eu tenho o meu sistema a injectar zero na rede, mas não creio que seja isso o que interesse.
    O Callinas afirma que sim, eu desejo que seja assim, mas sinceramente, tenho as minhas dúvidas.

Btw, hoje está um dia miserável aqui na minha zona, muitas nuvens. Vou apenas com 10kWh produzidos às 11:00h
    Concordam com este comentário: pribeiro
  3.  # 4

Colocado por: omega
    Há quem defenda essa tese, de apenas ter que limitar a injeção na rede abaixo dos 4kWh, eu duvido que assim seja, para grande pena minha. Não creio que seja esse o espírito da lei.
    No meu entender, nem inversor, nem painéis, podem ter mais de 4kW.
    Eu tenho o meu sistema a injectar zero na rede, mas não creio que seja isso o que interesse.
    O Callinas afirma que sim, eu desejo que seja assim, mas sinceramente, tenho as minhas dúvidas.

Btw, hoje está um dia miserável aqui na minha zona, muitas nuvens. Vou apenas com 10kWh produzidos às 11:00h

Pelo que li, não pode injetar na rede publica 1 watt que seja... acho que só dessa forma é que é possível. Como disse pelo que li, não tenho voto sobre a matéria.

Este artigo explica como funciona.
  4.  # 5

Há dois conceitos, um é limitar a injeção e outro é limitar a potência de saída do inversor.
    E há realmente equipamentos que até permitem limitar a potência de saída com uma password adicional.

Tb não acredito que apenas limitar a injeção seja válido.
    Já o power derrating do próprio equipamento, acredito que seja.

Podia ser como em alguns países. Pode ter a potência que quiser, (dentro dos regulamentos) mas não pode injectar mais que x kW, para salvaguardar a rede. Esse número no UK anda nos 3.600W e na Alemanha julgo que nos 4kW.

Se injectar mais que o limite o contador manda a instalação abaixo. Ponto!
  5.  # 6

A informação é dada pela Solarshop, empresa de venda de soluções solares. Acredito que estejam dentro da lei.
      Screenshot_2025-06-09-18-51-55-793_com.android.chrome2.jpg
  6.  # 7

Colocado por: omega
    Achei curioso haver uma discrepância tão grande no valor de arranque.
    Eu tinha isto com uma bateria Pylontech US5000, mas avariou, e aproveitei e troquei por esta de 15kW com o acerto do devido valor.
    Infelizmente, o goodwe não parece que esteja a querer comunicar por CAN com ela.
    O que é estranho, pois o BMS da felicity, é da pylontech e esta bateria, inclusive, é igual àHinaESS PowerGem Pluse àDyness PowerBrick, que são compatíveis com a Goodwe!!
    Ás tantas, o problema até está é do lado do inversor.
    aguardemos...

entretanto fui ver as características e achei curioso a discrepância do valor de arranque.
    mesmo com esta questão da comunicação via CAN, o inversor carrega e descarrega a bateria, infelizmente só a carrega a um máximo de 44A, o que agora no verão, nem é muito problemático, mas no inverno, convém carregar o mais rápido possível
    O que é certo, é que desde que cá tenho a bateria, por dia tenho comprado à rede, menos de 1kWh

Ando aqui às voltas, para adicionar um Victron Adicional, mas chego a conclusão que mais vale nem complicar...
    Se calhar meto um inversor adicional com bateria. Tenho que arranjar solução de por um a arrancar em alternância com o outro, porque não estou a ver os dois a funcionar em simultâneo var dar asneira.
  7.  # 8

Colocado por: callinasAcredito que estejam dentro da lei.
    não é esse o texto do decreto lei.
  8.  # 9

Colocado por: callinasAndo aqui às voltas, para adicionar um Victron Adicional, mas chego a conclusão que mais vale nem complicar...
    Se calhar meto um inversor adicional com bateria. Tenho que arranjar solução de por um a arrancar em alternância com o outro, porque não estou a ver os dois a funcionar em simultâneo var dar asneira.

E porque não usa só o victron?
    liga lá tudo e assunto arrumado
  9.  # 10

https://www.adene.pt/wp-content/uploads/2022/11/Manual-Digital-Autoconsumo-e-Comunidade-de-Energia-Renovavel-Guia-Legislativo.pdf

O que está escrito no guia da Adene parece ser mais esclarecedor, referindo-se a "Potência instalada superior a 4kW".
    Assim, nessa interpretação perde-se o argumento de potência injetada, apenas importando a instalada.
    Digo eu, também com pena minha.
  10.  # 11

Colocado por: callinasAndo aqui às voltas, para adicionar um Victron Adicional, mas chego a conclusão que mais vale nem complicar...

Como é que por um a iniciar sem o outro é mais fácil do que meter 2 em paralelo?
    Qual é a dúvida em específico?
  11.  # 12

Provavelmente metendo outro inversor potente com baterias vais ultrapassar o fator 1.0 do Victron
  12.  # 13

Posso colocar um segundo inversor igual, assim ficam em paralelo, mais potência de carga, mais potência de descarga. Tudo bem....

Mas não consigo aproveitar a bateria de 7 kW que tenho nem a se 15 kW que vou comprar.

Comprando o segundo inversor, que terá mesmo de ser, posso por exemplo pelo Shelly desligar um e ligar o outro, ...
  13.  # 14

ok, ja percebi, quer colocar uma bateria de 15 mais a de 7 que já tem, sim, assim é mais chato.
    acho que o mais simples será colocar outro inversor igual ao que tem em paralelo, mas mesmo assim, não sei se será possível, ter um a carregar uma bateria e ter outro a carregar a outra.
    o ideal seria vender essa de 7 e colocar apenas a de 15 e futuramente colocar duas de 15
  14.  # 15

Colocado por: HFSFProvavelmente metendo outro inversor potente com baterias vais ultrapassar o fator 1.0 do Victron

Que fator é esse do 1.0…?
  15.  # 16

Colocado por: callinas
    Que fator é esse do 1.0…?

https://www.victronenergy.com/live/ac_coupling:start#the_factor_10_rule
  16.  # 17

Colocado por: omegaok, ja percebi, quer colocar uma bateria de 15 mais a de 7 que já tem, sim, assim é mais chato.
    acho que o mais simples será colocar outro inversor igual ao que tem em paralelo, mas mesmo assim, não sei se será possível, ter um a carregar uma bateria e ter outro a carregar a outra.
    o ideal seria vender essa de 7 e colocar apenas a de 15 e futuramente colocar duas de 15

Concordo.

Ter 2 inversores hibridos na rede é bastante complexo ainda mais de marcas diferentes.

Já vi aí por outros foruns malta que tem 2 victron sem estarem em paralelo mas é tudo muito mais complexo. Neste caso o inversor da autocaravana recebia informação para exportar o maximo para a rede, sendo que esta rede era um circuito da casa que tinha outro victron em ESS que carregava as baterias quando precisava.

Se tiverem a mesma quimica pode tentar ver se se as pode paralelizar. Cuidado que não é brincadeira
  17.  # 18

Colocado por: callinasPosso colocar um segundo inversor igual, assim ficam em paralelo, mais potência de carga, mais potência de descarga. Tudo bem....

Mas não consigo aproveitar a bateria de 7 kW que tenho nem a se 15 kW que vou comprar.

Comprando o segundo inversor, que terá mesmo de ser, posso por exemplo pelo Shelly desligar um e ligar o outro, ...

Essa situação das baterias é porque teriam BMS diferentes? É que é possivel ter 2 inversores (sem estarem em paralelo) com 2 bancos de baterias na mesma casa... é preciso é configurações senão às tantas tem uma bateria a ser carregada com a descarga da outra.
  18.  # 19

No meu caso ou compro um igual e coloco os dois em paralelo. Fico com mais potência de carga e descarga, mas só consigo usar uma bateria.
    Ou compro 1 inversor e coloco a funcionar à vez, uma vez um inversor com uma bateria, desligo e liga o outro inversor com a outra bateria.
    Concordam com este comentário: ivreis
  19.  # 20

Colocado por: HFSF

https://www.victronenergy.com/live/ac_coupling:start#the_factor_10_rule

Mas isso tem a ver com o AC coupliing, por exemplo para fazer AC coupliing as potências entre o inversor solar e o inversor Victron terão de ser semelhante.

0.7126 seg. NEW