Iniciar sessão ou registar-se
    • HFSF
    • 11 junho 2025

# 1

Certo mas quando diz que considera colocar outro inversor em serie com o Victron está a fazer ac coupling.
    No momento que lhe falta a rede o Victron tem de ser capaz de lidar com a produção que o outro inversor está a fazer.

Se for em paralelo (Eu não faria de todo isto) faz-me sentido que tenha de respeitar na mesma o fator 1.0. A não ser que o Victron esteja mesmo desligado completamente.

Acho que está aí a montar um sistema demasiado complexo sem necessidade.
    Eu manteria isso o mais simples possível.

Manteria apenas uma bateria, 2 victron em paralelo e deixava o outro inversor sem bateria em ac coupling se tiver essa hipótese. A bateria vendia-a.
  1.  # 2

Colocado por: callinasNo meu caso ou compro um igual e coloco os dois em paralelo. Fico com mais potência de carga e descarga, mas só consigo usar uma bateria.
    Ou compro 1 inversor e coloco a funcionar à vez, uma vez um inversor com uma bateria, desligo e liga o outro inversor com a outra bateria.

Dependendo da necessidade de maior potência de carga e descarga optaria por 2 inversores em paralelo (precisa mesmo dessa potência de carga/descarga adicional?) com 1 bateria apenas (a de 15kW); vende a bateria de menor capacidade e depois mais tarde mete uma 2ª bateria de 15kW.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cmcosta
    • hangas
    • 11 junho 2025 editado

# 3

Colocado por: ivreisDependendo da necessidade de maior potência de carga e descarga optaria por 2 inversores em paralel

Já agora, a quem tiver a experiencia prática. No caso do Victron, e quanto há MPPTs, a corrente maxima de carga é dada pela soma dos MPPTs e complementada pelo Multiplus caso necessário, correcto? E não "limitada" pelo multiplus. É isso?

Ou seja, a corrente maxima de carga do Multiplus, é só um factor quando exclusivamente em AC coupling. Se entendi bem.
    • HFSF
    • 11 junho 2025

# 4

Colocado por: hangasJá agora, a quem tiver a experiencia prática. No caso do Victron, e quanto há MPPTs, a corrente maxima de carga é dada pela soma dos MPPTs e complementada pelo Multiplus caso necessário, correcto? E não "limitada" pelo multiplus. É isso?

Certo.
    Dependendo do sistema a limitação está na bateria pode até estar na bateria.

Há uma definição, o DVCC, que controla os limites de carregamento entre os diferentes dispositivos de forma a que não se ultrapasse o valor maximo recomendado pela bateria.

No meu caso pratico:
    A minha bateria pode carregar a 150A teóricos, eu prefiro ter 100A.
    Tenho 2 MPPTs que teriam a possibilidade de carregar a 100A cada um mais o MultiPlus II.

Tenho o DVCC configurado para a bateria carregar no maximo a 100 e mesmo quando preciso de carregar da rede ele não passa desse valor.
    Na verdade ultrapassa momentaneamente e chega a 102, 103 enquando algum dos dispositivos ajusta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  2.  # 5

Estou a experimentar o Dynamic ESS estes dias.
    E para amanhã ele faz esta previsão.
    Vender 10kwh a 21cents, as 20h

Até aqui tudo bem, faz sentido. E ele só vende 10kwh, porque apenas preciso de 4-5 até a manhã seguinte.

A questão é; em Portugal pode-se vender excedentes as 20h ( ou as 21,22, etc) fora de período solar? O comercializador/agregador vai-me pagar isso?
      IMG_0893.jpeg
      IMG_0892.jpeg
  3.  # 6

Como tem isso configurado ?
    Modo venda ou modo econo?
    A mim por acaso nunca me aconteceu isso de querer vender às 20h00.

Mas se realmente o kWh venda for a 21 cent... Então fará sentido.
    No meu caso o preço de venda kWh é de 6 cent.

Mas nesse caso faria sentido a bateria ir carregando até encher ao fim do dia,mas nu cá a potência máxima
  4.  # 7

Colocado por: hangasEstou a experimentar o Dynamic ESS estes dias.
    E para amanhã ele faz esta previsão.
    Vender 10kwh a 21cents, as 20h

Até aqui tudo bem, faz sentido. E ele só vende 10kwh, porque apenas preciso de 4-5 até a manhã seguinte.

A questão é; em Portugal pode-se vender excedentes as 20h ( ou as 21,22, etc) fora de período solar? O comercializador/agregador vai-me pagar isso?
      IMG_0893.jpeg
      IMG_0892.jpeg

As 20h ainda é período solar
  5.  # 8

Colocado por: callinasModo venda ou modo econo?

Não é modo venda. Está no “green mode” normal.
    Liguei na quinta à noite e tb nunca vi esta previsão.

Mas lendo a documentação do DESS diz que pode vender sobras mesmo em green mode.
    E faz sentido financeiramente, especialmente vendendo em indexado.
  6.  # 9

Colocado por: callinasAs 20h ainda é período solar

As 20h sim. Mas se hipoteticamente injectar as 6h da manhã porque ele percebe que vai sobrar e que daí a duas horas vai estar sol o dia todo?
  7.  # 10

A mim nunca me fez isso.
    Como tinha configurado indexado na compra e venda, o inversor fazia-me cargas e descargas da bateria durante o dia. Pois nunca cheguei a perceber se compensava ou não, pois habitualmente, das 8h-18h não gastava energia, ... Então desativei o Dinâmic ESS, com o intuito de explorar as configurações.
    No inverno funcionou bem, pois carregava alguma coisa durante a noite para usar durante o dia.
    Este ano agora neste verão, voltei a desativar o Dinâmic ESs.
    Nunca dei por o inversor descarregar durante a noite para vender a rede, ...
  8.  # 11

Colocado por: hangasA questão é; em Portugal pode-se vender excedentes as 20h ( ou as 21,22, etc) fora de período solar? O comercializador/agregador vai-me pagar isso?

É uma excelente questão mas não sei a resposta. Provavelmente o melhor é perguntar à erse.

O que achei estranho é ele dizer que vai injetar 10khw numa hora quando tem um de 5kvas certo?
  9.  # 12

Colocado por: HFSFO que achei estranho é ele dizer que vai injetar 10khw numa hora quando tem um de 5kvas certo?

Sim, seria fisicamente impossível.
    Pior. A configuração diz-lhe que o limite da rede é 4000w, e o da bateria 3500W
      IMG_0895.jpeg
  10.  # 13

E como estivemos fora a partir do meio da tarde e a produção não foi para o carro, a bateria carregou mais que a previsão e diz que hoje também vai mandar 2kwh fora as 20h.

O preço hoje também tem um pico a essa hora, embora não tão grande como amanhã.
      IMG_0896.jpeg
  11.  # 14

A mim dá-me este gráfico
      Screenshot_2025-06-15-20-38-18-069_nl.victronenergy-edit.jpg
  12.  # 15

Colocado por: hangas

Sim, seria fisicamente impossível.
    Pior. A configuração diz-lhe que o limite da rede é 4000w, e o da bateria 3500W
      IMG_0895.jpeg

Edit: já percebi a falha. Eu tinha configurado 4000Kw e não 4Kw! O sistema pos-se logo a fazer contas e acha que recupera 2Eur numa hora. Com apenas 4Kw já não rende assim tanto..

Ainda assim propõe-se vender 4kW, rendendo 70cent em vez dos 2Eur com os valores anteriores
  13.  # 16

O meu está assim para hoje
      Screenshot_2025-06-16-00-07-18-851_nl.victronenergy-edit.jpg
      Screenshot_2025-06-16-00-06-55-274_nl.victronenergy-edit.jpg
      Screenshot_2025-06-16-00-07-42-884_nl.victronenergy-edit.jpg
      Screenshot_2025-06-16-00-10-23-825_com.android.chrome-edit.jpg
  14.  # 17

Colocado por: callinasO meu está assim para hoje

Pois, a principal diferença são os preços e claro as previsões de produção consumo. Eu compro a preço fixo e vendo indexado, o Calinas compra a indexado e vende a fixo. Imagino que se a compra e a venda fossem ambas em indexado ainda haveria mais hipoteses de arbitragem.

O meu ontem das 21 as 22h deitou 2kWh para a rede. Porque segundo as contas dele, tinha mais que suficiente para o consumo esperado até ao periodo solar do dia seguinte.
    Hoje de manhã antes das 08h00 como lhe tinha sobrado 1kWh para atingir o SOC minimo, ainda deitou fora esse kWh enquanto o preço de compra ainda tinha algum valor.

Até porque segundo as previsões, as 15h a bateria vai estar a 100% e vai estar injetar com um preço de venda perto de zero.
    Então o sistema preferiu vender enquanto ainda valia uns 5-6cents, sabendo que não ia fazer falta.

Ele tem em conta o custo de usar a bateria, que no meu caso são 3cents/kWh, mas matematicamente ainda faz sentido. carregar e descarregar um kWh custa 3, mas se ele conseguir vender esse mesmo kWh por 6cent, é lucro.

Claro que isto das previsões é muito bonito.. Mas se eu me lembrar de carregar o carro com a produção do dia, estrago-lhe as contas todas e depois à noite vai ter que comprar à rede.

Mas isto também é so para testar, agora no verão não vejo grande utilidade. Mas no inverno com compra e venda em indexado acho que pode ser um sistema interessante. Usar as horas mais baratas para colmatar a falta de sol.
      Screenshot 2025-06-16 at 09.29.47.png
      Screenshot 2025-06-16 at 09.37.25.png
  15.  # 18

Embora desde o apagão a energia no indexado tenha estado mais cara, acho que não faz sentido a venda em indexado porque quando produzimos mais a energia está a 0 ou quase.

Em relação à compra de energia pois nem sei o indexado, mesmo que a energia esteja perto do 0 leva com a taxa do tarifário que o torna tão mau ou pior que o normal.

Já ponderei o teu horário.... Se calhar faria mais sentido, mas tinha de garantir que não havia consumos nos dois períodos mais caros .

Por exemplo uma coisa que não me faz sentido é a bateria estar a carregar neste momento à maXima potência, indo buscar 140 watt à rede , quando eu sei que em dias normais a bateria vai estar carregada às 13h estando a 100% até às 18h....
      Screenshot_2025-06-16-09-41-31-041_nl.victronenergy-edit.jpg
      Screenshot_2025-06-16-09-41-42-248_nl.victronenergy-edit.jpg
  16.  # 19

Eu tenho os preços e as formulas já incluindo IVA, comissoes de venda, etc.
    E tenho este grafico. Eu até vejo a logica.. faz sentido vender alguma coisa das 20h as 21h, mesmo que tenha que comprar algum antes das 08h do dia seguinte.
    Mas o algoritmo também so vende o que vai sobrar com base na previsão de consumo até lá. Por isso numa situação normal nem chega a comprar, apenas vende sobras da produção solar que tem um custo de 3cent por kWh (do uso da bateria)

Como ele preve ter a bateria cheia no inicio da tarde, prefere começar o dia com uma bateria mais vazia, vendendo um bocado enquanto vale alguma coisa, do que chegar a meio da tarde e não ter onde guardar/gastar produção solar e ter que a vender a um preço muito baixo. Basicamente de manha foi arranjar espaço para guardar a produção do dia.
      Screenshot 2025-06-16 at 09.58.06.png
  17.  # 20

Colocado por: callinasPor exemplo uma coisa que não me faz sentido é a bateria estar a carregar neste momento à maXima potência, indo buscar 140 watt à rede , quando eu sei que em dias normais a bateria vai estar carregada às 13h estando a 100% até às 18h...

Mas o que me parece que ele esta a fazer ai é comprar agora, para usar a bateria às 20h, onde ele sabe que a compra vai ser bem pior.
    Eu acho estranho é ele nao ter ai dados nenhuns para "solar" Todas as cores do "solar to" não aparecerem. Parece-me que esse sistema não está a ter em conta a produção solar, esta a fazer contas só à rede e bateria.

Nao sabendo que tem solar, faz-me sentido que ele tente comprar 4kWh agora para usar as 20h

Não se ve nenhuma coluna no "Solar para bateria" ou "solar para consumo"

0.8428 seg. NEW