Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

A pinça do solar avariou, não consigo arranjar uma .
    Pois realmente focou um ponto importante... Se não tem solar expectável não terá ideia que entrar energia. Assumindo apenas que não há consumos das 9 às 18h... Provavelmente...
  2.  # 2

Vendendo a energia precisa de um contador dedicado para isso, certo?
    É necessário mais alguma coisa?
    • hangas
    • 16 junho 2025 editado

# 3

Colocado por: JAndCCVendendo a energia precisa de um contador dedicado para isso, certo?

Se nao tiver mais de 4kW de potencia instalada, não precisa. Vende apenas com base no saldo do contador "normal".

Ao registar o sistema, fica com um CPE de produção que fica associado ao saldo do net-metering. Depois basta ter um contrato de venda com um comercializador para esse CPE de produção.
    • HFSF
    • 16 junho 2025

# 4

Colocado por: hangas
    Edit: já percebi a falha. Eu tinha configurado 4000Kw e não 4Kw! O sistema pos-se logo a fazer contas e acha que recupera 2Eur numa hora. Com apenas 4Kw já não rende assim tanto..

Ehhh lá, boa central que tem aí em casa :)

As voltagens têm estado OK na sua zona a injetar?
    • hangas
    • 16 junho 2025 editado

# 5

Colocado por: HFSF
    As voltagens têm estado OK na sua zona a injetar?

Desde que fizeram upgrade ao transformador no inicio da rua, tem estado sempre dentro desde range. Algo alto tendo em conta os 230v, mas pelo relativamente estável.

Estou é a pensar dizer ao inversor que está numa rede de 240v em vez de 230v até para reduzir as variações quando a rede eventualmente falhar. Porque se a grid falhar ele modela a inversão a 230v, como alguns minutos no dia 14.
      Screenshot 2025-06-16 at 11.49.42.png
      Screenshot 2025-06-16 at 11.54.44.png
    • JAndCC
    • 16 junho 2025 editado

# 6

Se nao tiver mais de 4kW de potencia instalada, não precisa. Vende apenas com base no saldo do contador "normal".

Ao registar o sistema, fica com um CPE de produção que fica associado ao saldo do net-metering. Depois basta ter um contrato de venda com um comercializador para esse CPE de produção.

Se tiver 5000w em paineis e inversor 4kw ou limitado a essa potência, só se vende o excedente que a casa não esteja a necessitar naquele momento, certo?
    Vender ou não é opcional, certo?

Imaginemos que a endesa é o meu comercializador. É a eles que vendo o excedente?
    • hangas
    • 16 junho 2025 editado

# 7

Colocado por: JAndCCSe tiver 5000w em paineis e inversor 4kw ou limitado a essa potência, só se vende o excedente que a casa não esteja a necessitar naquele momento, certo?
    Vender ou não é opcional, certo?

Se tiver excedente, e por definição, é sempre injetado na rede.
    Se configurar o sistema para injeçao zero, não vai ter excedente.

Se injetar excedente na rede, não é obrigado a vende-lo. Mas para o vender tem que fazer um contrato com um operador que lhe o compre a um determinado preço.

Mas pode enviar o excedente para a rede e simplesmente não o vender.
    Tem pelo menos algumas vantagens
    - o que injetar pode anunal consumos em intervalos de 15 minutos, devido ao netmetering.
    - Facilita a vida ao inversor estar sempre a produzir o maximo, em vez que estar constantemente a regular a produção conforme o consumo para assegurar injeção zero.
  3.  # 8

Se tiver excedente, e por definição, é sempre injetado na rede.
    Se configurar o sistema para injeçao zero, não vai ter excedente.

Se injetar excedente na rede, não é obrigado a vende-lo. Mas para o vender tem que fazer um contrato com um operador que lhe o compre a um determinado preço.

Então, pouco ou muito é sempre bom vender, certo?
    Questiono isto, porque já vi neste tópico dizerem que têm injeção zero...
    Ou está a escapar-me algo?

Obrigado pela explicação
    • hangas
    • 16 junho 2025 editado

# 9

Colocado por: JAndCCEntão, pouco ou muito é sempre bom vender, certo?

Se for muito pouco - por exemplo se tiver uma bateria que lhe permita aproveitar a produção ao maximo - pode não valer a pena a burocracia com as comunicações todos os meses à AT e preencher mais um anexo no IRS que não altera em nada a tributação. É mesmo só pela chatice.
    E ano passado vendi uns 80 Eur de excedente o ano todo.

Por exemplo, agora que tenho bateria vou reavaliar se vale a chatice, pois devo injectar muito pouco.
    Este ano já vou ter que fazer anexo B, mas em dezembro na volta fecho a atividade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JAndCC
    • HFSF
    • 16 junho 2025

# 10

Pois com um zoom assim até parece que as minhas voltagens são boas também (sem carga claro).
    Sem o inversor (com carga na rede) não é dificil ver 190v diariamente.
      Screenshot 2025-06-16 at 13.52.37.png
  4.  # 11

Boa tarde,

Depois de ler as 94 páginas deste tópico, e não tendo chegado a nenhuma conclusão concreta, vou usar para questionar.

1. Sou de Lisboa, Loures, algum instalador que aconselham? Tenho visto muitos nomes, mas estou fora deste "mundo", por isso para quem tiver tido experiências boas, indique-me por favor o nome das mesmas.

2. Para junção a paineis fotovoltaicos, ninguem pensou em eólicas? Estou num local, em que o vento é mais ou menos constante, e mesmo pesquisando no passado, o vento de facto é constante, poderia ser uma boa adição.

Obrigado pela ajuda!
  5.  # 12

• hangas
    • 16 junho 2025 editado

# 13

Colocado por: HFSFPois com um zoom assim até parece que as minhas voltagens são boas também (sem carga claro).

Mesmo assim no VRM acho que so dar para ter dados ao minuto.
    Neste momento está tudo partido devido a alteração que fiz com o Victron, mas tenho (tinha) um sistema com grafana com a resolução que o MQTT enviar, pracitamente ao segundo na maioria dos casos, as vezes até mais frequente.

É que essas variações extremas sejam para cima ou para baixo por vezes duram apenas poucos segundos, e perdem-se nos dados agregados.

Ainda assim, gosto que usar esta opção no VRM para a voltagem e outros valores que possam flutuar rapidamente. "Range values", onde mostra o min-max da amostra.
      Screenshot 2025-06-16 at 15.51.17.png
  6.  # 14

uma dúvida (hoje). É normal os painéis levarem tanta pancada na produção com temperaturas elevadas? Só consegui cerca de 30kWh com 12x585W
    • hangas
    • 16 junho 2025 editado

# 15

Colocado por: HFSFÉ uma excelente questão mas não sei a resposta. Provavelmente o melhor é perguntar à erse.

Acho que isto responde à minha pergunta..

Ontem injetei 4kWh das 20 as 21h.. não foi contabilizado.
    Para já vou assumir que pode ter sido um cutoff na informação enviada e vou deixar ir mais 4kwh para a rede agora.
    Se não aparecer lá, vou alterar o DESS para não venda.
      Screenshot 2025-06-16 at 19.53.11.png
  7.  # 16

Colocado por: ALCLCFuma dúvida (hoje). É normal os painéis levarem tanta pancada na produção com temperaturas elevadas? Só consegui cerca de 30kWh com 12x585W

Parece-me pouco... hoje produzi os mesmos 30kWh com 8x580Wp
  8.  # 17

Com 6 *340W . produziu 13Kwh - zona Oeste.
  9.  # 18

Com 5 painéis, 2,03 kw , produziu 12,73kwh , tb zona oeste. Não terá os painéis sujos das poeiras?
    • HFSF
    • 17 junho 2025

# 19

Colocado por: hangasMesmo assim no VRM acho que so dar para ter dados ao minuto.
    Neste momento está tudo partido devido a alteração que fiz com o Victron, mas tenho (tinha) um sistema com grafana com a resolução que o MQTT enviar, pracitamente ao segundo na maioria dos casos, as vezes até mais frequente.

É o que tenho que fazer.
    Já tenho o prometheus e o grafana agora falta colocar os 2 a bombar mas estou à espera de ter as novas baterias ligadas para me dedicar a isto.
    • HFSF
    • 17 junho 2025

# 20

Colocado por: hangasOntem injetei 4kWh das 20 as 21h.. não foi contabilizado.
    Para já vou assumir que pode ter sido um cutoff na informação enviada e vou deixar ir mais 4kwh para a rede agora.
    Se não aparecer lá, vou alterar o DESS para não venda.

O ridiculo...

1.0667 seg. NEW