Iniciar sessão ou registar-se
    • HFSF
    • 14 dezembro 2025

# 1

Colocado por: hangasAssim o de 5kva é a unica coisa ligada à rede e exposto aos 200v e usado apenas como carregador.
    Depois o de 10kva como não vai ter ACin, é apenas inverter e pode gerar os 230v para a casa sem ter que sinconizar com a rede.

É isso mesmo.
    O de 10kvas vai na mesma ter AC in para o powerassist mas provavelmente nunca irá ser usado.

Há algumas pessoas a usar um chargeverter para limpar a rede, até se consegue fazer com uns 120€ com umas fontes de alimentação que são usadas para telco.

Colocado por: callinasO de 5000 carrega a bateria e o de 10000 como descarrega a bateria?

O de 10kvas descarrega normalmente, não precisa de controlo nenhum (vai estar monitorizado claro)

O de 5 ainda tenho de decidir como o controlar, o que tenho pensado é usar um rele do gerador por exemplo
  1.  # 2

Portanto vocâ tem o de 10k ligado à casa, ele carrega e descarrega as baterias, conforme o que estiver a acontecer em casa.
    Depois tem um de 5 kw que vai carregar a bateria?
  2.  # 3

Colocado por: HFSFO de 10kvas vai na mesma ter AC in para o powerassist mas provavelmente nunca irá ser usado.

Então mas isso não vai obrigar a que ele sincronize com a rede, fazendo com que também tenha os 200v na ACout?
    • hangas
    • 15 dezembro 2025 editado

# 4

Este fim-de-semana aproveitei o sol para instalar os suportes e painéis em cima da pergola.
    Ficou a faltar uma fila, mas estou já a pensar em mais detalhe na parte elétrica.

Um aspeto que me preocupa, ainda para mais sendo a pergola em aço, é o aterramento.
    A pergola vai ter um pequeno quadro local IP65 que será alimentado de um quadro secundário (onde o inversor está atualmente)

Ora a pérgola está (em caminho de cabo) a cerca de 25m desse quadro. E os (2)electrodos de terra principais da casa estão no jardim da frente. Ai a uns 30m em linha recta desta a pergola ao local dos mesmos. Em caminho de cabo ainda será mais.

Tenho receio que a distancia desde a pergola até ao elétrodo à frente da casa seja muito grande e a resistência já comece a ser muito elevada. Por este motivo estava a pensar enfiar mais um elétrodo de terra (vara de 1.5m) junto à lage da pérgola, e liga-lo ao aterramento existente (para que haja apenas um referencial)

Alguma coisa a ter em consideração? Corro o risco de desequilibrar o aterramento existente?
    • HFSF
    • 15 dezembro 2025

# 5

Colocado por: hangasEntão mas isso não vai obrigar a que ele sincronize com a rede, fazendo com que também tenha os 200v na ACout?

Desde que tenho o sistema, (~1 ano), só precisei do powerassist 20min (2 momentos)

Sim nesse momento ele sincroniza com a rede mas prefiro que me baixe a voltagem do que caia tudo por overload. Atenção que não tenho o ESS activo é só mesmo o inversor com o AC Ignore activo mas com o powerassist ligado.
    • HFSF
    • 15 dezembro 2025

# 6

Colocado por: hangasTenho receio que a distancia desde a pergola até ao elétrodo à frente da casa seja muito grande e a resistência já comece a ser muito elevada. Por este motivo estava a pensar enfiar mais um elétrodo de terra (vara de 1.5m) junto à lage da pérgola, e liga-lo ao aterramento existente (para que haja apenas um referencial)

Alguma coisa a ter em consideração? Corro o risco de desequilibrar o aterramento existente?

Os eletricistas que se pronunciem mas isto pelo que li na europa isto é um grande não.

Nos foruns dos EUA ou Australia já é quantos mais eletrodos melhor :)
  3.  # 7

Colocado por: HFSF. Atenção que não tenho o ESS activo é só mesmo o inversor com o AC Ignore activo mas com o powerassist ligado.

Pois, isto é que deve ser a diferença. No ESS ele realmente tem que estar a todo o momento com o AC-in sincronizado.
    Isso deve ser semelhante ao modo com gerador no ACin, em que ele não vai certamente tentar sincronizar com o mesmo.
  4.  # 8

Colocado por: hangas
      Deve ter o terra todo no mesmo equipotencial, pode acrescentar mais eletrodos na rede já existente se necessitar de baixar a resistência
      Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
    •  # 9

Colocado por: tiagodiafDeve ter o terra todo no mesmo equipotencial, pode acrescentar mais eletrodos na rede já existente se necessitar de baixar a resistência

Sim, neste momento já tenho dois elétrodos do projecto original. Um à cota do piso da cave, e outro mais para o lado à cota do R/C. Esses dois são unidos logo a seguir à caixa de medição de cada um.

Este terceiro, iria ficar nas traseiras da casa, mas nao forma de o unir na mesma caixa dos outros (frente da casa).
      Mas iria estar ligado ao barramento de terra do quadro da cave (ligado ao principal por cabo de 6mm)
      • eu
      • 15 dezembro 2025

# 10

Colocado por: HFSFOs eletricistas que se pronunciem mas isto pelo que li na europa isto é um grande não.

Porquê? Não estou a perceber as razões; parece-me que quantos mais elétrodos melhor.
    •  # 11

Colocado por: eu

Porquê? Não estou a perceber as razões; parece-me que quantos mais elétrodos melhor.
      Desde que todos no mesmo equipotencial, se não pode existir um desiquilíbrio, imagine que tem 2 aterramentos distintos, numa descarga ela vai sempre pelo lado com menos resistência, agora imagine que o dimensionamento foi dividido pelos dois lados, vai ter uma descarga em um só e pode estar abaixo do necessário por ter sido dividido o dimensionamento. se estiver todo ele no mesmo equipotencial isto não está em causa
    •  # 12

Colocado por: tiagodiafimagine que tem 2 aterramentos distintos,

Sim, isso sei que é perigoso, até porque entre dois elétrodos distintos, ainda que próximos, pode haver uma diferença de potencial não negligenciável.

Colocado por: tiagodiafse estiver todo ele no mesmo equipotencial isto não está em causa

Para garantir isto basta que todos eles estejam ligados entre si?

No caso em concreto os dois elétrodos de terra existentes estão ligados entre si (nas caixas de terras) com fio de 10mm2, e dai segue um outro até ao quadro principal.

O quadro secundário da cave já só está ligado ao principal por um terra de 6mm2.

O 3º elétrodo, a instalar, vai estar ligado também com 10mm2 ao barramento de terra da pergola, e dai ao quadro da cave ligado a 6mm também, numa distancia de +/-20m

O pergola em si (estrutura, paineis, inversor) vao beneficiar de uma ligação à terra de 10mm2, mas a ligação que assegura o mesmo equipotencial vai ser apenas em 6mm2. Isto compromete de alguma fora esse equilíbrio?

Percebo que é importante garantir que em momento algum essa ligação de terra até à casa interrompida.
      • eu
      • 15 dezembro 2025

# 13

Colocado por: hangasSim, isso sei que é perigoso, até porque entre dois elétrodos distintos, ainda que próximos, pode haver uma diferença de potencial não negligenciável.

Boa, energia elétrica gratuita! ;)
    •  # 14

Colocado por: hangasPara garantir isto basta que todos eles estejam ligados entre si?
      Sim, tem de ter os terras todos interligados, reforçar com mais eletrodos mesmo que liguem no quadro parcial que liga ao principal (mantem o equipotencial porque os terras estão todos interligados) vai reforçar o terra, força nisso.
      Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
      • HFSF
      • 16 dezembro 2025

# 15

Então não há problema em adicionar eletrodos desde que tenha uma ligação entre eles?
      Mesmo estando afastados 30 metros?
    •  # 16

Colocado por: HFSFEntão não há problema em adicionar eletrodos desde que tenha uma ligação entre eles?
      Exatamente, o que está a fazer é a alargar a malha e terra o que é bom.

Colocado por: HFSF
      1. Mesmo estando afastados 30 metros?
      Sim, desde que interligados, as descargas depois são divididas por todos os eletrodos, ao ter essa distancia até melhora em caso de descargas atmosféricas porque aumenta a superfície de solo que fica na mesmo potencial e evita eventuais arcos elétricos.

Mas pode sempre pedir a um eletricista que faça as medições a ver se tem valores de resistividade aceitáveis.
      • argo
      • 16 dezembro 2025

# 17

Queria pedir a vossa ajuda só para me guiar no principio da pesquisa e um obrigado desde já!

O que recomendam de bateria com cerca de 15~16Kw para uma compra nos próximos meses, e inversor híbrido monofase para duas linhas de painéis?

Algo tipo isto?
      https://www.alibaba.com/product-detail/8000cycle-EU-LiFePo4-Inverter-Battery-EMS_11000022327112.html
    •  # 18

Sim, algo tipo isso. Agora, para mandar vir, mandaria vir uma da qual tivesse boas referências... E mesmo assim creio que é arriscar.

Por quanto se arranjarm num fornecedor local?
      Estas pessoas agradeceram este comentário: argo
      • argo
      • 16 dezembro 2025 editado

# 19

Colocado por: jorgemlflorencioSim, algo tipo isso. Agora, para mandar vir, mandaria vir uma da qual tivesse boas referências... E mesmo assim creio que é arriscar.

Por quanto se arranjarm num fornecedor local?
      Estas pessoas agradeceram este comentário:argo

1900€
      Não é local mas é de marca Europeia e estabelecida, penso:
      https://www.nkon.nl/en/nkon-ess-pro-51-2v-16-1kwh-thuisbatterij.html
      Fabrico deve continuar a ser chinês mas deve passar pelo controlo de qualidade da marca NKON.
      Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
      Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
    •  # 20

Inversor Victron ou Dye, por exemplo.
      Bateria 15 kWh, na ordem dos 1500 euros, alguns vendedores do Alibaba, ou AliExpress, bateria em armazém europeu. Basegreen, Docan, etc
      Concordam com este comentário: hangas
      Estas pessoas agradeceram este comentário: argo

0.0485 seg. NEW