Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Do que tenho visto, e embora nao tenha comprado lá, o obramat (Alfragide, do mesmo grupo do Leroy Merlin) tem bons preços para fotovoltaico e tem uma boa seleção de acessórios de montagem (vendidos em kit ou individualmente). Até o preço dos inversores tende a ser razoável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • ALCV66
    • 14 janeiro 2026 editado

# 2

Boa tarde.
    Aproveitando o tópico, gostaria de ouvir a vossa opinião sobre o seguinte: tenho uma pequena UPAC com oito painéis (+- 3000W de capacidade) instalados e, atualmente estou a "oferecer" os excedentes de produção à rede. Tenho acompanhado a evolução de preços dos inversores on-grid e das baterias e, recentemente "descobri" este site - https://www.nkon.nl/pt/ - que vende inversores e baterias da marca DEYE. Trata-se de uma marca relativamente pouco conhecida, mas com grande projeção no mercado de autoconsumo no Brasil. Aquilo que eu tinha em mente era o seguinte:
    Inversor - Deye SUN-6K-SG05LP1-EU-AM2-P 6kW - Inversor Híbrido Monofásico de 6 kW - 829,95 €
    Bateria - Deye SE-F5 Pro-C - 51.2V 5.12kWh - 849,95 €
    A estes valores acrescem as despesas de transporte e instalação.
    Agora as minhas dúvidas: já alguém fez compras neste site? Valerá a pena investir numa solução destas?
    Obrigado.
    • eu
    • 14 janeiro 2026 editado

# 3

Atenção que eles não têm muitos produtos em stock, é preciso esperar algum tempo.
  2.  # 4

Meta uma bateria maior.
    Concordam com este comentário: hangas, dom123
  3.  # 5

Em relação à bateria, compra uma de 16 kw por 1500-1600 euros.
    Em relação ao inversor, nem sei que lhe diga.
    Tenho ~Victron e recomendo. No entanto vou aumentar a potência, nem sei se continuo pelos victron ou se vou para um deye
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  4.  # 6

Colocado por: ALCV66Boa tarde.
    Aproveitando o tópico, gostaria de ouvir a vossa opinião sobre o seguinte: tenho uma pequena UPAC com oito painéis (+- 3000W de capacidade) instalados e, atualmente estou a "oferecer" os excedentes de produção à rede. Tenho acompanhado a evolução de preços dos inversores on-grid e das baterias e, recentemente "descobri" este site -https://www.nkon.nl/pt/- que vende inversores e baterias da marca DEYE. Trata-se de uma marca relativamente pouco conhecida, mas com grande projeção no mercado de autoconsumo no Brasil. Aquilo que eu tinha em mente era o seguinte:
    Inversor - Deye SUN-6K-SG05LP1-EU-AM2-P 6kW - Inversor Híbrido Monofásico de 6 kW - 829,95 €
    Bateria - Deye SE-F5 Pro-C - 51.2V 5.12kWh - 849,95 €
    A estes valores acrescem as despesas de transporte e instalação.
    Agora as minhas dúvidas: já alguém fez compras neste site? Valerá a pena investir numa solução destas?
    Obrigado.

Revejo-me em situação semelhante, apesar de ter menos capacidade de produção. Também conheço esse site, mas desconheço a marca Deye. Percebi é que em Espanha também se vende dessa marca.
    Também tencionava comprar equipamento, mas a questão maior para mim é encontrar quem saiba e queira instalar...
  5.  # 7

A bateria não tem dificuldade de instalação a não ser levar 130-150 kg para o local.
    Já o Inversor hibrido, não é tão simples.
  6.  # 8

Nos trifásicos, entre Deye e Victron o que resomendam?
    E baterias? O que recommendam.... alguns falam mal dessa marcas que vendem bat de 16kw por 1500-1600 euros.... é verdade?
    • ALCV66
    • 17 janeiro 2026 editado

# 9

Tenho seguido com alguma atenção o canal de Youtube Erivaldo Grid Solar (https://www.youtube.com/@ErivaldoGridSolar) e pelo que o detentor do canal tem relatado o Inversor é uma boa aposta. Quanto à bateria, como diz o callinas, preferia uma de maior capacidade. No site que referi existe um modelo da marca NKON (marca própria), a NKON ESS Pro – 51.2 V 10.24kWh por +- 1400 Euros e a NKON ESS Eco – 51.2V 16.1kWh por 1650 euros. Quanto à instalação, eu tenho alguns conhecimentos no ramo, mas prefiro pagar a um técnico certificado para não fazer asneira.
  7.  # 10

Boa noite
    sabem se vamos ter empréstimos acessíveis para energias renováveis?
  8.  # 11

Que entende por acessíveis?
  9.  # 12

Colocado por: callinasQue entende por acessíveis?

No meu trabalho, os meus colegas estavam a falar juros mais baixos, talvez o governo faça alguma comparticipação.
  10.  # 13

Colocado por: brunoaBom dia. Para instalacao de sistema fotovoltaico na zona de Braga, recomendam alguém?

Eu recomendo, sem qualquer margem de dúvida, esta empresa: https://enerpor.pt/

Foram eles que montaram um conjunto de painéis na minha casa e desde o brio na obra até ao aconselhamento completamente imparcial sobre soluções e equipamento, não há como enganar.
    Além do mais também são competitivos em termos de valores (para serviços de igual qualidade e material).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, brunoa
    • ALCV66
    • 21 janeiro 2026 editado

# 14

Bom dia. Para instalação de inversor híbrido on-grid + bateria na zona entre Castelo Branco e Guarda, recomendam alguma empresa ou técnico certificado? obrigado.
    • eu
    • 21 janeiro 2026

# 15

ENAT ?
  11.  # 16

Colocado por: euENAT ?

Não sei... Tentei uma vez um negócio com eles e não deu em nada. Preços dos materiais e srviços bastante acima da média. Acabei por contratar uma empresa da margem sul e, mesmo pagando a deslocação, ficou muito mais em conta.
  12.  # 17

Malta, preciso da vossa ajuda novamente!

Situação

Central de Produção a vender à rede (CPF)
    44 paineis monocristalinos 4.4kw (100 watts cada)
    Inversor monofásico 4kw fronius

(tudo isto, em excelente estado e com rendimentos de produção excelentes)

Casa - Trifásico com 20.7kw a consumir atualmente da rede

Pretendo passar a centrar a auto consumo, com um inversor trifásico que me permita mais tarde acoplar baterias como permitir o aumento da central solar.

Tenho a CPF a 100m da casa, sendo que de lá sai um cabo até ao quadro que fica no exterior da propriedade.

Tenho um tecnico que me está a propor:

Usar o inversor monofásico, com o mesmo cabo que leva energia ao contador para venda, para injectar energia num novo inversor trifásico - Deye 12/15kw, que depois injecta energia no quadro da habitação.

É possível usar o mesmo cabo monofásico para ligar a atual central solar, com o mesmo inversor fronius, para fazer essa energia chegar ao novo inversor - que é o cerebro da nova operação?

Qual seriam os esquemas que eu deveria considerar aqui, sendo que o novo inversor, por poupança de cabo trifásico de elevada secção, irá ficar muito mais perto do quadro da habitação, que está também a 100m2 da central solar?
  13.  # 18

Bom dia,

alguém sabe como posso colocar o inversor a enviar a energia solar para as cargas mesmo com o SOC atingido? o meu anda sempre a carregar a bateria até 23% e só depois é que usa o excedente para carregar a bateria.
      Captura de ecrã 2026-01-23 095556.jpg
    • RUIOLI
    • 23 janeiro 2026 editado

# 19

Boa tarde,

tendo em conta o aumento dos preços dos metais raros, os preços dos FV devem subir... vou retomar este tema, com uma abordagem diferente (instalar já inversor e baterias e quando o clima melhorar, tratar dos painéis), mas queria já comprar os materiais.

1-Bateria (estava a pensar para já em 16 kWh, vou deixar espaço no casoto técnico para outra), tendo em conta a qualidade das células e a assistência técnica em Portugal, qual a marca recomendam? Das marcas mais faladas de LV, registei: DEYE, WECO, FELICITY, VETRA, BASEGREEN, SUNWONDA, N-VOLT, NKON, SRNE).

2-Inversor, os que tenho e mente são o SOLIS e DEYE Híbridos 6Kw, modelos mais recentes, que ainda não estão à venda em Portugal. Nesse sentido, quem faz a limitação para 4 kW para não ter contador totalizador? O fabricante? O instalador? Quem passa o documento para a DGEG?

3-QE AC/DC, queria uma solução de qualidade, que já viesse tudo montado, só ligar fios. No quadro da casa, queria colocar um comutador automático para as situações de falha de energia. Alguma dica a considerar?

4-Painéis, por questões estéticas, queria fullblack e com elevada eficiência por volta dos 500w, para ter duas filas, os normais de 500w ficam no limite do beirado, não fica bem. A AIKO (3ª geração) e a LONGI têm painéis desses, mas em PT não é fácil encontrar.

5-Casoto, até tinha espaço no sótão, mas não fico confortável em ter algo que pode provocar um incêndio em cima de mim enquanto durmo. Assim sendo, consigo colocar na varanda, ganhando um pouco de espaço no muro de topo (tirar uns 3 canudos de tijolo) e complementando com um casoto tipo o da imagem, mas mais pequeno e com um melhor tratamento estético.
    Não fica à intempérie, mas terá sempre alguma humidade no ar, acham que o inversor e bateria lidam bem com isso?

Todas as dicas e ajudas são bem vindas.
      casoto 1.JPG
  14.  # 20

Colocado por: ALCV66Bom dia. Para instalação de inversor híbrido on-grid + bateria na zona entre Castelo Branco e Guarda, recomendam alguma empresa ou técnico certificado? obrigado.

Speedsun?
    Eletrojarm?

2.1483 seg. NEW