Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Através da aplicação do inversor consigo ver a produção dos paineis mas não consigo ver o consumo da casa.
    Qual a melhor forma de ver o consumo, inclusive se não estiver a produzir, no telemóvel??
    • eu
    • 25 janeiro 2026

# 2

Colocado por: sadinoAtravés da aplicação do inversor consigo ver a produção dos paineis mas não consigo ver o consumo da casa.
    Qual a melhor forma de ver o consumo, inclusive se não estiver a produzir, no telemóvel??

Shelly
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sadino
  2.  # 3

Colocado por: eu

Shelly
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sadino

Quando adquiri os paineis pensava que o inversordava essas informações mas só depois percebi que não...

Algum shelly em específico? Para ter na mesma aplicação a info da produção dos painéis e o consumo da casa e do que está a ir para a rede em tempo real.
  3.  # 4

Boa tarde
    Já adquiri uma moradia de 1993, tem muitas obras para fazer, mas já está em meu nome e será minha quando acabar de pagar, chegou a altura de colocar painéis até ao verão para reduzir custos mensais.

Tenho acompanhado esta discussão sobre energia fotovoltaica, verifico que existem aqui algumas pessoas entendidas e sempre dispostas a ajudar com o seu conhecimento.

Vou pedir orçamentos.

Qual a entidade que faz o melhor credito para Energia fotovoltaica?

Inversor a escolher, é trifásico, mas não tenho nenhuma tomada trifasica, são todas comuns.
    Gostei da marca Deye pelos menus para gerir a bateria, que tentarei colocar num futuro próximo.

SUN-6K-SG05LP3-EU-SM2
    https://youtu.be/5AHaPMTioaM

como já tenho segundo carro EV a dificuldade está na potencia, terei de aumentar de 6,90 kVA para 10,35 kVA porque tenho tudo elétrico, placa electrica e forno, maquina de lavar roupa, loiça, secadora, aquecimento de agua, aquecedores... o quadro está sempre a ir abaixo.

no telhado terei espaço para 10 a 12 painéis, posso colocar no outro telhado, mas não fica na orientação certa, mas nunca se sabe
    • HFSF
    • 25 janeiro 2026

# 5

Colocado por: TicMic
    Não, a casa não está ligada aos painéis, é uma central independente, o objectivo é reconversão para autoconsumo e mais tarde até permitir produzir mais/acrescentar paineis.

Mas porque não liga esse cabo directamente a uma fase da casa no quadro eletrico geral?

Não sei até que ponto não tem de subir a potencia que tem para que que a E-Redes lhe permita injetar 4,4Kw numa apenas mas é a solução mais simples.

No futuro quando decidir que bateria e que inversor faz ac coupling.

Atenção que dependendo da sua instalação e da sua rede pode ter tensões entre fase muito diferentes e dependendo dos aparelhos que tinha trifásicos pode ser um problema.
    • HFSF
    • 25 janeiro 2026

# 6

Colocado por: Marques1978Inversor a escolher, é trifásico, mas não tenho nenhuma tomada trifasica, são todas comuns.
    Gostei da marca Deye pelos menus para gerir a bateria, que tentarei colocar num futuro próximo.

SUN-6K-SG05LP3-EU-SM2
    https://youtu.be/5AHaPMTioaM

como já tenho segundo carro EV a dificuldade está na potencia, terei de aumentar de 6,90 kVA para 10,35 kVA porque tenho tudo elétrico, placa electrica e forno, maquina de lavar roupa, loiça, secadora, aquecimento de agua, aquecedores... o quadro está sempre a ir abaixo.

Se não tem nada trifasico porque tem trifasico? Pode estar aqui o problema do QE estar sempre a saltar

Eu tenho a casa toda eletrica e 2 EVs e tenho 6,9kvas e não devo precisar de mais a curto prazo.
    Concordam com este comentário: Dias12, RUIOLI, ALCLCF
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marques1978
    • eu
    • 25 janeiro 2026 editado

# 7

Colocado por: sadinoAlgum shelly em específico? Para ter na mesma aplicação a info da produção dos painéis e o consumo da casa e do que está a ir para a rede em tempo real

https://www.shelly.com/products/shelly-pro-em-50?&utm_source=bing&utm_medium=CPC&utm_campaign=CatalogAll-products-ROW&utm_content=Shelly%20Pro%20EM-50&msclkid=41a408c99925168cfb3a61bf0fc04496

Este tem dois sensores, se quiser medir 3 circuitos, terá que comprar dois.

Não sei se a shelly já tem um medidor com mais que 2 sensores.
  4.  # 8

Colocado por: HFSF

Se não tem nada trifasico porque tem trifasico? Pode estar aqui o problema do QE estar sempre a saltar

Eu tenho a casa toda eletrica e 2 EVs e tenho 6,9kvas e não devo precisar de mais a curto prazo.
    Concordam com este comentário:Dias12
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Marques1978

Comprei a casa assim com trifasico, penso que existia uma carpintaria na casa na garagem que não me pertence, mas agora tem contador próprio.

o problema de ir abaixo é feminino, por muito que explique prioridades e esperar uma maquina pela outra ou colocar os próprios relógios.
  5.  # 9

Se for lifepo é realmente muito estranho.
    As minhas têm 99% e sempre vi numeros nesse sentido.

Claro que se medir do lado AC as perdas variam conforme a carga do inversor.

"A bateria SolaX Triple Power (série T30/T58/HV10230) é um sistema de armazenamento de energia em lítio (LiFePO4) de alta tensão, modular e expansível, ideal para aumentar a autossuficiência energética residencial. Oferece 90% de profundidade de descarga (DOD), mais de 6000 ciclos de vida, proteção IP65/IP66 para uso interno ou externo e alta eficiência, compatível com inversores híbridos SolaX"

Pode estar a medir o rendimento "real"
    • HFSF
    • 26 janeiro 2026

# 10

Colocado por: Marques1978o problema de ir abaixo é feminino, por muito que explique prioridades e esperar uma maquina pela outra ou colocar os próprios relógios.

É evitar problemas e essa gestão e trocar para monofásico :)

Pode ver no site da E-Redes o seu consumo global e ver se efetivamente é falta de potencia ou é o contador a desligar por ter uma fase desiquilibrada.

Ganha também na complexidade da instalação futura de fotovoltaico.
  6.  # 11

Mas porque não liga esse cabo directamente a uma fase da casa no quadro eletrico geral?

Não sei até que ponto não tem de subir a potencia que tem para que que a E-Redes lhe permita injetar 4,4Kw numa apenas mas é a solução mais simples.

No futuro quando decidir que bateria e que inversor faz ac coupling.

Atenção que dependendo da sua instalação e da sua rede pode ter tensões entre fase muito diferentes e dependendo dos aparelhos que tinha trifásicos pode ser um problema.

Fui informado que as diferentes voltagens as diferentes voltagens por fase podem prejudicar alguns dos equipamentos trifásicos.
  7.  # 12

Algum feedback da primewatt?
  8.  # 13

Vou seguir este asunto
  9.  # 14

É evitar problemas e essa gestão e trocar para monofásico :)

Pode ver no site da E-Redes o seu consumo global e ver se efetivamente é falta de potencia ou é o contador a desligar por ter uma fase desiquilibrada.

Ganha também na complexidade da instalação futura de fotovoltaico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Marques1978

Um dos meus Zoes, o mais velho de 2014, às vezes tem dificuldade em arrancar o carregamneto, talvez exista algum problema, já testei na casa do vizinho e carrega sempre à primeira.
    Um instalador também sugeriu mudar para monofásico, principalmente pelo preço do inversor.
    Agora quando pedir orçamentos vou colocar a questão para monofásico.
    Tenho de fazer o registo na E-redes
    • HFSF
    • 27 janeiro 2026

# 15

Colocado por: TicMicFui informado que as diferentes voltagens as diferentes voltagens por fase podem prejudicar alguns dos equipamentos trifásicos.

E é verdade mas não depende apenas de si.
    À sua casa podem estar a chegar as fases já desbalanceadas da rede.

Aliás, se o seu instalador diz que o melhor é ligar o inversor da central ao futuro inversor trifasico (numa das fases) irá ter exactamente o mesmo problema.
    Concordam com este comentário: ALCLCF
    • HFSF
    • 27 janeiro 2026

# 16

Colocado por: Marques1978Um dos meus Zoes, o mais velho de 2014, às vezes tem dificuldade em arrancar o carregamneto, talvez exista algum problema, já testei na casa do vizinho e carrega sempre à primeira.

Normalmente a dificultade de carregamento nos EV, especialmente nos ZOE, é devido ao aterramento.
    Concordam com este comentário: mafgod, ALCLCF, Marques1978
  10.  # 17

Normalmente a dificultade de carregamento nos EV, especialmente nos ZOE, é devido ao aterramento.
    Concordam com este comentário:mafgod,ALCLCF

Pode traduzir o que significa o termo "Aterramento" neste contexto?
  11.  # 18

Colocado por: cesarcarvalhoPode traduzir o que significa o termo "Aterramento" neste contexto?
    A ligação terra na tomada.

OS ZOEs das primeiras gerações tem este mau feitio com a terra nas tomadas e postos públicos.
    Normalmente é em tempo seco, o que não é agora o caso, mas se por vezes dá e outras não, a grande probabilidade é mesmo a terra na tomada.

Solução, colocar mais umas varetas para baixar o valor da terra.
    Concordam com este comentário: Marques1978
  12.  # 19

Se não tem nada trifasico na casa não faz sentido receber trifásico da rede

Na prática se tiver 6,9kva recebe 2,3 kva por fase.

Se numa das fases passar dos 2,3 kva a rede vai abaixo, é como se tivesse pouca potência disponível
    Concordam com este comentário: Dias12
  13.  # 20

Governo prepara apoio à mini-geração fotovoltaica para famílias
    Novo incentivo à produção descentralizada de eletricidade deverá funcionar através de vouchers e será autónomo face ao programa E-Lar, focado na eficiência energética.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/governo-prepara-apoio-a-mini-geracao-fotovoltaica-para-familias?fbclid=IwY2xjawPl2aVleHRuA2FlbQIxMQBicmlkETF1WER0WHl6UURaM0N3MnE3c3J0YwZhcHBfaWQQMjIyMDM5MTc4ODIwMDg5MgABHtxW4TGUiJRTdb6BEPG9nJGSp2pjM0NBsWyxiP22Jhpll_yPhbSNJOcYvbEZ_aem_-7f2Ef3PERJgLi-2ZxRxaA

Vamos ver, como nunca tenho sorte com estas coisas, não vou criar expectativas.

0.0561 seg. NEW