Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: hangasSim, mas se ontem que esteve sol tivesse enchido 30kWh de bateria em vez de 15kwh, tinha aguentado melhor esta manha sem ir à rede.
    Os 15kWh dão bem para assegurar o consumo total até ao nascer do sol.. o problema é quando está um dia escuro como agora, com uma trovoada mesmo por cima.

Só no Inverno é que não tenho produção para o consumo. Dias como o de hoje entre Abril e ~Setembro, chega e sobra. Comecei a manhã com 65% tenho a esta hora 85% (e já liguei durante uma hora a resistência AQS que uso para os excedentes) e está a chover bem.
  2.  # 2

Colocado por: ALCLCFSó no Inverno é que não tenho produção para o consumo. Dias como o de hoje entre Abril e ~Setembro, chega e sobra.

Aqui costuma ser o mesmo. Mas não sei o que se passou hoje de manha, que os valores eram mesmo baixo. Agora o dia aclarou e já esta outra no máximo do inversor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
    • RUIOLI
    • 29 abril 2026 editado

# 3

Colocado por: pfov
    Não percebo a questão de limitar a exportação a 4kwh, o meu inversor permite limitar a injeção na rede. Tem capacidade de 3.7kwh (dc-ac). Tenho 12 painéis, quando estou a produzir mais do que 3.7, o inversor carrega as baterias em DC automaticamente, ou seja, não desperdiça (a não ser claro que tenha as baterias cheias)

Colocado por: RUIOLI

Um inversor de 6 kw limitado a 4kw (nos termos da declaração do user m6rk) não procede da mesma forma?

Alguém pode ajudar a esclarecer?
  3.  # 4

Alguém me sabe dizer se eu alterar agora a minha instalação para colocar mais painéis inversor trifásico e deixar já tudo pronto para receber a bateria, se depois tenho que fazer adenda ao registo erse por causa da instalação da bateria?
  4.  # 5

Colocado por: brunoase depois tenho que fazer adenda ao registo erse por causa da instalação da bateria?

Por princípio sim, mas já li alguns relatos que pode ser um dor de cabeça burocráticamente.
    Ao que parece a adenda é fazer um novo registo, e deitar abaixo o anterior e por vezes há efeitos secundários de ficar sem registo de autoconsumo na eredes por meses, ou pior, ter um contrato de venda de excedente com base num registo que já não existe.

O que não falta é pessoal com inversores híbridos que meteram a bateria mais tarde e não comunicaram nada.
    • HFSF
    • 29 abril 2026

# 6

Colocado por: RUIOLIAlguém pode ajudar a esclarecer?

O que diz a lei é que a potencia do inversor ser no maximo 4kwh para não precisar de contador totalizador.
    Caso tenha um inversor maior o tecnico limita a potencia total do inversor para passar o termo (ou pelo menos deve faze-lo).

Aqui a questão que é mais ou menos cinzenta é:
    - O dono da casa tem acesso ao inversor e pode alterar as definições
    - A E-Redes é incapaz tecnicamente de perceber se o inversor está realmente limitado totalmente a 4kwh ou está apenas limitado na exportação
    - Não tem base legal para ir inspecionar o que seja à sua casa (pode cortar ou "multar" caso não cumpra os limites)

Caso tenha um inversor all in one (receba fios dos paineis, bateria e quadro AC) estas limitações podem ter impactos colaterais na inversão para a bateria quando se limita a capacidade de inversão AC e baixar o aproveitamento solar.
  5.  # 7

De volta às baterias, para não haver surpresas, informação pertinente.

https://youtu.be/_lMSDe4-6B4?is=Y1PQUjHIkidXy1mu
    • pfov
    • 30 abril 2026 editado

# 8

o que eu faço no meu caso (tenho 5.5kwh paineis, inversor de 3.7, 5.8kw bateria):

Dias de sol - Programo o inversor para feed-in-priority (injeção na rede) a partir das 9AM. a esta hora a bateria já está a uns 20%. às 10.30AM os paineis já estão a produzir mais do que 3.7kw, portanto todo o excedente vai para a bateria. Ao meio da tarde (quando a produção já cai abaixo dos 3.7kw e bateria já está a uns 80%, apenas com o excedente o inversor - tudo o que é produzido acima dos 3.7) está programado para self-use para carregar o resto da bateria. Desta forma não há desperdício. Claro que tenho uma bateria pequena, mas é uma questão de ajustarem ao vosso dimensionamento.

Vale a pena o trabalho? Se calhar para alguém que vai agora instalar tudo de novo, não. mas no meu caso comecei apenas com 4 painéis e fui evoluindo. ainda não me compensou estar a mudar o inversor
  6.  # 9

A quem interessar, encontrei isto "aqui ao lado": https://cuencasolar.es/producto/bateria-de-litio-deye-16kwh-se-f16-c-lv/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • m6rk
    • 30 abril 2026

# 10

Colocado por: brunoaAlguém me sabe dizer se eu alterar agora a minha instalação para colocar mais painéis inversor trifásico e deixar já tudo pronto para receber a bateria, se depois tenho que fazer adenda ao registo erse por causa da instalação da bateria?

O n.ª 9 do Artigo 59 do DL 15/2022 estabelece: "As alterações à comunicação prévia são sujeitas a averbamento a realizar na plataforma eletrónica a que se refere o n.o 2."

Portanto, sim, tem de fazer um averbamento. Não é nada de especial e duvido que haja tempo e recursos da parte do regulador para andar atrás destas minudencias.
  7.  # 11

Colocado por: pcspinheiroPergunta para quem já tem sistema instalado com baterias: ligaram a rede à porta grid e a saída load é que alimenta a casa toda (com a inversão em (pass through)), ou só ligaram à porta load algumas cargas essenciais? Segundo as specs, o Deye 5 kW pode fazer pass through de ~9kw e eu só tenho 6,9 contratados, por isso é bem abaixo do limite. Isso permitiria manter o que quiser a funcionar simplesmente desligando disjuntores. Implica duas corridas de fios + terra até ao inversor, mas seria o meu modo de eleição, com um comutador de transferência à entrada, claro.

O que tem contratado nem é assim tão relevante... o mais importante mesmo é ter a potência máxima admissível acima desses 6,9Kva (tem de ver a certificação da casa)... caso contrário, a coisa não vai correr bem!
  8.  # 12

Colocado por: dom123Eu breve vou aumentar a minha UPAC em mais 10 pineis de 590W, ficando assim com 6.2kw de potencia.
    4kwh num Sonny boy 4kw e 2.2kwh num sofar solar 2.2kw.
    Já a primeira instalação foi feita por mim, onde poupei quase 50% dos valor.
    Só paguei a um eletricista credenciado para fazer o registo.
    Nesta expansão vou colocar também bateri de 16Kwh e um inversor Victron MultiPlus-II 8000VA.
    Mas um bocadinho de cada vez

Para esse inversor já vai de ter um contador totalizador
  9.  # 13

Bem, o projeto arrancou oficialmente hoje; Já fixei o inversor no local onde vai ficar 😁. Ok, não é grande progresso, mas é menos uma coisa a ocupar espaço na garagem...
    • dom123
    • 30 abril 2026 editado

# 14

Colocado por: JMHouse

Para esse inversor já vai de ter um contador totalizador

Estava mesmo a pensar nisso, o Victron é para carregar a bateria e limita a exportação a 2kw
    Além disso ninguém tem de saber o que tenho em casa, desde que não interfira com a rede eléctrica.
  10.  # 15

Colocado por: dom123
    Estava mesmo a pensar nisso, o Victron é para carregar a bateria e limita a exportação a 2kw
    Além disso ninguém tem de saber o que tenho em casa, desde que não interfira com a rede eléctrica.

Ah, é só para carregar a bateria? Mas a bateria não está ligada à rede interna que está ligada à rede pública? Então tem de ter contador na mesma... Se a bateria apenas estiver ligada à rede pública ou rede interna também precisa de contador (mas duvido que seja esse o caso).

E sim, têm de saber o que tem em casa, a menos que estivesse off-grid (implica remover o contador não é suficiente não ter o contrato activo).

Leia o art.º 16.º do Regulamento n.º 815/2023 e chore... chore comigo ou então ilegalidade.
  11.  # 16

12.  # 17

Em relação aos packs de bateria prontos a usar, que dizem destas?
    https://eu.easunpower.com/products/15kwh-48v-300ah-lifepo4-home-wall-mounted-battery

Imagino que sejam todas muito semelhantes.
  13.  # 18

Colocado por: Bruno.AlvesEm relação aos packs de bateria prontos a usar, que dizem destas?
    https://eu.easunpower.com/products/15kwh-48v-300ah-lifepo4-home-wall-mounted-battery

Imagino que sejam todas muito semelhantes.

Parece muito uma 'chinesice' (sem querer generalizar)... Mas preços muito apelativos, efectivamente... Creio que com estas marcas desconhecidas é mesmo uma questão de estar disposto a arriscar.
    • eu
    • 2 maio 2026

# 19

Colocado por: jorgemlflorencioParece muito uma 'chinesice' (sem querer generalizar)... Mas preços muito apelativos, efectivamente... Creio que com estas marcas desconhecidas é mesmo uma questão de estar disposto a arriscar.

Naquela gama de preços são todas de qualidade duvidosa, principalmente nos BMS e ligações internas.

Mas as boas (Huawei, BYD, Tesla) custam muito mais, por vezes cinco vezes mais !!!
  14.  # 20

Pretendo numa 1ª fase alimentar a resistencia do acumulador de AQS Daikin com FV.
    Existem uns MPPTs especificos que rondam os 300€ para isto, tipo:
    https://www.qoltec.com/product/duplicate-qoltec-solar-inverter-for-water-heating-eco-solar-boost-mppt-bypass-lcd-4kw

A questão é:
    Recomenda-se este tipo de MPPT/inversor especifico para cargas puramente resistivas, ou é preferível optar por um inversor monofásico de 4KW e libertar o excedente (caso exista) para a casa?

0.0596 seg. NEW