Colocado por: hangasSim, mas se ontem que esteve sol tivesse enchido 30kWh de bateria em vez de 15kwh, tinha aguentado melhor esta manha sem ir à rede.
Os 15kWh dão bem para assegurar o consumo total até ao nascer do sol.. o problema é quando está um dia escuro como agora, com uma trovoada mesmo por cima.
Colocado por: ALCLCFSó no Inverno é que não tenho produção para o consumo. Dias como o de hoje entre Abril e ~Setembro, chega e sobra.
Colocado por: RUIOLI
Um inversor de 6 kw limitado a 4kw (nos termos da declaração do user m6rk) não procede da mesma forma?
Colocado por: brunoase depois tenho que fazer adenda ao registo erse por causa da instalação da bateria?
Colocado por: RUIOLIAlguém pode ajudar a esclarecer?
Colocado por: brunoaAlguém me sabe dizer se eu alterar agora a minha instalação para colocar mais painéis inversor trifásico e deixar já tudo pronto para receber a bateria, se depois tenho que fazer adenda ao registo erse por causa da instalação da bateria?
Colocado por: pcspinheiroPergunta para quem já tem sistema instalado com baterias: ligaram a rede à porta grid e a saída load é que alimenta a casa toda (com a inversão em (pass through)), ou só ligaram à porta load algumas cargas essenciais? Segundo as specs, o Deye 5 kW pode fazer pass through de ~9kw e eu só tenho 6,9 contratados, por isso é bem abaixo do limite. Isso permitiria manter o que quiser a funcionar simplesmente desligando disjuntores. Implica duas corridas de fios + terra até ao inversor, mas seria o meu modo de eleição, com um comutador de transferência à entrada, claro.
Colocado por: dom123Eu breve vou aumentar a minha UPAC em mais 10 pineis de 590W, ficando assim com 6.2kw de potencia.
4kwh num Sonny boy 4kw e 2.2kwh num sofar solar 2.2kw.
Já a primeira instalação foi feita por mim, onde poupei quase 50% dos valor.
Só paguei a um eletricista credenciado para fazer o registo.
Nesta expansão vou colocar também bateri de 16Kwh e um inversor Victron MultiPlus-II 8000VA.
Mas um bocadinho de cada vez
Colocado por: JMHouse
Para esse inversor já vai de ter um contador totalizador
Colocado por: dom123
Estava mesmo a pensar nisso, o Victron é para carregar a bateria e limita a exportação a 2kw
Além disso ninguém tem de saber o que tenho em casa, desde que não interfira com a rede eléctrica.
Colocado por: pcspinheirohttps://livre.pt/products/contador-as3000-modem-honeywell-2
Colocado por: Bruno.AlvesEm relação aos packs de bateria prontos a usar, que dizem destas?
https://eu.easunpower.com/products/15kwh-48v-300ah-lifepo4-home-wall-mounted-battery
Imagino que sejam todas muito semelhantes.
Colocado por: jorgemlflorencioParece muito uma 'chinesice' (sem querer generalizar)... Mas preços muito apelativos, efectivamente... Creio que com estas marcas desconhecidas é mesmo uma questão de estar disposto a arriscar.