Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 3 maio 2026

# 1

Colocado por: jfsmoreiraé preferível optar por um inversor monofásico de 4KW e libertar o excedente (caso exista) para a casa?

Obviamente que esta é a melhor solução. E rapidamente amortiza a diferença de custo do inversor.
  1.  # 2

Colocado por: jfsmoreiraPretendo numa 1ª fase alimentar a resistencia do acumulador de AQS Daikin com FV.

Eu para esse efeito uso um gestor de excedentes que até à data tem dado conta do recado.
  2.  # 3

Colocado por: dom123
    Eu para esse efeito uso um gestor de excedentes que até à data tem dado conta do recado.

Pode explicar melhor isso?
  3.  # 4

Colocado por: eu

Obviamente que esta é a melhor solução. E rapidamente amortiza a diferença de custo do inversor.

Pois isso é o que eu imaginava, mas ao ver que um dos fabricantes tinha os 2 produtos á venda, questionei e a informação é que o mppt especifico para AQS tem uma eficiência superior e trabalha mesmo com baixissimas tensoes do FV e que comparado com um inversor normal, este aqueceria mais e durante mais tempo com as mesmas condições.
  4.  # 5

Colocado por: pcspinheiroBem, o projeto arrancou oficialmente hoje; Já fixei o inversor no local onde vai ficar 😁. Ok, não é grande progresso, mas é menos uma coisa a ocupar espaço na garagem...

O primeiro passo já está!
    E as baterias? Já tomou a decisão?
  5.  # 6

Nas baterias, é só dúvidas... por um lado, a tentação de ir para as chinesas mais baratas (Docan, Humsienk, etc.) é grande porque o preço por kwh é imbatível (16 kwh por 1400€ ou 20 kwh por ~1900€). As docan têm sofrido alguns downgrades, provavelmente para as manter competitivas a nível de preço (agora trazem BMS Daren, que nos fóruns da especialidade não é bem visto), enquanto outras como as tais Humsienk parecem muito bem no papel, mas há tipo 2 reviews no Youtube (que podem até ser patrocinadas), o que dá pouca confiança. E depois há a questão de se darem bem com o inversor por eventualmente a BMS (que nem se sabe o que é porque não dizem em lado nenhum) não conversar bem com este. E finalmente, mas não menos importante, a questão de reclamar garantia de vendedores sem verdadeira presença europeia... No fim de contas, estou inclinado para gastar mais umas c€nt€nas e comprar Deye também, para haver comunicação nativa (e provavelmente ter a tal garantia de 10 anos em vez de 5 usando a bateria com inversor da mesma marca).
    Já encontrei Deye SE-F16-C por pouco mais de 2000€ já entregue de vendedores europeus, um deles aqui ao lado em Espanha, mas sem stock de momento (em pré-encomenda).

Para já, precisava de 2 dias de tempo seco para meter os suportes no telhado :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho, claudioabp
  6.  # 7

Colocado por: hangas

Mas é isso que o victron me faz. Tenho a casa toda nas cargas criticas. Victron de 5000A

Por exemplo à noite está o victron a suportar a casa toda da bateria.. se usar mais que os 5000VA vai buscar o resto à rede, de forma transparente.
    O problema aqui é se falha a rede nessa altura, vai tudo abaixo porque o vitron acusa overload e ao fim de uns segundos manda tudo abaixo; mas é um caso extremo.

E de dia, com o AC coupling, posso ter até 4kW do inversor grid-tie, depois mais os 5000VA do victron e so depois vai à rede.

Então tem dois inversores.
    Para que lhe serve o AC coupling? Isso não é mais um motivo de perdas no sistema? Conversão do DC (PV) em AC e novamente em DC (baterias)? Não era mais eficiente ir logo dos PV para as baterias (DC/DC)?
  7.  # 8

Colocado por: callinas
    Com MPPT, sótipo o modelo EasySolar-II48/5000/70-50 MPPT 250/100, custa na ordem 1500 euros
    https://www.nkon.nl/pt/victron-energy-pmp482507010-easy-solar-ii-48-5000-70-50.html?gad_source=1&gad_campaignid=22313623597&gclid=CjwKCAjwwJzPBhBREiwAJfHRnSfTb3ZyQqjpxYogcNQbdWvQ_NwdbAo4GiyeXRlzRELScH54b5ny2BoCQxIQAvD_BwE
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Beira Interior Power

O Multi RS Solar tem dois MPPT integrados. Pensei era que fosse 6kw (por causa dos 6000 na designação) mas é só 5kw
  8.  # 9

Colocado por: hangas

https://www.victronenergy.pt/inverters-chargers/easysolar-ii-gx

Só tem um MPPT, mas com uma capacidade de 30A no input. Permite e.g duas strings em paralelo, com a mesma orientação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Beira Interior Power

O meu problema é mais a soma de voltagem em zona fria do que a amperagem 🤨
    Ando a estudar as strings... queria mesmo victron mas não deve dar
  9.  # 10

Colocado por: Beira Interior PowerO meu problema é mais a soma de voltagem em zona fria do que a amperagem 🤨
    Ando a estudar as strings... queria mesmo victron mas não deve dar

Pode usar MMPTs e um MP-II
  10.  # 11

Colocado por: ALCLCFQuem não for instalar o seu sistema, tal como em tudo, deve escolher o instalador primeiro.

A minha primeira escolha era Victron, mas depois de contactar Sparkpoint solar e BL systems por e-mail (na altura tinham um bom portfólio de sistemas com baterias) comecei a procurar em vez de marca, instalador local, de preferência a instalar forte e feio em indústrias, porque normalmente é malta sem "salamalecos" (instala, funciona, paga, siga para bingo).

Não foi para nehuma dessas empresas ou não foi para o Victron?

Já agora, é de onde? É que essas empresas são de Viana e de Castelo Branco
  11.  # 12

Colocado por: Beira Interior PowerPensei era que fosse 6kw (por causa dos 6000 na designação) mas é só 5kw

As unidades na designação dos produtos Victron são em VA / kVA.
  12.  # 13

Colocado por: HFSF

Pode usar MMPTs e um MP-II

Pois mas mesmo assim ultrapassa a voltagem do MPPT (450) e sempre teriam de ser 3 equipamentos ao invés de um...
    Está difícil a decisão...
    E depois aqui na zona, não vejo ninguém a mexer em Victron
  13.  # 14

Colocado por: Ruikode
    As unidades na designação dos produtos Victron são em VA / kVA.

Pois, já percebi
  14.  # 15

Colocado por: Beira Interior PowerPois mas mesmo assim ultrapassa a voltagem do MPPT (450) e sempre teriam de ser 3 equipamentos ao invés de um...
    Está difícil a decisão...
    E depois aqui na zona, não vejo ninguém a mexer em Victron

Quantos paineis e que tamanho estamos a falar?
    Eu tenho 16 de 605w em 2 mppt 250/70. Pode paralelizar as strings.

Só fui para os 450 para um familiar por ser um painel rotativo com 20 anos em que provavelmente partia os ligadores todos MC4 ao abrir agora (fora o trabalho)
  15.  # 16

Colocado por: HFSF

Quantos paineis e que tamanho estamos a falar?
    Eu tenho 16 de 605w em 2 mppt 250/70. Pode paralelizar as strings.

Só fui para os 450 para um familiar por ser um painel rotativo com 20 anos em que provavelmente partia os ligadores todos MC4 ao abrir agora (fora o trabalho)

São 10 PV: em Voc considerando o frio habitual por aqui, podemos chegar facilmente aos 550 v...
    Se os colocar em paralelo vou passar a ter o problema da amperagem.
  16.  # 17

Colocado por: Beira Interior Power

Não foi para nehuma dessas empresas ou não foi para o Victron?

Já agora, é de onde? É que essas empresas são de Viana e de Castelo Branco

Não fui para nenhuma dessas, porque a primeira nem respondeu à solicitação e a segunda ficou-se pelo questionário para dimensionar o sistema.

Acabei por ir para uma que é tida como cara, mas faz bem e faz na "hora marcada", só que como só trabalha com SolaX, e portanto escolhi o instalador e deixei de escolher marcas

Eu sou de Viseu. Mas empresas que têm trabalhos de instalação em imóveis no ponto rebuçado (até os negativos tinham todos puxa cabos), já de algum valor, deveria ser aliciante...mas não sou da área, não sei a margem de lucro.
  17.  # 18

A margem de lucro dos instaladores impacta imenso o nosso tempo de retorno... Os valores que recebi de instaladores não davam ROIs razoáveis, pelo que ou fazia eu ou abandonava a ideia.
  18.  # 19

Colocado por: pcspinheiroA margem de lucro dos instaladores impacta imenso o nosso tempo de retorno... Os valores que recebi de instaladores não davam ROIs razoáveis, pelo que ou fazia eu ou abandonava a ideia.

Sem dúvida...
    Depois comparam os preços dos seus artigos com lojas que supostamente só vendem a profissionais e cujos preços que aparecem na pagina são preços de tabela, só que se nos registarmos como instaladores, a conversa €€€ é outra.
    Não admira haver tantos e tantos instaladores de FV
  19.  # 20

Colocado por: pcspinheiroA margem de lucro dos instaladores impacta imenso o nosso tempo de retorno... Os valores que recebi de instaladores não davam ROIs razoáveis, pelo que ou fazia eu ou abandonava a ideia.

Mas nem toda a gente tem essa habilidade. Eu até soi jeitoso de mãos e até compreendo como o sistema funciona mas fazer isso na minha casa, não.
    Se ainda fosse um anexo ou garagem, ainda tentava.

0.0595 seg. NEW