Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

No meu caso, parece fácil. Um piso. Cobertura plana. Acesso facil ..mas mesmo assim não sei como os levar para cima..
    Escada é caminho para tombo...
    Puxar com cordas, é caminho para dar cabo da parede...
  2.  # 2

Colocado por: jfsmoreiraNo meu caso, parece fácil. Um piso. Cobertura plana. Acesso facil ..mas mesmo assim não sei como os levar para cima..
    Escada é caminho para tombo...
    Puxar com cordas, é caminho para dar cabo da parede...

Um destes dias vi um vídeo no YouTube, 1 casal puxou uma série de painéis com um sistema de roldana e escada para uma cobertura plana , tipo elevador.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  3.  # 3

Colocado por: rpmmsantos

Um destes dias vi um vídeo no YouTube, 1 casal puxou uma série de painéis com um sistema de roldana e escada para uma cobertura plana , tipo elevador.

Também sigo esse canal… o Pepe Romero é mestre!! :)
  4.  # 4

Mas as empresas é o que têm, um elevador tipo roldana que desliza ao longo da escada, serve para elevar painéis, 1 a 1
      elevador-eletrico-de-escada-para-materiais-de-construcao-drabest.jpg
  5.  # 5

Vídeo sobre baterias yixiang v1
    https://youtu.be/tHZIVMtj340?is=pPh_jeeRT4aYM4qt

yixiang v2
    https://youtu.be/6lOZ22ddoNY?is=caY9KuDUw_u2XIq0
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  6.  # 6

Eu preciso é de uma escada dessas com "estabilizadores"
  7.  # 7

Colocado por: pcspinheiroChegou mais uma peça do puzzle. A quem interessar, o Leroy Coimbra tem aparentemente 14 painéis destes Rizen 590W (bifaciais, até 645W) em stock e ainda mais baratos do que comprei! 82.90€ cada, estão "dados" 😳, paguei 89.90€...
      Compress_20260507_133812_2948.jpg

Bom dia pcspinheiro, como é que vai fazer em relação a registar a instalação na DGEG?

Tenho aqui uma lista de material e preços, e estou no vai não vai para começar a encomendar material, mas a parte do registo é que é pior.
  8.  # 8

Tem que arranjar alguém habilitado a fazer e pagar.
  9.  # 9

É isso... Vou ver se aproveito o contacto de um vizinho que também vai instalar bateria através de um técnico conhecido e pago-lhe para inspeccionar o meu trabalho e fazer o registo. Espero que aceite registar como 4 kW com limitação no inversor.

Hoje, um painel já fez a viagem inaugural da garagem ao sótão, sem espinhas. O peso não é um grande factor para 2 pessoas, mas o tamanho exige pés de lã ao xaer as curvas das escadas.
    A outra boa notícia é que o painel que vinha no fundo da palete e a suportar o peso de tudo (a palete era demasiado estreita e pousava nos conectores na parte traseira...) está funcional. Ao trazer pelo exterior até à porta de entrada, encostamos no prédio ao sol e medi a voltagem, um pouco mais de 50V, tudo ok 🫡
  10.  # 10

Colocado por: rjmsilvaTem que arranjar alguém habilitado a fazer e pagar.

Isso é fácil 😜
    O pior é mesmo carregar o material 😁
  11.  # 11

Colocado por: pcspinheiropainel que vinha no fundo da palete e a suportar o peso de tudo

Onde comprou o seu material?
  12.  # 12

Aqui e ali:
    Painéis, Risen 590W - Leroy Merlin (e no dia em que nos entregaram estavam mais baratos 7€ cada... Ainda tentei que me fizessem price match, mas não acederam 😓
    Inversor, Deye 5kw - NKON
    Estruturas, cabos AC e DC e tubagem para passar cabos - iluminashop
    Miudezas no geral - Leroy Merlin
    Bateria - ??? Tantas dúvidas...
  13.  # 13

Tenho trifásico e estou indeciso entre um solução 8KW (Solis dou Deye) + 14 paineis de 600w aprox. ou a solução de 12kw (Solis, Fox ou Deye) + 20 paineis de 600w
    Nas propostas que me enviaram há quem diga que 8kw chega, outros dizem que é melhor 10kw outros 12kw.. .enfim.
    Também me custa investir em paineis e nunca rentabilizar o sistema..
    É certo que por vezes tenho grande consumo por causa do carregamento dos VEs e da BC... principalmente nos dias frios de inverno
    • eu
    • 10 maio 2026

# 14

Colocado por: jfsmoreiraNas propostas que me enviaram há quem diga que 8kw chega, outros dizem que é melhor 10kw outros 12kw.. .enfim.

Havendo área para instalar painéis, quanto mais melhor ;)
    Concordam com este comentário: Dias12
  14.  # 15

Se não utilizar a energia produzida, quanto mais, pior.
  15.  # 16

É preciso fazer contas ao que espera efetivamente consumir. Com uma capacidade dessas (seja 8 kw, seja 12 kw, ou seja mais), não colocando uma ou mais baterias, está sempre limitado às horas de sol. Não podendo aproveitar essa energia, basicamente pagou um sistema caro para dar a eletricidade de borla à rede. E nesse caso, mais vale pagar a eletricidade da rede...
  16.  # 17

Colocado por: rjmsilvaSe não utilizar a energia produzida, quanto mais, pior.

Dependendo dos consumos e perfil de utilização, pode compensar sobredimensionar para ter uma melhor produção de inverno, mesmo que haja desperdício no verão.
    Passei o meu oversizing de 120% para 200% e no inverno faz muita diferença.

Mas claro agora se compensa ou não depende de cada caso. Mas ao preço que os painéis estão meter mais 4 ou 6, a diferença na fatura de inverno paga-se no primeiro ano.

Porque um orçamento para instalar 8 paineis ou 10 ou 12, a diferença não deve ser muita no valor final.
  17.  # 18

Para instalar, não; para mandar instalar, deve ser outra estória...
  18.  # 19

Colocado por: rjmsilvaTem que arranjar alguém habilitado a fazer e pagar.

Estava era á procura de sugestão de quem o faça. Alguma recomendação?
  19.  # 20

Colocado por: hangasMas ao preço que os painéis estão meter mais 4 ou 6, a diferença na fatura de inverno paga-se no primeiro ano.

A questão nem é bem o numero de paineis..é o investimento no inversor...

0.3204 seg. NEW