Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: pcspinheiroPois, mas o que dizem vir com esta é de 4 AWG, que são uns meros 21 mm2... Nem sequer são os 25 que eu pensava; 25mm é o valor métrico mais próximo.

Sendo o seu inversor também de 6kw parece-me que esse cabo não é suficiente.

Mencione a capacidade do inversor e em como esse cabo é curto, a ver se lhe mandam outro. O mais certo é ter mesmo de arranjar outro cabo por si mesmo, mas não custa tentar
  2.  # 2

Colocado por: pcspinheiroOnde diz que não são grade A?

Daisy @ Docan
      docan-2.png
  3.  # 3

Colocado por: jfsmoreiraqual o preço dessa docan?

1581.63€, é o que me está nos movimentos do cartão (pago via PayPal para segurança adicional e os fees eram mais baratos do que usar cartões).
  4.  # 4

Mas depois vai pagar taxas no banco, penso eu
  5.  # 5

Não pode, é o valor que aceitei pagar por PayPal e o que me apareceu nos movimentos.
  6.  # 6

Colocado por: callinasMas depois vai pagar taxas no banco, penso eu

Normalmente é o PayPal que faz a conversão de moeda
  7.  # 7

Colocado por: jfsmoreiraqual o preço dessa docan?

1500-1600 euros
    Se forem as que há em stock na Alemanha ainda são ao preço antigo.
    Se for novas que ainda não chegaram, já são mais caras
  8.  # 8

Em relação a ser Grade A ou não, as duas que tenho do ano passado, mais ou menos compradas nesta altura, sempre foram anunciadas como Grade A. Em videos e fórum sempre validarem isso que fosse grade A. Recebo muita informação deles , e sempre pautaram por as baterias ser grade A.
    Questionei sobre isso, resposta que obtive , vale o que vale
      Screenshot_2026-05-16-12-45-12-648_com.alibaba.intl.android.apps.poseidon-edit.jpg
  9.  # 9

Colocado por: callinasEm relação a ser Grade A ou não, as duas que tenho do ano passado, mais ou menos compradas nesta altura, sempre foram anunciadas como Grade A. Em videos e fórum sempre validarem isso que fosse grade A. Recebo muita informação deles , e sempre pautaram por as baterias ser grade A.
    Questionei sobre isso, resposta que obtive , vale o que vale
      Screenshot_2026-05-16-12-45-12-648_com.alibaba.intl.android.apps.poseidon-edit.jpg

Essa situação parece ser com as Cornex. Não sei quais são as suas nem quais eram o ano passado, pode haver diferença.

A minha é Sunwoda e recebi-a no início de abril, mas na altura ainda podia escolher entre Cornex e Sunwoda. Não perguntei por tantos detalhes, apenas me disseram que a Cornex não era grade A (e isso aparecia no site e tudo), o que para mim foi suficiente. Provavelmente iam dar-me a mesma resposta que a vossa, com essa justificação.

Acho que na prática vai dar tudo ao mesmo, somos um mero utilizador doméstico
    • eu
    • 16 maio 2026

# 10

Duvido muito que as marcas chinesas mais baratas usem células grade A. Até podem dizer que sim, mas tenho dúvidas...
    • eu
    • 16 maio 2026

# 11

Duvido muito que as marcas chinesas mais baratas usem células grade A. Até podem dizer que sim, mas tenho dúvidas...
  10.  # 12

As minhas eram EVE LF 280k v3
  11.  # 13

Para ter células EVE tinha que vir da China e cobravam um premium jeitoso... Eu perguntei até porque o anúncio diz que são EVE, mas é daqueles anúncios de faz de conta e depois o preço é características são dados pelo vendedor 😵‍💫
  12.  # 14

Colocado por: pcspinheiroPara ter células EVE tinha que vir da China e cobravam um premium jeitoso... Eu perguntei até porque o anúncio diz que são EVE, mas é daqueles anúncios de faz de conta e depois o preço é características são dados pelo vendedor 😵‍💫

Talvez dependa do modelo em questão, pode só estar disponível para alguns.
    Qualquer que seja vai satisfazer as suas necessidades...
  13.  # 15

Tenho algumas duvidas:
    Os inversores deye tem as seguintes IO:
    Gen, backup, grid.
    Supomos que temos um inversor de 6kw numa instalação de 13,8.
    Ligando o grid à rede, o backup a uma parte da casa e o gen a uma resistência de uma AQS.
    1- caso falhe a energia, os equipamentos ligados ao backup têm energia?
    2- em caso afirmativo, qual a razao do uso de um ATS?
    3- Se o que estiver no backup exceder os 6Kw, continua a ser abastecido? Ou fica limitado a 6kw?
    4- em caso de excedente e configurando a porta gen para isso, só o excendente é que será usado? Ou seja, imaginemos que ligamos uma resistência elétrica de 2kw, mas apenas temos 1kw de excedente, só esse 1kw é que é enviado, ou ele vai buscar á rede o restante?
    Tenho essas duvidas, porque tenho 4 QEs, mas só num deles é que tenho equipamentos que consomem muita energia (BC e 2Ves), e em caso de apagão apenas necessito que o resto seja alimentado. E ponderava ligar o restante ao backup e deixar o resto no grid.
  14.  # 16

O GEN é uma entrada de gerador, não para ligar uma resistência AQS
  15.  # 17

Colocado por: pcspinheiroO GEN é uma entrada de gerador, não para ligar uma resistência AQS

Pelo que sei, é configurável. Tanto podemos configurar para gerador ou entrada de outro inversor/micro inversor como para saida de carga de excedente
    Concordam com este comentário: mafgod
  16.  # 18

Colocado por: jfsmoreirainversor como para saida de carga de excedente

Não estou a ver como pode funcionar na pratica uma saída apenas de excedente.
  17.  # 19

Bem, a ser como diz o jfsmoreira, é uma questão de programação: estando a bateria cheia (se houver ) e havendo produção que exceda os gastos imediatos, mete na AQS... Mas não sei.
  18.  # 20

Colocado por: hangas

Não estou a ver como pode funcionar na pratica uma saída apenas de excedente.

Veja no manual a programação. Pelos vistos está lá. Mas quem já possui é que pode dizer se sempre é possível colocar essa porta como SMART LOAD.
    Segundo li, nas Advanced Settings pode-se configurar a porta GEN como SMART LOAD, ou seja quando a produção FV excede o consumo da casa e a bateria está carregada, o inversor ativa a porta GEN que por sua vez alimenta uma carga como por exemplo um termo acumulador ou mesmo um VE.

0.0566 seg. NEW