Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: hangasMas o inversor não faz já isso internamente e muito mais rápido?

Pois...tb gostaria de saber
  2.  # 2

Colocado por: jfsmoreiraPois...tb gostaria de saber

Pelo menos o Victron sei que faz de documentação e experiência prática. Pelo que vejo online, o Deye Sun-xK também faz.
    Por isso faz-me confusão esse setup com base um ATS com esses inversor.

Há casos em que tem que ser. O huawei sun2000 para fazer backup so com uma backup box, que na pratica é um ATS que sinaliza o inversor que é seguro entrar em modo-ilha.

Agora estes inversores com GRID e LOAD separados, não acredito que haja esse necessidade. Claro que pode haver particularidades no design que o não o permitam, mas parece-me pouco provável.
    • eu
    • 19 maio 2026

# 3

Colocado por: gab2 baterias de 5.12kw Atrix.

Ponha apenas uma bateria de 16 kwh; fica com muito mais capacidade e se calhar por um custo semelhante.
    Concordam com este comentário: hangas
    • eu
    • 19 maio 2026

# 4

Vejo muita gente a querer usar o modo "ilha", para as situações em que há falhas de energia.

Digam-me uma coisa: as falhas de energia são assim tão frequentes nas vossas zonas, que valha a pena preparar a instalação para o modo "ilha" ? Ou é influência psicológica do que aconteceu este ano com a tempestade Kristin?
  3.  # 5

Colocado por: mafgodE porque não colocar toda a casa como cargas criticas?

O inversor (porta LOAD) teria de ter capacidade para aguentar a casa toda.

Não entendo é porque há tanta necessidade de proteçoes diferenciais. Entrada da Rede, Entrada No GRID, Saída LOAD do Inversor, etc, fora os DRs que existem no QE para os circuitos... Isso é para encher o QGE só de DRs
  4.  # 6

Colocado por: euVejo muita gente a querer usar o modo "ilha", para as situações em que há falhas de energia.

Digam-me uma coisa: as falhas de energia são assim tão frequentes nas vossas zonas, que valha a pena preparar a instalação para o modo "ilha" ? Ou é influência psicológica do que aconteceu este ano com a tempestade Kristin?

Se existe a função backup, ao menos dá-se uso e evita-se que arcas descongelem, ou que automatismos deixem de funcionar. Por aqui, por vezes existem algums interrupçoes no fornecimento.
  5.  # 7

Colocado por: euVejo muita gente a querer usar o modo "ilha", para as situações em que há falhas de energia.

Por não estarmos preparados para nada, foi o que foi no apagão do ano passado ou com as tempestades deste ano. A fazer de raiz é fazer logo de modo a que se possa ter fornecimento próprio que mitigue causas externas. Não estando o QE preparado por secções de cargas críticas e não críticas, e o inversor tendo capacidade suficiente de "pass through" para a casa toda, não vejo por que não. Atenção que a capacidade de passthrough de GRID para LOAD é nominalmente bastante superior à capacidade de produção do inversor, quer de painéis FV quer de uma bateria, para LOAD.
  6.  # 8

Colocado por: jfsmoreiraO inversor (porta LOAD) teria de ter capacidade para aguentar a casa toda.

E na grande maioria dos casos tem.
    Concordam com este comentário: ALCLCF
  7.  # 9

Colocado por: hangasNão sei se já repararam, mas o VRM já distingue o carregamento de EV e já não entra nas contas da previsão de consumo.  🎉
    Isto é outra coisa que e Victron tem de muito bom.
    A evolução é continua e frequente.

Edit: E não é só EVs.. se tiverem um meter classificado como Bomba de Calor também faz essa classificação. Mas é melhor do que eu pensava, ele faz previsão dentro da categoria.

E melhor.. é possível ajustar a previsão pontualmente se antecipamos um variação do consumo. Tipo "vou estar fora de casa no fim-de-semana, ou vou ter que carregar o carro todo"

https://community.victronenergy.com/t/vrm-release-notes-dess-adjustable-consumption-split-consumption-categories-multisite-ai/56886
    Concordam com este comentário:SACS
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dom123,Zé Meirinho
      Screenshot 2026-04-24 at 19.20.02.png

O que o Victron tem de muito mau é ter limitações enormes quanto aos MPPT's. Tentar ligar 10 paineis a um MPPT da Victron é impossível, enquanto que qualquer inversor chinoca já os aceita.
  8.  # 10

Num outro assunto relacionado, constato efetivamente que há marcas de baterias a aumentar os preços. Uma tinha sido já a NKON holandesa. Hoje fui por curiosidade ver o site da Humsienk, onde ainda estava tentado por uma de 20 kWh por menos de 1900€, e hoje custa 2300€...
    • eu
    • 19 maio 2026 editado

# 11

Sim, os aumentos de preço das baterias começam a ser visíveis um pouco em todo o lado. Provavelmente por um grande aumento de procura, devido aos receios provocados pela guerra no Irão.

O custo do transporte também deve ter aumentado imenso, e estamos a falar de uns bichos bem pesados.
  9.  # 12

Colocado por: JMHouseO que o Victron tem de muito mau é ter limitações enormes quanto aos MPPT's. Tentar ligar 10 paineis a um MPPT da Victron é impossível, enquanto que qualquer inversor chinoca já os aceita.

Nos equipamentos integrados talvez (smart Solar).. não tanto pelo numero de painéis mas pela numero reduzido de trackers (1 a 2)

Mas também é muito modular, se os 10 paineis estão numa orientação só é jogar com strings paralelas e escolher um MPPT para o conjunto tensão/corrente resultante. Se os 10 paineis estiverem espalhados em 3 ou 4 orientações é usar MPPTs mais pequenos.

Mas efectivamente os sistemas victron têm tendencia a gastar muito espaço na parede.
    • eu
    • 19 maio 2026

# 13

Colocado por: pcspinheiroapagão do ano passado ou com as tempestades deste ano.

Foram eventos que muito provavelmente não se irão repetir nas próximas décadas.

Mas percebo a lógica do "mais vale prevenir". Pessoalmente não o vou fazer, parece-me que a probabilidade de haver um corte de energia que dure mais que 6 horas é muito baixa.
  10.  # 14

Colocado por: pcspinheiroAtenção que a capacidade de passthrough de GRID para LOAD é nominalmente bastante superior à capacidade de produção do inversor, quer de painéis FV quer de uma bateria, para LOAD.

A grande maioria dos CPEs (segundo dados do datahub da e-redes) era se não me falha a memoria ~60% menor ou igual a 4.60kVA (inclui os CPEs de 1.15, 3.45 e 4.60)
    Ora qualquer inversor de 5000VA (os tais 4kW "limite") dá conta disso.

Eu estou nessa estatística. Ainda antes de ter sistema solar, sempre tive 4.60kVA (tudo elétrico + EVs).
    O Victron de 5000VA e uma bateria com capacidade de descarga de >100A dá conta da casa toda sem apoio da rede numa emergência ou uma interrupção de curta duração. Tanto dá, que já deu varias vezes.

E fora do inverno raramente recorro à rede (sem power assist), pelo que o sistema está a funcionar dentro da sua capacidade.

Claro que se houver um apagão grande, não vou estar com o forno ligado e a carregar o carro :)
    Concordam com este comentário: ALCLCF
  11.  # 15

Colocado por: euMas percebo a lógica do "mais vale prevenir". Pessoalmente não o vou fazer, parece-me que a probabilidade de haver um corte de energia que dure mais que 6 horas é muito baixa.

Não é só isso.. depois da kritin tive dezenas de mini-cortes devido aos trabalhos de reparação subsequentes.
    Só soube deles pelos registos do inversor.. e foram literalmente dezenas de cortes nas semanas seguintes.

Sempre que há uma trovoada mais forte aqui na zona há sempre um ou outro micro/mini corte.. é sobrevivivel, claro.. mas nao ter a casa a ir abaixo cada vez que acontece é priceless.

Mas so pelo facto de ter "sobrevivido" à Kristin já valeu o pouco custo adicional, mas muito trabalho extra que deu.

Havendo essa possibilidade, e especialmente em construção nova, acho que faz sentido preparar pelo menos essa possibilidade.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  12.  # 16

Eu coloquei possibilidade de capacidade off grid, antes do apagão. O motivo é simples, um PT propenso a voltagens elevadas e um historial de uma década de equipamento queimado.

Para quem coloca painéis e bateria, ficar offgrid é mão de obra e no máximo mais 600€ por um EPS. Tenho 6.9kVa contratados e tenho inversor de 7.5kW, chega e sobra para casa toda e VE
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 19 maio 2026

# 17

Colocado por: ALCLCFPara quem coloca painéis e bateria, ficar offgrid é mão de obra e no máximo mais 600€ por um EPS.

Se usar a saída "Load", nem sequer precisa de mais equipamento.
    • m6rk
    • 19 maio 2026 editado

# 18

Colocado por: hangasO huawei sun2000 para fazer backup so com uma backup box, que na pratica é um ATS que sinaliza o inversor que é seguro entrar em modo-ilha.

Ao contrário do que a Huawei e muitos "instaladores" de material Huawei afirmam,
    os inversores Huawei SUN2000 fazem black-start e modo ilha, usando um simples ATS (um desses de 30 € de que temos vindo a falar aqui no fórum); não é necessário usar uma Huawei Backup Box para isso.

Houve (muitas) pessoas com sistemas caríssimos da Huawei (inversores + baterias de alta voltagem) que durante o apagão ficaram às escuras porque... nem tinham a tal Huawei Backup Box, nem sabiam as "palavrinhas secretas". Aqui ficam: Energía de respaldo solo con paneles y sin batería. Huawei SUN2000L-KTL- L1. Há vários outros vídeos dispersos pela net sobre este tema.

Talvez não seja pior evitar os fabricantes que preferem estratégias da "sopa de pedra" como a Tesla, a Victron(*), a Huawei, a Solax, etc., pois essas estratégias visam mais proteger os instaladores e usá-los como veículo de marketing direto, do que propor melhores custo/eficácia para os clientes finais.
    (*) Enfim, a Victron pelo menos disponibiliza software e firmware open source e tem um bom serviço central de apoio aos clientes.
  13.  # 19

Colocado por: euSe usar a saída "Load", nem sequer precisa de mais equipamento.

Exacto.
    Ainda não percebi a razão do uso do ATS... sinceramente não percebi. Pensava que era para sincronismo aquando voltaria a energia da rede, mas pelos vistos não.
  14.  # 20

É mesmo obrigatório introduzir + 2 diferenciais e + 2 magnetotermicos no inversor (GRID e LOAD)?

1.1533 seg. NEW