Colocado por: hangasMas o inversor não faz já isso internamente e muito mais rápido?
Colocado por: jfsmoreiraPois...tb gostaria de saber
Colocado por: gab2 baterias de 5.12kw Atrix.
Colocado por: mafgodE porque não colocar toda a casa como cargas criticas?
Colocado por: euVejo muita gente a querer usar o modo "ilha", para as situações em que há falhas de energia.
Digam-me uma coisa: as falhas de energia são assim tão frequentes nas vossas zonas, que valha a pena preparar a instalação para o modo "ilha" ? Ou é influência psicológica do que aconteceu este ano com a tempestade Kristin?
Colocado por: euVejo muita gente a querer usar o modo "ilha", para as situações em que há falhas de energia.
Digam-me uma coisa: as falhas de energia são assim tão frequentes nas vossas zonas, que valha a pena preparar a instalação para o modo "ilha" ? Ou é influência psicológica do que aconteceu este ano com a tempestade Kristin?
Colocado por: jfsmoreiraO inversor (porta LOAD) teria de ter capacidade para aguentar a casa toda.
Colocado por: hangasNão sei se já repararam, mas o VRM já distingue o carregamento de EV e já não entra nas contas da previsão de consumo. 🎉
Isto é outra coisa que e Victron tem de muito bom.
A evolução é continua e frequente.
Edit: E não é só EVs.. se tiverem um meter classificado como Bomba de Calor também faz essa classificação. Mas é melhor do que eu pensava, ele faz previsão dentro da categoria.
E melhor.. é possível ajustar a previsão pontualmente se antecipamos um variação do consumo. Tipo "vou estar fora de casa no fim-de-semana, ou vou ter que carregar o carro todo"
https://community.victronenergy.com/t/vrm-release-notes-dess-adjustable-consumption-split-consumption-categories-multisite-ai/56886
Colocado por: JMHouseO que o Victron tem de muito mau é ter limitações enormes quanto aos MPPT's. Tentar ligar 10 paineis a um MPPT da Victron é impossível, enquanto que qualquer inversor chinoca já os aceita.
Colocado por: pcspinheiroapagão do ano passado ou com as tempestades deste ano.
Colocado por: pcspinheiroAtenção que a capacidade de passthrough de GRID para LOAD é nominalmente bastante superior à capacidade de produção do inversor, quer de painéis FV quer de uma bateria, para LOAD.
Colocado por: euMas percebo a lógica do "mais vale prevenir". Pessoalmente não o vou fazer, parece-me que a probabilidade de haver um corte de energia que dure mais que 6 horas é muito baixa.
Colocado por: ALCLCFPara quem coloca painéis e bateria, ficar offgrid é mão de obra e no máximo mais 600€ por um EPS.
Colocado por: hangasO huawei sun2000 para fazer backup so com uma backup box, que na pratica é um ATS que sinaliza o inversor que é seguro entrar em modo-ilha.
Colocado por: euSe usar a saída "Load", nem sequer precisa de mais equipamento.