Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Haverá apoio para baterias?
    • eu
    • 21 maio 2026

# 2

Colocado por: callinasHaverá apoio para baterias?

Tenho a ideia que sim.

Apoio vai haver, baterias em stock é que não ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  2.  # 3

Colocado por: jfsmoreira

Já não há

Não havendo muita pressa, é ir estando atento. Eles de vez em quando repõem stock. No dia em que me entregaram os meus, apareceram iguais em stock e até mais baratos…
    • m6rk
    • 21 maio 2026 editado

# 4

Colocado por: jorgealvesregulamentarmente falando não é um sistema que apelida de crítico pois é um elemento somente acessível por pessoal técnico ou seja é obrigatoriamente exclusivamente de acesso restrito.

Para evitar problemas de Literacia, onde se lê "Um quadro elétrico residencial e a rede que comanda e protege", leia-se "Um quadro elétrico residencial e a rede que este comanda e protege".
    Donde:
    1. Um quadro elétrico residencial e a rede que este comanda e protege, constituem sempre um sistema crítico, porque da sua falha pode resultar o dano ou a morte dum ser humano.
    2. Na expressão "a rede que comanda e protege", "a rede" inclui também, obviamente, os cabos elétricos, as tomadas, os interruptores e os restantes pontos de entrega, bem como todos os equipamentos a estes ligados, por ex., torradeiras, máquinas de lavar, candeeiros, cilindros elétricos, etc.
    3. "a rede" não é "um elemento somente acessível por pessoal técnico ou seja é obrigatoriamente exclusivamente de acesso restrito". Foi dado um exemplo de como uma criança pode entrar em contacto com "a rede" e ser ferida ou morta por ela.

A sensibilidade dos dispositivos diferenciais teem que ter em consideração as condições do local e não como prescreve.

Vamos lá então... devagarinho:

1. um dispositivo diferencial de proteção destina-se a proteger qualquer coisa.
    2. um dispositivo diferencial de proteção da vida humana destina-se a proteger seres humanos.
    3. para proteger seres humanos, um dispositivo diferencial deve garantir que não são excidos 30mA, ou, em circunstancias de especial exigência 10mA.
    4. a susceptibilidade dos seres humanos às correntes elétricas está bem estudada e não se altera pelas percepções que os curiosos, ou alguns "eletricistas", possam ter dessa realidade física.

Corolário:
    * "as condições do local" exigem cuidados na avaliação da rede elétrica e na reposição das condições de segurança necessárias e suficientes para proteger os seres humanos (por ex., verificar e garantir os potenciais de fase, neutro e terra, reapertar, refazer enfiamentos e cablagens, desdobrar circuitos por setores que possam ser protegidos pelos diferenciais adequados, etc).
    * "as condições do local" não podem determinar, nunca, o relaxamento das condições de segurança, nem colocar em risco a vida dos seres humanos.
    * "Desenrascar" não é um termo que conste de quaisquer leis ou regulamentos referentes a redes elétricas e constitui sempre uma violação das leges artis. O incumprimento destas leges artis pode ditar a reprovação nas inspeções, a impossibilidade de ligação à rede elétrica nacional, e a responsabilização civil ou criminal do técnico em caso de falhas ou acidentes.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
    • gab
    • 22 maio 2026

# 5

E este orçamento:
    8 paineis Longi 650W, 928.24€
    Inversor DEYE Hibrid 6W 1099€
    Kit cabos e proteção monofásico 180€
    estrutura coplanar 2 modulos 80€
    Valores + iva 23%
    Com possibilidade de bateria se quiser mais tarde, Bateria Felicity 16kwh Low Voltage Lifepo4 (Wall-M ounted) por 1950€ + iva
    • gab
    • 22 maio 2026

# 6

Colocado por: eu

Tenho a ideia que sim.

Apoio vai haver, baterias em stock é que não ;)

Só para baterias?
  3.  # 7

Colocado por: gabestrutura coplanar 2 modulos 80€

8 paineis e estrutura para 2 modulos?
  4.  # 8

Colocado por: gabE este orçamento:
    8 paineis Longi 650W, 928.24€
    Inversor DEYE Hibrid 6W 1099€
    Kit cabos e proteção monofásico 180€
    estrutura coplanar 2 modulos 80€
    Valores + iva 23%
    Com possibilidade de bateria se quiser mais tarde, Bateria Felicity 16kwh Low Voltage Lifepo4 (Wall-M ounted) por 1950€ + iva
    Inclui instalação/legalização?
    • gab
    • 22 maio 2026

# 9

Colocado por: BelhinhoInclui instalação/legalização?

sim legalização
    instalação e montagem 688.67€
  5.  # 10

Colocado por: gab
    sim legalização
    instalação e montagem 688.67€
    O preço parece bom. Pode partilhar o nome da empresa?
    • gab
    • 22 maio 2026

# 11

Antra Solutions
    Anderson 910619115
    • m6rk
    • 22 maio 2026 editado

# 12

.
  6.  # 13

Bem, ontem meti metade dos varões no telhado com bucha química da Fisher. Foi relativamente pacífico porque dá alguns minutos de trabalho, excepto numa das pontas, em que tinha que meter a telha no sítio ANTES de inserir o varão, mas resolveu-se. É uma seca ter tantas vespas nas telhas, mesmo já tendo andado várias vezes ao final da tarde de spray na mão e meter por todos os cantos das filas de telhas, há sempre algumas que escapam... Há dois dias fui picado com toda a força num polegar e ainda estou a ver se não preciso de antibiótico; simplesmente ao agarrar a janela para a abrir mais agarrei também uma vespa das que tinham ninho na moldura :-(
  7.  # 14

Apanhei um link, partilho para conhecimento, baterias de balcão do Lidl por 300€

https://youtu.be/1s0TQU6w1PE?is=gts7bZteV3vPo17u
    • eu
    • 24 maio 2026

# 15

Colocado por: rpmmsantosApanhei um link, partilho para conhecimento, baterias de balcão do Lidl por 300€

Fantástico !
  8.  # 16

Por aqui, estamos no 1 de 16 (vide foto), mas foi só para testar os apertos e tal. Hoje mesmo conto fixar a fila inferior e depois a coisa vai mais depressa. Do lado do inversor e da cablagem já está tudo (falta ligar os fios que vêm/vão do inversor ao quadro principal e depois será em princípio um eletricista a fazer a ligação final, pois requer trabalhar com voltagens activas). A e-redes removeu o disjuntor de corte geral, impedindo que se faça localmente. Não sei por que raio, não estava a estorvar a ninguém:-( Desconheço outra maneira de desligar o fornecimento a não ser por eventual pedido à e-redes? Os amigos de IA sugerem fazer um overload acima da potência máxima contratada para o contador inteligente fazer o corte, mas "tá queto", parece sugestão tão estúpida quanto perigosa...
      Picture1.jpg
  9.  # 17

Já agora, os grampos em L que se veem na imagem trazem uma camada de borracha por baixo. Não sei para que serve (além de estorvar ENORMEMENTE a inserção no varão roscado). É para remover alguma rigidez da montagem e dar uma pequena margem de movimento? É que com aquilo ali, ou se esmaga até não servir esse propósito, ou a coisa não parece bem apertada...
  10.  # 18

Colocado por: pcspinheiroA e-redes removeu o disjuntor de corte geral, impedindo que se faça localmente. Não sei por que raio, não estava a estorvar a ninguém:-( Desconheço outra maneira de desligar o fornecimento a não ser por eventual pedido à e-redes? Os amigos de IA sugerem fazer um overload acima da potência máxima contratada para o contador inteligente fazer o corte, mas "tá queto", parece sugestão tão estúpida quanto perigosa...

E porque não desligar fio a fio na entrada do diferencial e colocar um ligador nos fios?
  11.  # 19

Colocado por: pcspinheiroJá agora, os grampos em L que se veem na imagem trazem uma camada de borracha por baixo. Não sei para que serve (além de estorvar ENORMEMENTE a inserção no varão roscado). É para remover alguma rigidez da montagem e dar uma pequena margem de movimento? É que com aquilo ali, ou se esmaga até não servir esse propósito, ou a coisa não parece bem apertada...

Esses grampos são próprios para fixar em triângulos, por isso ter essa borracha
  12.  # 20

Colocado por: dom123
    Esses grampos são próprios para fixar em triângulos, por isso ter essa borracha

Hum, olhe que não... Isto foi comprado como um kit para estrutura coplanar de montar em varão roscado. Para triângulos não vejo como grampos em L a 90 graus funcionariam de todo...

0.4138 seg. NEW