Colocado por: dom123
E porque não desligar fio a fio na entrada do diferencial e colocar um ligador nos fios?
Colocado por: pcspinheiro
Hum, olhe que não... Isto foi comprado como um kit para estrutura coplanar de montar em varão roscado. Para triângulos não vejo como grampos em L a 90 graus funcionariam de todo...
Pois, isso foi o que o tipo da e-Redes fez, meteu uma espécie de tampa no fio, mas tenho algum receio de que corra algo mal...
Colocado por: dom123Feito com cuidado não tem porque correr mal.
Colocado por: hangasNão são luvas de eletricista, mas também estamos a falar de "apenas" 220v, e não é para mexer nos condutores nus de qq forma
Colocado por: m6rk
A tensão poderá variar +/-10% em torno dos 230V, sendo por isso o limite superior de 253V.
Como no ponto do circuito de que se está a falar, ainda nem sequer há diferenciais, mais do que ter cuidado é melhor usar umas luvas para eletricidade.
Não precisam de ser as luvas caras europeias ou japonesas. Há luvas chinesas que protegem bem nestes casos de uso esporádico, por ex.Luvas com isolamento elétrico 1000V, 13€.
Tenho usado umas luvas parecidasElectrician Insulating Gloves 1000V, 6€, são espessas, revestem toda a mão, são menos maleáveis e fazem transpirar mais as mãos do que outras luvas,mas protegem.
As luvas de eletricidade têm, por norma, um tempo de vida esperado de 2 anos, por isso não faz sentido gastar muito mais para utilização não profissional.
Colocado por: dom123
São iguais, têm de ser todos em L, só que esses elevam mais a estrutura.
A borracha é para o alumínio não ficar em contacto um com o outro e permitir uma melhor dilatação.
Colocado por: pcspinheiroEntretanto, estive a ver e estes "pés" em L
Colocado por: m6rk
Será que nos poderia fazer uma lista desta e das outras peças (calha, fixadores intermédio e lateral, parafusos, etc.) da estrutura de fixação que está a usar, com a referencia da peça, o preço e o link para o vendedor?
Não só seria muito útil para futuros DIY'ers, mas permitiria ainda seguir passo-a-passo a sua instalção e ir dando uns "palpites".
Parece-lhe bem?
Colocado por: pcspinheiroAs estruturas de montagem dos painéis foram basicamente estas:
https://iluminashop.com/pt-pt/led-producto
Colocado por: pcspinheiroEsta loja tem kits pré-feitos para 2-10 painéis, se não me engano, mas pode-se comprar tudo avulso e fazer o sistema que se quiser. E gostei da experiência, com as calhas todas bem embaladas e protegidas individualmente.
As estruturas de montagem dos painéis foram basicamente estas:
https://iluminashop.com/pt-pt/led-producto/material-eletrico/energia-solar-fotovoltaica/estruturas-para-paineis-solares/estrutura-cobertura-ladrilho/estrutura-8-paineis-coplanares-verticais-30-35mm-xh/
Espero ter ajudado e posso dar mais detalhes específicos se houver questões específicas.
Colocado por: m6rkprovavelmente será mais robusto do que algumas das marcas espanholas muito populares por cá.

Colocado por: m6rkO que é que lhe pareceu, o material é robusto? As barras resistem bem à torção? Os parafusos T são fáceis de alinhar?