Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: dom123

E porque não desligar fio a fio na entrada do diferencial e colocar um ligador nos fios?

Pois, isso foi o que o tipo da e-Redes fez, meteu uma espécie de tampa no fio, mas tenho algum receio de que corra algo mal...
  2.  # 2

Colocado por: pcspinheiro

Hum, olhe que não... Isto foi comprado como um kit para estrutura coplanar de montar em varão roscado. Para triângulos não vejo como grampos em L a 90 graus funcionariam de todo...

São iguais, têm de ser todos em L, só que esses elevam mais a estrutura.
    A borracha é para o alumínio não ficar em contacto um com o outro e permitir uma melhor dilatação.
  3.  # 3

Pois, isso foi o que o tipo da e-Redes fez, meteu uma espécie de tampa no fio, mas tenho algum receio de que corra algo mal...

Feito com cuidado não tem porque correr mal.
  4.  # 4

Colocado por: dom123Feito com cuidado não tem porque correr mal.

Quando tive que trocar o interruptor bipolar do corte geral também tive que trabalhar no fios vindos do contador.
    Mas foi tirar um fio de cada vez, de um borne para o outro, com cuidado para evitar toques acidentais devido à elasticidade dos cabos, e umas luvas destas para o caso de haver ainda assim um toque acidental.

Não são luvas de eletricista, mas também estamos a falar de "apenas" 220v, e não é para mexer nos condutores nus de qq forma.
  5.  # 5

Colocado por: hangasNão são luvas de eletricista, mas também estamos a falar de "apenas" 220v, e não é para mexer nos condutores nus de qq forma

A tensão poderá variar +/-10% em torno dos 230V, sendo por isso o limite superior de 253V.

Como no ponto do circuito de que se está a falar, ainda nem sequer há diferenciais, mais do que ter cuidado é melhor usar umas luvas para eletricidade.

Não precisam de ser as luvas caras europeias ou japonesas. Há luvas chinesas que protegem bem nestes casos de uso esporádico, por ex. Luvas com isolamento elétrico 1000V, 13€.

Tenho usado umas luvas parecidas Electrician Insulating Gloves 1000V, 6€, são espessas, revestem toda a mão, são menos maleáveis e fazem transpirar mais as mãos do que outras luvas, mas protegem.
    As luvas de eletricidade têm, por norma, um tempo de vida esperado de 2 anos, por isso não faz sentido gastar muito mais para utilização não profissional.
  6.  # 6

7.  # 7

Colocado por: m6rk
    A tensão poderá variar +/-10% em torno dos 230V, sendo por isso o limite superior de 253V.

Como no ponto do circuito de que se está a falar, ainda nem sequer há diferenciais, mais do que ter cuidado é melhor usar umas luvas para eletricidade.

Não precisam de ser as luvas caras europeias ou japonesas. Há luvas chinesas que protegem bem nestes casos de uso esporádico, por ex.Luvas com isolamento elétrico 1000V, 13€.

Tenho usado umas luvas parecidasElectrician Insulating Gloves 1000V, 6€, são espessas, revestem toda a mão, são menos maleáveis e fazem transpirar mais as mãos do que outras luvas,mas protegem.
    As luvas de eletricidade têm, por norma, um tempo de vida esperado de 2 anos, por isso não faz sentido gastar muito mais para utilização não profissional.

Também seria material para um trabalho de 10 min, se tanto... A ideia é ter tudo montado e ligado do lado da entrada (SPD, botão de transferência, interruptor de corte bipolar) e depois basta transferir os fios de fase e neutro para o interruptor de corte. Aí, já fica o circuito todo a jusante sem energia e é refazer a ligação ao diferencial do quadro.

Na verdade, a estratégia mais fácil será a de cortar os cabos na metade da entrada por onde passam e ligar ao interruptor de corte, senão andar a arrastar cabos com energia de um lado para o outro do quadro pode dar asneira depressa... Depois meto uma foto do quadro para perceberem melhor.
  8.  # 8

Colocado por: dom123
    São iguais, têm de ser todos em L, só que esses elevam mais a estrutura.
    A borracha é para o alumínio não ficar em contacto um com o outro e permitir uma melhor dilatação.

Entretanto, estive a ver e estes "pés" em L seriam para eventual montagem direta sobre chapa, por exemplo. Daí a borracha por baixo... Mas não importa porque é o mesmo princípio se montado num varão roscado com umas anilhas bem largas de cada lado, basta remover a borracha para permitir um aperto adequado. Também estive a ver e a loja não parece ter outra opção.

Sempre que olho para o lado para o trabalho que uma empresa fez para um vizinho, acho que estou a fazer over-engineering, mas melhor assim que ao contrário. A ele, montaram aquilo em varão de 8 mm e para darem inclinação aos conjuntos de 3 painéis simplesmente usaram vrão mais longo, tipo 30 cm ou mais...
  9.  # 9

Colocado por: pcspinheiroEntretanto, estive a ver e estes "pés" em L

Será que nos poderia fazer uma lista desta e das outras peças (calha, fixadores intermédio e lateral, parafusos, etc.) da estrutura de fixação que está a usar, com a referencia da peça, o preço e o link para o vendedor?
    Não só seria muito útil para futuros DIY'ers, mas permitiria ainda seguir passo-a-passo a sua instalção e ir dando uns "palpites".
    Parece-lhe bem?
  10.  # 10

Foi-me instalado ontem um sistema fotovoltaico com um inversor Deye e bateria Felicity.

Quem usa a aplicação Deye Clode gosta dela?

Estou a achar decepcionante o facto de não mostrar os valores em tempo real. Os dados só são actualizados de 2 em 2 minutos.

Vinha "mal habituado" de um Shelly EM que me mostrava os dados em tempo real.

Existem aplicações compativeis?
  11.  # 11

Colocado por: m6rk
    Será que nos poderia fazer uma lista desta e das outras peças (calha, fixadores intermédio e lateral, parafusos, etc.) da estrutura de fixação que está a usar, com a referencia da peça, o preço e o link para o vendedor?
    Não só seria muito útil para futuros DIY'ers, mas permitiria ainda seguir passo-a-passo a sua instalção e ir dando uns "palpites".
    Parece-lhe bem?

As estruturas de montagem dos painéis foram basicamente estas:
    https://iluminashop.com/pt-pt/led-producto/material-eletrico/energia-solar-fotovoltaica/estruturas-para-paineis-solares/estrutura-cobertura-ladrilho/estrutura-8-paineis-coplanares-verticais-30-35mm-xh/

O preço tem algumas variações de semana a semana. Esta semana estão mais baratos, mas essencialmente ao preço que paguei há um mês ou algo assim. A loja permite ver as peças individuais que compõem o kit e customizar/comprar avulso.

Depois comprei as várias ferragens e materais necessários no Leroy Merlin (varão roscado M10 inox quase 7€/metro, anilhas largas, porcas M10, Bucha química FISCHER Fis vs Plus 300T, brocas, etc). Também comprei cabos solares, alguns do lado AC 6 mm2, 2 pequenas caixas de superfície IP65 para montar as proteções, e tubo corrugado preto (32 e 25 mm) na mesma Iluminashop (portes grátis desde 30€ e enviam rápido; passo a publicidade mas tive boa experiência) ou na Marilamp, Coimbra (onde o preço/m até era o mesmo, mas desconhecia a loja e só procurei porque a Iluminashop tinha esgotado o cabo azul). Leroy para cabos é ruinoso, facilmente 2x o preço.

Também comprei no Leroy várias proteções (disjuntores de 40A 2P para cortes gerais, SPD AC, fixações para o tubo corrugado.
    Ponteiras de cabos, alicate de cravar e outras miudezas: aliexpress.

Espero ter ajudado e posso dar mais detalhes específicos se houver questões específicas.
  12.  # 12

Colocado por: pcspinheiroAs estruturas de montagem dos painéis foram basicamente estas:
    https://iluminashop.com/pt-pt/led-producto

Essa estrutura é basicamente igual à que vou comprar, só que a minha é para 10 painéis montados em 10 triângulos feitos por mim em aço galvanizado.
    O varão roscado para fixar os triângulos aos lancis usei de 12mm e não chegou a 7€ o metro.
  13.  # 13

Esta loja tem kits pré-feitos para 2-10 painéis, se não me engano, mas pode-se comprar tudo avulso e fazer o sistema que se quiser. E gostei da experiência, com as calhas todas bem embaladas e protegidas individualmente.
  14.  # 14

Colocado por: pcspinheiroEsta loja tem kits pré-feitos para 2-10 painéis, se não me engano, mas pode-se comprar tudo avulso e fazer o sistema que se quiser. E gostei da experiência, com as calhas todas bem embaladas e protegidas individualmente.

Pelo que vi, fica mais barato fazer o kit a vulso do que já prefeito.
    Pelo menos a mim deu valores bem diferentes.
      Screenshot_20260526_132206_Chrome.jpg
  15.  # 15

Pois, não sei... Na altura em que comprei o meu era igual, até porque consegui um cupão de desconto de 3% (deve estar ativo, envio por MP a quem quiser).
  16.  # 16

Bem, com certas coisas sou azarado... estive agora a organizar as ferragens todas, para numa próxima manhã fresca montar tudo, e dei conta de que recebi uma peça a mais e uma a menos... Já contactei a loja para ver se ainda corrigem. Ao fazer o pedido dizia que envios errados tinham que ser reportados em 15 dias. Mas como é uma em excesso e uma em falta, é óbvio que alguém do lado deles contou mal.
  17.  # 17

As estruturas de montagem dos painéis foram basicamente estas:
    https://iluminashop.com/pt-pt/led-producto/material-eletrico/energia-solar-fotovoltaica/estruturas-para-paineis-solares/estrutura-cobertura-ladrilho/estrutura-8-paineis-coplanares-verticais-30-35mm-xh/

Salvo erro, esse material é fabricado pela Antai e, se for esse o caso, provavelmente será mais robusto do que algumas das marcas espanholas muito populares por cá.

O que é que lhe pareceu, o material é robusto? As barras resistem bem à torção? Os parafusos T são fáceis de alinhar?

Espero ter ajudado e posso dar mais detalhes específicos se houver questões específicas.

Ajudou e muito, este tipo de experiência em primeira mão é valioso. Não tem o enviesamento dos "instaladores profissionais", que por vezes estão demasiado ligados a uma marca ou distribuidor.
    • eu
    • 26 maio 2026 editado

# 18

Colocado por: m6rkprovavelmente será mais robusto do que algumas das marcas espanholas muito populares por cá.

Eu tenho usado Sunfer e reconheço que as ligações entre os varões roscados e os perfis não inspiram muita confiança.

Estou a falar disto:

18.  # 19

Viva pessoal destas andanças.

Penso que a pergunta que vou fazer será um tanto ou quanto estupida, mas cá vai de qualquer maneira.
    o que dizem deste tipo de baterias para ligação a um inversor hibrido goodwe com limite de exportação:

https://www.datouboss.com/collections/datouboss-shop/products/datouboss-48v-100ah-lifepo4-lithium-battery?_pos=1&_fid=da3649be4&_ss=c&variant=47207912013955

Sei que as limitações são grandes em termos de gestao de carga e descarga. Apenas tem o BMS a gerir as células. Mas no final, a diferença de valores compensará assim tanto a maior usabilidade de uma bateria em "box"?
    Pelo valor de 1 bateria 10kwh em box, quase dá para comprar 3 de 5kwh stand alone. A longevidade/ciclos será assim tão diferente?
  19.  # 20

Colocado por: m6rkO que é que lhe pareceu, o material é robusto? As barras resistem bem à torção? Os parafusos T são fáceis de alinhar?

O material parece bom/robusto e a montagem parece muito fácil, mas ainda não montei nada, só instalei os varões roscados. Os carris de montagem têm 6 cm de altura e duas câmaras internas por assim dizer, o que lhes dá muita rigidez, e dificilmente irão ceder ao peso. Tenho algumas reservas quanto ao modo como as ferragens montam neles porque agarram um pequeno rebordo interno, mas sendo material aparentemente muito vendido, imagino que esteja bem concebido.

Hoje estive a acabar de passar os cabos para o telhado dentro de tubo corrugado de 25 mm através de um furo numa telha e a recolocar as telhas todas, caso haja alguma chuva repentina. Daqui a um par de dias, talvez, vou montar tudo, meter os conectores, ligar terra e depois arranjar ajuda para passar os painéis para o telhado. Está ainda a faltar passar os cabos AC do inversor até ao quadro principal e montar lá as proteções extra.

0.0613 seg. NEW