Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 601

Colocado por: Beto1980gastas mais em aqs do que se a toma de ar for exterior

Bem, a máquina pode estar numa zona técnica, em cave, numa zona não climatizada.

No meu caso, está previsto puxar ar da lavandaria e da garagem para a zona técnica (onde a máquina tem admissão direta).

No caso da lavandaria pode ser muito benéfico, porque usa a energia do vapor de água, e calor de passar a ferro, desumidifica. Tem a desvantagem de propagar sempre algum ruído para a lavandaria e para a garagem (onde contribui para a ventilação, um local onde raramente se tem ventilação bem prevista, e onde temos gases de escape).
    Concordam com este comentário: Beto1980
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jonhnny3
  2.  # 602

Colocado por: ricardo.rodrigues
    Bem, a máquina pode estar numa zona técnica, em cave, numa zona não climatizada.

No meu caso, está previsto puxar ar da lavandaria e da garagem para a zona técnica (onde a máquina tem admissão direta).

No caso da lavandaria pode ser muito benéfico, porque usa a energia do vapor de água, e calor de passar a ferro, desumidifica. Tem a desvantagem de propagar sempre algum ruído para a lavandaria e para a garagem (onde contribui para a ventilação, um local onde raramente se tem ventilação bem prevista, e onde temos gases de escape).
    Concordam com este comentário:Beto1980

Nesse caso faz sentido mas no meu sendo uma despensa ao lado da cozinha não me parece que faça sentido. Vou pedir para alterarem essa parte e para adicionarem também uma saída para a cozinha para arrefecer a casa no Verão.

O que aconselham de tubagem ( um "T" com registo?)para fazer a escolha da saída do ar entre Verão e Inverno?
  3.  # 603

Colocado por: ricardo.rodriguesusa a energia do vapor de água, e calor de passar a ferro,

É verdade, também vai aproveitar o calor produzido pelo inversor dos fotovoltaicos (que também ficará na zona técnica).
  4.  # 604

Então as bombas de calor que ficam no exterior, como funciona?
  5.  # 605

Colocado por: AlkimiaEntão as bombas de calor que ficam no exterior, como funciona?
    acha que são maquinas iguais??

as bombas de calor são todas iguais e fazem todas exactamente o mesmo com as mesmas prestações??
  6.  # 606

Colocado por: jorgealvesacha que são maquinas iguais??

as bombas de calor são todas iguais e fazem todas exactamente o mesmo com as mesmas prestações??

Não.
  7.  # 607

Colocado por: ricardo.rodriguesNo caso da lavandaria pode ser muito benéfico, porque usa a energia do vapor de água

Não sendo um técnico da área, eu teria precauções em filtrar bem o ar à entrada da BC.
    Eu tinha uma que puxava da cozinha e sujava mais que o habitual. Uma das vezes ficou mesmo muito suja.
    Eu fiquei sempre na dúvida se não era por causa de estar a puxar ar com mais humidade de dentro da cozinha.

Colocado por: DR1982e o ar que entra na bomba será da casa e não do exterior

Tem de ver que precisa de permanentemente de ter a mesma entrada de ar que aquela que a BC manda embora.
    Eu, com a instalação que tinha em cima, e tendo em conta que era um apartamento, sabia sempre quando as janelas estavam fechadas assim que entrava ma casa de banho.
  8.  # 608

Já chega, não monto mais nenhuma este ano
  9.  # 609

Mentiroso, ainda tem umas horas, dava pra cá passar 😂 bom ano 😀
  10.  # 610

3 tubos azuis para 1 vermelho. Bate certo.
  11.  # 611

Colocado por: jorgealvesJá chega, não monto mais nenhuma este ano
      16409512352147147018098897921871.jpg

Sr Jorge edite lá isso, parece algo estranho.
  12.  # 612

Colocado por: jorgealvesJá chega, não monto mais nenhuma este ano
      16409512352147147018098897921871.jpg

Água quentinha para a piscina?
  13.  # 613

Colocado por: Alkimia

Água quentinha para a piscina?
    exclusivamente por via solar térmica.
    Concordam com este comentário: Alkimia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alkimia
  14.  # 614

Colocado por: jorgealvesexclusivamente por via solar térmica.

Isso tá muito complicado, lol.

Instalava uns daqueles painéis de plástico que já se viram por aqui com bons resultados, oku ou lá o que era, recirculação da própria água da piscina e tá a nadar;)
  15.  # 615

Colocado por: ricardo.rodrigues

Isso tá muito complicado, lol.

Instalava uns daqueles painéis de plástico que já se viram por aqui com bons resultados, oku ou lá o que era, recirculação da própria água da piscina e tá a nadar;)
    mas aí ficava exclusivamente dedicado a piscina, nesta solução os painéis fazem apoio ao aquecimento, as AQS e a piscina.

Os: não dava para colocar os outros papéis pois isto e dentro de uma zona urbana de alta densidade.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  16.  # 616

Não me digas que não tiraste uma foto ao que andaste a fazer ontem?!😂
  17.  # 617

Colocado por: riscosNão me digas que não tiraste uma foto ao que andaste a fazer ontem?!😂
    tu nao me facas falar que Inda tou em choque
  18.  # 618

Atum???
    Festa da espuma?
  19.  # 619

Colocado por: Beto1980Atum???
    Festa da espuma?

Melhor que festa da mangueira.
  20.  # 620

Boa tarde,

Tendo em conta o orçamento reduzido, qual a melhor alternativa À bomba de calor?
    Tenho lido um pouco sobre o assunto e vi que existem termoacumuladores hibidros que juntam os 2 mundos (termoacumulador + bomba de calor) e ainda é possível complementar o sistema com painéis solares tal como aconteceria com a bomba de calor, confirmam?

No entanto até agora só encontro um modelo da Ariston e com capacidade máxima de 100L. Será suficiente para 2 adultos e 2 crianças sempre tendo em conta que essas crianças um dia se tornarão adolescentes e por aí fora...?

0.1386 seg. NEW