Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Deve estar ligado ao quadro eléctrico ao qual também estará ligada a bomba de calor.
  2.  # 2

    Para o smart grid, tem de ir com cabo do inversor direto à bomba, para comunicar. Se a bomba e o inversor tiverem essa função.
  3.  # 3

    Colocado por: jorgealvesDeve estar ligado ao quadro eléctrico ao qual também estará ligada a bomba de calor.


    Então as bombas de calor com smart grid são mais indicadas para quem instala um ou dois painéis fotovoltaicos para apoio desta.
  4.  # 4

    A Vaillant AroStor 270L tem smart grid, como funciona isso na realidade? se a bomba tiver já na temperatura definida, não vai arrancar certamente.
    Arranca caso a temperatura esteja abaixo da máxima e acima da mínima definida?
    Supondo máxima 60, mínima para arrancar 45 é mais ou menos assim que funciona?
  5.  # 5

    Do que vi em algumas bombas, quando estão ligadas a fotovoltaicos, aproveitam a energia produzida para ligar a resistência elétrica e aquecer a água o máximo possível, transformando a água quente numa "bateria"
  6.  # 6

    Colocado por: RicardoPortoDo que vi em algumas bombas, quando estão ligadas a fotovoltaicos, aproveitam a energia produzida para ligar a resistência elétrica e aquecer a água o máximo possível, transformando a água quente numa "bateria"


    O problema nesse caso é se tiver a produzir 800w a resistência gastar 1600w, ficamos a pagar a diferença de 800w.
    Não sei se é assim que funciona.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  7.  # 7

    Colocado por: VarejotePara o smart grid, tem de ir com cabo do inversor direto à bomba, para comunicar. Se a bomba e o inversor tiverem essa função.
    o inversor tem uma ligação de corrente e tem outras ligaçaõs de controle, é com essas ligações que se fazem as interconeções
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Varejote
  8.  # 8

    Colocado por: VarejoteA Vaillant AroStor 270L tem smart grid, como funciona isso na realidade? se a bomba tiver já na temperatura definida, não vai arrancar certamente.
    Arranca caso a temperatura esteja abaixo da máxima e acima da mínima definida?
    Supondo máxima 60, mínima para arrancar 45 é mais ou menos assim que funciona?
    no modo SG a maquina vai fazer até á temperatura defenida como minima e com o SG activo vai fazer até á temp defenida como max,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pablo OS, Varejote
  9.  # 9

    Colocado por: RicardoPortoem algumas bombas, quando estão ligadas a fotovoltaicos, aproveitam a energia produzida para ligar a resistência elétrica e aquecer a água o máximo possível


    Eu andei a pesquisar isso, e em várias marcas de bombas, o que tinha era um simples contacto seco de sinal, ativado em caso de excedente fotovoltaico, que coloca a bomba com setpoints mínimo e máximo mais agressivos (maior temperatura), mas nunca era ligada a resistência para atingir essa temperatura.

    Penso que estão a assumir que o excedente nunca é suficientemente grande para justificar ligar a resistência...
  10.  # 10

    Se assim fosse para ligar uma resistência de 1,5 kW comum nesses equipamentos, sem que se gaste energia da rede, mais os 300 watt do consumo permanente da casa, precisaria de uma instalação com mais de 2 kW de painéis.
    Não me parecem que esses aparelhos venham com a capacidade de ajustar a potência da resistência em função da produção.
  11.  # 11

    Mas existem por aí soluções para só consumir o que se está a produzir.

    Colocado por: callinasSe assim fosse para ligar uma resistência de 1,5 kW comum nesses equipamentos, sem que se gaste energia da rede, mais os 300 watt do consumo permanente da casa, precisaria de uma instalação com mais de 2 kW de painéis.
    Não me parecem que esses aparelhos venham com a capacidade de ajustar a potência da resistência em função da produção.
  12.  # 12

    não será melhor a BC estar associada a paineis solares termicos para garantir o AQS, ao inves de paineis fotovoltaicos?
  13.  # 13

    Existem mais vantagens nos painéis fotovoltaico do que os termicos

    Colocado por: marco1não será melhor a BC estar associada a paineis solares termicos para garantir o AQS, ao inves de paineis fotovoltaicos?
  14.  # 14

    O folheto da daikin apenas diz isto

    "A bomba de calor para AQS da Daikin vem preparada de fábrica para receber o fornecimento inteligente de
    eletricidade. A tecnologia Smart Grid permite ao equipamento adaptar o seu funcionamento quando recebe
    um sinal, seja da rede elétrica, seja, por exemplo, de um sistema fotovoltaico, com a indicação
    de que naquele momento o custo da eletricidade é mais baixo pela rede elétrica ou disponível
    pelo fotovoltaico. A bomba de calor irá, assim, por comunicação com um sistema ‘inteligente’
    de fornecimento de eletricidade, decidir automaticamente o momento em que é mais barato
    promover a produção necessária de AQS para satisfazer as necessidades da habitação."

    Na minha cabeça faz todo o sentido que a bomba fosse capaz de gerir a resistência elétrica, pois é a forma mais fácil de gerir picos, senão o compressor estaria sempre on/off pois muitos deles não são inverter

    Seja como for, a produção é tão insignificante na maioria dos casos que o melhor é injetar no quadro geral e usar como pretendido.
  15.  # 15

    Colocado por: ricardo.rodrigues

    Eu andei a pesquisar isso, e em várias marcas de bombas, o que tinha era um simples contacto seco de sinal, ativado em caso de excedente fotovoltaico, que coloca a bomba com setpoints mínimo e máximo mais agressivos (maior temperatura), mas nunca era ligada a resistência para atingir essa temperatura.

    Penso que estão a assumir que o excedente nunca é suficientemente grande para justificar ligar a resistência...


    Colocado por: marco1não será melhor a BC estar associada a paineis solares termicos para garantir o AQS,
    sim, e depois comprar uns FV para apoiar a casa e a BC.


    É mais econômico e vantajoso, ter BC com FV.
    Com o preço de painéis solares térmicos, compra muitos painéis Fotovoltaicos. Os painéis produzem energia suficiente para a BC fazer AQS e ainda para a instalação da casa.

    O salar termico em princípio precisa de manutenção periódica.
  16.  # 16

    o solar termico dá para aquecer AQS á conta do sol, a BC será quase como que um apoio nesse ambito, penso eu claro não sendo perito na coisa. portanto com BC e FV a bomba terá que estar sempre a "bombar" para AQS com a diminuta produção dos FV ou não?
  17.  # 17

    Colocado por: jorgealvesno modo SG a maquina vai fazer até á temperatura defenida como minima e com o SG activo vai fazer até á temp defenida como max,
    usando exclusivamnete a bomba de calor sem entrar a resistencia.
    Concordam com este comentário: Varejote, ricardo.rodrigues
  18.  # 18

    Colocado por: marco1o solar termico dá para aquecer AQS á conta do sol, a BC será quase como que um apoio nesse ambito, penso eu claro não sendo perito na coisa. portanto com BC e FV a bomba terá que estar sempre a "bombar" para AQS com a diminuta produção dos FV ou não?
    sim e não pois nem a bomba de calor está sempre a "bombar" e a energia gerada pelos fotovoltaicos pode ser aproveitada por todos os demais consumidores elétricos da habitação e não exclusivamente para aquecer agua sanitaria, por outro lado a solução fotovoltaica é muito mais barata que a solução termica praticamnete sem manutenção e sem problemas de sobreaquecimento em condições de forte exposição solar.

    na minha opinião o térmico justifica somente quando seja útil ter grande energia térmica na época de primavera e verão derivado á sua muito maior eficiência por área de superfície, como seja aproveitar para aquecer uma piscina exterior.
    Concordam com este comentário: Palmix
  19.  # 19

    Colocado por: jorgealvesnem a bomba de calor está sempre a "bombar"
    uma bomba exclusiva AQS demora em media 4\6 horas a repor 300 litros de agua quente com um consumo especifico a rondar os 300w (aprox 500w se não inverter), uma mbomba de calor mista e dependendo da potencia e do acumulador demora 90minutos a repor 500litros de agua quente com uma potencia media de 2300w.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Varejote, Palmix
  20.  # 20

    Colocado por: jorgealvesuma bomba exclusiva AQS demora em media 4\6 horas a repor 300 litros de agua quente com um consumo especifico a rondar os 300w (aprox 500w se não inverter), uma mbomba de calor mista e dependendo da potencia e do acumulador demora 90minutos a repor 500litros de agua quente com uma potencia media de 2300w.
    Entao e pode escolher quando a Bomba de calor trabalha? Imagine que gasta os 500 litros de agua quente à noite, a bomba a trabalhar de noite para repor a agua quente nao usa os FV.
 
0.0387 seg. NEW