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  1.  # 121

    Colocado por: voidValtores, avance mazé pró laminado!
    Há casas a custar centenas de milhares de euros com piso laminado, porque será??

    Há laminados e laminados.
    Cores, texturas, estilos infinitos... Lá por ser laminado não quer dizer que não tenha qualidade. Agora não custa é 5 ou 6 € o m2 garantidamente.
    Já tive laminados nas mãos que custam 90€ o m2... E há bem mais caros.
    Mas isto é como tudo, são opções nada mais que isso.
    A mim ninguém me tira a boa e velha madeirinha!!
    •  
      GMCQ
    • 18 setembro 2015

     # 122

    Colocado por: valtores

    em termos visuais é madeira.
    em termos de qualidade e durabilidade claro que nao tem nada a ver com soalho.

    um dia quando for rico vai tudo a soalho maciço.
    Concordam com este comentário:Rodri12


    Valtorres n tens uma foto para ver esse pavimento?
    •  
      omega
    • 19 setembro 2015 editado

     # 123

    Boas
    Colar madeira ao chão em que a madeira já vem pronta, não acho que fique bem.
    Em minha casa coloquei soalho de 2 cm colado, e posso dizer que no fim de colarem o soalho, ficaram bastantes manchas de cola por cima da madeira e a madeira não fica toda certinha e lisinha.
    A cola é extremamente espessa e é preciso ainda fazer alguma força para a espalhar e já se sabe que há sempre descuidos em que se suja a madeira.
    depois ainda levou, tapa poros, lixa grossa, lixa fina, polimento, 3 demãos de verniz, polimento.

    Valtores, ora peça um orçamento para madeira maciça, se calhar ainda tem uma agradável surpesa

    A cola que usaram da minha casa foi a Sikabond 50 Parquet
  2.  # 124

    também andei à volta com isso.

    E acabei por decidir-me pelo laminado.. acho que nem 20€ o m2 foi!
  3.  # 125

    Colocado por: omegaBoas
    Colar madeira ao chão em que a madeira já vem pronta, não acho que fique bem.
    Em minha casa coloquei soalho de 2 cm colado, e posso dizer que no fim de colarem o soalho, ficaram bastantes manchas de cola por cima da madeira e a madeira não fica toda certinha e lisinha.
    A cola é extremamente espessa e é preciso ainda fazer alguma força para a espalhar e já se sabe que há sempre descuidos em que se suja a madeira.
    depois ainda levou, tapa poros, lixa grossa, lixa fina, polimento, 3 demãos de verniz, polimento.

    Valtores, ora peça um orçamento para madeira maciça, se calhar ainda tem uma agradável surpesa

    A cola que usaram da minha casa foi a Sikabond 50 Parquet

    Boas, não leve a mal mas vou usar este seu exemplo para defender aquilo que já escrevi a alguns users, muitos deles em privado...
    Perguntas obrigatórias que lhe deveriam ter feito só para se determinar a escolha da cola:
    # Tipo de madeira e comprimento das réguas?
    # Tipo de isolamento da casa? Etics ou Parede dupla com caixa de ar?
    # Casa Térrea ou com vários pisos?
    # Proporções de mistura da betonilha?
    # Tipo de Caixilharia e Vidros?
    Existem mais mas termino com o mais importante... Foi realizado algum teste "Carburo"?
    Depois de me responder a estas questões passamos para a outra parte ainda mais importante... A aplicação em si.
    •  
      omega
    • 19 setembro 2015 editado

     # 126

    Foi lá o próprio técnico da sika, explicaram-lhe qual era o soalho a aplicar e ele recomendou essa cola, indicada para piso radiante.

    # Tipo de madeira e comprimento das réguas? - Castanho de 40cm até 1m de comprido e 7 cm de largura
    # Tipo de isolamento da casa? Etics ou Parede dupla com caixa de ar? Parede dupla (o que isso interessa?)
    # Casa Térrea ou com vários pisos? é terra mas tem uma sala no piso superior (o que isso interassa para o caso?)
    # Proporções de mistura da betonilha? betonilha para piso radiante, proporçoes não faço ideia, as normais
    # Tipo de Caixilharia e Vidros? Caixilharia de aluminio 75mm com corte termico (que é que isso interessa para o caso?)
    Teste Carburo? não faço ideia do que seja

    ficha tecnica http://prt.sika.com/dms/getdocument.get/69494002-29d8-3850-8d94-dbd7ff9c53da/SikaBond%2050%20Parquet_05.109.pdf
  4.  # 127

    Boa tarde Valtores,

    não tem fotos actuais da sua obra? sentimos falta das mesmas...

    Abc
  5.  # 128

    Colocado por: omegaFoi lá o próprio técnico da sika, explicaram-lhe qual era o soalho a aplicar e ele recomendou essa cola, indicada para piso radiante.

    # Tipo de madeira e comprimento das réguas? - Castanho de 40cm até 1m de comprido e 7 cm de largura
    # Tipo de isolamento da casa? Etics ou Parede dupla com caixa de ar? Parede dupla (o que isso interessa?)
    # Casa Térrea ou com vários pisos? é terra mas tem uma sala no piso superior (o que isso interassa para o caso?)
    # Proporções de mistura da betonilha? betonilha para piso radiante, proporçoes não faço ideia, as normais
    # Tipo de Caixilharia e Vidros? Caixilharia de aluminio 75mm com corte termico (que é que isso interessa para o caso?)
    Teste Carburo? não faço ideia do que seja

    ficha tecnicahttp://prt.sika.com/dms/getdocument.get/69494002-29d8-3850-8d94-dbd7ff9c53da/SikaBond%2050%20Parquet_05.109.pdf

    Ok, vamos por partes. A cola para as réguas que foram utilizadas serve perfeitamente. Poderia eventualmente ter sido feito o upgrade para a Sika AT 80 mas sinceramente no sei caso, dado o comprimento e largura das réguas a opção parece-me equilibrada (preço).
    Quanto ás demais perguntas interessam para se tentar prever o comportamento da madeira em si após a aplicação. Sendo certo que o mais importante a controlar são as possíveis variações de humidade nas diferentes estações do ano, se reparar todas as perguntas que lhe fiz, embora estranhas á primeira vista são efectivamente bastante pertinentes senão repare. Uma casa com Etics tem um comportamento diferente deviam casa com parede dupla. Uma de piso térreo em um comportamento diferente de uma casa com vários pisos. Dependendo da caixilharia poderemos ter pontos de ruptura térmica e de humidade junto ás janelas e mais importante ainda portas de sacada. Uma casa com PRH/PRE tem de prever a utilização de uma cola apropriada (mas isso você já sabia). As dosagens da betonilha são fundamentais pois, as colas (boas) actuais, principalmente as mais fortes do mercado (Sikabond AT 80 ou Bona R 850) são de tal maneira poderosas que, numa casa com variações de humidade de grande escala, é possível o soalho levantar não pela cola mas sim pela betonilha. Depois outro motivo é para se saber se poderá eventualmente ter de utilizar uma barreira anti-humidade (tipo Bona R 410) ou mesmo um pré aditivo de colagem caso as betonilhas estejam muito fracas (arenosas) ou então com níveis de humidade que excedam os limites mínimos de segurança). Para isso se faz (ou deve-se fazer) o teste carburo que consiste numa medição absolutamente precisa dos níveis de humidade presentes na betonilha por forma a sabermos as reais condições de aplicação. Não esquecer que estás colas só funcionam em condições se existir na betonilha um nível mínimo de humidade para que se possa dar a reacção química necessária com os polímeros da cola.
    Quanto ás manchas que referiu, pessoalmente não vejo nenhum motivo para que isso aconteça. É inevitável que em alguns sítios inadvertidamente acabe um bocado de cola em cima da madeira mas aí, é só ter á mão as tolhidas da Bona ou o removedor de silicone da Wurth.
    Depois, a quantidade de vezes que o chão é afagado depende só do desempeno e nivelamento da betonilha pois os soalhos têm sempre algumas diferenças entre réguas mas são mínimas logo um afagamento deveria chegar para o deixar pronto. Depois no caso dos vernizes a três demãos temos de contar é com mais dois despolimentos.
  6.  # 129

    Peço desculpa por alguns erros no texto mas isto de teclar na maçã pequena não é fácil :)
  7.  # 130

    No que toca ao "espalhar" da cola pessoalmente não tenho esse problema...

    https://m.youtube.com/watch?v=i0oA0ESP2xM

    Se bem que o velhinho método de espatular e pentear serve perfeitamente. Demora é mais tempo.
    Concordam com este comentário: two-rok
    •  
      omega
    • 19 setembro 2015 editado

     # 131

    as manchas realmente são evitáveis, mas não vi grande preocupação com isso pelos indivíduos que a aplicaram, eram tão porquinhos...
    quanto a humidade, foi medida, não sabia que se chamava assim. a betonilha esteve a secar vários meses e estava bem seca, depois ainda esteve um mês de o soalho estar colado a estagiar, só depois é que foi lixado e afagado, praticamente não mexeu.
    ja estamos a fugir ao tema do topico, madeira ou flutuante VS preço
  8.  # 132

    Colocado por: omegaas manchas realmente são evitáveis, mas não vi grande preocupação com isso pelos indivíduos que a aplicaram, eram tão porquinhos...
    quanto a humidade, foi medida, não sabia que se chamava assim. a betonilha esteve a secar vários meses e estava bem seca, depois ainda esteve um mês de o soalho estar colado a estagiar, só depois é que foi lixado e afagado, praticamente não mexeu.
    ja estamos a fugir ao tema do topico, madeira ou flutuante VS preço

    A questão da porquice muitas vezes deriva da pressa com que se coloca o soalho. Outras vezes faz parte da técnica :)
    Seja como for, os passos tomados no seu soalho parecem-me os apropriados portanto, se a aplicação foi a condizer, tem aí um soalho para a vida.
    Uma vez que chamou a atenção (e muito bem), voltando ao tema, mantenho tudo o que já escrevi. Madeira sempre madeira!! E com uma boa gestão de obra na maioria dos casos é possível fazer esse upgrade.
  9.  # 133

    Colocado por: Joao DiasOk, vamos por partes. A cola para as réguas que foram utilizadas serve perfeitamente. Poderia eventualmente ter sido feito o upgrade para a Sika AT 80 mas sinceramente no sei caso, dado o comprimento e largura das réguas a opção parece-me equilibrada (preço).
    Quanto ás demais perguntas interessam para se tentar prever o comportamento da madeira em si após a aplicação. Sendo certo que o mais importante a controlar são as possíveis variações de humidade nas diferentes estações do ano, se reparar todas as perguntas que lhe fiz, embora estranhas á primeira vista são efectivamente bastante pertinentes senão repare. Uma casa com Etics tem um comportamento diferente deviam casa com parede dupla. Uma de piso térreo em um comportamento diferente de uma casa com vários pisos. Dependendo da caixilharia poderemos ter pontos de ruptura térmica e de humidade junto ás janelas e mais importante ainda portas de sacada. Uma casa com PRH/PRE tem de prever a utilização de uma cola apropriada (mas isso você já sabia). As dosagens da betonilha são fundamentais pois, as colas (boas) actuais, principalmente as mais fortes do mercado (Sikabond AT 80 ou Bona R 850) são de tal maneira poderosas que, numa casa com variações de humidade de grande escala, é possível o soalho levantar não pela cola mas sim pela betonilha. Depois outro motivo é para se saber se poderá eventualmente ter de utilizar uma barreira anti-humidade (tipo Bona R 410) ou mesmo um pré aditivo de colagem caso as betonilhas estejam muito fracas (arenosas) ou então com níveis de humidade que excedam os limites mínimos de segurança). Para isso se faz (ou deve-se fazer) o teste carburo que consiste numa medição absolutamente precisa dos níveis de humidade presentes na betonilha por forma a sabermos as reais condições de aplicação. Não esquecer que estás colas só funcionam em condições se existir na betonilha um nível mínimo de humidade para que se possa dar a reacção química necessária com os polímeros da cola.
    Quanto ás manchas que referiu, pessoalmente não vejo nenhum motivo para que isso aconteça. É inevitável que em alguns sítios inadvertidamente acabe um bocado de cola em cima da madeira mas aí, é só ter á mão as tolhidas da Bona ou o removedor de silicone da Wurth.
    Depois, a quantidade de vezes que o chão é afagado depende só do desempeno e nivelamento da betonilha pois os soalhos têm sempre algumas diferenças entre réguas mas são mínimas logo um afagamento deveria chegar para o deixar pronto. Depois no caso dos vernizes a três demãos temos de contar é com mais dois despolimentos.

    Ó João, pensava que ia explicar porque é que o tipo de caixilharia e vidros, o isolamento das paredes exteriores, as "proporções da mistura da betonilha", .... influenciavam o tipo de cola a utilizar, e afinal fiquei a saber o mesmo!!!
  10.  # 134

    Colocado por: Picareta
    Ó João, pensava que ia explicar porque é que o tipo de caixilharia e vidros, o isolamento das paredes exteriores, as "proporções da mistura da betonilha", .... influenciavam o tipo de cola a utilizar, e afinal fiquei a saber o mesmo!!!

    Ás vezes parece que se esquece que já sou uma "mula velha" cá no burgo. O que você quer daqui não leva!!
    Dei a explicação suficiente para se entender que existem diversos factores que influenciam a escolha dos produtos a utilizar.
    Agora se para si é tudo igual...
    Concordam com este comentário: damned
    •  
      omega
    • 19 setembro 2015

     # 135

    Por acaso quando estavam a apliar ver aquilo tudo sujo preocupava-me, pois tinha receio que ficasse la cola, depois da primira lixadela, fiquei logo descançado :) oxala esteja é bem e não deia problemas, ficou imaculado :) clarinho com tom a mel tal como queria :)

    Acho que muitas vezes as pessoas nem pedem orçamento porque já têm em mente que é muito mais caro, eu não faço ideia se é ou não, baseio-me apenas nos preços que vou vendo por aqui ao falarem de flutuante.
    quando adjudiquei a minha obra disse logo que era com soalho, portanto não sei qual a diferença de preço para o flutuante, mas mais rápido abdicava de outras coisas do que do chão de madeira :)
    Concordam com este comentário: Joao Dias
    • FFF
    • 25 setembro 2015

     # 136

    Colocado por: valtoresnão ha duvida que é outro campeonado, como eu proprio sempre defendi. O cheiro, o toque, a textura, é um luxo... em comparação com o plástico.


    Como já "opinei" noutras ocasiões, concordo em absoluto.

    Quanto ao tipo de material, haverá até soalho em madeira maciça que não ficará muito mais caro do que um bom flutuante. Um construtor que me deu orçamento para a casa sugeriu-me garapa, que seria algo que se conseguia por qualquer coisa em torno de 30€/m2.
    Para aplicação, poderá contratar um carpinteiro da velha guarda que seja artista e na volta até paga ao dia e não sairá muito caro.

    Digo eu...
    • FFF
    • 25 setembro 2015

     # 137

    Valtores, agora que li os outros comentários todos dos últimos 6 dias, tenho que fazer de contrabalanço: aposte na madeira!

    Parece-me que você tem critérios semelhantes aos meus (exceto no desenho dos veios da madeira). Dá importância ao toque, ao aspeto natural, ao cheiro... Vá para a madeira! (Já que outros lhe dizem, para ir para os laminados, também dou o meu conselho!).

    Mas pense bem se os 2mm justificam a diferença. E tente ver também a qualidade do acabamento que traz de fábrica.
    Creio que por pouco mais, consegue madeira maciça. Embora seja menos estável, até é a sua preferência. Eu cortava facilmente nas torneiras de aço escovado para ter um chão em madeira, mas... food for thoughts... :-)
    Concordam com este comentário: valtores
  11.  # 138

    Colocado por: FFF

    Um construtor que me deu orçamento para a casa sugeriu-me garapa, que seria algo que se conseguia por qualquer coisa em torno de 30€/m2

    Para isso mais vale Riga nova (outra classe).

    Colocado por: FFF
    Para aplicação, poderá contratar um carpinteiro da velha guarda que seja artista e na volta até paga ao dia e não sairá muito caro.

    Digo eu...

    Uma das melhores fórmulas para o desastre que tenho visto por aqui... E de preferência se possível, o ideal é fazer tudo por fora sem facturas nem nada. Assim o Valtores ainda poupa mais um bom bocado!!

    PS: Os soalhos são como qualquer outra parte da obra, ou se fazem bem á primeira ou são uma dor de cabeça para o resto da vida. Infelizmente as pessoas têm tendência para facilitar nos soalhos por ser, regra geral, a ultima especialidade a entrar em obra e logo, nalguns casos (muitos infelizmente) já com o dinheiro muito rapadinho do resto da obra toda. O problema é que no fim, se dá asneira (tenho visto tantas), dependendo da gravidade da mesma, o soalho mexe com TUDO. Têm de sair os móveis e as pessoas para se poder refazer o trabalho em condições e nos soalhos, não é nada difícil ter de se gastar o dinheiro duas vezes caso se facilite na escolha do primeiro aplicador / materiais a utilizar!!

    PS2: nada tenho contra os aplicadores da velha guarda, tenho alguns deles como verdadeiros Mestres cujos ensinamentos prezo e estimo MAS, muito evoluiu no mundo da construção e a aplicação de soalhos não é excepção. Não se esqueçam que até há meia dúzia de anos atrás a maioria dos donos de obra nem sequer sabia o que era piso radiante. Hoje em dia é banal. Só esse facto altera as condições da aplicação. Tudo conta, não facilitem. Para facilitar mais vale não fazer nada!!!
    Concordam com este comentário: GMCQ
    •  
      GMCQ
    • 26 setembro 2015

     # 139

    Então valtores? O piso e a tela ja estao pensados? Cumps
  12.  # 140

    Colocado por: Joao Diase a aplicação de soalhos não é excepção. Não se esqueçam que até há meia dúzia de anos atrás a maioria dos donos de obra nem sequer sabia o que era piso radiante. Hoje em dia é banal.
    eh pá desculpem lá qualquer coisa mas esta **** é demais,

    em todos os tópicos em se fala de piso radiante e que leva madeira o caro João Dias aparece a lançar postas de pescada,

    fdx já sabemos que voce tem o melhor aplicador do mundo e coisa e que só ele é que sabe trabalhar com madeiras maçicas e piso radiante, e que os outros são todos burros e parvos.

    mas porra já é demais, não há pachorra.
 
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