Colocado por: criscosta994Recebi apenas 140€ por 4 dias de trabalho, domingo e feriado fiz 13 horas por dia e segunda feira é terça feira foram contabilizados como dias de trabalho, mas na terça-feira ainda fiz mais 4 horas.
Questionei o valor por hora e a patroa disse-me que foi 5€/hora e segunda e terça foram dias de trabalho que não tem nada a ver com o que eu faço diariamente, é muito mais cansativo, sempre de pé e sempre a servir.
Colocado por: criscosta994Queria perguntar se acham um valor justoNem por sombras, tendo em conta que é fds e fez muitas horas.
Colocado por: NostradamusEu percebo que receber 140€ parece umas migalhas para uma faturação de 3400€
Mas quanto é que a empresa gastou de matéria prima ou energia para confecionar os bolos? Ou quanto pagou ou se ainda está a pagar algum crédito da aquisição do espaço ou de fornos?
Nessa feira houve necessidade de pagar alojamento/refeições?
Ainda é preciso somar o aluguer do espaço de 4 ou 5 dias na feira. Dependendo da área e da feira, pode custar umas centenas ou até milhares de €.
Não podemos ver apenas aquilo que recebemos e comparar com o que entrou em caixa, sem saber quanto foi preciso investir.
Ainda assim digo que esse tipo de trabalho deve ter uma parte paga à comissão, principalmente nas feiras. Além do salário uma comissão de 2-5% não seria de todo idiota, até porque nestas feiras, além do aspecto dos bolos ser importante para vender, porque os olhos comem, a dinâmica, energia e abordagem de quem os vende também conta.
E é precisamente ai que deveria ser assente uma negociação séria e honesta entre ambos.
Colocado por: criscosta994comecei a aperceber-me que era muito mal paga e acho que vou falar com a minha patroa sobre o assunto.
Colocado por: criscosta994Foram mais 2 colegas minhas mas que ficaram mais na parte de trás pois não gostam muito de dar a cara
Colocado por: criscosta994eu sei e sei que faço um excelente trabalho, tantas pessoas me elogiaram o atendimento, inclusive fui eu própria, uma simples funcionária a conversar com o gerente do eleclerc da nossa cidade e sexta-feira já foi produto nosso para as arcas dele ser vendidos.
Colocado por: criscosta994Já fui a muitas feiras em nome desta fábrica e o feedback é sempre óptimo
Se realmente tem tanto sucesso nas feiras, nas vendas ao público, e no contacto com clientes (A situação do gerente do Eleclerc é um bom exemplo), está na altura de apostar mais em si, e nas suas aptidões.
Não se prenda a um simples trabalho de produção de pastelaria (imagino que seja isto que faz), mas alargue os seus horizontes para vendas, área comercial, relações públicas, serviço de apoio ao cliente, desenvolvimento de negócio, etc...
Um bom funcionário vale ouro, seja em que empresa for.
Colocado por: carlota74Quantas folgas teve nas duas semanas?
Colocado por: criscosta994recebo apenas o salário mínimo
Colocado por: criscosta994Obrigada a todos pelas respostas e conselhos.
Para não estar a responder um a um, vou tentar a história sem dar grande pormenores.
Então, comecei a trabalhar neste empresa com 23 anos, muito ingénua e com medo de tudo, hoje tenho 29. Não terminei a matemática de 12° ano portanto tive que me agarrar ao que apareceu e assim foi. Comecei a adorar a trabalhar com pastelaria e a produzir o produto que faço, estava na cozinha, depois ia para a sala de produção e ainda ia para o embalamento. Depois a minha patroa precisava um pouco de apoio e eu fui ajudando no que podia, fui aprendendo em casa sozinha, a fazer facturas, criei o Facebook da empresa, Instagram. No altura do covid para não ficarmos parados, dei a ideia de fazer entregas à porta, eu organizava os pedidos, recolhia as moradas, a minha patroa só tinha que ir a fábrica preparar os pedidos e ir entregar. Depois quando eu estive com covid traduzi para inglês um manual de higiene inteiro. Iniciei o processo de envio de mercadoria pelos CTT e apesar dos 14€ de portes de envio as pessoas aderiram imenso e até hoje recebemos pedidos mas ela decidiu parar com isso. Enviamos para França e mesmo com os 25€ de envio, as encomendas eram muitas.
Isto para dizer que sempre fiz tudo para o crescimento e conhecimento da empresa. Claro que para o meu orgulho também. Adorava o sentido de responsabilidade, gostava mesmo de ter a responsabilidade arriscada que tinha.
Um dia, depois de toda a gente me aconselhar a, decidi pedir um aumento, recebo apenas o salário mínimo e na altura estava a fazer os recheios, produção na sala, embalamento, atendimento a porta, escritório que depois acabou por ser a minha parte preferida e que me foi prometida. Foi-me negado. Curiosamente ou não, umas semanas a seguir foi contratada uma engenheira alimentar que ficou com a parte do escritório e eu apenas fiquei com da cozinha e recepção de mercadorias. Não sei se entrei em depressão ou não, o meu gosto de trabalhar desapareceu. Comecei a ser chamada de ciumenta por ter questionado o porquê de todas as minhas funções terem sido retiradas, que em qualquer empresa estaria sempre a evoluir e agora deixei de o fazer.
A questão das feiras, era eu que fazia as feiras todas e sempre foi óptimo, começamos a tornar-nos mais conhecidos, mais clientes, mais feiras. Creio que as pessoas gostavam de mim pois saia sempre com os bolsos cheios, sacos de castanhas, batatas, queijo, vinho, os próprios clientes que traziam. E claro, sendo eu nova nestas andanças ficava iludida com os 150€ por 3 dias que me pagava. Até agora, que supostamente já nem as feiras iria fazê porque estava no contrato da nova engenheira ela ir a feiras. Fui estúpida e decidi aceitar o pedido dela de ir a esta feira, uma feira anual, a maior do país, porque tal como ela disse "eu sou a cara da empresa" mas já tinham passado 3 ou 4 feiras que eu não fui chamada.
Fui domingo, segunda, terça e quarta-feira trabalhar. Segunda e terça não me pagou como extra, foi-me dado no ordenado normal, domingo e quarta feira, e as 4 horas de terça-feira foram dados como extra, os tais 5€/h. No meu contrato não fala em ferias porque quando abriu a fábrica não se falava em feiras nem nada do género.
Agora estou a terminar o 12°, termino em Dezembro, sempre com notas máximas. E quero realizar o curso de administração a seguir.
Desculpem o desabafo e obrigada a todos.