Iniciar sessão ou registar-se
    • zbedeu
    • 15 fevereiro 2010 editado

# 1

Viva!

Pessoal, estou a planear construir uma moradia em rio tinto, gondomar ... contudo já falei com algumas pessoas acerca da construção e todas me dizem que na Camara de gondomar só alguns engenheiros e arquitectos é que constroem (conseguem aprovações facilitadas) ... o que me leva a querer que é verdade ... é o facto de que contratei um arquitecto a 6 setembro, cujo prazo para colocar o projecto na camara era 6 Dezembro ... estamos a 16 de Fevereiro e ainda nao tive novidades ... claro está que lhe enviei carta registada com aviso de recepção fazendo a denuncia do contrato ... mas ainda continuo com o terreno ... para já ... pois tb vai acabar o prazo para escritura ... e terei de dar um rumo à minha vida ...

Venho aqui expor o problema e colocar em discussao possiveis soluções por parte de alguns utilizadores que poderam desenvolver projectos para estar areas ...

O projecto é para um loteamento, logo funciona por aviso prévio, todas as especialidades devem entrar na câmara ao mesmo tempo ... junto com o projecto de arquitectura. Eu já tive um projecto, caderno de encargos, orçamento e plano de pagamentos.

Bem ... nao sei se me expliquei bem ... de qq das maneiras estarei por aqui ... :)

Ab,
    Carlos Pereira
  1.  # 2

O facto do seu arquitecto estar atrasado não implica a conclusão que tirou da situação, fez muito bem em avisar por escrito o seu arquitecto, já contactou com ele por telefone ?no seu gabinete? Transmitiu-lhe alguma razão para o atraso?
  2.  # 3

Viva!
    Desde já agradeço o comentário.

Eu tentei falar com ele e marcar reuniões entre inicio de Dezembro e inicio de Fevereiro, andou constantemente a adiar, dps desligava o telefone, dps atendia dizia que ia ter reunião com o eng da câmara que estava tudo nas mãos do eng. ... dps de lhe enviar a carta no passado dia 3 de Fevereiro .. nunca mais tentei ligar com ele ... e ele também nao se interessou muito ... pois ainda nao tive resposta nenhuma.
    Não so estava em atraso a colocação do projecton a camara como ficou de me enviar os 3D's desde inicio de dezembro e até hoje - nada! ficou de marcar uma reuniao com o eng da domotica e até hoje - nada!

Não explicação ... estamos a falar de um projecto simples ... moradia de 2 frentes, tipo 3.
    Havendo denuncia do contrato, claro está que nao posso usar o projecto que ele desenvolveu ... agora estou com um terreno e um projecto atrasado meio ano ... mais o menos ...
  3.  # 4

Sinceramente acho a situação muito desagradável, aconselho-o a contactar a ordem dos arquitectos por forma a denunciar a situação, no caso do projecto as tantas mais vale a pena contratar outro gabinete, penso que esse o projecto que pediu nem deve ter começado...
  4.  # 5

O projecto de arquitectura está concluído ... eu tenho-o comigo em folhas A3.

Tem o projecto de acessibilidades, projecto por andar, cortes, fachadas, medidas, tudo em planta topográfica.

Não tem explicação lógica o desenrolar deste projecto ...

Quanto à ordem dos arquitectos, apenas serve para denunciar o escritório de arquitectura? certo?
    Eu na carta que lhe enviei solicitei a devolução do sinal em dobro ... se por algum motivo ele não agir de acordo com o que estava na carta que lhe enviei ... ai vou ter de avançar com o advogado ... e nessa altura coloco a ordem ao barulho ... apresento queixa dele.

Para já ele tem até ao final do presente mês para pagar o sinal dado em dobro. Depois vamos começar a "dançar" ... sendo que eu disse-lhe a ele ... Eu quero uma casa e nao uma "data" de problemas ... ao qual me respondeu : "Eu não ando aqui a brincar as casinhas ..."

E agora vejo-me numa situação de ter de adiar os meus projectos de vida ... mais meio ano ... por causa deste artista ...

Cmps,
    Carlos Pereira
  5.  # 6

Boas

já falei com algumas pessoas acerca da construção e todas me dizem que na Camara de gondomar só alguns engenheiros e arquitectos é que constroem (conseguem aprovações facilitadas)

Isso não é verdade. Posso garantir-lhe a secção de Rio Tinto do departamento de urbanismo da C.M. de Gondomar é tão eficiente (rápida) ou mais ainda que os serviços na sede do concelho (S. Cosme).

cumps
    José Cardoso
  6.  # 7

Caro José Cardoso,

Eu também acho estranho a situação que me venderam ... agradeço o seu comentário.

Já agora aproveito para colocar mais umas questões relativas às aprovações ... um projecto em loteamento, funciona por aviso previo ... certo ?

Quanto tempo demoram em média as aprovações das especialidades nos diferentes serviços ?

O departamento de urbanismo em Rio Tinto é um departamento próprio, no centro cultural ...

Pelo que sei eles tem um prazo de 30 dias para "despachar" a licença ... mas disseram-me q se existir alguma anomalia que o projecto fica sem tempo de resolução legal ? isto é ... dps para resolução pode demorar mais 30 / 60 ou 90 ... dias ...

Isto tem algum fundamento ?

Ab,
    Carlos Pereira
  7.  # 8

Boas

um projecto em loteamento, funciona por aviso previo ... certo ?

Comunicação prévia: no seu caso, sim.

Quanto tempo demoram em média as aprovações das especialidades nos diferentes serviços ?

Depende: gás é (quase) na hora, o térmico é parecido e o ITED é que demora um pouco mais, assim como os projectos de águas e saneamento que têm de ser aprovados pelas Águas de Gondomar. O prazo começa a contar a partir do momento em que os serviços recebem os pareceres das entidades exteriores que têm intervenção no projecto. Assim sendo deve entregar em simultâneo os projectos de especialidade - ITED, gás e térmico - devidamente certificados (normalmente são entregues ao cliente já prontos).
    Uma estratégia para ganhar algum tempo é proceder de imediato à elaboração dos projectos que necessitam de aprovação externa, principalmente o ITED e os de águas e saneamento. Apresenta estes para aprovação e enquanto são avaliados - nas Aguas de Gondomar conte com um mês a 6 semanas - vão-se fazendo os outros projectos. Quando receber a resposta das Águas já terá ITEd, gás e térmico certificados e os outros projectos prontos pelo que poderá apresentar o processo na câmara e o prazo começa o contar de imediato - mas conte com cerca de dois meses para a resposta.

Pelo que sei eles tem um prazo de 30 dias para "despachar" a licença ... mas disseram-me q se existir alguma anomalia que o projecto fica sem tempo de resolução legal ? isto é ... dps para resolução pode demorar mais 30 / 60 ou 90 ... dias ...

Se existir alguma anomalia a necessitar de correcção esta terá de ser efectuada e os prazos voltam à estaca zero.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisFigueiredo
  8.  # 9

A autarquia tem 20 dias úteis para rejeitar essa Comunicação. Ou para solicitar novos elementos ou correcção daqueles que já foram entregues. Se há coisas que têm de obter pareceres de outros departamentos da câmara (SMAS, Dep. Obras Mun., etc) é lá com eles. De tiver que entregar novos elementos, a câmara ganha mais 20 dias úteis. Depois disso, se precisar de pilim do banco está tramado e tem de pedir uma Certidão de Não Rejeição da Comunicação Prévia. Que vai demorar o tempo que a câmara quiser. Se não precisar do banco, paga as taxas, comunica que vai começar a obra e começa mesmo.
  9.  # 10

Caro José ,

Desde já Agradeço os seus comentários ...
    Efectivamente estou um pouco mais elucidado relativamente a esta situação.

Uma das razões que me levou a assinar o contrato com o dito arquitecto foi o facto de estar a compra uma solução chave na mão ...
    Por acaso trabalha na área ? Ou conhece alguém que me possa ajudar?

Eu prefiro o sistema de chave na mão, onde acompanho a obra (de fora) ... de acordo com o caderno de encargos e orçamento previsto ... como tal os derrapes de orçamento são sempre um pouco mais contidos.

Ab,
    CPereira
  10.  # 11

contrate outro arquitecto, se houve incumprimento pode faze-lo, agora também depende do contrato que assinou do que vem lá escrito.

como diz o j cardoso eu tenho uma boa impressão em geral de todos os serviços do departamento de urbanismo da câmara de gondomar,
    câmara simples, pratica e funcional coisa que não posso dizer de outras.

e deixe isso da chave na mão em geral só lhe traz problemas, quando no inicio está a querer evita-los
  11.  # 12

Boas

Uma das razões que me levou a assinar o contrato com o dito arquitecto foi o facto de estar a compra uma solução chave na mão ...

Quer dizer que o arquitecto fornecia o terreno, projecto e construção?

Por acaso trabalha na área ?

Trabalho na área de projecto. Não estou ligado a terrenos nem a empreiteiros, pelo que não trabalho nesses termos.

Ou conhece alguém que me possa ajudar?

Ainda não sei exactamente o que pretende, se o pacote completo - terreno, projecto e construção - se outra coisa. Em todo o caso penso que tem pela zona por onde escolher quer a nível de projecto quer a nível de construção. Desculpar-me-à por não indicar nomes:
    - em relação ao projecto porque a minha opinião seria suspeita.
    - em relação a empreiteiros porque acho que nestas coisas há por vezes alguma promiscuidade entre autores de projecto e empreiteiros e eu prefiro manter-me numa posição que não me deixe dúvidas em relação a isso. É uma questão de conforto pessoal.

cumps
    José Cardoso
  12.  # 13

Eu assinei contrato com o dito arquitecto relativamente a Arquitectura e construção.

O terreno eu tratei directamente com o proprietário ... tenho contrato de promessa compra e venda ...

O Contrato que assinei com o Arquitecto, constava : Projecto, Especialidades, Aprovação Câmara, Licenças, construção ... tudo ...
    Basicamente em contrato estava que ele desenvolvia a obra com o meu dinheiro, este pago em fracções claro ... de acordo com a evolução.

E procuro algo idêntico ...
  13.  # 14

Colocado por: zbedeuO Contrato que assinei com o Arquitecto, constava : Projecto, Especialidades, Aprovação Câmara, Licenças, construção ... tudo ...
    Basicamente em contrato estava que ele desenvolvia a obra com o meu dinheiro, este pago em fracções claro ... de acordo com a evolução.

se começa já assim mal como voce diz, imagine lá para a frente, com dinheiros e prazos
    por isso e por outras na minha opinião nunca é bom fazer contratos chave na mão, numa obra pelo menos devem intervir três protagonistas arquitecto, engenheiro e construtor
  14.  # 15

Mas se existe um projecto, um caderno de encargos, um orçamento, contrato assinado e respectivos prazos para conclusão ...

Deveria ser facil, sendo que começava a pagar a 30 dias ... depois dos trabalhos executados pagava ... senão houvesse evolução ... não havia pagamento .. cada mes de atraso relativo ao final do contrato, 1% do total adjudicado era depositado na minha conta pelo arquitecto. por isso dps de começar so lhe restava trabalhar, até finalizar ... cada mes que excedesse os 12 meses de construção ... 1% na minha conta ...

Efectivamente existem um arquitecto, um engenheiro e um empreiteiro ... mas eu contratei o arquitecto e ele é q tem de gerir os outros ...

Porque é que nao acham boa ideia este tipo de contrato ?

Cmps,
    CP
  15.  # 16

Boas

Posso dizer o que eu faria nessa situação:

1 - contratava os projectos com respectivo caderno de encargos e mapa de acabamentos.
    2 - contratava o empreiteiro para execução da obra conforme os projectos e caderno de encargos. Deverá ficar bem explícito o mapa e condições de pagamentos.
    3 - contratava fiscalização de obra para garantir a boa execução e para apoio à (sua) gestão da obra: controle dos pagamentos
    Pessoalmente prefiro que não existam relações de qualquer espécie entre autores do projecto, empreiteiros e fiscalização.

cumps
    José Cardoso
  16.  # 17

Colocado por: zbedeuPorque é que nao acham boa ideia este tipo de contrato ?

veja a resposta do j cardoso
    Colocado por: j cardosoPessoalmente prefiro que não existam relações de qualquer espécie entre autores do projecto, empreiteiros e fiscalização.

uma única pessoa a controlar o processo não é bom, imagine que essa pessoa falha entre outras coisas, o que é que faz?
    uma casa não é algo facil uma só pessoa não faz"" uma casa.
    Colocado por: zbedeuEfectivamente existem um arquitecto, um engenheiro e um empreiteiro ... mas eu contratei o arquitecto e ele é q tem de gerir os outros ...

um arquitecto no máximo gere a compatibilidade de projectos e a sua boa execução em obra.
    em todo o caso se optar por essa solução, pesquise empresas próprias com credenciais, que se dediquem a esse ramo, e com repito provas e garantias dadas.
  17.  # 18

Pois sendo assim, haveria uma envolvencia mt grande da minha parte na gestao destas pessoas ... é ai que o meu problema reside ... tempo ... :(

Entretanto ainda temos budget ... associado a este projecto de vida ... nao é mt :) mas acho que é bem suficiente ... :)

Ab,
    CP
  18.  # 19

Colocado por: zbedeuPois sendo assim, haveria uma envolvencia mt grande da minha parte na gestao destas pessoas ... é ai que o meu problema reside ... tempo ... :(

Entretanto ainda temos budget ... associado a este projecto de vida ... nao é mt :) mas acho que é bem suficiente ... :)

Ab,
    CP

mas da outra maneira é igual ou melhor

o arquitecto gere a arquitectura
    o engenheiro as especialidades
    o empreiteiro a obra
    o fiscal a boa execução da obra
    o director de obra a qualidade da obra
    o coordenador de projectos a boa implementação dos projectos

tem pelo menos 6 pessoas a tratar da sua casa, preocupados com a sua casa e não só uma que faz com que os restantes passem para ele as responsabilidades, desleixando-se com as suas.
    você só tem de escolher os intervenientes pagar as diversas fases e quando tiver tempo procurar materiais e soluções para a sua casa, mas que o arquitecto o fará também.
  19.  # 20

estou feito ... :(

tanta gente ... só tenho 6 cadeiras em casa ... de tiver de reunir com eles todos ... mais os 2 cá de casa ... tenho de alugar um espaço só para reuniões ... :)

Apesar dos riscos ... qts menos eu tiver de gerir melhor ... não há um supra-sumo que faça o papel ai de 2 ou 3 ... :P

Ab,
    CP

0.0193 seg. NEW