Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Desde já queria deixar os meus parabéns pela qualidade de informação que vai sendo partilhada e discutida neste forum. Tenho aprendido muito.

Contexto: Sou da região centro e ando à procura de comprar uma moradia há mais de um ano (para sair de um apartamento), mas há poucas construções novas (e as que há são a preços exagerados, +600k€ para casas que nem são de luxo, na prática basta serem novas para ser de luxo), e as usadas são ou velhas e preços altos (+350/400k€), ou em zonas pouco atraentes e a preços altos (+350/400k€). Ou seja, nada me atraiu. Os terrenos idem, perto da cidade são estupidamente altos (+120k€ para terrenos pequenos e inclinados) e nos arredores com preços mais acessíveis (+-65k€) são em zonas pouco atraentes. Enfim, não está nada fácil. Mas recentemente, num concelho vizinho (a 15 minutos da cidade) encontrei lotes de moradias em banda em construção, com bom aspecto, a preços acessíveis, com áreas de construção suficientes e com terreno exterior também suficiente, perto de serviços (posso ir a pé a supermercados, restaurantes, farmácia, ginásio) e encostado a outras vias que agiliza muito a deslocação para outras cidades (2 autoestradas, e 1 IC).

Características da casa:
    - É uma das moradias num dos extremos das casas em banda, o que na prática é uma moradia geminada;
    - Quartos: 4
    - 2 pisos (RC e 1º piso);
    - Garagem para dois carros;
    - Área total do lote: 439m2;
    - Área bruta: 210m2;
    - Área util: 177m2 (penso eu);
    - Preço: 325k€
    - Previsão de conclusão da obra: Último trimestre de 2024 (já iniciaram a construção, já fui visitar e parece estar a andar bem);

Algumas características da construção:
    COMPOSIÇÃO DA ESTRUTURA
    - BETÃO ARMADO
    - LAJES ALIGEIRADAS
    - BLOCO TÉRMICO
    REVESTIMENTOS FACHADA
    - Revestimento pelo exterior ETICS com
    acabamento a reboco armado
    PAREDES DIVISÓRIAS INTERIORES
    -Tijolo cerâmico de 11cm, revestido a gesso
    SEPARADORAS
    -Parede dupla de tijolo cerâmico com 11cm de espessura com isolamento em lã de rocha com 40 mm de espessura, revestidas a gesso;

Imagem com mais detalhes da moradia: https://ibb.co/k0vnsKg

A minha opinião:
    Pontos positívos:
    - Preço bem mais acessível do que tenho encontrado até agora;
    - Se fosse eu a construir sozinho e considerar que aquele terreno vale +- 65k€ (e não encontro outro parecido sequer), significa que a construção ficou a 260k€, o que pelo que tenho visto, dificilmente conseguiria construir por minha conta uma casa destas por um preço inferior;
    - Previsibilidade de custos, visto não ter sido eu a avançar com o início da obra, compra de terreno, licenças, etc... - menor risco de assumir problemas em processos de licenciamento, inicio de construção e afins;
    - Visto que não teria capacidade financeira para viver numa moradia perto do centro da cidade, esta está numa excelente localização por estar perto de vários serviços, perto do centro de uma vila (minicípio) e ao mesmo tempo a apenas 15 minutos da cidade;
    - Gosto da estética da casa, e o facto de estar rodeado de moradias novas (e nos lotes em cima deste seguirem o mesmo estilo de construção), acho que torna a zona mais acolhedora para se viver;
    - As áreas são suficientes, acho que o arquitecto em pouco espaço conseguiu criar uma boa armonia na casa, poucos corredores (não gosto de corredores, acho que são completamente inúteis) e gosto de estar num espaço open space na zona comum. Os quartos não são grandes, mas a verdade é que apenas utilizo o quarto para dormir, acho que têm a área ideal. Gosto de ter a separação entre zona comum e a zona dos quartos, neste caso o 1º piso ser para quartos, e no rc ser de sala, e o outro quarto ser para escritório e para visitas;
    - Ao mesmo tempo, tem uma área exterior suficiente, não queria mais área do que esta (neste caso andará à volta de 230m2), é suficiente para ter a churrasqueira, construir uma pequena piscina e ainda ter uma área para os miudos brincarem (quando nascerem);
    - Estar perto de supermercados, pastelarias, farmácias, ginásio é um luxo (e praticamente uma necessidade por sempre ter vivido no centro de uma vila e posteriormente no centro da cidade), não gosto de ter de pegar no carro para ir a qualquer lado;
    - Apesar de ser geminada, apenas está encostada ao RC do vizinho (a garagem do vizinho e ao quarto eventualmente de hóspedes do vizinho);
    - Gosto da ligação da cozinha com o jardim e churrasqueira, e com a janelinha da cozinha para o jardim também cria um ambiente de cozinha agradável e iluminado;
    - Gostava de ter o meu primeiro filho e já a morar numa moradia, e se construir por minha conta seria só (na melhor das hipóteses) para daqui a 3/4 anos, neste caso, conseguia acelerar esse processo todo (e sinceramente não queria ter de esperar tanto tempo);
    - Posso vender com alguma margem de tempo o meu apartamento actual, sem ser necessário vender com urgência. Acho que consigo vender facilmente o apartamento, visto que é recente, está no centro da cidade e com uma vista espetacular para a cidade (na verdade esta vista é o que vou sentir mais falta quando sair);
    - Sinceramente, vejo-me a ser feliz em viver naquela casa e naquela zona;

Pontos negativos:
    - Não deixa de ser fora da cidade, apesar de não ser uma preocupação para mim, preocupa-me mais o que há à volta da casa, a verdade é que no caso de um dia querer vender, pode ter menos valor do que se fosse numa casa nos arredores da cidade (há casas que não percebo como pagam + de 550k€ só para estarem um pouco mais perto da cidade, mas a zona ser pouco acolhedora e no final gastam mais tempo para a cidade porque as vias não são directas), mas enfim, é o que é e é o que tenho observado no mercado, numa análise macro, a distância física conta mais do que a distância de tempo de deslocação;
    - Ainda que seja apenas geminada e apenas com o RC do vizinho, não deixa de ser geminada, e estou algo dependente da educação e respeito dos vizinhos (sou alguém que gosta de sossego, e um dos motivos de ir para uma moradia é para reduzir as interacções directas com vizinhos, nomeadamente em questões do condomínio). Por exemplo, ainda que esteja apenas encostada à garagem, basta o vizinho ter um carro com uma bufadeira que largue azeite, que já pode ser um problema gigantesco para mim sempre que se lembre de pôr o carro na garagem (apesar de que, mesmo que não fosse geminada poderia sempre existir esse problema a não ser que estivesse num terreno de +1000m2;
    - Gosto da planta da casa, mas se fosse eu a planear do inicio faria algumas alterações, nomeadamente:
    -- nenhuma casa de banho tem janelas; A garagem preferia que estivesse encostada do lado da entrada da casa (como está na dos vizinhos), mas acho que esse problema tem a ver com forma como estavam feitos os lotes, então também não poderia ter feito muito. O quarto do RC acho que não faz falta ser suite, preferia mais que a casa de banho comum do RC fosse completa, e o quarto (que será escritório) ter mais espaço, ou então com esse espaço ter criado uma zona de lavandaria;
    - Ou seja, o ponto negativo de comprar esta casa em construção é "ter de aceitar" tal como ela está a ser desenvolvida e sem poder alterar (ainda assim, isso iria acontecer de qualquer forma caso comprasse uma casa usada);
    - Ainda faltam construir uma moradia que ficará encostada à churrasqueira, e não sei como irá ficar e se poderá tirar conforto ao meu jardim (é mais uma realidade do que propriamente um ponto negativo, mas é algo que tenho de considerar);
    - Os muros envolventes da casa para o exterior parecem muito baixos, não sei se poderei acrescenter uma vedação em cima do muro para aumentar a privacidade ou através de sebes por exemplo;

As minhas questões são:
    - O que acham do raciocínio em me ter virado para esta casa em construção?
    - Qual a vossa opinião em relação à construção, planta, arquitectura, aproveitamento do lote, etc...?
    - Devo-me preocupar com o facto de ser uma casa geminada? A construção terá qualidade suficiente para impedir ruídos dos vizinhos? Que tipo de questões devo fazer ao construtor para perceber se é uma boa construção para impedir esse tipo de ruídos?
    - Sobre o preço? Acham que está inflacionado, ou para a casa que é, parece um preço justo?
    - Qual a vossa opinião no geral? Acham que é realmente uma boa oportunidade de compra tendo em conta o panorama imobiliário actual?

Desde já obrigado e peço desculpa pelo testamento. Sejam o mais honestos possíveis, a ideia é eu perceber se me está a escapar alguma coisa antes de começar a avançar mais seriamente para esta oportunidade, todas as vossas opiniões serão muito úteis para ajudar na minha decisão final.
  2.  # 2

- Se fosse eu a construir sozinho e considerar que aquele terreno vale +- 65k€ (e não encontro outro parecido sequer), significa que a construção ficou a 260k€, o que pelo que tenho visto, dificilmente conseguiria construir por minha conta uma casa destas por um preço inferior;

Depende dos acabamentos, mas se você não é de luxos conseguiria construir por menos.

Moradias germinadas poupam espaço, o único problema que vejo que poderá vir a ter depende do vizinho que lhe calhar.

Se diz que é a 15 minutos da cidade então acho que o preço está bom.

- Os muros envolventes da casa para o exterior parecem muito baixos, não sei se poderei acrescenter uma vedação em cima do muro para aumentar a privacidade ou através de sebes por exemplo;

Pode, até 1,80 ou 2 metros, mas creio que outros lhe poderão esclarecer melhor.

A parte do terreno se lhe chega ótimo. Creio que esta parte é ao gosto de cada um. Se fosse para mais longe consideraria mais terreno para compensar a monotomia e isolamento.
  3.  # 3

Colocado por: PedroMS

Depende dos acabamentos, mas se você não é de luxos conseguiria construir por menos.

Moradias germinadas poupam espaço, o único problema que vejo que poderá vir a ter depende do vizinho que lhe calhar.

Se diz que é a 15 minutos da cidade então acho que o preço está bom.

Pode, até 1,80 ou 2 metros, mas creio que outros lhe poderão esclarecer melhor.

A parte do terreno se lhe chega ótimo. Creio que esta parte é ao gosto de cada um. Se fosse para mais longe consideraria mais terreno para compensar a monotomia e isolamento.

Pode ser a Sertã.
  4.  # 4

Para quem não quer ter dores de cabeça com a construção, e tem alguma pressa, comprar em construção é a melhor solução.
    Um ponto muito importante, a idoneidade e qualidade do construtor/promotor. São a mesma pessoa? Tem dinheiro para acabar as obras, mesmo que não vendam?
    Quanto aos ruídos uma casa geminada não tem nada a ver com uma casa isolada, a não ser que o construtor faça um bocadinho mais do que o que está na lei.
  5.  # 5

Pode ser a Sertã.

Pois tem razão, quando o el_comand fala em perto da cidade visualizo logo Lisboa ou Porto porque são as mais caras.
    Dependerá da cidade, embora a 15 minutos pelo menos de Lisboa por 320k penso que não existe.
  6.  # 6

Realmente a wc da suite no 1º andar podia ter uma janela facilmente.
    a garagem até tem área para fazer a lavandaria
    a wc da suite do rc podia ficar comum e maior ou com outra forma.
    de resto a casa parece-me bem, nestas coisas o fundamental é ficar bem construido e que os contratos se cumpram.
    o preço parece-me nada do outro mundo, não é por ai.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: el_comand
  7.  # 7

Colocado por: PedroMSPois tem razão, quando o el_comand fala em perto da cidade visualizo logo Lisboa ou Porto porque são as mais caras.
    Dependerá da cidade, embora a 15 minutos pelo menos de Lisboa por 320k penso que não existe.

idependentemente da cidade, se ele fala que na cidade os preços são mais de 600k e que a 15 minutos encontra a 320k, parace-me ser um bom achado.
  8.  # 8

Obrigado a todos pelas respostas.

Entretanto fiquei agora a saber que a moradia que planeava comprar já se encontra em pre-reserva assim como a logo a seguir. Neste caso apenas sobram as duas de cima (o lote 7 e 8 da imagem). O problema é de que esses são mesmo geminadas, toda a área comum é ligada (sala com sala, suite com suite). Ainda estou a ponderar se continua a ser uma oportunidade interessante para a do lote 7.

Tenho receio de que facilmente se ouçam os vizinhos no quarto ou sala (por exemplo, convívios dentro de casa, choro ou berros de crianças, etc...). Estive a ver e estão separadas por duas paredes (da grossura das paredes externas), acham que essas duas paredes são suficientes para evitar este tipo de barulhos?

Quanto à questão da localização: A cidade que me refiro é Coimbra e a vila para onde estou a pensar em comprar é em Condeixa-a-nova. Em termos de tempo, na verdade até é menos que 15minutos, hoje ao almoço fui à zona para ver os terrenos à venda na urbanização e demorei 12 minutos a andar nas calmas de Condeixa a Coimbra (pela IC2), parece-me que se faz bastante bem, para quem conhece, por exemplo de S. Martinho do Bispo (zona muito cara), apesar de ser mais perto, iria demorar mais tempo a chegar ao centro do que de Condeixa.

Entretanto comecei a olhar para outros terrenos, e encontrei um já com projecto aprovado e com uma área de 520m2 precisamente na mesma urbanização (mas um pouco mais bem localizado do que as que estão em construção, por haver menos ruido vindo da auto-estrada, reparei hoje esse pormenor quando fui à zona à hora de almoço).
    O terreno está por 55k€.
    Estive a ver o projecto aprovado e por acaso parece-me bastante interessante, seguem em anexo algumas imagens do projecto: https://ibb.co/0q3jFN5 https://ibb.co/kmFBVwd
    - A minha questão é se acham que consigo fazer a construção (c/ iva), no máximo por 270k€ ou iria ficar bem acima desse valor com acabamentos de média gama?
    • RCF
    • 6 novembro 2023

# 9

Colocado por: el_comandEm termos de tempo, na verdade até é menos que 15minutos, hoje ao almoço fui à zona para ver os terrenos à venda na urbanização e demorei 12 minutos a andar nas calmas de Condeixa a Coimbra (pela IC2

tem é de tentar fazer em hora de ponta...
  9.  # 10

Colocado por: RCF
    tem é de tentar fazer em hora de ponta...

Sim eu sei, mas como eu trabalho remotamente (as vezes que planeio ir a Coimbra é mais em passeio e fora da hora de ponta). Mesmo a minha mulher como tem horário flexivel procura ir para o trabalho e sair fora da hora de ponta (normalmente entra mais cedo e sai mais cedo). Na verdade, a não ser que se viva ao lado do trabalho e dê para ir a pé, quase independentemente de onde se viva apanha-se trânsito na hora de ponta. O que me falaram (tenho alguns conhecidos em Condeixa) é de que a pior parte é na verdade a entrar para a cidade, mas mesmo que vivesse nos arredores o problema continuaria a ser o mesmo, porque até se chegar à entrada da cidade demora-se 10 minutos (claro, a não ser que se apanhe algum grande acidente, mas isso mais uma vez são variáveis que podem acontecer independentemente de onde se viva).
  10.  # 11

Colocado por: el_comandEstive a ver e estão separadas por duas paredes (da grossura das paredes externas), acham que essas duas paredes são suficientes para evitar este tipo de barulhos?

Depende do que estiver entre essas duas paredes, e dos tijolos/blocos usados.
    E a estrutura é comum ou independente.
    Condeixa é excelente, tem melhores serviços públicos do que Coimbra, câmara, finanças, conservatória, saúde etc.
  11.  # 12

Colocado por: Pickaxe
    Depende do que estiver entre essas duas paredes, e dos tijolos/blocos usados.
    E a estrutura é comum ou independente.
    Condeixa é excelente, tem melhores serviços públicos do que Coimbra, câmara, finanças, conservatória, saúde etc.

- A estrutura penso que seja em betão e blocos térmicos;
    - Nos separadores é com parede dupla de tijolo cerâmico com 11cm de espessura com isolamento em lã de rocha com 40mm de espessura revestidas a gesso;

São estruturas independentes, aqui está uma foto da obra entre essas duas paredes: https://ibb.co/23gtQ5R
    (aquela parede grossa, são duas. No piso de cima também é assim, mas nesta foto diz respeito aos lotes de baixo, mas nos lotes a que me refiro terão aquela parede entre as duas moradias daquela grossura).

Sobre viver em Condeixa, desde que considerei a hipótese de ir para lá que me surpreendeu bastante. Muitos supermercados, fácil acesso à A1, A13, IC2 (na verdade a ir para Aveiro ou Porto demoro tanto tempo como se fosse de Coimbra). Tem parques verdes, um mercado municipal muito porreiro (eu gosto de comprar no mercado, mas em Coimbra é muito chato lá ir), tem bares porreiros, ainda no outro dia lá fui (também ver como é o ambiente). Enfim, fiquei muito surpreendido, e sinto que é o ideal para se viver, e ainda assim, super perto de Coimbra. Só me arrependo de durante este ano à procura de casa não considerei logo Condeixa, se calhar já me tinha cruzado com mais oportunidades interessantes, mas enfim, agora só interessa olhar para a frente.
  12.  # 13

El comand se ajudar vou dar o meu relato. Há 4 anos morava em Coimbra. Família cresceu e procurei uma casa maior na periferia sempre mais virado para norte. Entretanto vi um apartamento em Condeixa do nosso agrado. Nunca tinha ponderado Condeixa para viver. Viemos e adorámos. Hoje, após 4 anos Vendemos o apartamento e construímos moradia perto da zona que está a ponderar ( intermarche) Concluindo é um excelente sitio para viver e está muito perto de Coimbra ( a minha esposa trabalha lá e em 15 minutos chega ao trabalho, entra às 7.30)
  13.  # 14

Na Quinta do Barroso também vão construir 2 geminadas por esse valor. Na Anobra vão construir algumas isoladas e geminadas mais em conta..
  14.  # 15

Colocado por: smcahEl comand se ajudar vou dar o meu relato. Há 4 anos morava em Coimbra. Família cresceu e procurei uma casa maior na periferia sempre mais virado para norte. Entretanto vi um apartamento em Condeixa do nosso agrado. Nunca tinha ponderado Condeixa para viver. Viemos e adorámos. Hoje, após 4 anos Vendemos o apartamento e construímos moradia perto da zona que está a ponderar ( intermarche) Concluindo é um excelente sitio para viver e está muito perto de Coimbra ( a minha esposa trabalha lá e em 15 minutos chega ao trabalho, entra às 7.30)

Muito obrigado pelo feedback, isso é muito importante para mim e confirma aquilo que achava. Ainda agora lá fui outra vez só para ver como está a obra das moradias que ainda falta vender, e foi num instante, de Coimbra a andar normalmente (a uma velocidade tranquila) e sem trânsito demorei 11 minutos. Também vi esses da Quinta do Barroso, mas para mim faria mais sentido na Barreira, mais focado em moradias, mais serviços perto e está mais perto de Coimbra, isto é, é a primeira urbanização de quem vem de Coimbra, e acaba por agilizar bastante a ida e volta a Coimbra. Na prática acabo por estar perto do centro de Condeixa e o mais perto possivel de Coimbra (dentro das opções existentes de urbanizações novas)
  15.  # 16

Colocado por: el_comandEstive a ver o projecto aprovado e por acaso parece-me bastante interessante,

Quem ficar no segundo quarto tem de descer as escadas para ir à WC..

Lavandaria no andar de cima não faz sentido para mim, deveria de ser em baixo. Imagina-se a subir e descer as escadas com uma cesta de roupa húmida para estender na rua? A não ser que faça uso eterno de maquina de secar, o que seria um bocado desperdício no nosso clima.

A lavandaria em cima devia ser uma WC, e em baixo a WC devia ser a casa das maquinas/lavandaria.

Como é que vão fazer aquela parede redonda na sala de jogos? E aplicar isolamento naquilo? O que diz o projecto? Poliuretano projectado? Reboco térmico?

Sobre a localização, Condeixa tem desenvolvido bem e a nível de urbanização esta a ficar com um aspecto muito interessante e arranjadinho. Nada como algumas vilas à volta que ficaram paradas no tempo com infraestruturas do tempo de Dom Sancho.

0.0203 seg. NEW