Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, sou a Herminia preciso de ajuda, tenho um terreno rustico no concelho de Faro, tenho andando a pensar em fazer lá uma casa contentor,o que é que tenho que fazer para minimizar as ilegalidades?se me puder ajudar agradeço.
    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: Maria Herminiao que é que tenho que fazer para minimizar as ilegalidades?


    Esquecer por completo essas ditas casas de contentores marítimos.

    Se o problema é orçamento, faça um pequeno projecto, por exemplo de uma casa com 80m² e no final fica com algo duradouro, legal e confortável. O conforto de viver numa verdadeira habitação recente é incomparável a essas soluções "modernas" que não são mais que banha de cobra.
    • sisu
    • 6 novembro 2023

     # 3

    Colocado por: Nostradamus

    Esquecer por completo essas ditas casas de contentores marítimos.

    Se o problema é orçamento, faça um pequeno projecto, por exemplo de uma casa com 80m² e no final fica com algo duradouro, legal e confortável. O conforto de viver numa verdadeira habitação recente é incomparável a essas soluções "modernas" que não são mais que banha de cobra.


    O terreno é rústico..
  3.  # 4

    Colocado por: Maria Herminiaminimizar as ilegalidades

    Herminia, não pode ver dessa maneira. Ou está legal, ou está ilegal.

    Se tem um terreno, em primeiro lugar precisa de saber se pode lá construir, pelo que deverá solicitar essa informação na câmara, através dos mecanismos próprios.

    Quanto à casa, existem alternativas à construção convencional, mas não necessariamente mais baratas ou de grande qualidade (casa de madeira por exemplo). A qualidade vai estar um pouco dependente do preço para esse tipo de soluções.

    Mas seja qual for o tipo de casa, irá necessitar de todas as formalidades legais. Mesmo para essas casa será necessária licença, etc.

    Como o Nostradamus referiu, pode ser mais acertado construir algo pequeno e modesto mas em condições. Tudo vai depender se tem autorização para isso.
  4.  # 5

    Colocado por: sisuO terreno é rústico..

    Também há mais essa, que me escapou...
    No entanto, embora possa tornar as hipóteses muito diminutas, pode sempre explorar só para ter a certeza disso, relativamente ao PDM.
  5.  # 6

    Colocado por: sisuO terreno é rústico..


    O que não falta por ai são terrenos rústicos, na zona do PDM urbanizável, que podem ser alterados a qualquer momento.
    Concordam com este comentário: macinblack
    • sisu
    • 6 novembro 2023

     # 7

    Colocado por: Nostradamus

    O que não falta por ai são terrenos rústicos, na zona do PDM urbanizável, que podem ser alterados a qualquer momento.



    Certo, mas nem todos os terrenos rústicos são urbanizáveis.
    Antes de pensar em projetos e casas, a OP deve começar por ai.
  6.  # 8

    Colocado por: Maria Herminiatenho andando a pensar em fazer lá uma casa contentor,o que é que tenho que fazer para minimizar as ilegalidades?

    Já está feita. a ilegalidade.

    Ou contacta um gabinete de projectos/ arquitecto para ver se há viabilidade de legalização ( o mais certo é ser impossivel).

    Agora é so aguardar a visita da Fiscalizção municipal. e do Auto.
  7.  # 9

    A título de curiosidade: é possível viver de forma legal num terreno rústico numa "casa" deste género com água da rede pública e eletricidade?
  8.  # 10

    Colocado por: RufioA título de curiosidade: é possível viver de forma legal num terreno rústico numa"casa" deste génerocom água da rede pública e eletricidade?

    Legal, cumpre com as leis estabelecidas.
    Ilegal, não cumpre com as leis estabelecidas.

    Em caso de dúvida, consulta um arquiteto.
    Concordam com este comentário: manelvc
  9.  # 11

    Colocado por: Rufioé possível viver de forma legal num terreno rústico numa"casa" deste género

    Aquilo não é uma casa. é uma cena... pode meter aquilo num parque de campismo/ caravanismo. é equivalente a uma roulote.

    Não cumpre a legislação Portuguesa para habitação.
    • Iko
    • 7 novembro 2023

     # 12

    Legislação a parte, ou as coisas mudam ou haverá muita gente a querer e ir morar em tiny homes, e eu acho muito bem. Desde que compram certos pormenores que nada tem haver com corredores de 1.20 e círculos em casas de banho e portas de 80.
  10.  # 13

    Mais importante do que isso das acessibilidades que tb é importante assegurar, há falta de habitação condigna,
    MAS antes há necessidade de preservar a paisagem, há necessidade de manter coerencia territorial, há que manter e optimizar os recursos e as infraestruturas, por forma a termos um território saudável, sustentável.
    Existem os riscos naturais... e não é de todo desejável a proliferação de ocupação humana, em regime disperso.

    Isso do auto-suficiente é tudo muito bonito... mas...
    Concordam com este comentário: Nostradamus, sisu, Iko
  11.  # 14

    Gostam de viver no meio da floresta e serem autosuficientes até verem um incendio a aproximar e ai é vê-los a insultar or bombeiros porque não estacionam um camião para lhes protejerem a casa. Limpar um perimetro de segurança ao redor da casa tambem não pode ser porque o importante é viver em harmonia com a natureza.
    Acho que essa malta até poderia ser autorizada a viver como lhes apetece mas com a condição de assinarem um termo de responsabilidade em que prescindiam da obrigatoriedade de receber auxilio das forças de segurança e proteção civil.
    • Iko
    • 7 novembro 2023

     # 15

    E concordo com tudo o que disse, e isso mesmo que eu me refiro. Mas quem tem um terreno em zona de construção, obedecendo a regras não sou contra.


    Colocado por: Pedro BarradasMais importante do que isso das acessibilidades que tb é importante assegurar, há falta de habitação condigna,
    MAS antes há necessidade de preservar a paisagem, há necessidade de manter coerencia territorial, há que manter e optimizar os recursos e as infraestruturas, por forma a termos um território saudável, sustentável.
    Existem os riscos naturais... e não é de todo desejável a proliferação de ocupação humana, em regime disperso.

    Isso do auto-suficiente é tudo muito bonito... mas...
    Concordam com este comentário:Nostradamus,sisu,Iko
  12.  # 16

    Colocado por: IkoMas quem tem um terreno em zona de construção, obedecendo a regras não sou contra.

    Mas isso é um não problema. A questão é que as tiny house, não cumprem os parâmetros que a "Republica" instituiu como minimos para uma habitação.
    • Iko
    • 8 novembro 2023

     # 17

    Colocado por: Pedro Barradas
    Mas isso é um não problema. A questão é que as tiny house, não cumprem os parâmetros que a "Republica" instituiu como minimos para uma habitação.


    Exacto, eu apenas defendo a auto construção, e ou a utilização de modelos de casas pequenas pre fabricadas que não necessitem de milhares de licenças e taxinhas. Casas pequenas que poderiam e deveriam estar isentas de cumprir com algumas regras do Rgeu.
  13.  # 18

    Colocado por: IkoCasas pequenas que poderiam e deveriam estar isentas de cumprir com algumas regras do Rgeu.

    Isso é um contrasenso. O RGEU, serve( serviu) para balizar os requisitos minimos que as tipologias habitacionais devem ter - concordo que se deva adequar o RGEU, ou elaborar nova legislação - Legislação da construção - concertada e actualizada face as novas realidades/ desafios.
    • Iko
    • 9 novembro 2023

     # 19

    Eu referi algumas regras do Rgeu, tenho ideia que somos muito mais exigentes que a maioria de qualquer país Europeu. Uma casa pequena é uma opção de vida, se for ampla permite uma pessoa com dificuldade de locomoção viver na mesma.
    O que me interessa que o WC não possa ser aberta para a sala? Só para citar um exemplo. Casas pequenas podem ser adaptadas mais rapidamente, facilmente e economicamente.
    E são muito mais eficientes em necessidades energéticas, melhores para o planeta uma vez que iremos atravessar em breve dificuldades nesse capítulo.

    - Melhor ainda quem vive numa dessas casas à partida é minimalista e não sofre de consumismo crónico.
 
0.0180 seg. NEW