Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Hoje iniciei esta discussão: https://forumdacasa.com/discussion/94272/compra-de-moradia-em-construcao/#Item_10, mas infelizmente a moradia que estava interessado em adquirir fiquei hoje a saber que já foi feita a sua pre-reserva, ficando a sobrar uma outra da outra ponta das moradias em banda, mas que tem menos área total de terreno e está "mais geminada" do que a que planeava inicialmente. Ainda não está posta de parte essa opção, mas ficou menos interessante.

    Com isto, pesquisei por terrenos naquela zona e encontrei um que seria o ideal e poderia construir uma moradia isolada, e com maior área de terreno. Este terreno também já tem projecto aprovado válido até Julho de 2024, podem encontrar as plantas e uma imagem 3D do projecto nestes links: https://ibb.co/0q3jFN5 e https://ibb.co/kmFBVwd

    O projecto até me agrada, mas tenho algumas questões que talvez alguém do forum me pudesse ajudar:
    - Assumindo materiais de média gama mas com bom isolamento, qual acham que seria o custo de construção (c/ iva) para uma moradia seguindo aquela planta?
    - Qual o processo para financiamento? É muito demorado e difícil obter financiamento para a construção?
    - Tenho um apartamento que iria vender para amortizar no custo de construção, mas não queria esperar por vender o apartamento para iniciar a obra;
    - No início de obra, normalmente quanto terei de pagar ao empreiteiro inicialmente? (mais ou menos uma percentagem)
    - Tendo o projecto de arquitectura aprovado na câmara, quais os passos seguintes para avançar com a obra? E custos?


    Esta parece-me uma boa oportunidade, mas também não me quero meter numa situação onde depois me falta €€ para realmente avançar com a sua construção. Porque o terreno iria comprar com capital próprio, e apesar de não ficar a zeros, iria ficar desfalcado para grandes investimentos a curto prazo (iriam-me sobrar cerca de 40k€ de poupanças que podia utilizar, ainda que em breve vá receber um prémio de 20K€, diria que até Março teria de sobra 70k€ para a construção, e claro, depois de vender o apartamento iria ter mais uns 100k€ da sua venda, claro se entretanto o mercado imobiliário não cair, ou seja, acredito que até ao final do próximo ano tenha num cenário realista entre 170k€ para pôr na obra). Parece-vos realista para avançar com esta aventura ou estarei a dar passos demasiado largos e depois ficar com um terreno vazio, e sem capacidade financeira para avançar com a construção?

    Peço desculpa se são dúvidas básicas, mas na verdade até à bem pouco tempo não tinha ponderado a possibilidade de construir por conta própria, mas visto que não aparece nada de interessante para comprar já construído, comecei a pôr esta hipótese.

    Desde já muito obrigado.
  2.  # 2

    Boa tarde. Vai depender muito de quanto está/quer pedir ao banco, sendo que pelo menos 10/20% vai precisar de capitais próprios. Se tem capital para comprar, compraria o terreno mas só avançaria para a obra depois de vendido o apartamento (tendo em conta q tem para onde ir durante a construção, que será sempre pelo menos 18/24 meses)
  3.  # 3

    Ah, e não se esqueça que ainda terá q encontrar empreiteiro para lhe fazer a casa ou ter o trabalho de arranjar as diferentes especialidades se não quiser chave na mão
  4.  # 4

    Colocado por: el_comandCom isto, pesquisei por terrenos naquela zona e encontrei um que seria o ideal e poderia construir uma moradia isolada, e com maior área de terreno. Este terreno também já tem projecto aprovado válido até Julho de 2024, podem encontrar as plantas e uma imagem 3D do projecto nestes links:https://ibb.co/0q3jFN5ehttps://ibb.co/kmFBVwd


    está aprovado?
    não cumpre acessibilidades
    no primeiro andar só a suite tem direito a Instalação sanitária. os outros terão de vir ao RC
    não tem uma despensa
    não tem uma casa de maquinas (aquecimento / bomba calor / vmc...)
    não consigo perceber como se passa da Garagem para o interior da casa

    os 3D até podem estar bonitos, mas a casa não está funcional... necessita de alguns ajustes
  5.  # 5

    escadas e desniveis... casa gira no 3D. completamente disfuncional para habitar.
    Da garagem, entra no patamar de escada e acede á escadaria que interliga os diversos níveis.
  6.  # 6

    Que projeto mais mal elaborado....
  7.  # 7

    Colocado por: JoseMBOliveiraQue projeto mais mal elaborado....




    Colocado por: fernandoFerreira

    está aprovado?
    não cumpre acessibilidades
    no primeiro andar só a suite tem direito a Instalação sanitária. os outros terão de vir ao RC
    não tem uma despensa
    não tem uma casa de maquinas (aquecimento / bomba calor / vmc...)
    não consigo perceber como se passa da Garagem para o interior da casa

    os 3D até podem estar bonitos, mas a casa não está funcional... necessita de alguns ajustes


    Concordo, a planta está muito fraquinha, foi logo a minha primeira impressão, e também isso, o 3D está bonita, mas depois na prática a casa está fraca. Conclusão, teria de ser feita uma nova planta, não há hipótese. Obrigado pelo feedback.



    Colocado por: JtmaskBoa tarde. Vai depender muito de quanto está/quer pedir ao banco, sendo que pelo menos 10/20% vai precisar de capitais próprios. Se tem capital para comprar, compraria o terreno mas só avançaria para a obra depois de vendido o apartamento (tendo em conta q tem para onde ir durante a construção, que será sempre pelo menos 18/24 meses)


    Pois, ainda hoje enviei uma mensagem para um empreiteiro e disse-me logo que nunca conseguiria antes de meio de 2025 (iniciar uma nova obra). Ou seja, isto seria um processo para no mínimo 3 anos se comprasse agora o terreno e começasse já a tratar das papeladas, etc... Ou seja, lá para 2027 num cenário realista. Começa a não me agradar esta possibilidade sinceramente.
 
0.0157 seg. NEW