Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Já referi noutra discussão que estou a pensar em adquirir uma moradia geminada que ainda se encontra em construção.
    Gostaria de saber a vossa opinião sobre se com os dados partilhados sobre a construção me podem indicar se poderei ficar "descansado" em relação ao eventual ruído por parte dos vizinhos.

    Características da construção:
    - A estrutura penso que seja em betão e blocos térmicos;
    - Nos separadores é com parede dupla de tijolo cerâmico com 11cm de espessura com isolamento em lã de rocha com 40mm de espessura revestidas a gesso;

    Segue uma foto que tirei à obra nas paredes que partilham as duas moradias geminadas: https://ibb.co/3vfyCPq

    Na vossa opinião, acham que tem os materiais necessários para um bom isolamento acústico entre as duas moradias? Ou não é suficiente?
    Falei com o agente imobiliário sobre esse assunto e ele referiu que a construção está a utilizar excelentes materiais de isolamento térmico e acustico, mas claro, o que ele quer é vender. Algum conselho sobre o que deveria verificar antes de reservar a compra?

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: el_comandFalei com o agente imobiliário sobre esse assunto e ele referiu que a construção está a utilizar excelentes materiais de isolamento térmico e acustico

    Se ele dissesse o contrário não vendia nada.

    Lã de rocha 40mm entre casas acho pouco, mas existe aqui pessoas com mais e melhores conhecimentos para o esclarecer.
  3.  # 3

    Eu não vejo lá de rocha na divisória, só consigo perceber uns 40mm de XPS.
  4.  # 4

    Isso é bloco térmico 20 não é tijolo de 11
  5.  # 5

    Ainda que tenha XPS entre as duas paredes, a estrutura possui zonas de contacto uma com a outra, logo os sons de precurssao não são eliminados.
    A construção até pode estar a usar excelentes materiais mas a execução parece ser sem o mínimo de cuidados, logo a qualidade final será muito provavelmente só estética
  6.  # 6

    Colocado por: fmbtsEu não vejo lá de rocha na divisória, só consigo perceber uns 40mm de XPS.

    Quando o trabalho é bem feito, o XPS é apenas entre betão, entre alvenarias é lã de rocha.
    Mas já vi muitos a colocar xps em tudo.
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilvaa estrutura possui zonas de contacto uma com a outra, logo os sons de precurssao não são eliminados.

    Isso é normal acontecer aquando da betonagem, mas depois deve ser removido esse betão, é fácil é apenas uma película com uns mm, mas acredito que muitos não façam nada disso.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  8.  # 8

    Eu vejo XPS entre paredes (o normal nestes casos) e um pedaço de XPS de telhado no chão, a construção ainda não tem telhado...
  9.  # 9

    Obrigado pelo feedback pessoal, muito útil (principalmente para o leigo na matéria como eu).
    Conclusão, há bastante risco de ocorrer ruídos de uma casa para outra (tenho principalmente receio em marteladas, arrastar cadeiras, berros de bebes/crianças, andarem de salto alto pela casa ou mesmo andarem descalços faz um barulho horrivel). A verdade é que queria tentar ao máximo estar no sossego, ou pelo menos não ter chatices dessas com os vizinhos.

    Começo cada vez mais a ponderar a opção de comprar terreno e construir uma moradia isolada, e não correr este tipo de riscos. A ideia de mudar para uma moradia é a pensar em longo prazo, e caso não precise de mudar para outra localidade, a ideia seria de não pensar mais no mercado imobiliário, e neste caso de moradias geminadas sinto que posso correr o risco de me "chatear" com barulho dos vizinhos e ter de vender a casa, e lá está, lá voltava eu ao mercado e correr o risco de não conseguir vender facilmente uma casa geminada (enquanto que se for uma moradia isolada com características atraentes acredito que consiga vender mais facilmente caso precise de mudar de localidade).

    É isto, provavelmente os meus proximos topicos de discussão já serão sobre o processo de construção eheh
  10.  # 10

    Colocado por: el_comandConclusão, há bastante risco de ocorrer ruídos de uma casa para outra (tenho principalmente receio em marteladas, arrastar cadeiras, berros de bebes/crianças, andarem de salto alto pela casa ou mesmo andarem descalços faz um barulho horrivel). A verdade é que queria tentar ao máximo estar no sossego, ou pelo menos não ter chatices dessas com os vizinhos.


    Também trabalho em casa e ainda em apartamento. Se quer sossego nem hesite nisto:

    Colocado por: el_comandComeço cada vez mais a ponderar a opção de comprar terreno e construir uma moradia isolada


    Com os meus posso bem agora aturar os filhos dos outros e a falta de civismo custa-me engolir, daí o processo para a construção de uma casa isolada estar a decorrer.

    Estando nós sempre em casa inevitavelmente levamos com todos os comportamentos dos vizinhos, pode ter sorte, pode ter azar...depois os vizinhos podem mudar e ter de novo alteração de paradigma. É uma incógnita e há gente que só à "paulada".
    • RCF
    • 7 novembro 2023 editado

     # 11

    Colocado por: powerPTEstando nós sempre em casa inevitavelmente levamos com todos os comportamentos dos vizinhos, pode ter sorte, pode ter azar...depois os vizinhos podem mudar e ter de novo alteração de paradigma. É uma incógnita e há gente que só à "paulada".

    isso é exatamente igual em casas isoladas ou casas geminadas...
    Apenas o ruído será menor em casas isoladas. Mas, as casas isoladas não deixam de ter vizinhos. Os terrenos não deixam de confrontar com outros vizinhos... a ramagem das árvores do terreno do vizinho podem, igualmente, invadir o nosso terreno. Podem, igualmente, tirar-nos o sol... o cão e o gato do vizinho podem, igualmente, incomodar... o vizinho pode, igualmente, estacionar à nossa frente... o "mau" vizinho tanto existe em casas isoladas como geminadas.
    Por isso, nem tanto ao mar nem tanto à terra. A casa isolada poderá ser melhor, especialmente em termos de ruído (interior). Mas, não é isolada do mundo...
  11.  # 12

    Eu não disse isso do isolamento ao mundo nem foi minha intenção dar entender tal, apenas que mitiga várias coisas incómodas face a viver em apartamento ou geminadas.
  12.  # 13

    O XPS está a separar as estruturas.
    Entre tijolos colocar lã de rocha de alta densidade de 70kg 5cm ou mais

    No chão da casa deve levar um amortecedor de impactos qualquer por baixo do soalho/piso etc

    A partida ficará a coisa bem.

    No meu apartamento o meu quarto ficava colado ao bloco de apartamentos do lado, foi feito dessa forma e nunca em 17 anos ouvi barulho do prédio ao lado. Já do meu prédio do vizinho do lado e de baixo, ouvia-se tudo, espirros, vozes, ressonar, secador de cabelo, etc! Uma bosta...
  13.  # 14

    Colocado por: paulosO XPS está a separar as estruturas.
    Entre tijolos colocar lã de rocha de alta densidade de 70kg 5cm ou mais

    No chão da casa deve levar um amortecedor de impactos qualquer por baixo do soalho/piso etc

    A partida ficará a coisa bem.

    No meu apartamento o meu quarto ficava colado ao bloco de apartamentos do lado, foi feito dessa forma e nunca em 17 anos ouvi barulho do prédio ao lado. Já do meu prédio do vizinho do lado e de baixo, ouvia-se tudo, espirros, vozes, ressonar, secador de cabelo, etc! Uma bosta...


    Só para perceber, com as características que apresentei no inicio deste tópico, parece-te que terá um bom isolamento entre as moradias? Principalmente em termos acústicos? Tenho algum receio por causa dos quartos estarem encostados, iria ser muito complicado caso ouvisse o vizinho a ressonar ou a andar de salto alto pela casa, ou pior, música aos berros logo pela manhã... Tenho receio desse tipo de vizinhos
  14.  # 15

    As moradias tem placa em comum? Se sim é como um apartamento, embora o barulho venha só de um lado. Pode ser minorado com um bom piso flutuante e tetos falsos com isolamento.. Se as áreas forem boas pode já preparar as paredes comuns com material da Danosa por exemplo (Acustidan) para melhorar o isolamento mas se o vizinho for muito selvagem... A acústica da casa também vai influenciar.
    Mas também já vi moradias geminadas que não partilham a placa estando apenas as paredes encostadas. Essas tem muito maior isolamento acústico.
  15.  # 16

    Colocado por: JuliusAs moradias tem placa em comum? Se sim é como um apartamento, embora o barulho venha só de um lado. Pode ser minorado com um bom piso flutuante e tetos falsos com isolamento.. Se as áreas forem boas pode já preparar as paredes comuns com material da Danosa por exemplo (Acustidan) para melhorar o isolamento mas se o vizinho for muito selvagem... A acústica da casa também vai influenciar.
    Mas também já vi moradias geminadas que não partilham a placa estando apenas as paredes encostadas. Essas tem muito maior isolamento acústico.


    Obrigado pela resposta Julius.

    Quando te referes a placa, é onde a moradia assenta? Se for, são individuais, como se pode ver nesta foto data obra: https://ibb.co/3vfyCPq

    Obrigado pela recomendação. Em relação a aplicar a Danosa Acustidan, isso seria para aplicar após a obra estar concluida, aplicava isso na parede em comum para reduzir o eventual ruido é isso? Ou seria sempre na fase de construção da mesma?
  16.  # 17

    Colocado por: el_comand

    Só para perceber, com as características que apresentei no inicio deste tópico, parece-te que terá um bom isolamento entre as moradias? Principalmente em termos acústicos? Tenho algum receio por causa dos quartos estarem encostados, iria ser muito complicado caso ouvisse o vizinho a ressonar ou a andar de salto alto pela casa, ou pior, música aos berros logo pela manhã... Tenho receio desse tipo de vizinhos


    Tijolo 11 parece-me pouco, no meu caso vou ter tijolo térmico de 15 na casa do vizinho 5cm lã de rocha 70kg caixa de ar 2cm e tijolo térmico de 20cm. O ser tijolo 15 e 20 foi para acertar com o pilares e assim ficar faceado.

    Ter só tijolo 11 de um lado lã e tijolo 11 do outro, parece-me mesmo muito pouco.
    Depois tb influencia a maneira como colocam a lã, não deixar buracos nem nada, nisso andei em cima como um cão, no meu caso não vai ser por aí que vou ouvir alguma coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: el_comand
      IMG_20230209_175908.jpg
  17.  # 18

    Colocado por: paulos

    Tijolo 11 parece-me pouco, no meu caso vou ter tijolo térmico de 15 na casa do vizinho 5cm lã de rocha 70kg caixa de ar 2cm e tijolo térmico de 20cm. O ser tijolo 15 e 20 foi para acertar com o pilares e assim ficar faceado.

    Ter só tijolo 11 de um lado lã e tijolo 11 do outro, parece-me mesmo muito pouco.
    Depois tb influencia a maneira como colocam a lã, não deixar buracos nem nada, nisso andei em cima como um cão, no meu caso não vai ser por aí que vou ouvir alguma coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:el_comand
      IMG_20230209_175908.jpg


    Obrigado pelas dicas e pela explicação. Acho que já me decidi mesmo em não avançar para a compra desta moradia em construção, vou avançar por conta própria.
  18.  # 19

    Colocado por: paulostijolo térmico de 20cm.

    O tijolo de encaixe só funciona como isolamento acústico se for rebocado dos dois lados, e se o colocar contra essa lã de rocha, só vai levar reboco de um lado.


    Colocado por: paulosDepois tb influencia a maneira como colocam a lã, não deixar buracos nem nada

    Eu prefiro aplicar 2 placas com 3cm desencontradas, é melhor para evitar os buracos
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  19.  # 20

    Olá,

    Eu venho de uma moradia geminada com materiais parecidos: tijolo de 11 + caixa de ar de 10cm com 4cm de lã de rocha + tijolo de 11 (e reboco em ambos os lados). Só que isto só resolve (e muito, muito mal) parte da questão: depois ainda existe o chão e tectos que estando ligados (como era o meu caso e parece ser no seu), também são meios de propagação de som.

    Em resumo e pela minha experiência: eu ouvia todas as conversas (embora não desse para perceber nitidamente) mas dava para perceber que estavam a acontecer. A partir das 22h00, já não me sentia confortável a ter uma conversa com dois casais na sala porque sabia que ia incomodar os vizinhos - e num tom perfeitamente normal, como se estivesse a ser atendido p.e. num serviço público ou como falo ao telemóvel. Desconfiei inclusivé da existência do isolamento no meu caso e cheguei a fazer buracos na parede para ver se lá estava a lã de rocha (e sim, estava). E o pior é que não fazendo as coisas bem do início (através, por exemplo, do decoplamento de estruturas ou isolamento adequado em toda a envolvente), é quase impossível e caríssimo fazer no fim.

    Inclusivé cheguei a comprar manta betuminosa da Danosa para colocar numa parede - com objectivo de aumentar a massa da mesma e ver se ajudava. O plano era colocar pladur e mais isolamento em cima mas acabei por nunca fazer.

    Em resumo: não me voltam a apanhar numa situação destas. Mudei entretanto para uma moradia isolada e... é bom poder viver em minha casa, sem me preocupar com os vizinhos! :)

    Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: el_comand
 
0.0229 seg. NEW