Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: AMG1Entretanto o presidente do PSD ja fez saber ao PR que não se importa de governar com o orcamento do PS...estranho, não votou contra?
    Concordam com este comentário:PJ2022,Joao Dias

Acho que quando escreveu isto não ouviu o que ele disse. Recomendo que vá ouvir.
  2.  # 142

Vou ser muito sincero.
    O MRS que convoque eleições e o povo que escolha.
    Mas desenganem-se todos os que pensam que isto vai mudar alguma coisa.
    Estou à espera para conhecer o primeiro político português que esteja na política por amor à camisola.

Os políticos são todos iguais, querem tachos para eles e para os amigos.
    Não me convencem que partido A é diferente do B ou C.
    Todos estão lá para tentar comer da gamela.

Reformas estruturais?
    Ninguém as faz, porque vai esbarrar nos lobbys instituídos.
    Excedente orçamental?
    Na nossa casa o dinheiro que eventualmente sobre, usamos para pagar dívidas tais como crédito habitação e outros créditos, isso se chama boa gestão, no caso do estado pode até existir um excedente orçamental mas ele deve ser usado para diminuir a brutal dívida pública que temos.
    Portugal vai gastar 7,1 mil milhões com juros da dívida em 2024 (50% do orçamento para o ministério da saúde do próximo ano), dá que pensar não?

Agora numa coisa estou como o Hall, olho, penso e sinceramente não vejo políticos com ideias, e não me venham falar num certo populista que sabe dizer tudo o que o povo quer ouvir e por trás está-se a rir como os parolos acreditam no que ele diz.

Mas é a minha opinião, e apenas a minha, e tenho direito a ela como todos os que divergem de mim também são válidas as suas opiniões.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Quilleute, HAL_9000, pcspinheiro
  3.  # 143

Haver ou não haver eleições neste momento vai ser a mesma coisa, porquê?
    O PS já fez o seu trabalho de ter muitos dependentes do estado que lhe dão facilmente entre 1 a 2 milhões de votos
    Com isto, vai ser apenas mais uma volta em que vão discutir tudo e mais alguma coisa menos o futuro do país a longo prazo.

É só percorrer as redes sociais e CS e ver que mesmo depois de Sócrates, mesmo depois do Cabrita, mesmo depois da Temido **** em cima do SNS, mesmo depois do PNS (Tap) e o seu muchacho Galamba estar envolto em tanta corrupção que até mete nojo e agora com os muchachos do Costa e ele próprio envolto em corrupção, o povo continua manso e prefere algo que seja previsível e confortante do que arriscar em votar em políticas mais liberais.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  4.  # 144

Colocado por: macinblack

Acho que quando escreveu isto não ouviu o que ele disse. Recomendo que vá ouvir.

Acho que ouviu... :D
  5.  # 145

Colocado por: xiripitiHaver ou não haver eleições neste momento vai ser a mesma coisa, porquê?
    O PS já fez o seu trabalho de ter muitos dependentes do estado que lhe dão facilmente entre 1 a 2 milhões de votos
    Com isto, vai ser apenas mais uma volta em que vão discutir tudo e mais alguma coisa menos o futuro do país a longo prazo.

É só percorrer as redes sociais e CS e ver que mesmo depois de Sócrates, mesmo depois do Cabrita, mesmo depois da Temido **** em cima do SNS, mesmo depois do PNS (Tap) e o seu muchacho Galamba estar envolto em tanta corrupção que até mete nojo e agora com os muchachos do Costa e ele próprio envolto em corrupção, o povo continua manso e prefere algo que seja previsível e confortante do que arriscar em votar em políticas mais liberais.
    Concordam com este comentário:desofiapedro

Respeito a sua opinião, e concordo consigo quando fala nos casos de corrupção.
    Seja qual for o partido que vá para lá não terá coragem para ir contra lobbys instalados, acredite em mim, sempre que entra nova cor politica no governo começa os "job for the boys" e nesse ponto são todos iguais, desengane-se quanto a isso.

Como falei olho para os políticos e não vejo nenhum de jeito que tenha mão forte para fazer o que é necessário para o país.
  6.  # 146

Colocado por: Bondi

Acho que ouviu... :D

Se tivesse ouvido com atenção não teria feito aquele comentário. Ele refere claramente sobre a aprovação do orçamento, mesmo não sendo do PSD e terem votado contra, aceitaria se não houvesse alternativa e estivessem em causa as obras públicas, PRR, aumentos de pensões e função pública, etc. Como ele disse, é melhor este orçamento do que não haver orçamento.
  7.  # 147

Vou entrar na conversa, apesar de eu ser uma pessoa jovem.

Portugal nunca vai entrar na linha.

Devemos ter cerca de 20% da população a trabalhar para os outros 80%.
    Economia paralela está aos níveis dos anos 90.

Se nos próximos 20 anos tivemos um governo restritivo em termos de leis, atenção que não falo de ditadura ainda nos podíamos endireitar.

Simplificar pagamentos por multibanco, mbway e transferências.
    Acabar com o dinheiro físico.

Iniciar uma revolta a nível de política fiscal, diminuir os impostos e realmente criar penas pesadas para fuga de impostos e corrupção.

Apenas com isto já se aumentava o dinheiro disponível apesar de parecer que não.

Controlar as obras publicas megalómanas que temos, temos um aeroporto funcional em Beja se o colocarem a trabalhar, baixarem o preço das slots em relação a Lisboa, não faltam companhias de aviação a ir para lá.
    As mesmas companhias, colocam os clientes com valores mais baixos em Portugal, e eles depois gastam algum valor em transporte.
    Não me falem da distancia do aeroporto até Lisboa, falem no tempo.

Claro que havia muito a falar e fazer.
    Quando vemos governos a nomear, pessoas para a saúde ou outras áreas que nem sequer trabalham ou sabem do que falem, será sempre muito complicado endireitar.

Ahh e depois, vamos a eleiçoes.....taxas de abestenção nos 40% a 50% não há muito a fazer.

Esta é apenas a minha opinão.
    Todos temos valores e vivencias diferentes, todos podemos estar certos ou errados.
  8.  # 148

Colocado por: AMG1É a isto que se refere?
    Essa média que refere deve ser após transferências sociais. Mas o meu ponto é precisamente esse, somos um país dependente de subsídios, e com a evolução da nossa pirâmide etária e nivel salarial, eu pelo menos não vejo como será possível manter o nível dessas trasnferências sociais. A solução passa por taxar ainda mais os poucos que pagam imposto? Por aumentar ainda mais a conta que chegou agora para pagar às gerações mais jovens? incluindo os meus filhos e netos?

Depois, se esse risco de pobreza é medido com base no salário mínimo, ou salário médio nacional, lamento informa-lo, mas um casal que ganhem ambos o SMN em Portugal, são pobres, e muito pobres se não tiverem ainda a habitação paga (caso dos casais mais jovens). Já um salário mínimo no luxemburgo por exemplo permite ter outra qualidade de vida.

Basta andar por este país fora para perceber a quantidade enorme de pessoas pobres que existe. Não acredito nem por um momento que essa realidade seja desconhecida do AMG1, mesmo que tenha nascido burguês :).
  9.  # 149

Colocado por: Martins_ParedesVou entrar na conversa, apesar de eu ser uma pessoa jovem.

Portugal nunca vai entrar na linha.

Devemos ter cerca de 20% da população a trabalhar para os outros 80%.
    Economia paralela está aos níveis dos anos 90.

Se nos próximos 20 anos tivemos um governo restritivo em termos de leis, atenção que não falo de ditadura ainda nos podíamos endireitar.

Simplificar pagamentos por multibanco, mbway e transferências.
    Acabar com o dinheiro físico.

Iniciar uma revolta a nível de política fiscal, diminuir os impostos e realmente criar penas pesadas para fuga de impostos e corrupção.

Apenas com isto já se aumentava o dinheiro disponível apesar de parecer que não.

Controlar as obras publicas megalómanas que temos, temos um aeroporto funcional em Beja se o colocarem a trabalhar, baixarem o preço das slots em relação a Lisboa, não faltam companhias de aviação a ir para lá.
    As mesmas companhias, colocam os clientes com valores mais baixos em Portugal, e eles depois gastam algum valor em transporte.
    Não me falem da distancia do aeroporto até Lisboa, falem no tempo.

Claro que havia muito a falar e fazer.
    Quando vemos governos a nomear, pessoas para a saúde ou outras áreas que nem sequer trabalham ou sabem do que falem, será sempre muito complicado endireitar.

Ahh e depois, vamos a eleiçoes.....taxas de abestenção nos 40% a 50% não há muito a fazer.

Esta é apenas a minha opinão.
    Todos temos valores e vivencias diferentes, todos podemos estar certos ou errados.

https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=593942479&DESTAQUESmodo=2

Argumento desmontado sobre a população ativa e empregada apenas com um link, sem tretas e com factos.

Espero que o dinheiro físico nunca acabe, se um dia houver um crash, ataque informático em larga escala ou um apagão, ficamos todos a olhar uns para os outros.

Quanto ao aeroporto, concordo que deveriamos aproveitar o de Beja e criar infraestruturas para a mobilidade, invés de estourar mais num novo aeroporto. A curto/médio prazo isto era o suficiente, e retirarava pressão a Lisboa.
  10.  # 150

Vão pôr os "velhos" do interior a pagar com MBWay e transferências bancárias, e com um jeitinho em crypto... Tá certo...
    Portugal ainda não é só Lisboa e Porto.
    Concordam com este comentário: psergio57
  11.  # 151

<

Os outros não são populistas ? Só dizem as coisas que o povo não quer ouvir? Esta e nova.

Vai na cantiga das televisões ouve grava e reproduz exactamente as mesmas coisas

Mas sim o PS vai ganhar de novo
    • hangas
    • 9 novembro 2023 editado

# 152

Eu sem querer entrar em teorias da conspiração, acho que há aqui uma outra dimensão.

O Costa já tinha a cabeça na Europa, mas tinha prometido que ficaria no governo até ao fim, o que seria incompativel com esse objectivo.

Uma vez que ainda não foi visado directamente nesta investigação, é no minimo estranho que se tenha demitido "por mera suspeita" como ele disse.

Isto para mim vai resultar em duas coisas; não vai haver nada de concreto contra o PM, que vai ficar com o nome limpo para ir para a europa no timing certo. Por outro lado vai virar o bico ao prego, e a imagem que passa é que o Supremo fez cair um governo com um anuncio grave "sem fundamento", o que vai levantar duvidas de futuro sobre o poder da Justiça.

Parece-me que houve aqui um oportunismo de se esgueirar, e ao mesmo tempo se "vingar" do poder judicial.

Quando aos outros arguidos, são coisas mais concretas, e estou certo que haverá as consequencias do costume. Processos demorados, alguns arquivamentos, algumas prescrições, algumas penas quer suspensas quer efectivas. Enfim o normal.
    Concordam com este comentário: NTORION, psergio57
  12.  # 153

Colocado por: Vítor MagalhãesVão pôr os "velhos" do interior a pagar com MBWay e transferências bancárias, e com um jeitinho em crypto... Tá certo...
    Portugal ainda não é só Lisboa e Porto.

Claro que tínhamos de passar por varias reformas antes, mas referi 20 anos.
    Creio que as pessoas que serão idosas daqui a 20 anos já estarão prontas para trabalhar com mbway ou multibanco.
  13.  # 154

Colocado por: macinblackArgumento desmontado sobre a população ativa e empregada apenas com um link, sem tretas e com factos.
    A percentagem não é obviamente a que o Martins_paredes indicou. Mas o Macinblack tem de considerar que os 6,5% de desempregados apenas se refere aos que estão inscritos no centro de emprego. existe imensa gente que não trabalha e tão pouco é contabilizada como desempregada. Para além de todos os artificios para baixar a média de desemprego: formações, POC, etc..

Depois também temos de considerar as crianças e os reformados.

Na verdade a população activa e empregada em portugal são cerca de 4 886 100 pessoas em 10 467 366 pessoas.

https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=540173490&DESTAQUESmodo=2
  14.  # 155

Colocado por: HAL_9000A percentagem não é obviamente a que o Martins_paredes indicou. Mas o Macinblack tem de considerar que os 6,5% de desempregados apenas se refere aos que estão inscritos no centro de emprego. existe imensa gente que não trabalha e tão pouco é contabilizada como desempregada. Para além de todos os artificios para baixar a média de desemprego: formações, POC, etc..

Na verdade a população activa e empregada em portugal são cerca de 4 886 100 pessoas em 10 467 366 pessoas.

https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_destaques&DESTAQUESdest_boui=540173490&DESTAQUESmodo=2

Agora dessas pessoas, retira professores, médicos, policia, bombeiros, todo o tipo de funcionário publico... o que fica para trás?
  15.  # 156

Colocado por: Martins_Paredes

Claro que tínhamos de passar por varias reformas antes, mas referi 20 anos.
    Creio que as pessoas que serão idosas daqui a 20 anos já estarão prontas para trabalhar com mbway ou multibanco.

Se ainda hoje há gente nova a ser burlada com MBWAY, imagine-se daqui a 20 anos … ( novas formas de burlas ) , este ponto de vista é não só inatingível como tresanda aos ideais formados do liberalismo que para variar não consegue adaptar-se á população do país que ambiciona governar.

É neste aspecto que o IL não vai conseguir vingar “solo” nunca … tenta forçar práticas completamente absurdas no meio onde está inserido, falha em convencer porque simplesmente não consegue perceber que a maioria da camada eleitoral não percebe um chavo do que se está a falar…
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  16.  # 157

Colocado por: HAL_9000A percentagem não é obviamente a que o Martins_paredes indicou. Mas o Macinblack tem de considerar que os 6,5% de desempregados apenas se refere aos que estão inscritos no centro de emprego. existe imensa gente que não trabalha e tão pouco é contabilizada como desempregada. Para além de todos os artificios para baixar a média de desemprego: formações, POC, etc..

Também falta somar as que vivem cá e trabalham para o estrangeiro, que contam como residentes mas não contam como população empregada.
  17.  # 158

Avançando para o tema do tópico :

A haver campanha eleitoral ( opinião pessoal , não é o ideal ) , não haverá quaisquer programas de futuro…

Tópicos :

Corrupção
    TAP
    Médicos e Professores
    Aeroporto
    Megaprocessos
    Troika
    “Mais do mesmo”

Não vai sair daqui , acusações de passados recentes ou distantes … 0 de projectos de futuro , ganha a abstenção e CHEGA aumenta bancada parlamentar á custa de perda de votos do PSD … entretanto o país afunda-se numa crise política e financeira .

Ps … só um aparte para rir … mais uma vez o TGV é adiado 😂😂😂
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  18.  # 159

Colocado por: Martins_ParedesAgora dessas pessoas, retira professores, médicos, policia, bombeiros, todo o tipo de funcionário publico
    Mas esses trabalham, e sem eles o Martins_Paredes não conseguiria desenvolver a sua actividade profissional ou pelo menos fa-lo-ia em muito piores condições. Também não há necessidade de entrar em demagogias.

Contudo, tb posso separar esses números. Se há 745 mil FP, ficam cerca de 4 100 000 trabalhadores na iniciativa privada.
  19.  # 160

Colocado por: hangasEu sem querer entrar em teorias da conspiração, acho que há aqui uma outra dimensão.

O Costa já tinha a cabeça na Europa, mas tinha prometido que ficaria no governo até ao fim, o que seria incompativel com esse objectivo.

Uma vez que ainda não foi visado directamente nesta investigação, é no minimo estranho que se tenha demitido "por mera suspeita" como ele disse.

Isto para mim vai resultar em duas coisas; não vai haver nada de concreto contra o PM, que vai ficar com o nome limpo para ir para a europa no timing certo. Por outro lado vai virar o bico ao prego, e a imagem que passa é que o Supremo fez cair um governo com um anuncio grave "sem fundamento", o que vai levantar duvidas de futuro sobre o poder da Justiça.

Parece-me que houve aqui um oportunismo de se esgueirar, e ao mesmo tempo se "vingar" do poder judicial.

Quando aos outros arguidos, são coisas mais concretas, e estou certo que haverá as consequencias do costume. Processos demorados, alguns arquivamentos, algumas prescrições, algumas penas quer suspensas quer efectivas. Enfim o normal.
    Concordam com este comentário:NTORION

Acho muito difícil uma investigação desde 2019, em 2 lugar 70k em notas é muita lavagem.
    Mas a verdade é que o advogado de defesa já veio afirmar que não viu provas concretas de fraude e o MP público vai dar-se mal.
    Eu acho que as pessoas têm medo da mudança seja ela qual for e o PS ganhou com maioria porque temiam isso mesmo mas vejamos o Trump ganhou é tirando o covid não estava muito mal, o bolsonário mesma coisa, muitos aspectos maus mas tinha coisas boas e no final vão colocar um ex- recluso a mandar.
    Eu vou votar para haver mudanças, farto de ver PS/PSD e nada muda

0.0458 seg. NEW