Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: xiripitio povo continua manso e prefere algo que seja previsível e confortante do que arriscar em votar em políticas mais liberais.


    O povo português no fundo sofre colectivamente do Síndrome de Estocolmo.

    Faz me lembrar a Ti-Maria da aldeia, que leva nos corn*s do marido há 50 anos, mas como acha que todos os homens são maus, recusa-se a divorciar, dizendo até que já esta velha demais para trocar de marido.

    E assim vai vivendo, dia após dia, ano após ano, eleição após eleição: acaba sempre por abraçar o seu carinhoso marido.
  2.  # 2

    Colocado por: spvale
    Acho muito difícil uma investigação desde 2019, em 2 lugar 70k em notas é muita lavagem.
    Mas a verdade é que o advogado de defesa já veio afirmar que não viu provas concretas de fraude e o MP público vai dar-se mal.
    Eu acho que as pessoas têm medo da mudança seja ela qual for e o PS ganhou com maioria porque temiam isso mesmo mas vejamos o Trump ganhou é tirando o covid não estava muito mal, o bolsonário mesma coisa, muitos aspectos maus mas tinha coisas boas e no final vão colocar um ex- recluso a mandar.
    Eu vou votar para haver mudanças, farto de ver PS/PSD e nada muda


    No dia que eu vir um advogado de defesa a dirigir-se para a televisão e dizer que realmente existem provas que incriminam o seu cliente, algo vai mal na advocacia. O ministério público para fazer a acusação que fez e conseguir a detenção de alguns membros do governo, é porque os indícios são muito fortes.
    Neste momento as televisões querem lançar notícias ao minuto, independentemente se as informações são precisas ou não, e depois logo se vê.
    Isto é um mega processo que vai levar anos a ser concluído, se chegar a ser.
    Concordam com este comentário: RcrdPrnt
  3.  # 3

    Colocado por: Martins_Paredes
    Agora dessas pessoas, retira professores, médicos, policia, bombeiros, todo o tipo de funcionário publico... o que fica para trás?


    Só um aparte aqui:

    A grande maioria dos bombeiros não são funcionários públicos, são funcionários das associações, pagos por esta e sem qualquer estatuto definido, muitos deles a ganhar o salário mínimo.

    Mesmo naqueles em que é o estado que paga como no caso das Equipas de Intervenção Permanente (acordos entre as associações, autarquias e ANEPC onde os bombeiros são efetivamente funcionários das associações sendo o seu salário pago 50% pela autarquia e 50% pela ANEPC) e embora tenham o vencimento estabelecido no nível 6 da Função Pública não são considerados FP.. Aliás nem sequer são considerados bombeiros para efeito de estatutos e direitos e por isso não tem direito aos salários dos bombeiros sapadores, subsídios de risco, reconhecimento de profissão de desgate rápido nem idade da reforma mais baixa por exemplo.
  4.  # 4

    Colocado por: macinblackNeste momento as televisões querem lançar notícias ao minuto, independentemente se as informações são precisas ou não
    https://www.youtube.com/watch?v=pZa7rBEmPiI
  5.  # 5

    por momentos pensei ler que o PS nao e um partido populista , a nao ser que os pensionistas , funcao publicao , nacionalizados , subsídio-dependentes nao façam parte do povo
  6.  # 6

    Colocado por: macinblack

    No dia que eu vir um advogado de defesa a dirigir-se para a televisão e dizer que realmente existem provas que incriminam o seu cliente, algo vai mal na advocacia. O ministério público para fazer a acusação que fez e conseguir a detenção de alguns membros do governo, é porque os indícios são muito fortes.
    Neste momento as televisões querem lançar notícias ao minuto, independentemente se as informações são precisas ou não, e depois logo se vê.
    Isto é um mega processo que vai levar anos a ser concluído, se chegar a ser.

    Mas afirmar que praticamente fica ilibado, acredite que normalmente não falam assim de peito cheio...
  7.  # 7

    Colocado por: spvale
    Mas afirmar que praticamente fica ilibado, acredite que normalmente não falam assim de peito cheio...


    Isso é o cartão do PS a falar....
    • RCF
    • 9 novembro 2023 editado

     # 8

    Colocado por: hangasnão vai haver nada de concreto contra o PM, que vai ficar com o nome limpo


    Colocado por: hangasQuando aos outros arguidos, são coisas mais concretas,

    Poderia ser assim, se os outros arguidos não fossem pessoas muito próximas dele - o seu chefe de gabinete, o seu melhor amigo e o seu protegido ministro.
    Depois, temos de ter em conta que existem duas justiças - a formal (feita pelas autoridades judiciais) e a informal (feita pela comunicação social e opinião pública). A justiça formal até os pode absolver a todos, mas a justiça informal muito dificilmente o fará. Os mais de setenta mil euros em notas, no gabinete do seu chefe de gabinete (não foi em casa, nem noutro local, foi mesmo dentro do gabinete, em São Bento) poderão não vir a ter grandes consequências para a justiça formal, mas a justiça informal não o vai perdoar...
    Isto para concluir que não estou a ver o Costa a ocupar, pelo menos tão cedo, qualquer lugar de destaque na UE.
  8.  # 9

    Bem, a CNN já começou a divulgar as escutas, para quem quiser dar uma vista de olhos
  9.  # 10

    Colocado por: HAL_9000Bem, a CNN já começou a divulgar as escutas, para quem quiser dar uma vista de olhos


    Por muito que nos satisfaça a curiosidade individual de nos cidadão, o facto de provas judiciais virem a publico desta forma e nesta altura também não é nada bom para as instituições.
    Concordam com este comentário: macinblack
  10.  # 11

    O que vocemessês ainda andam por aqui a fazer?

    Vão mas é para casa fumar umas valentes brocas que é o que os vossos governantes andam a fazer!!!
  11.  # 12

    Colocado por: hangasPor muito que nos satisfaça a curiosidade individual de nos cidadão, o facto de provas judiciais virem a publico desta forma e nesta altura também não é nada bom para as instituições.
    Eu concordo consigo. Mas desde terça feira que todos os comentadores andam a criticar o MP porque não se sabe nada, porque não se percebe o que motivou as buscas, etc, etc...´

    Pronto, aí está o circo
    Concordam com este comentário: hangas
    • AMG1
    • 9 novembro 2023

     # 13

    Colocado por: MS_11

    O risco de pobreza á calculada em função da mediana salarial que decaiu, alguns dos que sairam da pobreza foi por esse fator.

    De resto apenas houve acréscimo de rendimento até ao percentil 30, isto como uma boa parte da população se encontra até esse percentil houve uma subida da média salarial mas um efetivo decréscimo da mediana.

    Malabarismo estatistico ajuda sempre a apresentar o que se quiser.


    Creio que a sua resposta não é para mim, mas para quem me citou.
    De qualquer modo ainda bem que descobriu que o eurostart, faz malabarismos com as estatísticas, tudo para agradar ao governo português. Vai ver que um dos técnicos dessa treta também esteve no almoço de Sines, com o Galamba e companhia.
    • AMG1
    • 9 novembro 2023

     # 14

    Colocado por: HAL_9000Essa média que refere deve ser após transferências sociais. Mas o meu ponto é precisamente esse, somos um país dependente de subsídios, e com a evolução da nossa pirâmide etária e nivel salarial, eu pelo menos não vejo como será possível manter o nível dessas trasnferências sociais. A solução passa por taxar ainda mais os poucos que pagam imposto? Por aumentar ainda mais a conta que chegou agora para pagar às gerações mais jovens? incluindo os meus filhos e netos?

    Depois, se esse risco de pobreza é medido com base no salário mínimo, ou salário médio nacional, lamento informa-lo, mas um casal que ganhem ambos o SMN em Portugal, são pobres, e muito pobres se não tiverem ainda a habitação paga (caso dos casais mais jovens). Já um salário mínimo no luxemburgo por exemplo permite ter outra qualidade de vida.

    Basta andar por este país fora para perceber a quantidade enorme de pessoas pobres que existe. Não acredito nem por um momento que essa realidade seja desconhecida do AMG1, mesmo que tenha nascido burguês :).


    Meu caro, os conceitos estatísticos são os mesmos para todos os paises. O que mostram para Portugal é o mesmo que mostram para qualquer dos restantes paises. Segundo estes números Portugal está melhor, mas isso nao significa que estejamos bem.
    Convém é não confundirmos tudo, senao daqui a pouco já ninguem se distingue do Ventura.
    Quanto ao risco de pobreza, antes das transferencias sociais, que para mim nao tem qualquer relevância, porque estamos a considerar que todos os pensionistas são pobres, vai aqui o link que lhe permite ver a evolução desde 2015.
    Tambem pode ver que
    Mais uma vez, estarmos melhor não significa estarmos bem. Nao somos capazes de criar riqueza, da mesma forma que também nao a sabemos distribuir, continuamos a ser um dos paises mais desiguais da UE. Isto não tem nada de bom.

    https://www.pordata.pt/portugal/taxa+de+risco+de+pobreza+antes+e+apos+transferencias+sociais-2399
    • AMG1
    • 9 novembro 2023

     # 15

    Colocado por: macinblack

    Se tivesse ouvido com atenção não teria feito aquele comentário. Ele refere claramente sobre a aprovação do orçamento, mesmo não sendo do PSD e terem votado contra, aceitaria se não houvesse alternativa e estivessem em causa as obras públicas, PRR, aumentos de pensões e função pública, etc. Como ele disse, é melhor este orçamento do que não haver orçamento.


    E para si, quando o Montenegro diz isto, nao está a dizer que "aceitaria" (governava) com o orçamento do PS que votou contra?
    Claro que isto seriam apenas os meses necessarios para um retificativo, no ambito do qual vai fazer a "brutal" redução de impostos, ao mesmo tempo que resolve todos os problemas de falta de investimento nos serviços publicos, a começar pela prometida recuperação do tempo de serviço dos professores, a resolução do conflito com os médicos do SNS (certamente de borla para o erário publico), se tiver dúvidas sobre a boda aos pobres que será esse orçamento rectificativo é só ir ver a lista de promessas das ultimas semanas.
    • AMG1
    • 9 novembro 2023

     # 16

    Colocado por: Martins_Paredes

    Claro que tínhamos de passar por varias reformas antes, mas referi 20 anos.
    Creio que as pessoas que serão idosas daqui a 20 anos já estarão prontas para trabalhar com mbway ou multibanco.


    Os meios de pagamento que conhece hoje, muito provavelmente já não existirão daqui a 20 anos, ou pelo menos serão substancialmente diferentes dos actuais.

    Os pagamentis digitais vão, obviamente tornar-se mais simples e com isso ganhar ainda mais tracção, mas chegar ao ponto de substituirem o dinheiro fisico, isso é muito mais complexo.
    O dinheiro fisico, tem uma dimensão simbólica, que não será substituida facilmente. Os casos da Suécia e Dinamarca, dois dos paises onde as transações liquidadas com dinheiro fisico são as mais baixas da europa, demonstram isso,nos últimos anos mantiveram-se praticamente inalteradas. Há muitos estudos a demonstrar que a partir de um certo limite, a redução do dinheiro físico tem entraves ainda impossiveis de ultrapassar, seja pela especificidade de algumas transações, ou até por factores culturais de certas comunidades.
  12.  # 17

    Colocado por: AMG1Meu caro, os conceitos estatísticos são os mesmos para todos os paises. O que mostram para Portugal é o mesmo que mostram para qualquer dos restantes paises.
    Se eu percebi bem, segundo estes dados da euroestat, há mais pobres ou risco de pobreza(percentualmente) no Luxemburgo, Suécia, Dinamarca e Países baixos do que na Polónoa, Eslovénia e República Checa? É isso?

    Como se explica então esta distribuição da Despesa de Consumo Individual per capita (DCIpc) como um indicador do bem-estar das famílias?
    https://www.gee.gov.pt/pt/indicadores-diarios/ultimos-indicadores/32552-paridades-de-poder-de-compra-ine-2
  13.  # 18

    por isso e que existe reservas de ouro , o dinheiro fisico vai desaparecer rapidamente eu e raro ter dinheiro os sem abrigo vao começar a ter mbway
    • NBA
    • 9 novembro 2023

     # 19

    Quando um gajo pensa que já viu de tudo no mundo da política, este continua a surpreender-me. Afinal o Galamba gosta de uma ganzas. Não bastou chamar um programa de estrume enquanto era secretário de Estado como afinal, nestas buscas foi encontrado droga em quantidade de consumo. É isto que nos governa. E eu a dar o coiro para sustentar a família.
    Boa Costa quiseste assegurar o teu amigo e foste arrastado para o estrume do Galambas.
    Karma.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, desofiapedro
  14.  # 20

    Colocado por: NBAAfinal o Galamba gosta de uma ganzas
    ahaha. Isso foi novidade para o NBA?
 
0.0395 seg. NEW