Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estava no PDF publicado originalmente:

Colocado por: canico88A área é efectivamente de 183,32m2 + 69m2 da adega

Na planta, a adega diz ter 59m2 úteis. Se diz que são 69 brutos, o resto deveriam ser 192m2 brutos. Haverá algum engano?

Seja como for:
    183*1600*1.23 = 360 144,00 €
    192*1600*1.23 = 377 856,00 €

Se diz que não pondera gastar nem perto de 300k€, mesmo esquecendo por completo a adega, tal exigirá... criatividade.
  2.  # 2

Colocado por: NostradamusEssa adega é um autentico mamarracho no terreno.

Sem dúvida, a adega diminui completamente a casa e o protagonismo vai para esse edifício secundário...

Julgo que seria muito melhor a eliminação da adega, utilizar uma parte do espaço para o estacionamento, e o restante em área de jardim ou similar. Com isso, retirava o estacionamento lá de trás e ganhava espaço para outra configuração da sala / cozinha, que como está não me parece nada interessante.

Se é privacidade o que pretende com essa adega junto à via pública, existem outras formas de resolver isso. Não sei se a utilização do espaço para os eventos justifica os pontos negativos.
  3.  # 3

Colocado por: pguilhermeEstava no PDF publicado originalmente:

Tem toda a razão, peço desculpa. Estava apenas a olhar para a imagem, e não para esse PDF. Isso é, a meu ver, efectivamente um erro. 260m2 é o tamanho total que pode ser construído do terreno, deverá ter sido um lapso na legenda.

Seja como for:
    183*1600*1.23 = 360 144,00 €
    192*1600*1.23 = 377 856,00 €

Apenas pago 6% de IVA, não 23%. Para além disso os 1600 foi apenas um número aproximado, máximo, em resposta a outro utilizador. 300.000 Euros, já contemplando IVA a 6%, equivalem a 283.000 sem IVA, que para 184m2, daria 1538 Euros por metro quadrado. Quando falei com construtores, aqui já há uns meses, falaram-me de 1100/1200 + IVA por metro quadrado, que daria 234.000 para a obra total. Acredito que os preços tenham subido, sei como as coisas são, mas acha que subiram 33%? É uma pergunta honesta, não estou de maneira nenhuma a tentar fazer uma piada. Esta não é a minha área.
  4.  # 4

Colocado por: RuikodeSem dúvida, a adega diminui completamente a casa e o protagonismo vai para esse edifício secundário...

Julgo que seria muito melhor a eliminação da adega, utilizar uma parte do espaço para o estacionamento, e o restante em área de jardim ou similar. Com isso, retirava o estacionamento lá de trás e ganhava espaço para outra configuração da sala / cozinha, que como está não me parece nada interessante.

Se é privacidade o que pretende com essa adega junto à via pública, existem outras formas de resolver isso. Não sei se a utilização do espaço para os eventos justifica os pontos negativos.

Compreendo, no entanto não queria mesmo retirar a adega. Não só pelos custos, pois estamos a falar de paredes antigas, de pedras enormes e pesadas, que não seriam triviais de desmontar, como a Câmara me deu a indicação que se eu mexer nela e/ou nos muros já existentes, tenho que recuar, penso eu, 5 metros. Isso cortar-me-ia muito espaço do terreno.
  5.  # 5

o facto de ter lá a adega pode ser o mote para um projeto muito interessante
    penso que cada vez mais se deve tentar conservar memórias dos lugares e recuperar/ integrar coisas antigas.
    o seu caso canico pelo menos para mim não é algo de fácil opinanço e merece mesmo uma analise ao todo e realmente ver as potencialidades desse terreno com adega que me parece ser muito interessante.
    quanto á planta só por si vendo a coisa básicamente já apontei algumas questões que acho que não estão bem.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  6.  # 6

Colocado por: marco1o facto de ter lá a adega pode ser o mote para um projeto muito interessante
    penso que cada vez mais se deve tentar conservar memórias dos lugares e recuperar/ integrar coisas antigas.
    o seu caso canico pelo menos para mim não é algo de fácil opinanço e merece mesmo uma analise ao todo e realmente ver as potencialidades desse terreno com adega que me parece ser muito interessante.
    quanto á planta só por si vendo a coisa básicamente já apontei algumas questões que acho que não estão bem.

É possível que tenha escolhido um gabinete de arquitetura fraquinho, admito. Por curiosidade, se lhe desse mais detalhes, ou mostrasse o terreno, para que valores apontaríamos para me dar algumas ideias?

Admito que mudar completamente de gabinete de arquitectura, depois de já ter gasto uns milhares, não é algo que eu realmente quisesse, mas preferia isso a arrepender-me de fazer a casa.
  7.  # 7

Canico

não sei de que região se trata mas não perdia nada se na sua zona fizesse uma pesquisa por arquitetos e lhes expusesse ( a dois ou 3) o seu caso sem compromisso, depois logo poderia ver o interesse/disponibilidade e empatia dai resultante e poderia fazer uma analise mais ponderada sobre a sua empreitada.
    Folgo da sua parte a atitude de querer manter a adega embora com outras valencias.
  8.  # 8

Canico falta muito contexto para opinar.
    Contexto da sua vivência e de uma visibilidade do que realmente significa aquela adega.
    Se seria ou não uma coisa talvez até a integrar na Arquitectura e desencadear um projecto fora da caixa.
    Estou com o Marco.
    Isso é quase uma oportunidade para um belo projecto. Haja imaginação.
    E pelos 300 000€ parece-me até fazível.
    Onde é a contenda?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

Colocado por: marco1o facto de ter lá a adega pode ser o mote para um projeto muito interessante

Claro, mas a forma como foi apresentado, fica a desfigurar a construção principal.

Esta ali um mono logo "à entrada" da casa, quase como obrigação, apenas porque não quer recuar uns metros. E além disso, a casa fecha-se nela própria e a adega só prejudica naquele pátio interior.
  10.  # 10

Colocado por: gil.alvesContexto da sua vivência e de uma visibilidade do que realmente significa aquela adega.

A casa, adega incluída, pertencia à minha já falecida avó. Passei lá muitos e bons anos enquanto garoto, e já que tenciono lá voltar a morar, queria aproveitar o que der. Como a casa em si é velha, e tem vários problemas, aproveitarei maioritariamente a adega em prol das memórias. Claro que o que indiquei anteriormente dos metros também conta, mas maioritariamente é valor sentimental.

Colocado por: NostradamusEsta ali um mono logo "à entrada" da casa, quase como obrigação, apenas porque não quer recuar uns metros. E além disso, a casa fecha-se nela própria e a adega só prejudica naquele pátio interior.

Não é só pelos metros, é mais pela parte sentimental.

Colocado por: marco1
    Folgo da sua parte a atitude de querer manter a adega embora com outras valencias.

Eu queria mesmo aproveitá-la, e eu e a mulher pensámos em aproveitar como anexo de petiscos. Arranjando o interior de pedra, aproveitando o lagar para colocar a mesa, e deixando um dos depósitos de vinho para a posteridade, pois tem dois. É mesmo um dos requerimentos para a obra, apesar de estar pensado para daqui a uns tempos, para poupar uns Euros por agora.

Colocado por: gil.alvesOnde é a contenda?

Caldas da Rainha.
    •  # 11

Colocado por: canico88
      Eu queria mesmo aproveitá-la, e eu e a mulher pensámos em aproveitar como anexo de petiscos.

Isso podia ficar fixe a comunicar com a cozinha da casa através de uma pergola ou algo similar, mas nunca com essa abordagem de uma planta em U a fechar-se para a adega, ou mesmo L.

A adega teria de respirar, sem tirar protagonismo a casa e vice-versa. Ambos volumes demarcados mas ligados, sem fazerem sobra um ao outro.
      Concordam com este comentário: gil.alves
    •  # 12

185m2 de área de construção, se a adega não é para mexer…
      Se 300k nao chegam para isso com iva a 6%, ta tudo liaxado.
      Concordam com este comentário: canico88
    •  # 13

Aquele tracejado nao é uma pala?
    •  # 14

Colocado por: canico88Para além disso os 1600 foi apenas um número aproximado,

Certo. Apenas usei esse seu número para tentar perceber as contas que estava a fazer ;)
      Mesmo a 1500€/m2 com IVA a 6% fica:

183*1500*1.06 = 290 970,00

Sem adega, sem arranjos exteriores, sem derrapagens.
      Mesmo assim, não é assim tão longe dos 300k€ como estava a dizer.

De qq modo, contas ao m2 é o mesmo que comprar um carro ao metro.
      Deve focar-se no projecto - e se possível desde logo com um fiscal, ou pelo menos um orçamentista ou, conforme a situação, até com o empreiteiro - para poder ficar com uma noção mais próxima da realidade à medida que vai tomando decisões sobre o projecto.

0.0195 seg. NEW