Iniciar sessão ou registar-se
    • Yana
    • 9 novembro 2023

# 1

Boa tarde pessoal
    Preciso da vossa opinião no seguinte, vou remodelar o meu apartamento que tem 55 anos e devido a ter os contadores da agua e gás dentro da dispensa na cozinha, e aproveitar o espaço, pois a casa é muito pequena, pensei instalar os contadores no patamar, como outros vizinhos já fizeram. A pessoa que me vai fazer a obra, aconselhou a pôr tudo elétrico e abdicar do gás. Claro que teria que fazer a instalação do contador no patamar, como vai fazer com da agua e da eletricidade
    A minha duvida é visto que tenho gás natural, será que vou fazer bem? pois o gás seria só para aguas quentes, pois vou ter placa de indução e teria que instalar um termoacumulador.

Obrigada
  1.  # 2

Depende... há que fazer contas e tb ver a sua comodidade.
    Eu na casa dos meus pais meti tudo electrico. Acabou-se com o gás. Um TE de 80l, para duas pessoas, vai gastar cerca de 1€/dia em electricidade.

Tem potencia electrica disponivel para ter tudo electrico? além do forno e placa de indução e o TE, tem de considerar a MLL, ou MLR, ou ambas, climatização.
    Qual é? monofasico ou trifásico.

Trifásico tem de meter 10.35kVA, em monofasico, com 5.75kVA, chega, aliás até com 4.6kVA. e há relato de pessoas que com muita gestão de consumos, conseguem gerir as coisas com 3.45kVA.

Para decidir tem de ter noção das variáveis aplicáveis, dos custos de operação e de utilização. Dos custos de aquisição.

Se tem gás natural e comprar um esquentador termoestatico, vai ter contas de gás abaixo dos gasto energéticos com um TE.
  2.  # 3

tive 20 anos esquentador e no ultimo ano troquei para termoacumulador e para mim é muito mais comodo o termoacumulador.
    E com o tarifário que tenho de momento da goldenergy/acp é muito mais económico que gás.
    Concordam com este comentário: FFAD
  3.  # 4

Acho que o esquentador é muito mais económico, gasto cerca de 6 a 7€ por mes em gás natural, seria impossível fazer estes consumos com termoacumulador...
  4.  # 5

Colocado por: Pedro BarradasPara decidir tem de ter noção das variáveis aplicáveis, dos custos de operação e de utilização. Dos custos de aquisição.

Tem tudo de ser ponderado...
  5.  # 6

Colocado por: Tiagonvs29Acho que o esquentador é muito mais económico, gasto cerca de 6 a 7€ por mes em gás natural, seria impossível fazer estes consumos com termoacumulador...

Quando tinha gás natural em apartamento, só para esquentador, gastava em média 30€ mês.
    • Yana
    • 9 novembro 2023

# 7

Eu gasto em gás uma média 30€ mês/ 2 pessoas fogão e esquentador, a continuar com o gás, vou ter custos na mudança do contador para o patamar,+- 1000€, porque vou remodelar a casa, tambem sei que vou ter de aumentar a potencia mas tambem sei que a eletricidade é mais segura, e para quem já é mais velho.
  6.  # 8

deixe o gás. 3 poupe os 1000€ para uma Bomba de calor de preparação de AQS. uma de 90l/ 100l, chega.
    • FFAD
    • 10 novembro 2023

# 9

no meu apartamento tenho ambas as soluções de origem.

comecei apenas com termoacumulador mas achei que gastava muito e troquei para gás. na altura acho que poupei uns 50€ por mês em electricidade, mas devo ter gasto 30 em gás. recentemente o esquentador começou a falhar ocasionalmente e acabei com o contrato e voltei ao termoacumulador. não notei grande aumento de consumo de electricidade.

tenho um de 200l para uma familia de quatro, em que os adultos tomam duche de manhã e as crianças ao final do dia, nunca tive qualquer problema com falta de água quente, mesmo quando há vários duches seguidos.
  7.  # 10

Colocado por: FFADtenho um de 200l para uma familia de quatro, em que os adultos tomam duche de manhã e as crianças ao final do dia, nunca tive qualquer problema com falta de água quente, mesmo quando há vários duches seguidos.

O de 100l chega, poupava na energia.
    Concordam com este comentário: dom123
    • FFAD
    • 10 novembro 2023

# 11

Colocado por: Pedro Barradas
    O de 100l chega, poupava na energia.
    Concordam com este comentário:dom123

já estava montado na casa quando a comprei...

0.0151 seg. NEW