Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. Sou ainda estudante de arquitectura, 5º ano, estou a aprender coisas mais práticas usando um exercicio de construção num terreno que tenho.

    Nomeadamente a escrever uma memoria descritiva para entregar na camara para licenciamento. Isto não é coisa que se aprende nem na faculdade nem num estágio que já fiz. Também já falei com arqutiectos a exercer que não sabem bem escrever uma memória porque são apenas empregados de um atelier e não fazem estas coisas, só desenhos.


    A maioria das câmaras pede o seguinte na memória, mas não faço ideia o que escrever.

    Área objeto do pedido
    > não percebo

    Caracterização da operação urbanística
    > o que é para descrever exatamente aqui?

    Enquadramento da pretensão nos planos territoriais aplicáveis
    > isto é explicar como a intervenção responde ao PDM?

    Justificação das opções técnicas e da integração urbana e paisagística da operação
    > este parece fácil

    Indicação das condicionantes para um adequado relacionamento formal e funcional com a envolvente, incluindo com a via pública e as infraestruturas ou equipamentos aí existentes.
    > aqui é para o quê exatamente?

    Programa de utilização das edificações, quando for o caso, incluindo a área a afetar aos diversos usos
    > no meu caso é apenas uma casa de um piso, com um anexo/arrumos e uma zona coberta tipo telheiro.

    Áreas destinadas a infraestruturas, equipamentos, espaços verdes e outros espaços de utilização coletiva e respetivos arranjos, quando estejam previstas
    > tenciono não fazer qualquer intervenção no terreno, deixar o mais natural possível