Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas,

    Tenho desde meados do mês passado o PRH ligado. A casa, térrea mas com cave não climatizada, tem 140m2 úteis (165m2 implantação) e o consumo extra anda na ordem dos 20kwh.
    Isto são, grosso modo, 600kwh/mês. Como o frio a sério ainda não chegou fico na dúvida se os consumos estão em linha do esperado ou não. Por acaso aderi ao melhor tarifário de eletricidade do mercado - goldenergy ACP - e cada kWh fica por 8cents. Ou seja os 600kwh ficaria por 48€ + IVA

    A bomba Calor é uma solius thermabox inverter 10kw
    • tc82
    • 10 novembro 2023

     # 2

    A minha anda a gastar metade disso. Mas tenho tido o Piso a 28º e as AQS a 50º.
    Também só teve o primeiro arranque à 13 dias não tenho histórico para comparar.
    Neste momento tenho o piso 0 a 21º e o piso 1 a 22º. Não está grande frio por isso certamente os consumos vão aumentar.
  2.  # 3

    Cada casa é uma casa e não há duas casas com o mesmo consumo nem perfil construtivo.

    O sistema até pode estar bem dimensionado e instalado. Os consumos também vão depender de outros factores, tais como:

    -composição de paredes interiores e exteriores : pladur? Tijolo?
    -ventilação: grelhas auto-reguláveis? VMC simples? Duplo fluxo? Combinação grelhas+extractores?
    -temperatura definida : 20? 22?
    -Exposição solar?
    -Qualidade do isolamento?
    etc
    Concordam com este comentário: jorgealves, zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
  3.  # 4

    Paredes interiores: tijolo
    Paredes exteriores: bloco térmico + ETICS 8cm
    Ventilação: Apenas extratores autonomos no WC - simula VMC simples
    Temperatura: 21
    Exposição solar é boa mas não tem havido muito sol
    Cobertura plana com 10cm de XPS
    Vidro duplo, guardian sun + vidro laminado acústico. Caixilharia aluminio com corte térmico. Caixilharia pela face interior, por isso a caixa de estore fica completamente do lado de fora.
  4.  # 5

    Consegue ver quantos kW de energia produziu com esse consumo de energia?
  5.  # 6

    Neste momento a minha bomba (Daikin 16KW) está a consumir entre os 20 a 24 kw por dia.
    Mas tenho praticamente o dobro da area de piso radiante e a temperatura a 22 graus.
    Tenho o mesmo tarifário de eletricidade.
  6.  # 7

    Tenho instalado PRH, com bomba de calor baxiroca 11KW, piso a aquecer cerca de 160M/2 uteis.

    Não faço ideia dos consumos, mas no inverno passado as facturas rondavam os 110€, com temperatura em toda a casa a 20º.
    Todos os outros equipamentos são eléctricos, a bomba também faz os AQS a 53º graus e tenho 2 desumidificadores ligados 16H por dia. Só desligam no horário de dormir.

    Não tenho tarifários especiais, e utilizo tarifa simples.
  7.  # 8

    Colocado por: BrunoMoreira_1993Tenho instalado PRH, com bomba de calor baxiroca 11KW, piso a aquecer cerca de 160M/2 uteis.

    Não faço ideia dos consumos, mas no inverno passado as facturas rondavam os 110€, com temperatura em toda a casa a 20º.
    Todos os outros equipamentos são eléctricos, a bomba também faz os AQS a 53º graus e tenho 2 desumidificadores ligados 16H por dia. Só desligam no horário de dormir.

    Não tenho tarifários especiais, e utilizo tarifa simples.


    Boas, não tem muito haver com o tópico em questão, mas os 2 desumidificadores que tem ligado as 16H, é por causa de quê?? Humidades nas paredes(aparecimento de manchas?)

    Digo isto pois este verão passei um produto nas paredes todas que tinha manchas escuras, é ficaram como novas....abri bastante as janelas, e agora liguei o aquecimento(inicio de Novembro) e tenho a casa a 20 graus e esta-me novamente a aparecer as tais manchas....

    Quais são os desumidificadores que tem??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BrunoMoreira_1993
  8.  # 9

    Colocado por: RcrdPrnt

    Boas, não tem muito haver com o tópico em questão, mas os 2 desumidificadores que tem ligado as 16H, é por causa de quê?? Humidades nas paredes(aparecimento de manchas?)

    Digo isto pois este verão passei um produto nas paredes todas que tinha manchas escuras, é ficaram como novas....abri bastante as janelas, e agora liguei o aquecimento(inicio de Novembro) e tenho a casa a 20 graus e esta-me novamente a aparecer as tais manchas....

    Quais são os desumidificadores que tem??
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BrunoMoreira_1993


    Nunca tive problemas de humidade, mas desde o primeiro dia que uso os desumidificares, como tenho o PHR sempre ligado (Seja em aquecimento ou arrefecimento) não abro as janelas sempre que o sol abre, apenas abro de vez enquando, por essa mesma razão decidi colocar os desumidificadores para me controlar a humidade dentro de casa. Tenho programado para 60/65% de humidade e são smart, controlo pelo telemovel. Quando ficam cheios mandam notificação para o telemovel. O modelo é este:

    https://www.novoatalho.pt/pt-PT/produto/57482/Desumidificador-Nedis-SmartLife-20L-Dia-Branco/DEHU20WTW.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RcrdPrnt
  9.  # 10

    Demos o arranque à bomba e prh ontem. Ainda não tenho feedback dos consumos. A bomba é uma Daikin Alt 3R ech20 8kw . Faz aqs (500l) 50ºc e prh todos os termostatos para 21ºC. Ainda não passaram 24H e já toda a casa atingiu os 21ºC
    • DR1982
    • 11 novembro 2023 editado

     # 11

    Acho um bocadito alto para uma casa nova sobretudo que mal tem estado frio, mas…
  10.  # 12

    Por aqui que até costuma ser bem frio, a BC a fazer aquecimento e AQS não chegou a 300 kWh.

    No inverno, lá para janeiro é capaz de chegar aos 1100kwh
      Screenshot_2023-11-11-12-13-34-219-edit_cloud.shelly.smartcontrol.jpg
  11.  # 13

    Colocado por: DR1982Acho um bocadito alto para uma casa nova sobretudo que mal tem estado frio, mas…
    foi o instalador para testar o sistema. Segunda feira já afinamos tudo melhor até porque está calor em demasia cá dentro. E frio já se nota, durante a semana já houve dias com 5º as 22h
  12.  # 14

    Colocado por: Peper87foi o instalador para testar o sistema. Segunda feira já afinamos tudo melhor até porque está calor em demasia cá dentro. E frio já se nota, durante a semana já houve dias com 5º as 22h
    eu falava dos 600kwh mensais para aquecer 140m2 uteis que o autor do tópico falou…
    Concordam com este comentário: Peper87
    • Cvera
    • 11 novembro 2023 editado

     # 15

    No meu caso moradia com 170m2 uteis nos últimos 30 dias com a Daikin 3R ECH2O 8w com o piso radiante em aquecimento (casa a 23-24ºC) e AQS a 50ªgraus na ordem 220-240kw. Zona Algarve. No mês de Agosto a fazer arrefecimento na ordem 270kw de consumo. Tenho VMC duplo fluxo.
  13.  # 16

    Claro que os consumos depende de vários fatores, aqui zona Gaia 165m2 uteis, aquecimento 21ºC, com um consumo entre 8/11 kwh por dia.
  14.  # 17

    Bem, entretanto baixou. O consumo total da casa anda nos 15kwh.
  15.  # 18

    Colocado por: zinnaaqui zona Gaia 165m2 uteis, aquecimento 21ºC, com um consumo entre 8/11 kwh por dia
    incluindo o consumo para as AQS
    Concordam com este comentário: zinna
  16.  # 19

    Aqui no Oeste com uma média diária de +6,2 kW nos primeiros 13 de novembro face a igual período do mês anterior. Daikin Altherma 11kW
  17.  # 20

    Colocado por: jorgealvesincluindo o consumo para as AQS
    Concordam com este comentário:zinna


    Sim
    Bomba calor a fazer aquecimento e AQS .
 
0.0225 seg. NEW