Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva,

Estou em fase de projeto de uma moradia, que tem uma pequena particularidade de ficar num centro histórico e de necessitar de manter um certo aspeto na fachada virada para a rua, nomeadamente ter telhado inclinado com telha de canudo.

Tenho prescrito no projeto as seguintes "camadas" a contar de fora: telha, sub-telha tipo onduline, estrutura betão pre-esforçado. Depois tenho laje horizontal impermeabilizada com tela e com XPS apoiado, ficando com o sotão ventilado, mas sem ser habitável.

Ao ter uma reunião com um construtor, ele sugeriu substituir o onduline+estrutura de betão pre-esforçado com telha sandwiche, fazendo a camada de impermeabilização aí, mas mantendo a ventilação, o xps apoiado e a laje horizontal.

Algum forista pode ajudar a ver pros/contras de ambas as soluções e qual será a mais vantajosa?

De referir que esta cobertura inclinada é apenas meia-água, sendo que a cobertura para trás da casa será plana (mesma laje horizontal cobre toda a área.
  2.  # 2

quem tem de conciliar as opções tecnicas com a legislação é a sua equipa de projecto.
    aliás é a sua equiap de projecto que deve validar ou nã as opções técnicas a utilizar.

Colocado por: jpmassenaenho prescrito no projeto as seguintes "camadas" a contar de fora: telha, sub-telha tipo onduline, estrutura betão pre-esforçado. Depois tenho laje horizontal impermeabilizada com tela e com XPS apoiado, ficando com o sotão ventilado, mas sem ser habitável.

Dai não sei porque razão es´ta especificado tela de impermeabilização sobre a laje de esteira. Não faz sentido, já que vai ter a sub-telha ( que garante a estanquidade à agua).

E não sou adepto de telha sandwich. mas percebo que com o painel, o empreiteiro poupa na estrutura pre-esforçada.
  3.  # 3

Colocado por: jpmassenapequena particularidade de ficar num centro histórico

Colocado por: jpmassenaele sugeriu (...) telha sandwiche

Eu nem sei se você pode fazer isso, tratando-se de um centro histórico ainda corre o risco de ser obrigado a desmanchar tudo e repor a telha de canudo.

Meta telha, mesmo que fique mais caro, se bem feito, não vai ter chatices durante 50 anos e ainda enriquece o valor visual e económico do edifício.
    Concordam com este comentário: OliveiroS/N
  4.  # 4

não meta telha dessas de sandwich
    faça uma estrutura em aço leve com uns paineis de sandwich e com telha normal por cima.
  5.  # 5

Colocado por: NostradamusMeta telha, mesmo que fique mais caro, se bem feito, não vai ter chatices durante 50 anos e ainda enriquece o valor visual e económico do edifício.

Colocado por: marco1faça uma estrutura em aço leve com uns paineis de sandwich e com telha normal por cima.

Percebi que a ideia do empreiteiro seria montar semprea a telha de barro (de canudo), por cima da sandwich
    Concordam com este comentário: jpmassena
  6.  # 6

Devo ter-me explicado mal por ter usado o termo telha sandwich. Devia ser painel sandwich.

A telha canudo vai sempre existir e é o que vai ficar à vista.

A diferença entre ambas as soluções é usar o painel sandwich com suporte em aço leve em vez de ter a sub-telha com as vigotas de betão.

Colocado por: Pedro Barradasequiap de projecto que deve validar ou nã as opções técnicas a utilizar

Correto. Apenas quero ter outros pontos de vista, para ajudar à decisão. Falam muitas vezes na equipa de projeto, mas ao contrário dos profissionais da área, um DO comum não tem experiência nestes temas nem sabe se a equipa técnica é boa ou não. Tendo mais perspectivas sobre determinado pormenor, pode ajudar todos.

Colocado por: Pedro Barradasjá que vai ter a sub-telha ( que garante a estanquidade à agua)

O construtor referiu que nao gosta do onduline e que pode deixar entrar água, daí ter sugerido o painel para essa função.

A dúvida principal é se as soluções são equivalentes em termos de impermeabilização à água. Em caso positivo, e supondo preços semelhantes no orçamento, vou optar pela que o construtor se sentir mais à vontade, uma vez que visualmente, o resultado final será idêntico.
  7.  # 7

Colocado por: jpmassenaO construtor referiu que nao gosta do onduline e que pode deixar entrar água,

Tem vida util limitada...

Eu prefiro ter uma estrutura em LSF ou Madeira, forrar com OSB3, ripado em madeira, tela permeável ao vapor de agua, Telha com fixação mecânica por grampeamento.
    Concordam com este comentário: OliveiroS/N

0.0117 seg. NEW