Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho um apart t3 com 140m2 úteis com caldeira convencional e 8 radiadores.
    Gostaria de tornar o apart mais eficiente mais não sei qual a melhor maneira qualidade/preço de o fazer. Percebo muito pouco do assunto e vejo imensas opções atualmente no mercado.

    Caldeira de condensação será, talvez, a opção mais óbvia mas agora com as BC híbridas (não faço ideia dos preços) também será opção?

    Agradeço a vossa ajuda.
  2.  # 2

    As bombas de calor híbridas não são para águas quentes sanitárias apenas??

    Pelo preço das bombas de calor actualmente, e eventualmente por ser um apartamento, eu manter-me-ia com uma caldeira.
    Concordam com este comentário: joaopscardoso89
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopscardoso89
  3.  # 3

    Pelo que sei, as bc híbridas contêm uma caldeira também, então penso que sirva para aquecimento também. Mas devem ser bem mais caras do que uma caldeira de condensação.

    Em princípio mudarei mesmo para uma nova caldeira. Não sei em quantos anos irei buscar o investimento mas penso que será sempre uma boa opção.
    • eu
    • 11 novembro 2023 editado

     # 4

    Para radiadores de alta temperatura, eu sou de opinião que uma caldeira é a melhor solução, por ser simples e barata.

    Em termos de eficiência não é tão boa, mas o custo do kwh do gás natural também é inferior.

    Nota: ser ou não de condensação pouca diferença faz, pois a condensação só é eficiente em baixas temperaturas, o que não é o caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro737, joaopscardoso89
  4.  # 5

    Como consigo confirmar se os radiadores que tenho são de baixas ou altas temperaturas? Peço desculpa a ignorância mas é o que é.
    E mesmo sendo de altas temperaturas, não justificaria ter uma caldeira de condensação?

    Até pelo desperdício de água. Até sair água quente no chuveiro, encho praticamente um balde de água.

    Obrigado pela ajuda.
  5.  # 6

    Pesquise aqui pelo fórum. Isso já tem sido explicado.
    Para ter temperaturas mais baixas no sistema tem que aumentar a área dos radiadores e principalmente melhorar as perdas térmicas do apartamento. P. Ex. Janelas melhores, isolamento das paredes.
    Concordam com este comentário: joaopscardoso89
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopscardoso89
  6.  # 7

    Tenho lido mas sinto que necessito de colocar o meu caso porque percebo muito pouco apesar de procurar entender alguma coisa.
    Tenho estores térmicos na casa toda, janela dupla na sala e as restantes são vidro duplo e caixilharia de alumínio normal.
    2 radiadores na sala de 11 elementos cada, 1 na cozinha de 6 elementos e 1 em cada quarto de 8 elementos.
  7.  # 8

    Os radiadores não são de altas ou baixas temperaturas, dissipam mais ou menos energia consoante a temperatura (entre outros factores) do líquido que neles circula.

    Sendo um sistema tradicional, foi com certeza desenhado para alta temperatura. Ou seja, para o meter a trabalhar com média temperatura, necessita de acrescentar alguns elementos em todos os radiadores. Mas isto é só teoria. Na prática, tem que experimentar e ver se o aquecimento é suficiente para o que pretende.

    Já vivi numa casa que tinha aquecimento por caldeira a gás (todo o sistema estava preparado para alta temperatura), e sempre regulei a temperatura para os 45ºC. Era perfeitamente suficiente, e bem dentro do possível com uma bomba de calor de 65ºC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopscardoso89
  8.  # 9

    Colocado por: jorgemlflorencioMas isto é só teoria. Na prática, tem que experimentar e ver se o aquecimento é suficiente para o que pretende.


    É física. Se tem poucas perdas térmicas menos precisa de injectar no sistema para a repôr e manter a temperatura de conforto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopscardoso89
    • SrR
    • 11 novembro 2023

     # 10

    Colocado por: euNota: ser ou não de condensação pouca diferença faz, pois a condensação só é eficiente em baixas temperaturas, o que não é o caso
    quao baixas?
    • eu
    • 11 novembro 2023 editado

     # 11

    Colocado por: SrRquao baixas?

    Quanto mais baixas melhor; é ver as características técnicas da caldeira.

    Na minha, a eficiência máxima é a 30 graus (piso radiante).

    Mas estamos a falar de diferenças mínimas de cerca de 10%; a condensação ajuda, mas não faz assim tanta diferença.
    • SrR
    • 11 novembro 2023 editado

     # 12

    A caldeira tem melhores prestações com temperaturas à volta dos 55 mais que suficiente para radiadores, fora desses valores deixa de fazer condensação e torna-se numa caldeira normal.
  9.  # 13

    Ou seja, nem tudo está perdido pelo facto de ter radiadores de altas temperaturas. Só experimentando... Já agora qual a potência da caldeira que devo comprar para um apart de 140m2?
    • SrR
    • 12 novembro 2023

     # 14

    Colocado por: joaopscardoso89Ou seja, nem tudo está perdido pelo facto de ter radiadores de altas temperaturas. Só experimentando... Já agora qual a potência da caldeira que devo comprar para um apart de 140m2?
    a caldeira tb é para banhos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopscardoso89
  10.  # 15

    Sim será também para banhos
    • SrR
    • 12 novembro 2023

     # 16

    Colocado por: joaopscardoso89Sim será também para banhos
    se for instantânea então tem que ser uma caldeira com pelo menos 24kw
  11.  # 17

    Ok... Tenho visto 24kw para aquecimento e 30 para águas, parece lhe bem ou sugere mais potência para aquecimento?
    Tenho visto umas com microacumulacao... Faz a diferença?
    No que respeita às marcas o que tem a dizer? Vaillant Bosch/Junkers estão no mesmo patamar de qualidade? Vulcano também será uma boa escolha?

    Obrigado pela sua atenção
    • SrR
    • 12 novembro 2023

     # 18

    Colocado por: joaopscardoso89Ok... Tenho visto 24kw para aquecimento e 30 para águas, parece lhe bem ou sugere mais potência para aquecimento?
    Tenho visto umas com microacumulacao... Faz a diferença?
    No que respeita às marcas o que tem a dizer? Vaillant Bosch/Junkers estão no mesmo patamar de qualidade? Vulcano também será uma boa escolha?

    Obrigado pela sua atenção
    a micro acumulação serve para diminuir o tempo de espera pela água quente, ou seja a caldeira mantem um pequeno acumulador ou o permutador sempre quente, obviamente que isso acresce aos custos de utilização mas normalmente é uma opção que pode ser desactivada, tanto vaillant, junkers bosch vulcano fica bem servido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joaopscardoso89
    • SrR
    • 12 novembro 2023

     # 19

    24kw é mais que suficiente.
  12.  # 20

    Muito obrigado pela sua ajuda. Fiquei mais esclarecido
 
0.0223 seg. NEW