Vivo numa casa de pedra com cerca de sessenta anos; sem isolamento nas paredes, janelas com caixilhos de madeira e vidros simples. Como o dinheiro está longe de dar para tudo, tenho de fazer escolhas. A minha dúvida é saber que opção será mais eficiente: a) forrar a casa com capotto e manter as janelas tal como estão; b) manter as paredes sem isolamento e mudar as caixilharias para alumínio (ou PVC) e vidro duplo.
De notar que a casa está construída sobre uma linha de água (ou muito perto dela) e tem percentagens muito elevadas de humidade. (Daí que tenha desistido da tinta de borracha e outros isolantes).
Margarida a opção b não lhe vai fazer grande efeito no geral, tem mesmo de isolar as paredes, se reparar bem elas ocupam um espaço muito maior que as janelas. ou opta por capotto"" como diz ou então xps(isolamento) com pladur pelo interior. o ideal será as duas opções ou então se não tiver orçamento opte por isolar as paredes.
Obrigada a todos pela participaçãp. Parece que não restam grandes dúvidas sobre as vantagens do capotto sobre os vidros duplos. Vou começar a pedir orçamentos, embora só arranque com as obras lá para o Verão.
acho que devia pensar um pouco melhor, pois se calhar até tem uma pedra nas paredes exteriores digna de se ver e ai talvez o isolamento pelo interior com "pladur" e lã de rocha não fosse uma melhor solução. há muitas variáveis a ter em conta e uma delas tambem é a zona climática por exemplo.
Tambem se calhar as suas janelas tal como estão ainda dão para meter vidro duplo e isso não fica nada caro.