Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Comprei uma casa anterior a 1950 e por isso não tinha projeto. Fiz obras de restauração e como a casa não tinha ligação entre os dois pisos, para aproveitar espaço, construí uma escadaria exterior sem pedir licença e fechei-a, fazendo agora parte da casa. Tive uma fiscalização da câmara e tive que entrar com o processo de legalização das obras. Acontece que nos meus papéis das finanças, caderneta predial e inclusive no papel de licença de habitabilidade passado pela câmara diz que estou em área urbana, no entanto a câmara não está a deixar legalizar as obras porque diz que estou em terreno florestal, que os meus documentos estão errados, e que não tenho os requisitos necessários para legalizar as obras. Entretanto já ando nisto há 2 anos , está meio estagnado, porque entrei com o pedido de alteração ao PDM. Queria saber se é possível eu vender a casa mesmo tendo este problema. Se é possível por exemplo, o futuro comprador assinar um documento em como está ocorrente desta situação e assume a responsabilidade ao comprar a casa.
  2.  # 2

    Ou seja passar a batata quente a outro.

    Não é possível fazer escritura de venda, porque vai ter de pedir outra declaração de isenção de licença de habitação e a câmara como já está ao corrente do processo, já não a vai emitir.

    O imóvel como está embrulhado, vale substancialmente menos do que valeria se tivesse legal.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 3

    Pois.
    Creio que não pode vender candongas legalmente. No fundo é um contra-senso.

    Se tinha a ideia de vender, deveria ter tido a preocupação em fazer as coisas direito. Primeiro fez asneira, agora tem que resolver...

    Já muita sorte teve pela Câmara não exigir a demolição da escada.
  4.  # 4

    Colocado por: N Miguel OliveiraJá muita sorte teve pela Câmara não exigir a demolição da escada.

    O que ainda pode vir a acontecer, uma vez que aparentemente o caso está pouco claro, na interpretação da CM.
  5.  # 5

    Colocado por: Ruikode
    O que ainda pode vir a acontecer, uma vez que aparentemente o caso está pouco claro, na interpretação da CM.


    Más os próprios papéis da câmara municipal tem a documentação mal porque já podia estar resolvido
  6.  # 6

    Porque a licença de habitabilidade que deram na hora da compra diz que é urbana e afinal não é
  7.  # 7

    Mas é ou não é? Já se sabe isso? Com certeza?

    Consulte um advogado com experiência nesses casos e conhecimentos na zona em questão. Se tem papeis vinculativos a dizer uma coisa que afinal não se verifica, até pode ser o caso de poder pedir responsabilidades a alguém acerca disso. E pode ajudar a desbloquear algum processo (ou bloqueá-lo ainda mais, cuidado).

    De resto, pode vender. Mas vai ter que arranjar quem queira comprar nessas condições, correndo o risco. E os riscos pagam-se (neste caso pelo vendedor).

    Boa sorte.
    • MDM
    • 13 novembro 2023

     # 8

    Mas se o edifício é anterior a 1951 e não houve aumento de área nem interessa se é urbana ou não. Mas só vendo o dossier...
  8.  # 9

    Colocado por: Pedrosousa12Fiz obras de restauração e como a casa não tinha ligação entre os dois pisos, para aproveitar espaço, construí uma escadaria exterior sem pedir licença e fechei-a,
  9.  # 10

    Colocado por: MDMMas se o edifício é anterior a 1951 e não houve aumento de área nem interessa se é urbana ou não. Mas só vendo o dossier...


    Ouve o aumento da escadaria
  10.  # 11

    Colocado por: marco1

    Ouve o aumento não chega a 30m2
    Mas a licença de habitabilidade que deram em 2020 era a dizer que é urbana agora quando fui legalizar a escadaria tive que fazer projeto tirar medidas com o aqueles que trazem o tripé amarelo ou seja uma paveia de dinheiro pra dizerem que isto afinal é florestal
  11.  # 12

    Se as obras são ilegais e contrárias ao PDM, provavelmente tem de demolir ou esperar que o próximo PDM lhe seja favorável, o que não é garantido.

    Seja como for, pode colocar aqui fotografias da situaçao? Talvez dê para ler a coisa de outra forma.
  12.  # 13

    Colocado por: Pedrosousa12Ouve

    Houve, de Haver
    Ouve, de Ouvir

    Desculpem o aparte.
    Concordam com este comentário: André Cordeiro, Pedrosousa12
    • MDM
    • 13 novembro 2023

     # 14

    Li mal anteriormente, peço desclp. De qualquer modo antes de ser florestal já lá estava a casa e agora é legítimo que possa fazer obras que confiram funcionalidade e salubridade à casa. Mas enfim, foram obras ilegais e pode ser um mamarracho que fez lá.
  13.  # 15

    Colocado por: MDMLi mal anteriormente, peço desclp. De qualquer modo antes de ser florestal já lá estava a casa e agora é legítimo que possa fazer obras que confiram funcionalidade e salubridade à casa. Mas enfim, foram obras ilegais e pode ser um mamarracho que fez lá.

    Vou le mandar um e-mail
  14.  # 16

    Colocado por: MDMjá lá estava a casa e agora é legítimo que possa fazer obras que confiram funcionalidade e salubridade à casa.


    Legitimo era.
    Mas preferiu-se enveredar por obras ilegais, sem dar cavaco à Câmara.

    Antes de erguer a escada ou sequer fazer obras, deveria ter consultado um Arquitecto, Solicitador, ou consultar os serviços municipais do urbanismo.
 
0.0119 seg. NEW