Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Se alguém for falar com um advogado e o vizinho não a Rita eu ignorava
  2.  # 2

    Colocado por: Carvai
    Isso gaste dinheiro em advogados em vez de arranjar uma solução amigável com um vizinho que vai lidar durante muitos anos. Depois um dia Há uma chuvada forte a agua vai do seu quintal para o dele e acabam aos tiros.
    Vale a pena por causa de uns euros?
    uns euros ? 4000€ são uns euros?
    Quanto mais se baixa as calças mais se vê o c*, se o vizinho desaterrou ele que levante o muro até ao terreno da user e daí pra cima que dividam a coisa, é o justo.
    Concordam com este comentário: Reduto25, Ruikode
  3.  # 3

    Colocado por: Carvaiarranjar uma solução amigável

    Com um vizinho que aparentemente está a querer meter os pés em cima da Rita...


    Colocado por: CarvaiVale a pena por causa de uns euros?

    Não será por causa de uns euros, mas sim por causa da atitude que aparentemente não será a mais correta.

    Mas claro que solucionar estas situações a bem é sempre o melhor, desde que essa solução seja justa e equilibrada, e não por pressão e ameaça. Mas isto somos nós a tentar interpretar uma coisa tendo poucos dados, e tomando conhecimento apenas de uma versão.
    • Carvai
    • 12 novembro 2023 editado

     # 4

    Colocado por: DR1982uns euros ? 4000€ são uns euros?
    Quanto mais se baixa as calças mais se vê o c*, se o vizinho desaterrou ele que levante o muro até ao terreno da user e daí pra cima que dividam a coisa, é o justo.
    Concordam com este comentário:Reduto25,Ruikode

    Pois 4K a dividir por 2 e depois ainda vai gastar mais algum para fazer do outro lado.
    Como num tópico aqui ao lado em que uma guerra com o condomínio acabou a ser condenado pelo tribunal e a gastar um balúrdio. Mas tinha toda a razão e não se deixou pisar...
  4.  # 5

    Colocado por: RitaMirandaBoa tarde , tenho a minha casa construída num
    Lote , o lote por trás da minha casa foi agora comprado o proprietário veio pedir para dividir os custos do muro , onde eu pago o matériel e ele faz o muro a minha questão é , visto que ele desaterrou o terreno com cerca de 4 metros quem vai ter de pagar o suporte da minha terra visto que foi ele a mexer no terreno? Ou seja a minha casa fica no topo e a dele fica mais baixa porque tirou terra do terreno dele
    Obrigada


    A Rita neste momento tem algum muro?
    Concordam com este comentário: marco1
  5.  # 6

    Eu não me deixo tirarem 4k sem consultar um bom advogado e inclusive ir á câmara aferir como está o projecto desse seu vizinho...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luissilvestre
  6.  # 7

    Colocado por: Carvai
    Pois 4K a dividir por 2 e depois ainda vai gastar mais algum para fazer do outro lado.
    Como num tópico aqui ao lado em que uma guerra com o condomínio acabou a ser condenado pelo tribunal e a gastar um balúrdio. Mas tinha toda a razão e não se deixou pisar...
    Nao percebi que fossem 4mil a dividir por 2, mas mesmo que sejam, nem que fossem 50€.
    Eu não pagava um tostão, pelo simples facto de que o vizinho me estava a tentar meter os dedos nos olhos.
    A lei existe para alguma coisa, neste caso quem desaterrou foi ele e como tal tem de fazer o muro.
    Nestes casos para os que se acham finos o melhor mesmo é pouca confiança e cortar logo o mal desde inicio, eu ja nem queria muro nenhum a meias mesmo do terreno da user para cima.

    Mas pronto, eu sou o tipo que vai perder 50m2 só para não ter esse tipo de problemas de muros
    Concordam com este comentário: treker666
  7.  # 8

    É verdade que o vizinho tem que fazer o muro, mas só até à altura necessária para suportar a terra. Se depois a Rita quer o muro mais alto, é a Rita que tem que o elevar. Mas só o pode elevar se ele também for seu. Se o muro for apenas do vizinho não o pode elevar nem colocar gradeamento. Se a altura do muro de suporte de terras for suficiente para si, não tem que ajudar a pagar o muro. Mas nesse caso ele não é seu e nada lhe pode colocar em cima.
  8.  # 9

    Tem que ver se a altura de suporte de terras é suficiente. Se for, ele é que tem que pagar. Agora se não for, o muro só é seu se for feito metade para cada lado no limite da partilha e se o ajudar a pagar. Imagine que depois do muro feito entende que quer colocar grade... Só pode se ele também for seu ou se o seu vizinho autorizar. E se ele não autorizar, a Rita terá que fazer um muro só seu encostado ao dele. E isso irá ficar-lhe mais caro do que suportarem os custos a meias. Porque apesar de não ter que suportar os custos de um muro de suporte de terras provocado pelo vizinho, não pode esquecer-se que se ele pagar sozinho o muro, então o muro é dele.
  9.  # 10

    alexandra não me parece que esteja a pensar bem sem conhecer as premissas iniciais.
    que é isso até á altura e o querer muro mais alto?
    aqui é tudo muito simples basta saber o que lá estava antes do vizinho fazer o desaterro, se a Rita já lá tinha um muro, não há nada que saber, o vizinho tem de suster as terras ou melhor as terras e o muro da Rita pelo lado dele. se eventualmente a Rita não tinha lá muro nenhum é que pode ser mais complexo, ou seja o vizinho tem na mesma que suster as terras ai sim até á altura do relevo natural existente mais 1.5 m de altura. por seu lado a Rita só pode elevar a partir do relevo natural a altura que estiver nos regulamentos camarários entre vizinhos, que pode ser até 2m na mairia dos casos ou no minimo ( salvo outras regras) de 1.5m segundo interpretação do codigo civil.
  10.  # 11

    Marco, eu posso ter entendido mal, mas penso que a Rita não tinha muro nenhum. Por isso disse que deveria avaliar bem. É que nessa situação o vizinho só terá que fazer o muro até a cota que existia antes de desterrar. E uma coisa era a Rita não ter vizinhos, agora tem e por uma questão de privacidade pode querer elevar para além dessa cota. Se ela diz ao vizinho que não quer fazer o muro a meias, o vizinho faz sozinho. Mas nesse caso é dele e só a deixa subir se ele quiser. Por isso disse para ela pensar se agora ou mais tarde pretende elevar o muro. E se for essa a sua intenção, então é melhor entender-se com o vizinho. Mas atenção, posso ter percebido mal. Mas fiquei com a impressão que lá não existia muro nenhum.
  11.  # 12

    É que a Rita diz que o vizinho diz que a terra dela não pode encostar ao muro dele... Entendo assim que lá não existia nenhum muro...
  12.  # 13

    alexandra está enganada

    A rita pode sempre fazer um muro pelo lado dela a partir da cota natural do terreno com altura de 1.5 ou mesmo de 2 mconforme os regulamentos.
    por seu lado o vizinho tem de suster tudo o que seja abaixo da cota natural do terreno e ai , aceito que será mais duvidoso, ter que elevar á conta dele mais qualquer coisa, depende dos regulamentos.
    aqui tudo seria mais fácil se logo desde o inicio a Rita tivesse descrito o que já existia do lado dela.
    Concordam com este comentário: nbastos
  13.  # 14

    Sim Marco, mas se a Rita optar por fazer um muro do lado dela, o terreno pode obrigar a Rita a alicerçar o muro alguns metros abaixo da cota natural. E nesse caso era muito mais barato entender-se com o vizinho. Digo isto porque eu tive que alicerçar um muro de partilha 3 metros abaixo da cota natural. Era um muro de grande comprimento e tiveram que procurar condições estáveis.
  14.  # 15

    Eu sei que a Rita não tem que ajudar o vizinho a pagar o muro. Mas isso não quer dizer que a proposta do vizinho seja má para a Rita. Penso que tudo depende do que ela pretende. Era só essa mensagem que estava a tentar passar à Rita.
  15.  # 16

    O muro de sustentação de terra nada tem a ver com a Rita...
  16.  # 17

    Alexandra

    realmente estes casos são muitas vezes complicados e sujeitos a muitas interpretações e quizilias.
    Deixo aqui apenas um caso fiticio para reflexão: imaginemos que existe um terreno ao nivel da estrada (passeio) e o dono do terreno quer a partir dessa extrema com o passeio, desaterrar algo como 2 ou 3 metros, a camara alguma vez iria permitir que aquilo ficasse sem proteção? bem podia o dono do terreno dizer que só fazia/ sustia o muro até á altura do passeio que duvido que o deixassem fazer apenas isso.
    neste caso até e noutros nem percebo como as camaras por vezes permitem tanto desaterro.
  17.  # 18

    Até podia ter só uma rede de vedação, quem mexe paga
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 19

    Claro que há uma série de variantes e perspectivas. Mas eu, sinceramente, prefiro sempre o entendimento, uma solução boa para ambas as partes. É que se a Rita não fizer o muro a meias com o vizinho, ele vai fazer apenas até à cota inicial do terreno. E ela pode não querer ficar com o muro assim porque para além da perda de privacidade, perde segurança. Para depois conseguir colocar uma proteção vai entrar em guerra com o vizinho e vai arranjar um problema para a vida. A convivência entre vizinhos quer-se sã. E neste caso em particular, são 2000 euros para cada parte. Eu não sei, mas a mim custa-me tudo tanto dinheiro. Penso que uma guerra que pode até nem lhe colocar o muro na altura que ela quer ficará mais cara. Eu preferia entender-me e dizer: sim, fazemos a meias mas em vez de ser até à cota do terreno fazemos até à altura X. Mas claro, cada uma sabe de si e da sua carteira.
  19.  # 20

    Rita, pode colocar uma fotografia da situação atual?
 
0.0218 seg. NEW