Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Fui ver uma casa para comprar. Fica numa localização razoável, preço também. É uma casa térrea em que se fez o aproveitamento do sotão. O problema é ser um terror de acessibilidades, e cheia de armadilhas e desníveis.
    A cozinha é estreita e serve de passagem para a sala. Entre a cozinha e a sala existe um "degrau" de uns 20cm. (foto abaixo)

À frente da cozinha há um quarto pequeno com janela. Para ficar uma coisa decente, era necessário deitar a baixo a parede que divide o quarto da cozinha, perdendo esse quarto mas ficando com a cozinha com janela e maior. O problema é o desnível entre a sala e a cozinha de 20cm. Tendo em conta a altura da janela, e do teto, daria para por tudo ao mesmo nível?

Outro problema. As escadas são um pesadelo. Para subir é "pé sim, pé não" nos degraus, e há uma parte em que a pessoa tem de subir de lado para não bater com a cabeça no teto. Os degraus dá para substituir e corrigir, mas não dá para levantar o teto nessa parte devido a uma conduta de água. A solução seria desviar as escadas mais para a direita, ou então abrir um buraco na parede em cima, mudando a saída das escadas. Há soluções limitadas, não daria uma escada em caracol em princípio, porque bloqueava a entrada à casa de banho. (foto abaixo)

O quarto no andar de cima, é necessário descer degraus. Se não desse para nivelar o desnível da sala, tinhamos pensando sobre a possibilidade de fazer um degrau na sala/cozinha para ficar um pouco melhor.

O que acham? Isto são obras para mais de 20k, se for sequer possível fazer? (deitar 1 parede a baixo, corrigir escadas talvez seja necessário comprar outras escadas e possibilidade de abrir uma outra porta, nivelar desnível da sala)
      Screenshot 2023-11-13 at 11.31.44.png
      Screenshot 2023-11-13 at 11.27.09.png
      Screenshot 2023-11-13 at 11.13.21.png
  2.  # 2

Outro angulo das escadas e porta do wc
      Screenshot 2023-11-13 at 11.36.21.png
  3.  # 3

Colocado por: mo110O que acham? Isto são obras para mais de 20k, se for sequer possível fazer? (deitar 1 parede a baixo, corrigir escadas talvez seja necessário comprar outras escadas e possibilidade de abrir uma outra porta, nivelar desnível da sala)>

Quão bom é o preço de aquisição considerando esses ~20K para personalização da habitação?
    • mo110
    • 13 novembro 2023 editado

# 4

Colocado por: Vítor Magalhães
    Quão bom é o preço de aquisição considerando esses ~20K para personalização da habitação?

A casa só vale a pena, se der para corrigir aquilo que disse. Caso contrário não consigo ver aquilo a ser facilmente revendível, até porque está à venda há um ano. Para não dizer que seria desconfortável viver lá. Se com 20k de obras ficar mais habitável, ficaria ainda assim, abaixo das nossas outras escolhas.
  4.  # 5

Colocado por: mo110está à venda há um ano

165 mil €, uma casa remodelada, à venda no Barreiro...há um ano no mercado.. e não é vendida?

Por muitos defeitos que possa ter, algo de errado não esta certo aqui.

Foi visitar a casa ao vivo? Tem a papelada toda em ordem?
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  5.  # 6

Visitei a casa ao vivo, e é péssimo. Nas fotos não parece assim tão mau, mas o andar de cima é acessível por umas escadas catastróficas, tem-se de subir de lado, pessoas mais "fortes" têm dificuldades a subir, levar móveis para cima sinto que só de "grua" por fora. Disseram-nos que uma senhora até caiu pelas escadas.

Estamos de pé atrás, porque esta casa está à venda há mais de 1 ano. Talvez seja o sitio onde fica, num antigo bairro?Porque a casa tem espaço, o problema é que eu pessoalmente acho que preferia um apartamento mais pequeno mas sem cair 3x da cama à cozinha.

Não sei se as papeladas estão em ordem, mas sei que deve haver algum problema, pelo que nos disseram já foi vendida várias vezes, mas volta sempre ao mercado, e que os bancos recusam financiamento.

Daí perguntar se acham que dá para fazer obras. Porque como está, é um desastre.
  6.  # 7

Colocado por: mo110pelo que nos disseram já foi vendida várias vezes, mas volta sempre ao mercado, e que os bancos recusam financiamento.

A casa não tem a papelada em ordem. As tantas nem habitação é, e está registada como palheiro, galinheiro ou curral.

Avance para outra.
  7.  # 8

Sinceramente não me admiro de estar à venda há um ano, mesmo a esse valor.
    Às vezes basta um detalhe de maior revelância para se equacionar bem a compra e essa casa tem várias.

Além disso existem pessoas que não se querem meter em obras após comprar uma casa.

Para depois vender novamente também seria complicado.
  8.  # 9

Pois, vi agora o preço de 165K e para o imóvel que é, é um bocado puxado.
    Sobre a casa ser ou não vendável, sendo da imobiliária que é e se está no mercado é porque está em condições de ser vendida, ou estou errado? (pergunta com rasteira).

Se tem mesmo interesse na casa tente negociar o valor de forma a "compensar" o valor de 20K estimado para obras.
    • mo110
    • 13 novembro 2023 editado

# 10

Colocado por: Vítor MagalhãesPois, vi agora o preço de 165K e para o imóvel que é, é um bocado puxado.
    Sobre a casa ser ou não vendável, sendo da imobiliária que é e se está no mercado é porque está em condições de ser vendida, ou estou errado? (pergunta com rasteira).

Se tem mesmo interesse na casa tente negociar o valor de forma a "compensar" o valor de 20K estimado para obras.

Suponho que esteja em "condições" mas lá está, não sabemos, até porque nos foi dito que tentaram comprar antes, e o banco recusou financiamento.

Absolutamente, pelo valor que pedem, não estamos interessados. O preço tinha de descer, porque sendo uma casa para viver cerca de 5 anos apenas, é essencial ser facilmente revendível, coisa que não parece ser, visto estar há mais de um ano à venda, sem sucesso.
  9.  # 11

O banco pode recusar financiamento por uma série de razões e podem não estar diretamente relacionadas com a legalidade do imóvel. Considerando que o banco só empresta na melhor das hipóteses 90% do valor da escritura, basta a avaliação não cobrir esse valor e o comprador não ter capital para assegurar o restante.
  10.  # 12

Suponho que esteja em "condições" mas lá está, não sabemos, até porque nos foi dito que tentaram comprar antes, e o banco recusou financiamento.

Calculando que foi a imobiliária que lhe disse isso, considerar o facto de ser tanga para dar a entender que seria mais facilmente revendivel.
  11.  # 13

Isso é um pesadelo.
  12.  # 14

Colocado por: NTORIONIsso é um pesadelo.

Concordo totalmente. Mas pelo preço certo, com obras talvez se torne numa coisa decente. Não sei é se é possível tais obras
  13.  # 15

Colocado por: PedroMS

Calculando que foi a imobiliária que lhe disse isso, considerar o facto de ser tanga para dar a entender que seria mais facilmente revendivel.

Tem razão, na minha opinião só é revendível com obras para atenuar os defeitos. O problema é que tenho muitas dúvidas se é possível sequer fazer as obras necessárias

0.0164 seg. NEW