Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Andei a ler outros posts, mas alguns não têm resposta e em parte já fiz algumas coisas que indicavam nos comentários. Em resumo: vivo sozinho, e só como exemplo, o mês passado estive uma semana e meia fora de casa, e tive um consumo em Outubro de 250kWh. Considerando que não tenho plantações de canabis nem faço mining de bitcoin, não entendo o consumo. Infelizmente isto é uma realidade há bastante tempo.

    O que é que fiz:
    1. Desliguei todas as fichas das tomadas durante 4h, tirei contagens do contador antes e depois e não teve qualquer oscilação no consumo
    2. Comprei 2 dispositivos de medição de energia para ter uma noção do consumo por tomada

    Relativamente ao consumo por tomada, houve coisas que testei isoladamente (um programa que uso muito na máquina de lavar que é mais longo e contabilizei o gasto) e multipliquei mais ou menos pelo uso mensal, o termoacumulador tirei contagem durante uma semana com uso normal de água quente, frigorífico idem aspas e forno e placa fiz uma extrapolação após usos isolados.

    Mesmo considerando o uso de um aquecedor durante 8h por semana (a minha casa no inverno não é muito fria), considerando as restantes tomadas para usos de máquina de café, tostadeira, TV, box, router, carregamento de dispositivos (ex. telemóvel) e considerando que toda a minha iluminação é através de LEDs, teria no máximo dos máximos um consumo de ~203kWh usando tudo no seu esplendor. Ora, para 250, quando além de não ter usado aquecimento o mês de Outubro, não estive no apartamento uma semana e meia... De notar, eu quando saio de fim de semana ou mais tempo eu desligo os disjutores todos, deixando somente o disjutor do frigorifico (o que está ligado a esse disjuntor é desligado manualmente, como o termoacumulador - sim eu sei, não deveria de estar assim, mas é o que tenho de momento, até porque é um apartamento arrendado).

    Para terem noção, no passado, por exemplo, fatura de dezembro de 2020/janeiro de 2021 tive um consumo real, segundo a fatura, 569kWh. Mas tenho outros exemplos, Dezembro do ano passado, Janeiro deste ano, tive consumo real de 448 e 478kWh, respetivamente. Mas sem ser inverno - Este Agosto tive 2 semanas nesta casa, tive um consumo de 185kWh.

    Dito isto, e considerando o que já fiz, o meu contador, um ZIV 5CTM está a dar Erro 16, fica a nota - não consigo obter informação sobre que erro exatamente é esse.

    Assumindo que o curso de ação será primeiro pedir ao fornecedor de eletricidade para alterar o contador e depois perceber o que acontece, que outros problemas poderão ser? Cabelagem? Os disjutores já são meio antigos - eles podem por alguma razão estar a produzir consumo extra (não me parece) e também as tomadas já as alterei todas para novas vá, menos 2 que ainda são de origem. Fica a nota que tenho um diferencial de 30mA de classe AC portanto parece-me é: se houvesse fuga de eletricidade por alguma razão o diferencial não deveria disparar?

    Isto para dizer que um consumo médio deste apartamento de 8kWh por dia é um absurdo.

    Desculpem o testamento... Estou disponível se tiverem alguma questão.
  2.  # 2

    Com aquecimento ligado, não me parece de todo um consumo excessivo.

    Repare se usar um aquecer de 1250w 8 horas por dia durante 30 dias isso dá 300 kwh. Não sei que contas fez para o que refere acima.

    O termoacumulador que também consume consideravelmente, é mais performante no calor do que no frio, até porque os seus banhos serão diferentes.

    Ainda para mais forno e placa eléctricas... basta comer mais em casa, vai notar isso também. No Verão come salada, no inverno faz assados!

    Falando sério para uma casa totalmente eléctrica com o aquecedor a bombar 8 horas por dia parece-me ser um consumo normal.


    Fugas de electricidade não são fugas de água.
  3.  # 3

    Já tem um contador inteligente da E-Redes? Se sim, consegue aceder à sua curva de consumo e fazer algum troubleshooting
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JEstevao
  4.  # 4

    Colocado por: bmccruzCom aquecimento ligado, não me parece de todo um consumo excessivo.

    Repare se usar um aquecer de 1250w 8 horas por dia durante 30 dias isso dá 300 kwh. Não sei que contas fez para o que refere acima.

    O termoacumulador que também consume consideravelmente, é mais performante no calor do que no frio, até porque os seus banhos serão diferentes.

    Ainda para mais forno e placa eléctricas... basta comer mais em casa, vai notar isso também. No Verão come salada, no inverno faz assados!

    Falando sério para uma casa totalmente eléctrica com o aquecedor a bombar 8 horas por dia parece-me ser um consumo normal.


    Se calhar não fui claro: Falei de 8h por semana de aquecimento, não por dia - e tirei essas métricas também.
    Para valores concretos:

    O Termoacumulador por mês, com uso normal, consumi: 48kWh
    O aquecedor por mês, considerando 8h por semana, ou seja, 23h por mês, consome, no pior cenário: 46 kWh
    O frigorifico, consome em média, por dia: 800Wh
    A placa e o forno, com uso normal, consome num mês: 27kWh
    A máquina de lavar roupa, consome, num mês: 8kWh

    Mas vamos olhar para o mês passado em que estive uma semana e meia fora, e vamos assumir que usei o AC portátil por 8h em 3 dos dias (teletrabalho), usando os consumos que tenho e puxando tudo para cima, pior cenário 45kWh de AC em 3 semanas.

    Usando os consumos que tirei, vou fazer cálculo de 3 semanas, só para simplificar (não conto com o aquecimento, mas com o AC agora):
    Termoacumulador: 36kWh
    AC: 45kWh
    Frigorifico: 16,8kWh
    Máquina da roupa 4 utilizações: 8kWh
    Forno/Placa utilização (5 utilizações vá, não chegou a isso, muito menos em conjunto): 15kWh
    TV, Router, Playstation, carregamento de telemóvel, vamos assumir: 40kWh

    Total: ~168kWh...
    Para 250 consumidos... são 82 kWh de diferença. É uma gigante diferença.

    Colocado por: bmccruz
    Fugas de electricidade não são fugas de água.


    Sei que não deve ser a coisa mais fácil de fazer, daí ter vindo cá :)
  5.  # 5

    Colocado por: BazingaJá tem um contador inteligente da E-Redes? Se sim, consegue aceder à sua curva de consumo e fazer algum troubleshooting


    É assim, eu pelas faturas consigo fazer esse fluxo e sim, percebe-se um aumento nos meses de inverno por causa do aquecimento e tal e até monitorizei quando comprei o termoacumulador, o AC, a máquina de lavar loiça para perceber os fluxos nas faturas.

    Novamente, acho que este mês de Outubro, que passou é indicativo... 2 semanas e meia em casa e consumi 250kWh, não faz sentido nenhum.
  6.  # 6

    A única forma que tenho de ajudar é dizendo qual o meu consumo, talvez dê para tirar algumas conclusões.

    Neste momento somos 2 pessoas em casa e o consumo anda entre 140 a 160 kWh mês. Isto traduz-se numa factura de 20 a 25€ em tarifário bi-horário, mais de 5€ são taxas/impostos lol

    No entanto não tenho termoacumulador, nem placa de fogão elétrica, mas tenho ligado o A/C um pouco quase todos os dias, agora que as temperaturas baixaram ligeiramente.
    Felizmente o gás natural está muito barato, uso para os banhos e fogão. São cerca de 10 m3 por mês, para uma factura de cerca de 10€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JEstevao
  7.  # 7

    Colocado por: justmeA única forma que tenho de ajudar é dizendo qual o meu consumo, talvez dê para tirar algumas conclusões.

    Neste momento somos 2 pessoas em casa e o consumo anda entre 140 a 160 kWh mês. Isto traduz-se numa factura de 20 a 25€ em tarifário bi-horário, mais de 5€ são taxas/impostos lol
    .


    Sim eu andei a fazer esse levantamento, casais amigos meus com tudo elétrico em casa andam por volta dos 120/160 por mês. Já agora eu tomo duche a desligar a água durante - raramente é um duche de deixar-me estar, que não dá muito quando quero deixar-me estar porque tenho um termoacumulador de 50 litros :D
  8.  # 8

    Nao vejo um consumo em nada estranho, se tudo o que é referido já é eletrico.

    E se o forno e esquentador fossem a gás?
  9.  # 9

    O termoacumulador está sempre ligado? Qual a temperatura?
  10.  # 10

    Para tirar todas as suas duvidas aconselho a colocar um dispositivo que contabiliza o consumo logo após p contador da e-redes.

    https://a.aliexpress.com/_EymE1Bn


    Eu também acho um consumo exagerado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JEstevao
  11.  # 11

    Colocado por: Vítor MagalhãesO termoacumulador está sempre ligado? Qual a temperatura?


    Como disse, eu já fiz a contagem... 48kWh por mês.
  12.  # 12

    Colocado por: sergiosmvcPara tirar todas as suas duvidas aconselho a colocar um dispositivo que contabiliza o consumo logo após p contador da e-redes.

    https://a.aliexpress.com/_EymE1Bn


    Eu também acho um consumo exagerado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JEstevao

    Isto. Em primeiro lugar deve colocar um medidor de energia que permita comprovar o consumo reportado pela e-redes. Um Shelly ou outro tipo de dispositivo do género. Claro que um Shelly EM custa 70€ e isso já paga bastante energia, mas se quiser comprovar algo tem de ter uma segunda fonte de dados.

    Como já disseram acima, não há "fugas de eletricidade" como há fugas de água. Pode ter perdas em calor em algum dispositivo, mas dificilmente será relevante em termos de energia acumulada.

    Assumindo que o medidor "geral" vai dar razão à e-redes, terá de ter forçosamente um consumidor que consome mais do que está a considerar.
    O passo seguinte será monitorizar os consumidores ou os vários circuitos. Como é óbvio não é viável ter um medidor em cada consumidor, por isso acaba por ser uma tarefa inglória :-(
    Concordam com este comentário: JEstevao
  13.  # 13

    Colocado por: JEstevao

    Como disse, eu já fiz a contagem... 48kWh por mês.

    Mas fez o cálculo utilizando a amostra de 4h? Se tiver o TE sempre ligado, e a uma temperatura elevada (70-80º) a maquina vai andar sempre a ligar devido ao diferencial de temperatura (delta T), isto significa que o consumo durante a noite será superior ao diúrno em vazio (sem gastar água). Normalmente aconselho a utilizar um temporizador na tomada do TE e estabelecer rotinas de banhos/uso de água quente, por exemplo ligar 2 horas antes de cada evento e desligar meia hora após.
  14.  # 14

    Parece-me demasiado pouco para o termoacumulador, penso que não esteja a fazer bem as contas do consumo que espera dos dispositivos.

    Por exemplo esse consumo que refere, ainda para mais dividido pela placa e forno tenho imensas dúvidas, a minha placa
    tem a funcionalidade de no final referir quando gastou naquele uso e no princípio até analisei bastante aquilo e acho mesmo difícil que consiga cozinhar um mês inteiro e só gastar 27kwh. Repare a placa facilmente está a tirar 3000w, se a usar por 20 minutos já vai 1kwh, dois usos rápidos de apenas uma boca da placa por dia e nem meio mês e já gastou 27kwh.

    Depois já tem AC, aquecimento eléctrico, máquina de lavar loiça, de lavar roupa, microondas,... tudo isso gasta energia é normal.

    Esses consumos que lhe disseram de casais com tudo eléctrico parece muito pouco, só se fizerem a vida toda fora de casa e também ao fds vão passear.

    Você parece que trabalha em casa, logo será diferente.


    No meu caso eu e a minha esposa trabalhamos em casa. Somos uma família de 4, tudo eléctrico consumo entre 500 a 600 kwh por mês.

    Aquecimento é a biomassa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JEstevao
  15.  # 15

    Já tentou ver com o fornecedor a questão do contador estar a dar um erro?
    Há alguns anos tive uma situação semelhante, mudei de casa mas trouxe os electrodomésticos e os consumos do nada disparam 50%. Fartei-me de fazer troubleshooting com uma tomada inteligente, alguns consumos pareciam altos mas nada que justificasse um aumento de 50%. Depois de alguma luta com a EDP para verem o contador, desisti e pedi para trocar para bi-horário, nao que quisesse mudar o tarifário, mas foi a forma mais económica de os obrigar a trocarem o contador (ainda tinha dos analógicos da Janz).
    Assim que trocaram, pumbas, o consumo voltou ao normal imediatamente.
  16.  # 16

    Existe fugas eléctricas (por ex..algum fio descarnado) mas se a instalação tem DR e estiver corretamente instalado é muito improvável ser fuga.

    Com o medidor que lhe falei vc consegue facilmente identificar a origem do alto consumo. Qual o equipamento responsável

    Custa cerca de 20.eur e consegue controlar pelo telm.

    Eu tb tenho tudo eléctrico e o meu consumo mensal ronda os 250/300kwh
  17.  # 17

    Colocado por: sergiosmvcExiste fugas eléctricas (por ex..algum fio descarnado) mas se a instalação tem DR e estiver corretamente instalado é muito improvável ser fuga.

    Com o medidor que lhe falei vc consegue facilmente identificar a origem do alto consumo. Qual o equipamento responsável

    Custa cerca de 20.eur e consegue controlar pelo telm.

    Eu tb tenho tudo eléctrico e o meu consumo mensal ronda os 250/300kwh



    Pois mas o utilizador tem um consumo inferior ao seu e ainda se está a queixar.

    Não existem fugas eléctricas da mesma maneira que fugas de água é essa a questão. Lá por ter um fio descarnado não continua a gastar electricidade.

    O contador também não deverá sequer ser analógico e aparentemente nos meses não frios o consumo está ok, acho que não é preciso pensar muito para chegar à conclusão.

    Uso de aquecimento eléctrico e AC. Termoacumulador também com mais necessidade de gastar para manter a água quente, especialmente se for grande, estiver regulado a uma temperatura muito alta, o utilizador gostar de banhos quentes e longos, ou então até usar água quente sempre que vai lavar as mãos.
  18.  # 18

    Colocado por: bmccruz569kWh.


    O utilizador falou num consumo de 569kWh.

    Se um fio estiver descarnado e a tocar numa viga ou em qualquer coisa metálica pode dar-se uma fuga elétrica penso eu. Mas é muito improvável mesmo.
  19.  # 19

    Colocado por: sergiosmvcSe um fio estiver descarnado e a tocar numa viga ou em qualquer coisa metálica pode dar-se uma fuga elétrica penso eu

    Não pode. Primeiro porque o diferencial tem de disparar (se não disparar, alguém provavelmente morre). Na eventualidade de não disparar, a resistência do circuito à terra é tão baixa que alguma coisa tem de disparar por sobrecarga térmica (nem que seja o disjuntor de entrada - seja dos antigos ou o contador inteligente). Se não disparar, alguma coisa arde.

    Colocado por: bmccruzo utilizador gostar de banhos quentes e longos

    Ele diz claramente que não.
    De qualquer forma também apostava no termoacumulador a consumir mais do que se pensa. Sugeria colocar um medidor (nem que seja uma tomada inteligente) a aferir correctamente o consumo mensal, no mesmo período de uma fatura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JEstevao
  20.  # 20

    A malta gosta de bitaites.
 
0.0238 seg. NEW