Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, sou novo aqui no forum e tenho uma preucupação.
    queria pedir ajuda em relação ao problema que tenho já ha algum tempo e queria colher as vossas experiencias / recomendações sobre o debruçar deste assunto.
    Adquiri um espaço para construir uma residencia de 2 pisos.
    o espaço tem uma area 900m2. o Duat obriga a ocupar 625m2 depois de obedecer o afastamento obrigatório de recuamento para implementação do Edificio.

relativo a implementação da casa, tenho os seguintes planos.
    colocar uma casa t3/t4 /c 2 pisos. construir uma anexo t1. a ideia é levantar o anexo t1 e depois ir morar no espaço para reduzir o custo de arrendamento (atualmente estou a arrendar) e posteriormente levantar o edificio, quando a ideia da casa, estiver completa e clara em termos de gostos de que é realmente a planta que pretendo seguir.

as duvidas que tenho são as seguintes:
    1. vale a pena avençar com anexo t1 ou é melhor fazer uma anexo t2?
    2. a posição do anexo que consta na imagem é a melhor abordagem ou é melhor colocar a olhar para frente da entrada principal?
    3. É comum hoje em dia, numa residencia estar a arrendar um anexo e o proprietario estar a viver na casa principal (em termos de influencia da familia crescer com estranhos no mesmo terreno) ou é melhor o proprietario ocupar todo o espaço.
      t1 evolutiovo.jpg
  2.  # 2

Colocado por: Aizenas duvidas que tenho são as seguintes:
    1. vale a pena avençar com anexo t1 ou é melhor fazer uma anexo t2?
    2. a posição do anexo que consta na imagem é a melhor abordagem ou é melhor colocar a olhar para frente da entrada principal?
    3. É comum hoje em dia, numa residencia estar a arrendar um anexo e o proprietario estar a viver na casa principal (em termos de influencia da familia crescer com estranhos no mesmo terreno) ou é melhor o proprietario ocupar todo o espaço.

O que é que o seu arquiteto recomenda? já discutiu as opções e a viabilidade das mesmas?
    Tem de fazer o exercício com ele.
    Pela planta apresentada. não tem arquitecto ainda...
    Dito isto, esqueça e não invente.

O resto, aparte do que é normal ou não... são coisas muito pessoais. Tem de saber o que quer e se as condicionantes de vivência que irá impor, para sempre no seu terreno são toleráveis para si e para a sua familia.

Um lote de terreno.
    Colocado por: AizenAdquiri um espaço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aizen
    • Aizen
    • 13 novembro 2023 editado

# 3

Caro Barradas, agradeço pelo comentário. Por acaso estou a trabalhar com um arquitecto no entanto encravamos por motivo da moradia estar a sair excessivamente grande do que planeado. residencia principal já havia sido projectada de acordo com os anexos.
      imp4.jpg
      imp3.jpg
      imp2.jpg
  3.  # 4

Foi depois deste plano que decidi tentar desenvolver um anexo T1 evolutivo para T2 para resolver assuntos urgentes e depois me focar na casa principal.
  4.  # 5

Acho que vai aí uma grande confusão.
    A construção em duas fases incorre em mais custos.
    O lógico é construir apenas o que necessita de uma só vez.

Peça estudos prévios a outros arquitetos. É onde vai gastar melhor o seu dinheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aizen
  5.  # 6

Que lindo arquiteto, como se fosse possivel a implantação desse anexo,

0.0113 seg. NEW