Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite
    Tenho imensas dificuldades em fazer calculo de honorários e gostaria de colocar umas questões para qie me possa facilitar e chegar a uma conclusão.
    Por exemplo:
    -quando se calcula honorários para projecto de licenciamento sem execução baseado na estimativa de custo de obra, qual é o preço de m2 a aplicar?
    - aplicando uma percentagem sobre a estimativa de custo entre 3 a 5% que é o aplicado na zona centro esta percentagem inclui especialidades? Ou é só arquitectura? Com ou wem execução?

    Gostaria de uma orientação como fazer honorários baseado em percentagem sobre estimativa de custos.

    Sei que podemos fazer de varias formas mas com a vossa experiência poderei chegar a uma conclusão.

    Obrigado pela disponibilidade
  2.  # 2

    Esqueça isso ...
    Tem de ver o que é que a concorrência mais ou menos faz para a tipologia de projecto em causa.
    E se não tem experiência, pelo texto, ainda prever um desconto extra.

    Boa sorte
  3.  # 3

    Colocado por: nikkas28Sei que podemos fazer de varias formas mas com a vossa experiência poderei chegar a uma conclusão.


    Olá colega,
    Sinceramente não há modo correcto ou incorrecto de fazer.
    Há inúmeros factores que contam... e inúmeros modos de calcular.
    E no final, nenhum deles importa muito para o cliente... ou nada mesmo.
    O que lhe interessa saber é o valor final... pelo que não vejo a necessidade de explicar passo a passo em que consiste esse valor.
    Até porque esse número assentaria muitas das vezes em comparações com projectos passados ou clientes parecidos, quando os há.

    No fundo, o valor dos primeiros projectos acabarão quase sempre por ser demasiado baixos, ou dar mesmo prejuízo.
    Em parte porque se perde muito tempo a fazer certas coisas pela primeira vez.
    Com o tempo irá ajustando o valor dos novos projectos ao esforço que teve com projectos passados.

    Quanto às Especialidades, se vai incluí-las na cotação, o que tem que fazer é pedir cotação à equipa de Engenharia para saber o que irão cobrar. Nada mais simples. Idem para topografos, ou maquetistas, designers de interiores, Arq. paisagística, modeladores 3D e rendering, desenhadores, etc...

    Como em qualquer profissão de prestação de serviços, o que deve estimar é o tempo que irá necessitar entre desenhos, reuniões, emails, parte criativa, parte "chata" de preencher papeladas... e gastos com computadores, software, deslocações, escritório se for o caso, etc etc etc... e qual é o preço do "seu tempo".

    Depende também do caracter do cliente... se vir que vai andar sempre a mexer no projecto convém contar com isso também.
    E por fim o lucro (esse grande "pecado"), porque para trabalhar para aquecer, mais vale estar quieto.

    Acho qualquer uma destas coisas mais importantes que saber se a casa tem 100 ou 200m2, ou se custará 300 ou 600k€, ou se se aplica X% o valor da obra, ou se usa a portaria de 1972 (obras públicas) como referência...

    Ainda assim, a Ordem tem informação nesse sentido, que no "meu tempo" andava nos 10% do valor da construção duma moradia unifamiliar (creio que incluindo projecto de execução). A realidade era bem diferente, pois via os colegas mais velhos e já com gabinete na minha zona a cobrar 1 ou 2% no melhor dos casos.

    Nota importante: Conte também com bastante tempo (€€€) para a coordenação (tarefa Coordenação de Projecto), caso assuma essa responsabilidade (aliada à autoria do projecto). Para o cliente é apenas uma folha A4 (termo de responsabilidade) que vai ali no meio e acha que isso está implicito nos seus serviços. Para sí, pode implicar até mais tempo a gerir e controlar o projecto e comunicar com todos os seus intervenientes, que a fazer o projecto de Arquitectura inteiro. É a meu ver, o ponto mais negligenciado pelos Arquitectos, e que passa completamente ao lado do Dono de Obra.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ECCandy
 
0.0104 seg. NEW