Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite. Houve um pico de tensão no meu prédio que acabou por queimar o meu exaustor e a máq de lavar roupa.

O perito veio hoje ao local e, como o exaustor ainda está na garantia faz com que o seguro se ponha de parte. Pelos vistos está nas exclusões do seguro. Ora, da marca do exaustor dizem que muito embora estivesse na garantia, a causa da avaria lhes é alheia e não assumem a reparação.

Já alguém se deparou com uma situação destas? O que recomendam a fazer?

Agradeço a vossa ajuda.
    • size
    • 13 novembro 2023

# 2

É razoável que a garantia não possa contemplar a avaria causada por uma tesão imprópria da rede. Caberá à E-redes responsabilizar-se pelo anomalia
  2.  # 3

Colocado por: sizeÉ razoável que a garantia não possa contemplar a avaria causada por uma tesão imprópria da rede. Caberá à E-redes responsabilizar-se pelo anomalia

Se eles confirmarem que existiu mesmo essa anomalia por parte do fornecedor de energia, senão reclama e leva com a nega.
  3.  # 4

Os meus pais já tiveram 2 situações em que tiveram de acionar a cobertura de "riscos elétricos" do seguro e foi bastante simples. Na mais recente, que é a que me lembro melhor, houve trovoada e a luz foi abaixo. Eles foram ao quadro para voltar a ligar mas o diferencial disparava logo. Percebemos que o problema estava no frigorífico. Trataram de "abrir o caso" com a seguradora e contactaram a marca para vir um técnico a casa e fazer um relatório e orçamento de reparação. No fundo o técnico não pode escrever que a causa da avaria se deveu à trovoada porque ele não tem como saber isso mas escreveu qualquer coisa do género a dizer que a avaria em causa era compatível com uma falha elétrica provocada por trovoada. Pegaram nesse relatório, juntaram o orçamento e a seguradora pagou.

Essa exclusão por o equipamento estar na garantia é muito estranha. Pode transcrever o que está lá escrito?
    Até consigo perceber que o seguro não cubra coisas cobertas pela garantia mas isso para mim não faz sentido nenhum.
  4.  # 5

Colocado por: Varejote

Se eles confirmarem que existiu mesmo essa anomalia por parte do fornecedor de energia, senão reclama e leva com a nega.

Ou seja recomenda a que tenha primeiro o diagnóstico da assitência antes de fazer a reclamação à E-redes, correto?
  5.  # 6

Colocado por: elfo106...

Essa exclusão por o equipamento estar na garantia é muito estranha. Pode transcrever o que está lá escrito?
    Até consigo perceber que o seguro não cubra coisas cobertas pela garantia mas isso para mim não faz sentido nenhum.

Pois não faz sentido uma vez que remete-me para uma "terra de ninguém".

Cito condições da apólice (Companhia Ocidental):

1 - ÂMBITO
    a) Nos termos desta Condição Especial o presente contrato garante, com os limites constantes das Condições Particulares, o ressarcimento dos danos causados a quaisquer máquinas elétricas, transformadores, aparelhos e instalações elétricas e aos seus acessórios desde que considerados no seguro, em virtude de efeitos diretos de corrente elétrica, nomeadamente sobretensão e sobreintensidade, incluindo os produzidos pela eletricidade atmosférica, curto-circuito, mesmo quando não resulte incêndio.
    b) O montante a indemnizar ao abrigo desta garantia não excederá o valor fixado nas Condições Particulares.

2 - EXCLUSÕES
    Ficam excluídos da presente garantia os danos:
    ...
    c) que estejam abrangidos por garantias de fornecedor, fabricante ou instalador;
    ...
  6.  # 7

O dano de risco elétrico não está abrangido na garantia do fornecedor. Aperte com a seguradora!
  7.  # 8

Pois, diz "danos" abrangidos não é equipamentos abrangidos. Neste caso o dano não está abrangido pela garantia portanto a meu ver a seguradora tem que assumir. Arranje uma declaração da marca a dizer que aquilo não está abrangido pela garantia e volte à carga com a seguradora!
  8.  # 9

As garantias do fabricante são para defeitos de fabrico, não para danos elétricos.
  9.  # 10

Também é esse o meu entendimento. Vou ter hoje uma visita do técnico da marca que irá fazer o relatório detalhado.

Obrigado pela vossa ajuda.

0.0149 seg. NEW