Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos. Qual a melhor opção para aquecimento central de uma moradia rx 1o andar e sótão? Sabendo que não tem pré instalação de nada e tem gás natural em casa?
  2.  # 2

    Menos obras = ar condicionado

    Se, como eu, não aprecia ar condicionado a outra opção é sistemas radiantes (radiadores ou piso radiante) tendo como fonte de calor caldeira a gás natural. Mas inclui muito mais obra do que o ar condicionado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luixx
    • luixx
    • 15 novembro 2023 editado

     # 3

    Dispenso ar condicionado. A Maria não gosta.
    A melhor opção seria radiadores e caldeira a gás? Tenho a hipótese de passar os tubos pelo sótão
  3.  # 4

    Pavimento radiante
    • SrR
    • 15 novembro 2023

     # 5

    Tecto radiante
  4.  # 6

    Colocado por: luixxA melhor opção seria radiadores e caldeira a gás? Tenho a hipótese de passar os tubos pelo sótão

    A "melhor hipótese" depende muito das obras que está disposto a fazer. Pode passar os tubos pelo sótão mas isso ajuda ao 1º andar. Para os trazer para o R/C tem sempre de passar pela placa.

    Como foi dito, em termos de obras é o AC a melhor opção, indiscutível.

    Piso radiante obviamente obriga a destruir o piso todo e voltar a construir, além de um investimento muitíssimo significativo no aquecimento propriamente dito
    Radiadores implica rasgar as paredes "todas" (e muito chão, provavelmente) para passar os tubos, ou deixá-los à mostra.

    Alternativamente, o que vai gastar em obras para qualquer das alternativas ao AC provavelmente paga a alarvidade de eletricidade que gastará em usar radiadores elétricos até ao resto da vida.

    A minha sugestão é o AC. Quando a Maria se aperceber das obras que tem de fazer para qualquer uma das outras alternativas vai passar a adorar o AC :-D
  5.  # 7

    Colocado por: SrRTecto radiante

    Nem fazia ideia que isto existia. Muito interessante o conceito para casa.
    https://www.oinstalador.com/Artigos/372171-Teto-Radiante-conforto-termico-e-eficiencia-energetica-durante-todo-o-ano.html

    Já vi naves industriais com uns aquecedores no tecto (à vista) que imagino que usem o mesmo princípio, mas nunca gostei da sensação térmica: calor na cabeça, frio nos pés.
    • SrR
    • 15 novembro 2023

     # 8

    Nao anda muito longe da curva de temperatura ideal
      126.jpg
  6.  # 9

    A questão dos tubos a mostra consigo contornar. Fixam atrás das portas e dentro dos guarda fatos.
    Como consigo calcular o número de elementos necessários por radiador para cada divisão?
  7.  # 10

    Eventualmente rodapé radiante?/?
  8.  # 11

    Colocado por: luixxA questão dos tubos a mostra consigo contornar. Fixam atrás das portas e dentro dos guarda fatos.
    Como consigo calcular o número de elementos necessários por radiador para cada divisão?

    Em tempos li que cada elemento teria uma potência máxima de 200 W (dependente de vários factores). Eu contaria com 100 W por elemento. Depois é ver os W por metro quadrado (depende de vários factores também), e com isso tem o número de elementos.
  9.  # 12

    Colocado por: jorgemlflorencioEu contaria com 100 W por elemento
    os elementos de radiador têm potencia variável em função das temperaturas de serviço e do proprio design e material, creio que nenhum doas mais normais consegue chegar aos 100w por elemento
    • SrR
    • 16 novembro 2023

     # 13

    Colocado por: jorgealvesos elementos de radiador têm potencia variável em função das temperaturas de serviço e do proprio design e material, creio que nenhum doas mais normais consegue chegar aos 100w por elemento
    chegam
  10.  # 14

    Colocado por: jorgealvesos elementos de radiador têm potencia variável em função das temperaturas de serviço e do proprio design e material, creio que nenhum doas mais normais consegue chegar aos 100w por elemento


    Estes são os radiadores que colocaram no meu apartamento em 2006, o mais pequeno tem 99,94 watts
      radiadores.JPG
  11.  # 15

    Colocado por: paulos

    Estes são os radiadores que colocaram no meu apartamento em 2006, o mais pequeno tem 99,94 watts
      radiadores.JPG


    Sim, mas tem os 100w com um Dt50. Que é fixe para fontes de calor tipo lenha ou pellets.
    Para tentar aproveitar a função das caldeiras de condensação + a modulação de potência deve-se trabalhar com temperaturas mais baixas e consequentemente Deltas também menores.

    Radiador deve apresentar (para evitar termos de fazer as contas nós) a potência a Deltas mais baixos.

    Tem que se medir a necessidade energética das divisões e decidir de acordo com isso
    Concordam com este comentário: paulos
 
0.0171 seg. NEW