Boas Estou na iminência de comprar um terreno generoso para iniciar construção de casa. O terreno é retangular, com frente de 25 m e profundidade de 55 metros. A estrada fica a poente. O terreno é a subir para o fundo atingindo um aclive de 8 metros na ponta (subida constante). É aqui que tenho reservas. Um terreno com uma subida total de 8 metros parece-me muito... A câmara permite construção até aos 25m afastado do centro da via pública, ou seja tenho metade para construir. Penso em fazer um desnível no topo do terreno de 2 metros e na frente de 2 para compensar. Não sei o que pensam... Além de ter um valor bem significativo para muros... Pretendo casa com meia cave, apenas para garagem e arrumos / casa máquinas (só abertura na frente por causa do desnível) e res do chao com máximo 180 (máximo, preferência 150 a 160 m2). 3 quartos, cozinha e sala open, 2 Wc. Quero boa exposição solar a sul, entrada para o terreno do lado norte (à esquerda). Tenho orçamento razoável mas não quero aventuras. Opiniões PF Obrigado
opinião: está tudo perfeito o terreno é bom as suas ideias tambem, é só dar fogo á peça tente que o arquiteto seja o mais natural possivel por forma a não andar com grandes aterros desaterros e muros de suporte. confira bem as condiconantes do pdm ( indices de construção, cerceas, afastamentos, área permável minima,...)mas isso tambem é o trabalho do arquiteto. se conseguir fazer tudo em cave e rc apenas era otimo.
Eu não faria desnível nenhum. Muito menos da parte da frente, não gosto do efeito que dá às casas... 8 metros de altura em 55 de comprimento dá menos de 15 cm por metro, certo?
Quanto muito faria apenas na parte de trás do terreno uma zona de inclinação mais acentuada, afastada da casa, para evitar grandes muros de suporte (diz que pode construir a 25 metros da estrada, mas pode construir mais perto também, certo?).
De qualquer forma é como já sugeriram, já tem suficiente para deixar um arquiteto trabalhar.
Já tem levantamento topográfico? Não esqueça de verificar o seu técnico afastamentos, áreas máximas... Projectos em terrenos inclinados às ficam ficam ainda mais interessantes do que em terrenos planos. Requerem "mais pensamento". :)
Obrigado pelas dicas. O que eu pretendia ao levantar este tópico era que me dessem ideias, com fotos de casas com as características que descrevi ou ideias concretas, ou quem sabe algum projeto mesmo daqueles que se vêm na internet. Já escolhi arquiteto, estamos numa fase ainda de levantamento topográfico e troca de ideias generalistas... Nada de muito específico. Imagens e ideias please...? Obrigado