Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho em mãos uma habitação para fazer cujo o orçamento deve rondar entre os 120mil e os 150mil.

    Trata-se de uma moradia simples T2 com 1 wc e zonas comum em open space com 100m2. Já sei que se debateu aqui pelo forum vários deste tópicos em que já os observei, e por isso neste momento queria opiniões do que poderia fazer para que o projeto não fuja muito destes valores.

    A ideia seria fazer uma laje e estrutura em betão com blocos térmicos, usando janelas de sacada vidro duplo, e cobertura de duas águas, usando estrutura (de madeira?). Acabamentos não seriam dos mais baratos mas isto é algo a estudar pois dependerá muito dos custos até então.

    Com isto pedia opiniões sobre onde poderia cortar, ou se acham que é realista.

    -Cobertura em telha, pavimentos em madeira e mosaico, vãos em aluminio. Para as paredes estou a estudar a hipotese de usar tijolo de canhamo (sendo este isolante o suficiente).

    - Também estou em duvida entre laje e estrutura por estacaria, dado que a laje tem mais probabilidades de ter infiltrações.

    em anexo há uma planta e algumas imagens da ideia em questão.


    Obrigado desde já e agradeço opiniões sérias e concretas.


    Planta

    Screenshot-2023-11-15-at-11-44-43
    https://pt-br.imgbb.com/' >como gerar url de uma imagem




    ideia de interiores
    b3fca23a8396f08dcd1db11489c64a02
    • MDM
    • 15 novembro 2023 editado

     # 2

    Tem uma banheira no quarto? E a janela?
  2.  # 3

    Esse teto com esse orçamento... esqueça!
  3.  # 4

    Colocado por: MDMTem uma banheira no quarto? E a janela?


    Sim tem, por lapso não a coloquei ainda, mas terá. Quanto à banheira algo ainda em estudo, mas provavel.
  4.  # 5

    Colocado por: MS_11Esse teto com esse orçamento... esqueça!


    Está a falar por ser ripas de madeira? e se for em placas de madeira estilo MDF ou contraplacado?

    Estou apenas a questionar hipoteses.
  5.  # 6

    Um trabalho desses com vigas e toda a estrutura em madeira à vista para ficar uma coisa bem feita terá sempre de ser puxado.

    Não é qualquer sapateiro que deixa isso bonito.
  6.  # 7

    não se esqueça das acessibilidades
    penso que ganharia em todos os aspetos que essa cobertura fosse em betão ( laje maciça)
    quanto ao sistema da laje terrea isso terá que ver com o tipo de solo.
  7.  # 8

    Não vou opinar sobre valores.

    Diria que o closet, terá o quê? 2m de largura? para duas pessoas? e sem mais qualquer espaço em casa, onde possa colocar mais roupa, porque no corredor não terá espaço.
    Não terá janelas nos quartos?
    O quarto com secretaria, também não sei muito bem como o arrumar, mas dessa forma, parece-me que está o quarto vazio e por outro lado, que não terá espaço para colocar mais nada lá dentro sem que fique tudo apertado(sei que são duas frases contraditórias)
  8.  # 9

    Colocado por: MS_11Um trabalho desses com vigas e toda a estrutura em madeira à vista para ficar uma coisa bem feita terá sempre de ser puxado.

    Não é qualquer sapateiro que deixa isso bonito.



    Claro eu sei, daí estar a conter-me na area da casa e nas suas divisões de forma a que tenha uma construção com mais qualidade. Ainda assim terei de fazer um caderno de encargos para ter uma noção melhor sobre os valores.
  9.  # 10

    Colocado por: marco1não se esqueça das acessibilidades
    penso que ganharia em todos os aspetos que essa cobertura fosse em betão ( laje maciça)
    quanto ao sistema da laje terrea isso terá que ver com o tipo de solo.


    Obrigado pela opinião. Sim é uma opção valida, mas esta opção duas águas é a escolhida para este projeto, porque entendo que a casa terá mais a ganhar com ela. Ainda assim uma cobertura de betão ficaria assim tão mais barata do que a solução que proponho?
  10.  # 11

    Colocado por: diouf_matosNão vou opinar sobre valores.

    Diria que o closet, terá o quê? 2m de largura? para duas pessoas? e sem mais qualquer espaço em casa, onde possa colocar mais roupa, porque no corredor não terá espaço.
    Não terá janelas nos quartos?
    O quarto com secretaria, também não sei muito bem como o arrumar, mas dessa forma, parece-me que está o quarto vazio e por outro lado, que não terá espaço para colocar mais nada lá dentro sem que fique tudo apertado(sei que são duas frases contraditórias)



    Sim tem 2m largura e servirá também de arrumos de outras coisas, não apenas de closet de quarto. Outros arrumos serão colocados num anexo fora da habitação.

    Janelas nos quartos sim, por lapso esqueci-me de as colocar, mas terá uma no quarto pequeno e talvez duas no quarto grande.
    O quarto pequeno terá de ser arrumado desta forma devido á pouca largura que terá. Estou condicionado pela area da casa pelo que a mobilia terá de ficar num lado da parede (estilo estudio).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diouf_matos
  11.  # 12

    Talvez nao seja o que pretende, mas onde tem o armario na entrada (na unica parte que sai do rectangulo da casa), eu faria ai a WC social, lavatorio e sanita, fazendo a entrada recuar/avançar em direção aos quartos.

    A WC que encostou ao openspace, transferia-a para o meio dos quartos, mas nao da forma que está, mas com o rectangulo junto ao corredor ou seja sem luz natural.

    Ou seja as entradas nos quartos seriam estilo corredor, de um lado parede, do outro armario e a zona da cama/secretaria seria mais quadrada.

    Nao tenho jeito a fazer bonecos (motivo pelo qual não faço nenhum), sei que isto implica gastar mais uns €, mas com 100mts2 brutos, parece-me mais que exequível com o seu orçamento (pelo que disseram, talvez não com esse tecto), abdicava era da banheira no quarto.

    No entanto, tal como todos sempre referem, interessa que esteja a seu gosto e não ao meu.
  12.  # 13

    Colocado por: vegasarq
    Obrigado pela opinião. Sim é uma opção valida, mas esta opção duas águas é a escolhida para este projeto, porque entendo que a casa terá mais a ganhar com ela. Ainda assim uma cobertura de betão ficaria assim tão mais barata do que a solução que proponho?


    é capaza de ficar mais barata e com melhor execução e á prova de bala pois não é fácil arranjar mão de obra para coisas bonitinhas com madeira á vista
    quando falo em betão é para ser de duas águas na mesma.
    depois só tem de meter um isolamento por cima e telha.
  13.  # 14

    Colocado por: marco1

    é capaza de ficar mais barata e com melhor execução e á prova de bala pois não é fácil arranjar mão de obra para coisas bonitinhas com madeira á vista
    quando falo em betão é para ser de duas águas na mesma.
    depois só tem de meter um isolamento por cima e telha.




    Entendo. Caso tenha de fazer cortes no orçamento será uma opção. Em relação á laje, o terreno é de barro pelo que seria essa a melhor opção? Ou optariam por estacaria? Qual das soluções seria melhor para evitar humidades e em relação preço/custo.
  14.  # 15

    Por acaso também prefiro um teto conforme a imagem, isso com a estrutura em pinho lamelado acredito que fique mais barato que em betão ou mesmo em lage aligeirada, sobre a cosmética em ficar à vista, não precisa de ser perfeito, a madeira é perfeita por ser imperfeita. Pode utilizar um sistema de cobertura ondutherm, que já inclui acabamento inferior e isolamento térmico e posteriormente a colocação de ripado e telha cerâmica, tudo já acabado e sem necessidade de pintura ou cosmética posterior.
    Concordam com este comentário: gil.alves
 
0.0201 seg. NEW