Iniciar sessão ou registar-se
    • qwerty
    • 15 fevereiro 2010 editado

# 1

Olá a todos.
    Estou confuso quanto a um pequeno aspecto, sobre o qual outras pessoas que conheço também estão confusas: distâncias da colocação de paredes na construção de uma casa, relativamente a outros pontos, como por exemplo, paredes de casas vizinhas, etc.
    É 5 ou 6 metros?

Por exemplo, no PDM da minha cidade vejo isto:
    a) A distância mínima entre fachadas onde existam vãos de compartimentos
    habitáveis e as estremas laterais não confinantes com o espaço
    público deve ser, no mínimo, igual a metade da altura da edificação, não
    podendo ser inferior a 5m;
    b) A distância mínima referida no número anterior pode ser de 3m
    nos casos em que estejam em causa vãos de compartimentos não habitáveis;
    c) O afastamento entre a fachada e o limite posterior da parcela não
    pode ser inferior a 6m;

Como entendo pouco do assinto, estou confuso quanto aos termos utlizados. Alguém me poderá esclarecer melhor? No fundo, o que pretendo é saber qual o desenho que poderei fazer (tendo em conta o índice de construção do terreno) para desenhar a minha casa no terreno (que ainda não comprei :-). É que para escolher o terreno, ando a ter em conta se aquilo que parece ser promissor, poderá mas é ser um bico de obra...poderei chegar à conclusão que praticamente pouco poderei fazer, graças às leis que exigem seis metros de distância daqui acoli, mais cedência de x metros de terreno e etc. Poderão dar-me indicações sobre estas situações?

Outra dúvida: qual a diferença entre terrenos de tipo I e tipo II? Estou correcto ao dizer que tipo I são terrenos que permitem casas de piso térreo e tipo II, com mais um outro andar??

Finalmente, há algum livro ou informação completa (por exemplo, em formato pdf) no qual se possa saber os passos sobre como construir uma casa? Sei que existe um livro sobre comprar casa, mas esse livro trata da compra de casa já pronta.

Obrigado :-)
  1.  # 2

Laterais:

1. Se a parede mais próxima do seu vizinho, for de um quarto, sala ou outra zona habitável então a sua casa tem que estar a uma distância igual a metade da altura da sua casa, mas não inferior a 5 metros.

2. Se a estrutura mais próxima de seu vizinho for uma zona não habitável, por exemplo garagem, pérgola ou alpendre então a sua casa pode estar a 3 metros.

Tardoz (parte detrás)

A sua casa tem q estar a pelo menis 6 metros do muro traseiro do lote.

As laterais e o tardoz podem entrar em conflito com a disposição da casa relativamente ao sol, espero que o seu arquitecto não seja daqueles tipo "chapa 5"...e pense um pouco!
    • qwerty
    • 16 fevereiro 2010 editado

# 3

Paramonte, é mesmo como diz quanto aos seis metros?
    Diz que que a casa tem de estar seis metros afastada do muro traseiro do meu próprio terreno, correcto? Mas no pdm, tal como eu tinha dito na primeira mensagem, diz:
    "c) O afastamento entre a fachada e o limite posterior da parcela não
    pode ser inferior a 6m;"

Se li bem, isso não quer dizer antes o contrário? Ou seja, a parte da frente da casa tem de estar a 6 metros do limite posterior da parcela, ou seja, a 6 metros da frente do terreno. É assim? Não é para duvidar de si! :-) Simplesmente quero saber se, caso tenha lido mal, qual o meu erro de interpretação, ou se o Paramonte se terá enganado sem querer (a escrever ou a ler). Espero que não leve a mal esta dúvida. :-)

Quanto a arquitecto, ainda nem tenho! :-) Simplesmente ando a tirar estas dúvidas antes sequer de comprar terreno. Penso que isso será de uma valiosa ajuda na hora de escolher um.

Voltando ao tema, tendo em conta as distânicas todas (os 3 metros disto, os 6 daquilo, etc), e dizendo isto de uma forma simples, posso pegar no desenho de um terreno qualquer e desenhar um polígono no seu interior (com as tais margens de X metros etc, tendo em conta as casas vizinhas e outros factores) que será a área real na qual poderei fazer a casa (atendendo ainda ao índice de construção claro). Correcto?

Outra pergunta: o que é um terreno de transição? No pdm vi um terreno no qual o dono me falou ter viabilidade de construção e afinal não está com essa informação no pdm, mas com a de que ser qualquer coisa como terreno de transição (não sei se é esse o termo correcto).

Como última pergunta importante: o que é ao certo o volume de construção? Há algo que não entendo sobre isso: se o volume é a razão entre o volume bruto da construção, e a sua área, então um terreno de índice 0,4, segundo o pdm referido, terá um índice de 1,2mcubicos por metro quadrado. Ou seja, se bem entendi, por cada metro quadrado da casa, o volume máximo permite é 1,2metros cubicos. Ora, isto quer dizer que a altura máxima permitida para cada metro quadrado de área, é de 1,2 metros! O que é ridículo, pois ninguém faz casas com essa altura :-D. Portanto, sei que não estou errado nos cálculos, mas estou errado em qualquer coisa na minha interpretação. Mais alguma ajudinha? :-D

Obrigado pela ajuda ;-)
  2.  # 4

até já fiquei confuso com tanto metro mais e menos :)
    contrate um arquitecto ele com a planta diz-lhe isso no instante, eu também lhe dizia mas já estou confuso sem ver planta de terreno, mas é como atrás foi dito basicamente.
    Colocado por: qwertyVoltando ao tema, tendo em conta as distânicas todas (os 3 metros disto, os 6 daquilo, etc), e dizendo isto de uma forma simples, posso pegar no desenho de um terreno qualquer e desenhar um polígono no seu interior (com as tais margens de X metros etc, tendo em conta as casas vizinhas e outros factores) que será a área real na qual poderei fazer a casa (atendendo ainda ao índice de construção claro). Correcto?

sim mais ou menos isso, tem outros factores que podem estar a passar despercebidos.
    Colocado por: qwertySe me permitem umaúltima pergunta, o que é um terreno de transição? No pdm vi um terreno no qual o dono me falou ter viabilidade de construção e afinal não está com essa informação no pdm, mas com a de que ser qualquer coisa como terreno de transição (não sei se é esse o termo correcto)

transição quer dizer em mudança de qualidade do solo, ou seja no pode mudar de qualidade no futuro.
  3.  # 5

Vai-me desculpar mas isto começa a ser um pouco cansativo, ou seja nós aqui não sabemos a localização de determinado terreno e mesmo que fossemos ler o PDM não adiantava.
    Digo cansativo pois basta uma ida á camara para saber exactamente as condicionantes para determinado terreno, afastamentos, indices, cerceas etc...É TÃO SIMPLES E NÃO CUSTA NADA.
    No seu caso é tão simples como disse o paramonte, tem de afastar ás laterais 3 metros ou 5 se tiver janelas de quartos, cozinha, ou sala e na parte de tras afastar no minimo 6 metros. O indice é 0.4 portanto tem de multiplicar a área do terreno por 0.4 e fica a saber a área de construção possivel. em relação ao volume é essa área x o pé direito de cada piso, grosso modo.
    E isso da área de transição tambem estará lá no PDM as condicionantes para essa categoria de espaço.
  4.  # 6

Qwerty: estou seguro que os 6 metros são da fachada traseira da casa ao muro tardoz.

A sua ideia de inscrever um poligono naquilo "que lhe resta" do terreno é correcta, e é por aí que deve começar.

Como lhe disse tenha em atenção a exposição solar.

Uma questão: esse terreno é zona sul do país?
  5.  # 7

Obrigado Paramonte. ;-)

Marco, peço desculpa se fui exaustivo e cansativo, não tinha essa intenção.

Pronto, já vi que tenho de ir lá à Câmara :-)

Pensava que às vezes pudessem saber esses conceitos confusos.

Quanto aos terrenos, são na zona Norte do país.
  6.  # 8

qwrty

não foi voçê...é uma situação recorrente por aqui.
    e se calhar já não precisa de ir á camara pois o que o seu PDM diz é explicito, mas como eu disse, não custa nada.
  7.  # 9

Colocado por: qwertyPronto, já vi que tenho de ir lá à Câmara :-)

não tem necessariamente
    contrate um arquitecto, ele responde-lhe a essas questões com os dados que tiver.

0.0149 seg. NEW