Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Entrei em contacto com o meu banco para perguntar que documentos precisavam para dar início ao pedido de crédito para autoconstrução. Uma das coisas que me pediram foi o projecto (arquitectura e especialidades) em papel autenticado pela câmara. Acontece que o projecto foi todo submetido por email e se pedir em papel devo pagar um balurdio.
    Alguém sabe se é mesmo assim? Já agora o banco é o Santander.
  2.  # 2

Colocado por: JtmaskAlguém sabe se é mesmo assim?

Se o banco quer. É mesmo assim.
    As especialidades também!? tem a certeza? normalmente é somente a documentação da Arquitectura.
    Esclareça isso novamente com o Banco.
  3.  # 3

Colocado por: Jtmaskedido de crédito para autoconstrução

Autocontrução!? Quererá dizer, Construção!?
  4.  # 4

O nome que o banco dá ao crédito à construção é autoconstrução. A gestora disse me que precisavam do dossier completo. Não entendo é porquê que numa altura em que a submissão dos projectos são todos informatizados, o banco não aceita o mm formato.
    •  
      taunus
    • 16 novembro 2023 editado

# 5

Colocado por: JtmaskO nome que o banco dá ao crédito à construção é autoconstrução. A gestora disse me que precisavam do dossier completo. Não entendo é porquê que numa altura em que a submissão dos projectos são todos informatizados, o banco não aceita o mm formato.

Porque os bancos são uma espécie decrépita. São a única entidade que não me aceita documentação com assinatura certificada digital. Toda a documentação que assino diariamente para bancos tem de ser em papel ou assinada e digitalizada e enviada por email.
  5.  # 6

O banco precisa do projeto em papel, para saber que o projeto que apresenta é o projeto que está aprovado.
  6.  # 7

Portanto, não envio nada para a câmara em papel, tudo digital, e agora para pedir um empréstimo vou ter que pagar centenas de euros por cópias? Realmente faz sentido
  7.  # 8

Tem razão, o banco que se lixe.. não faça empréstimo.. até porque não são centenas.. são milhares de euros..

Isto realmente..

Tem que fazer o pedido à câmara do projeto aprovado.. a câmara cobra-lhe 20 ou 30€.

Se não está preparado para um deslize orçamental dessa grandeza.. fuja da construção..
  8.  # 9

A questão é que me estão a pedir cópias do projecto (arquitectura e especialidades). Se fosse para pagar 20 ou 30€ não ia estar aqui a perguntar.
  9.  # 10

Colocado por: Bragas VO banco precisa do projeto em papel, para saber que o projeto que apresenta é o projeto que está aprovado.

Algumas câmaras, ao aprovar os projectos, colocam uma assinatura ou carimbo digital nos PDFs, que por sua vez remetem para os requerentes.

Imprimir por imprimir é estupidez dos bancos, porque você também poderia imprimir um projecto diferente daquele que submeteu à câmara que o banco não teria modo de saber.

Por outro lado, se a câmara que recebe o projecto em digital depois o imprime para carimbar (para que o requerente o leve ao banco), aí a estupidez é da câmara. Se a câmara não imprimisse nada, o banco que remédio teria senão aceitar em digital apenas...

No final, e detalhes à parte, um documento assinado digitalmente é muito mais seguro... que uma assinatura em papel... qualquer artista com jeito pó desenho falsifica uma assinatura em papel... já assinar digitalmente hmmm...
  10.  # 11

Colocado por: N Miguel Oliveira

porque você também poderia imprimir um projecto diferente daquele que submeteu à câmara que o banco não teria modo de saber.

?? Então se o projeto vem da câmara com o carimbo “APROVADO”.

Isso aconteceria se o banco pedisse o projeto diretamente do arquiteto sem indícios de aprovação.

Fazia a avaliação, contratava o crédito e afinal o projeto até já estava completamente diferente e valia menos 100k..
  11.  # 12

O q não faz sentido é ter que pagar por fotocópias valores semelhantes aos valores das taxas para as licenças camarárias ou custos processuais do crédito bancário. Até pq tb existe a possibilidade da câmara fornecer essas informações digitalmente. De qq das formas a minha pergunta era saber se alguém que tivesse feito crédito à construção nos últimos tempos me sabia responder.
  12.  # 13

O que o banco quer, muito provavelmente, é a cópia do alvará de licença de construção e as plantas de localização e da moradia a edificar carimbadas pelo município (a dizer que dizem respeito ao alvará nº tal). E isso é barato, para não dizer de borla.

Depois podem querer o projecto completo para enviar ao perito avaliador (isso pode ser em pdf normalmente).

Mas se não quer entregar elementos ao banco, tem bom remédio. Faça com capitais próprios. :)
    Isto porque todos os bancos gostam do bom e velho papel e vão-lhe vão pedir mil e um papeis para lhe emprestar dinheiro. Mas é isso mesmo, eles é que lhe estão a emprestar o dinheiro e a assumir boa parte do risco da sua empreitada.

(e sim, há risco acrescido no apoio à construção face à compra de habitação. Tenho algumas histórias para contar em 15 anos de banca... e papel ainda tem algumas vantagens sobre o pdf., garanto.)
  13.  # 14

Colocado por: JtmaskO que o banco quer, muito provavelmente, é a cópia do alvará de licença de construção e as plantas de localização e da moradia a edificar carimbadas pelo município (a dizer que dizem respeito ao alvará nº tal). E isso é barato, para não dizer de borla.

Eu, apesar de ter criticado o financiamento à construção no post acima, também construi e tive que ir a camara pedir os tais papeis. Além do alvará, não paguei nada... Assim como voltei a não pagar nada quando pedi as mesma plantas no final da obra juntamente com a licença de utilização (além da taxa de licença.)

Não faz sentido pagar as cópias, em bom rigor, fazem parte do respectivo alvará que já tem que pagar.
  14.  # 15

Colocado por: ZeMac86O que o banco quer, muito provavelmente, é a cópia do alvará de licença de construção e as plantas de localização e da moradia a edificar carimbadas pelo município (a dizer que dizem respeito ao alvará nº tal). E isso é barato, para não dizer de borla.

Acho que paguei 11€
  15.  # 16

Colocado por: ZeMac86O que o banco quer, muito provavelmente, é a cópia do alvará de licença de construção e as plantas de localização e da moradia a edificar carimbadas pelo município (a dizer que dizem respeito ao alvará nº tal). E isso é barato, para não dizer de borla.

Depois podem querer o projecto completo para enviar ao perito avaliador (isso pode ser em pdf normalmente).

Mas se não quer entregar elementos ao banco, tem bom remédio. Faça com capitais próprios. :)

Não se trata de não querer entregar elementos ao banco, até pq é o meu banco, tem acesso a dados muito mais confidenciais. É achar que não faz sentido gastar uma fortuna em cópias de um processo q foi submetido digitalmente. Mas vou informar-me melhor junto ao banco para saber realmente que plantas é que necessitam autenticadas. Pq uma coisa é ser como está a dizer, outra é levar o processo todo
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  16.  # 17

Colocado por: Bragas V?? Então se o projeto vem da câmara com o carimbo “APROVADO”.

Foi o que escrevi a seguir:

Colocado por: N Miguel OliveiraPor outro lado, se a câmara que recebe o projecto em digital depois o imprime para carimbar (para que o requerente o leve ao banco), aí a estupidez é da câmara. Se a câmara não imprimisse nada, o banco que remédio teria senão aceitar em digital apenas...

É estúpido a câmara aceitar só em digital, e depois ser ela própria a imprimir para carimbar... quando o podia fazer digitalmente apenas. Que era como estava o processo.
  17.  # 18

Colocado por: ZeMac86E isso é barato, para não dizer de borla.

Não é igual em todo o lado.
    Conheço casos a 3€ a página, se esta for de determinado tamanho.
    Há projectos e projectos...
    E aquilo que numas câmaras custa 10 paus, noutra pode chegar aos 200 sem grande esforço.

O que não faz sentido é imprimir para carimbar apenas. Mas isto nada mais é que "modernizar-se" porque tem que ser... mas com funcionários públicos com a mentalidade de há 20 ou 30 anos.
    No final imprimem na mesma... sem entender a razão de ter sido em digital a instrução do processo :)

Agora também é certo que não é pelos 10, nem pelos 200€ que vai deixar de pedir empréstimo...
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  18.  # 19

Informei me na câmara: 5€ por cópia A3 e 4€ por autenticar...portanto se o banco me exigir o projecto todo em papel fica me mais caro isto que as taxas municipais...se isto faz sentido...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  19.  # 20

Colocado por: Jtmaskse isto faz sentido...

Mas a administração pública não se baseia pela lógica... já devia saber disso :)

0.0216 seg. NEW